PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Existe vida sem o WhatsApp? Será que perdemos a bússola?

POR OLHAR DIGITAL - A instabilidade ocorrida principalmente no aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, e que está ainda sendo retomada aos poucos, abortou a comunicação de microempresas e gigantes no Brasil e no mundo. Com a ferramenta institucionalizada como um dos principais canais, ou o principal canal, de comunicação com clientes, empresas viram seu diálogo com o consumidor parar bruscamente, tendo pouco a fazer para o momento.

CONTINUE LENDO...

8 dicas para identificar notícias falsas na internet

POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!

No mundo globalizado e hiperconectado, graças à internet, a velocidade com que as informações chegam para os(as) usuários(as) facilitou o consumo de material noticioso em qualquer lugar e a qualquer hora. Em contrapartida, isso contribuiu para a alta disseminação de notícias falsas, as famosas fake news.

Antes mesmo da pandemia de Covid-19, nós já presenciamos esse fenômeno no mundo digital, que exerceu grande impacto durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016. Dois anos depois, em 2018, também vimos isso acontecer durante a corrida eleitoral para presidência no Brasil.

Fake news e seus perigos

As notícias falsas, ou fake newssão informações inverídicas que circulam na internet e nas redes sociais como notícias verdadeiras. Elas são produzidas a fim de influenciar a opinião pública, para que se acredite em determinada linha de pensamento, e/ou prejudicar uma pessoa ou grupo.

Independentemente do meio no qual elas circulam, as notícias falsas possuem alto potencial viral, ou seja, podem se espalhar rapidamente e, com isso, enganar muitas pessoas. Dessa forma, elas geram uma população desinformada, o que pode ser um perigo para a sociedade.

Em 2014, por exemplo, uma mulher foi morta no Guarujá devido a um boato que circulou nas redes sociais de que ela teria sequestrado crianças para realizar rituais de “magia negra”. Outros exemplos são as diversas notícias falsas acerca da vacinação contra a Covid-19, que circulam atualmente e favorecem os grupos antivacina, dificultando o processo de imunização da população.

Dicas para identificar notícias falsas

Saber qual notícia é verdadeira e qual é falsa pode parecer complicado, mas nós separamos 8 dicas para ajudá-lo(a) a identificar uma notícia falsa e evitar que ela se espalhe para mais pessoas. Vamos conferir.

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK