PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Quem foi Tiradentes e por que 21 de abril é feriado no Brasil inteiro?

Joaquim José da Silva Xavier é símbolo da Inconfidência Mineira.

POR G1O feriado desta quinta-feira (21) marca a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira. Ele foi enforcado em 1792 e, depois, esquartejado, por traição à coroa. O movimento do qual fez parte era anticolonialista, queria a instalação da República.

Retrato de Tiradentes — Foto: Arquivo Público Mineiro/Reprodução

Os conspiradores mineiros planejavam o fim da dominação portuguesa sobre o Brasil. Para além do mártir, Tiradentes foi um homem tagarela, namorador, teimoso, corajoso, apaixonado por livros e defensor do conhecimento.

“Tem gente que quer que Tiradentes seja um ‘santo’, mas ele foi um homem, com paixões, defeitos e qualidades”, diz o professor do departamento de história da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Villalta, que pesquisa o tema há quatro décadas.

A República só foi proclamada no Brasil em 1889.

Por que é feriado?

CONTINUE LENDO...

TUDO SOBRE TIRADENTES AQUI NO BLOG DO PARCEIRO...

Agência Brasil explica: por que se vacinar contra gripe todo ano

Pela presença das variantes, a cada ano as vacinas são adaptadas para proteger as pessoas contra as cepas mais comuns.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Todo ano, as secretarias estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde promovem campanhas de vacinação contra a gripe. Mas por que esse esforço de imunização contra o vírus Influenza é necessário anualmente? As pessoas devem se vacinar todos os anos? E quem deve se vacinar?

Segundo a médica infectologista Ana Helena Gremoglio, a realização de campanhas anuais contra a gripe tem basicamente dois motivos. Um deles é o fato de o vírus Influenza ter muitas cepas diferentes, assim como ocorre com o novo coronavírus.

Neste ano, por exemplo, a campanha de vacinação contra a gripe oferece imunizantes que protegem contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. A iniciativa foi lançada no dia 4 de abril. O dia D de mobilização está marcado para 30 de abril.

“A vacina contra influenza é anual porque os vírus que circulam são diferentes, e ela precisa ser redesenhada para que pessoa crie imunidade. É diferente de outras vacinas em que os vírus não mudam tanto, como tríplice viral e hepatite”, explica a médica.

Pela presença das variantes, a cada ano as vacinas são adaptadas para proteger as pessoas contra as cepas mais comuns. Hospitais sentinela coletam amostras de pessoas utilizando o instrumento swab (que coleta amostras de materiais). Esses materiais são analisados por laboratórios centrais e, com isso, identificadas as principais cepas em circulação. Esse mapeamento subsidia a produção das vacinas para o ano seguinte.

Outro motivo para as campanhas anuais é o fato de as vacinas contra a gripe não manterem sua eficácia por mais de seis meses. Como o momento de maior circulação do vírus é durante o inverno, em geral as campanhas são lançadas no início do segundo trimestre do ano, em abril.

“A imunidade para influenza demora seis meses. É na época de maior transmissão viral que temos que estar com mais anticorpos. Ela é desenhada numa plataforma de modo que a imunidade máxima seja alcançada na mesma época de maior circulação viral e das temperaturas mais frias, quando pessoas tendem a ficar mais aglomeradas”, comenta a infectologista.

Ana Helena Gremoglio pondera que as campanhas de vacinação contra a gripe devem ser ampliadas diante da queda das taxas de imunização desde 2014. No ano passado, por exemplo, a campanha de vacinação contra a gripe atingiu 72,1% do público-alvo, quando a meta era aplicar as doses em 90% dos segmentos.

“As campanhas de vacinação existem, mas de forma muito aquém do que deveriam acontecer. Elas deveriam ser diuturnas, reforçando a importância, segurança e eficácia das vacinas. Desde 2014 que as campanhas de prevenção vêm sendo deixadas de lado. Às vezes, as pessoas acham que é melhor investir no atendimento do que na prevenção, mas em prevenção é mais barato e eficiente”, diz a médica.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/1903198/agencia-brasil-explica-por-que-se-vacinar-contra-gripe-todo-ano

Ecad divulga ranking das músicas mais tocadas nas rádios de Brasília

Levantamento foi produzido em comemoração aos 62 anos da cidade

POR AGÊNCIA BRASIL - A música mais tocada nas rádios de Brasília nos últimos cinco anos foi I feel it coming, gravada pelo cantor The Weeknd, com participação de Daft Punk. Esse é um dos dados do levantamento produzido pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), em comemoração aos 62 anos de Brasília.

Embora a liderança do ranking tenha sido assumida por uma canção estrangeira, o Ecad ressaltou que a música se destacou com grandes sucessos entre as mais tocadas, principalmente da MPB.

Marcaram presença na segunda e terceira colocações as canções O sol, de autoria de Vitor Kley, e Espelhos d'água, de Cláudio Rabello e Dalto.

Seguem-se Clube da esquina n. 2, dos autores Lo Borges/Marcio Borges/Milton Nascimento, na quarta posição; e, dividindo o quinto lugar as músicas Onde você mora, de Marisa Monte/Nando Reis, e Girls go wild, de L P/Mike Del Rio/Nate J Campany. Na sexta posição, aparece Lanterna dos afogados, de Herbert Vianna.

O estudo do Ecad também analisou como a capital federal contribuiu no último ano com a arrecadação de direitos autorais de execução pública de música, uma garantia para que compositores e artistas recebam os valores pela utilização de suas músicas e um reconhecimento por sua dedicação à arte.

Brasília foi a região administrativa que mais arrecadou em todo o Distrito Federal, no ano passado, com 60% de participação no total. O segmento que mais contribuiu foi o de Usuários Gerais, que engloba restaurantes, hotéis, bares, lojas, academias e outros estabelecimentos comerciais, representando quase 33% do que foi arrecadado na cidade, em 2021.

VEJA MAIS EM...

Carnaval 2022: veja como assistir ao desfile das escolas de samba online

POR OLHAR DIGITAL - Nesta sexta-feira (22), começa oficialmente a temporada do desfile das escolas de samba do Carnaval 2022 e você pode assistir tudo. Esse ano em uma época um pouco mais tarde do que o normal por conta da pandemia da Covid-19, que acabou adiando os desfiles. No entanto, agora as escolas de samba finalmente estão prontas para sair na avenida. CONTINUE LENDO... 

Leia Também: Chegou a hora!!Tudo sobre o carnaval: veja enredos, musas e o que esperar dos desfiles

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK