PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Em novo recorde, eleições municipais têm mais de 545 mil candidatos

Dados estão sendo atualizados pelo TSE

O número exato de candidatos que vão disputar vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador ainda nem foi fechado pela Justiça Eleitoral, mas já é o a maior desde 2000, quando a votação no país foi 100% eletrônica pela primeira vez. Até as 15h desta segunda-feira (28), o portal lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com essas informações, já registrava 545.036 solicitações. O recorde anterior havia sido em 2016, com 496.887 candidatos.

No último sábado (26), terminou o prazo para que partidos políticos e coligações solicitassem à Justiça Eleitoral os registros. Somente interessados em ocupar uma cadeira em uma das Câmaras Municipais do país somam 507.727 inscritos. Na pesquisa por candidatos a comandar prefeituras dos 5.570 municípios são mais 19,1 mil interessados.

Coligações

O fim das coligações para as eleições proporcionais, aprovado pelo Congresso Nacional em 2017, que será aplicada pela primeira vez nas eleições deste ano, é a responsável pelo aumento. A mudança na regra fez com que um candidato que queira disputar como vereador, só possa participar do pleito na chapa única do partido ao qual ele é filiado. Antes, uma chapa tinha candidatos de partidos distintos.

Para aumentar as chances de voto e conseguir cadeiras nas Câmaras Municipais, as legendas estão lançando mais candidatos. É que em uma eleição proporcional, como é para vereador, as vagas são do partido e não do candidato. Na prática, ao votar para em um nome para esse cargo, o eleitor na verdade está escolhendo um integrante daquela legenda. O cálculo de quem vai ocupar a cadeira é feito em cima do quociente eleitoral. Com base nesse cálculo é que cada partido saberá quantos votos serão necessários para conquistar uma vaga.

Data

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o calendário eleitoral foi alterado por uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso. O primeiro turno foi marcado para o dia15 de novembro. Nos municípios que levarem a disputa às prefeituras para o segundo turno, o pleito será em 29 de novembro. A data da posse dos eleitos continua a mesma, 1º de janeiro.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-09/em-novo-recorde-eleicoes-municipais-tem-mais-de-545-mil-candidatos

Governo anuncia Renda Cidadã, com recursos de precatórios e do Fundeb

Novo programa substituirá o auxílio emergencial e o Bolsa Família
Por Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (28) o Renda Cidadã, novo programa de transferência de renda do governo, que substituirá o auxílio emergencial e o Bolsa Família. Para financiar o programa, a proposta é usar os recursos de pagamento de precatórios e parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os precatórios são títulos da dívida pública reconhecidos após decisão definitiva da Justiça.

“Estamos buscando recursos com responsabilidade fiscal e respeitando a lei do teto de gastos. Nós queremos demonstrar à sociedade e ao investidor que o Brasil é um país confiável”, disse o presidente, em declaração à imprensa após reunião com ministros de Estado e líderes partidários, realizada na manhã desta segunda-feira, no Palácio da Alvorada.

O senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, explicou que as propostas das duas fontes de renda serão apresentadas tanto na PEC do Pacto Federativo, quanto na PEC Emergencial, que tratam da desindexação dos gastos públicos.

“O Brasil tem no Orçamento R$ 55 bilhões para pagar de precatórios e vamos utilizar o limite de 2% das receitas correntes líquidas, que é mais ou menos o que já fazem estados e municípios. Vamos estabelecer a mesma coisa para o governo federal. E o que sobrar desse recurso, juntando com o que tem no orçamento do Bolsa Família, vai criar e patrocinar o novo programa”, explicou Bittar.

Além disso, será proposto que o governo federal também possa utilizar até 5% dos recursos Fundeb, segundo o senador, “também para ajudar essa família que estarão no programa a manterem seus filhos na escola”. O Fundeb foi promulgado no mês passado e amplia de 10% para 23% a participação da União no financiamento da educação básica.

CONTINUE LENDO EM: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-09/governo-anuncia-renda-cidada-com-recursos-de-precatorios-e-do-fundeb

Os primeiros reservatórios de água de Aracoiaba.

Os primeiros reservatórios de água de Aracoiaba.


Açude Padre Pedro - Bairro São José
Foto de Joseni - Blog do Parceiro. 

Por Artur Ricardo.

Os primeiros reservatórios construídos em Aracoiaba na Região do Maciço de Baturité, remontam o fim do século XIX.
Devido as grandes estiagem na Região Nordeste, principalmente no Ceará, o Imperador D. Pedro II, despachou obras que pudessem ajudar milhares de pessoas que sofria as mazelas da seca. Com isso, autorizou um pedido de construção de um açude na cidade de Aracoiaba. 
Na época o Presidente da Província do Ceará Carlos Honório Benedito Ottoni e o Vice Presidente Antonio Pinto Nogueira Accioly, a pedido de D. Pedro II, autorizou um estudo que pudesse combater os efeitos das secas, com frentes de trabalhos para homens que sofriam os flagelos da seca. Os trabalhos foram coordenados pelo engenheiro Ernesto Antonio Lassence Cunha e outros técnicos. A conclusão dos estudos resultaram na construção nos leitos de rios e riachos de dois açudes em Aracoiaba. 


Açude Padre Pedro - Bairro São José
Foto de Joseni - Blog do Parceiro.

O primeiro foi construído em 1885 e recebeu o nome de "Açude Padre Pedro da Mota e Souza" - (homenagem ao primeiro Pároco de Aracoiaba), localizado no antigo matadouro, que posteriormente passou a ser chamado de Bairro São José.
Suas dimensões eram grandes pra época, 150 metros de comprimentos, por 6 metros de altura, com tempo máximo de duração de suas águas de oito meses e com áreas alagadas de 600 x 150 metros. 

MENSAGEM: Quanto Estamos Esgotados

Às vezes, tentar fazer o que é certo pode ser exaustivo. Podemos pensar: Será que as minhas palavras e atitudes bem-intencionadas fazem alguma diferença? Pensei o mesmo recentemente depois de meditar e enviar um e-mail para encorajar um amigo (apenas para receber uma resposta zangada). Minha reação imediata foi uma mescla de mágoa e ira. Como ele pôde distorcer as minhas palavras?

Antes de responder com raiva, lembrei-me de que nem sempre veremos os resultados (ou os que desejamos) ao falar para alguém sobre como Jesus o ama. Quando fazemos coisas boas pelos outros esperando aproximá-los a Deus, eles podem reagir com desprezo. Nossos nobres esforços para conduzir alguém a ter atitudes corretas podem ser ignorados.

Gálatas 6 é uma boa passagem para lermos quando nos sentimos desencorajados pela reação de alguém aos nossos esforços sinceros. O apóstolo Paulo nos incentiva a pensar no que motiva nossas palavras e atitudes (Gálatas 6:1-4). Depois de fazê-lo, ele nos encoraja a perseverar: “Portanto, não nos cansemos de fazer o bem. No momento certo, teremos uma colheita de bênçãos, se não desistirmos. Por isso, sempre que tivermos oportunidade, façamos o bem a todos” (Gálatas 6:9,10).

Deus quer que continuemos a viver para Ele, o que inclui orar pelos outros e falar sobre “o bem” que Ele faz. Os resultados virão de Deus.

DEUS, AJUDA-NOS A NÃO DESISTIR E A PERSEVERAR EM FAZER O BEM.

 

FONTE:

ADK

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

http://www.mensagensqueedificam.com

mensagensqueedificam@gmail.com


Uma Reflexão Sobre o Amor e a Vida

REFLETINDO...

Uma Reflexão Sobre o Amor e a Vida Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração machucado. Às vezes nos falta esperança. Às vezes o amor nos machuca profundamente, e vamos nos recuperando muito lentamente dessa ferida tão dolorosa. Às vezes perdemos nossa fé, então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar...é nossa razão de existir. Às vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino. Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração pela falta de uma única pessoa. Às vezes a dor nos faz chorar, nos faz sofrer, nos faz querer parar de viver, até que algo toque nosso coração, algo simples como a beleza de um pôr do sol, a magnitude de uma noite estrelada, a simplicidade de uma brisa batendo em nosso rosto. É a força da natureza nos chamando para a vida. Você descobre que as pessoas que pareciam ser sinceras e receberam sua confiança, te traíram sem qualquer piedade. Você entende que o que para você era amizade, para outros era apenas conveniência, oportunismo. Você descobre que algumas pessoas nunca disseram eu te amo, e por isso nunca fizeram amor, apenas transaram... Descobre também que outras disseram eu te amo uma única vez. E agora temem dizer novamente, e com razão, mas se o seu sentimento for sincero poderá ajudá-las a reconstruir um coração quebrado. Assim ao conhecer alguém, preste atenção no caminho que essa pessoa percorreu, são fatores importantes: a relação com a família e amigos, assim como os relacionamentos anteriores e as razões do rompimento, seus sonhos, ideais e objetivos. Não deixe de acreditar no amor. Mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá. Manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam. E certifique-se de que quando estão juntos, aquele abraço vale mais que qualquer palavra. Esteja aberto a algumas alterações, mas jamais abra mão de tudo, pois se essa pessoa te deixar, então nada irá lhe restar. Tenha sempre em mente que às vezes tentar salvar um relacionamento, manter um grande amor, pode ter um preço muito alto se esse sentimento não for recíproco. Pois em algum outro momento essa pessoa irá te deixar e seu sofrimento será ainda mais intenso, do que teria sido no passado. Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário. Existe uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrê-lo. A tristeza pode ser intensa, mas jamais será eterna. A felicidade pode demorar a chegar, mas o importante é que ela venha para ficar e não esteja apenas de passagem... (François de Bitencourtt)

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK