PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Professores e alunos podem ser amigos nas redes sociais?


Canal do Ensino

Postado por: 


Olá!
Com o desenvolvimento das redes sociais se tornou inevitável o encontro entre professores e alunos na mesma, com isso muitas dúvidas surgiram e surgem todos os dias sobre o assunto, já que muitas vezes tanto os alunos como os professores não sabem dosar e encontrar a medida ideal para as postagens, curtidas e compartilhamentos.
Um dos aspectos de maior relevância é a possibilidade de maior interação e aproximação entre professores e alunos, com isso os mestres conseguem entender o que está passando pela cabeça dos seus alunos, conseguindo assim se preparar para essa nova realidade virtual, além do monitoramento de possíveis desvios que possam estar sendo cometidos pelos alunos, através de postagens e amizades que não possam gerar frutos positivos para o seu desenvolvimento.
Enfim fazer com que a amizade virtual não acabe gerando problemas na sala de aula é uma dificuldade também vivida pelos docentes, já que muitas vezes é difícil para os alunos a separação desses momentos, até porque o amadurecimento depende de inúmeros fatores e com o desenvolvimento acelerado das redes sociais, muitas etapas têm sido deixadas de lado, fazendo com que as crianças acabem tendo a mentalidade bem à frente dos seus aspectos físicos, motores e mentais.
Ate. FONTE: CANAL DO ENSINO

11 livros sobre cultura popular brasileira


Canal do Ensino

Postado por: 
Olá Pessoal,
cultura popular sempre se mostrou um oceano inesgotável de inspirações para os escritores. Com isso muitas narrativas, foram transmitidas de forma oral ao longo dos anos, chegando até as páginas impressas. No momento dá sua reescrita, as histórias e os personagens passam a ganhar sabores diferentes e matizes.
Abaixo, você poderá conferir uma lista com obras que reúnem nomes que se consagrarão recentemente, junto a outros que há muito tempo são consagrados. Comum a todos é a fonte que eles beberam a rica cultura popular brasileira.

Armazém do Folclore

Ricardo Azevedo Editora: Ática 128 páginas Indicação: a partir de 10 anos
Este livro apresenta uma variedade bem interessante de estilos, pois aborda desde quadrinhos até ditados e expressões populares, fato esse que mostra muito sobre as características de Ricardo Azevedo um autor apaixonado por esse tema.

Bichos de sete cabeças e outros seres fantásticos

Eucanaã Ferraz Editora: Cia. Das Letrinhas Indicação: 9 a 10 anos
Este livro apresenta seus versos com muito bom humor fazendo com que os personagens aterrorizantes, fossem colocados de forma divertida para as crianças.

Como nasceram as estrelas ̶ Doze lendas brasileiras

Clarice Lispector Editora: Rocco 52 páginas Faixa etária: a partir de 7 anos
Neste livro, as lendas são recontadas pela autora Clarice Lispector que as narra de forma livre como se estivesse conversando com os leitores.

Histórias de Tia Nastácia

Monteiro Lobato Editora: Globo 136 páginas Faixa etária: de 6 a 12 anos
Com este livro Monteiro Lobato apresenta os seus contos populares, de forma com que a Tia Nastácia seja a narradora contando divertidos casos para Pedrinho, Narizinho e Emília, o livro foi lançado sua primeira vez em 1937 e ganhou uma nova versão em 2011.

Lá vem história e Lá vem história outra vez – Contos do folclore mundial

Heloisa Prieto Editora: Cia. das Letrinhas 80 páginas cada Faixa etária: 6 e 7 anos Este livro tem o intuito de despertar as crianças através de narrativas, fazendo com que as mesmas conheçam lugares, e sua a imaginação possa se aflorar.

Lendas e Fábulas do Folclore Brasileiro – volumes 1, 2 e 3

Walcyr Carrasco Editora: Manole 64 páginas cada Faixa etária: 7 a 9 anos
Está coleção apresenta obras organizadas em três segmentos, que são: Origem índigena, africana e europeia, fazendo com que a influência de cada povo possa ficar clara na leitura.

O mais legal do folclore (48 páginas)

Da mesma coleção: O mais misterioso do folclore (56 páginas) O mais assustador do folclore (64 páginas) O mais latino do folclore (56 páginas) Luciana Garcia Editora: Caramelo Faixa etária: de 6 a 10 anos
Os três primeiros livros apresentam um número de 14 personagens que estão relacionados as lendas brasileira, fazendo com que isto se torne um desafio para o leitor, pois o mesmo deve seguir pistas e desvendar um enigma, fazendo com que ele possa aprender mais sobre a nossa cultura.

O Saci

Monteiro Lobato
Editora: Globo
78 páginas Faixa etária: de 8 a 12 anos
Nesta grande obra literária Pedrinho que está passando férias no sitio tem a ideia de caçar um saci, ao jogar a sua peneira sobre o redemoinho de vento, ele acaba conseguindo realizar o seu desejo, fazendo com que o saci acabasse aprisionado em uma garrafa, a partir deste momento os dois acabam se tornando grandes amigos e passam por grandes aventuras.

Turma da Mônica ̶ Folclore Brasileiro (167 páginas) e Turma da Mônica em lendas brasileiras (208 páginas)

Mauricio de Sousa Editora: Girassol Indicação: 8 a 11 anos
Este livro conta muito sobre o folclore brasileiro, explorando principalmente as cantigas de roda, parlendas, provérbios entre outros, com o humor e irreverência que só a turma da mônica possuí.

Teiniaguá, a princesa moura encantada

Caio Riter Editora: Scipione 48 páginas Indicação: 10 e 11 anos
Este conto do Sul do nosso Brasil, apresenta uma princesa que acaba fugindo dá Espanha e quando chega ao Brasil é transformada em uma lagartixa, segundo a lenda apenas alguém que tivesse coração puro, seria capaz de acabar com a maldição.

Um saci passou por aqui

Monica Stahel Editora: WMF Martins Fontes 29 páginas
Este livro têm sua dedicação aos pequenos, de forma simples apresenta textos junto a ilustrações fazendo com que o nosso personagem folclórico possa ser conhecido.
Até.
FONTE: CANAL DO ENSINO

Wesley Safadão terá maratona de 13 shows no carnaval: 'Bebo muita água'

O cantor, que atualmente é conhecido por ter o maior cachê do Brasil, será um dos destaques do carnaval de Salvador, com shows no trio elétrico e camarote.


Lucas PasinDo EGO, no Rio

Wesley Safadão (Foto: Celso Tavares / EGO)
Wesley Safadão (Foto: Celso Tavares / EGO)
Wesley Safadão é um dos nomes mais citados no universo da música brasileira atualmente e, noCarnaval 2016, uma das atrações mais esperadas nas festas e micaretas. O cantor tem em sua agenda 13 shows no período da folia, de 3 a 10 de fevereiro, com uma média de duas apresentações por dia.

A região Nordeste será a com maior número de apresentações de Safadão, com destaque para Salvador, onde ele comandará trio elétrico e fará shows em camarotes do Circuito Barra-Ondina (Veja tudo que vai bombar nos circuitos e camarotes de Salvador). No Sudeste, o cantor estará em Minas Gerais, nas cidades de Abaeté e Lagoa da Prata. Recife, Macapá, Caicó, Fortaleza e Aracoiaba também recebem shows do cantor de arrochá.
Para aguentar a maratona, Wesley Safadão contou ao EGO seu segredo. Ele aposta no básico: frutas e água. "Para chegar ao final da maratona de carnaval é recomendado comer comidas leves. Bebo também muita água e isotônico. Frutas como banana, maçã e umas barras de proteína são bem legais também", diz o fenômeno, que também aconselha quem estará curtindo: "Bebam, mas com moderação e cautela."
Nos hits mais esperados do carnaval, Safadão também gera expectativa com duas músicas. A primeira, "Aquele 1%", parceria com Marcos e Belutti, e a segunda "Camarote", uma das mais tocadas em 2015. (Conheça as dez músicas que prometem bombar).
Em entrevista recente ao EGOo cantor falou sobre o sucesso recente e o 'boom' em sua carreira. "Tenho que agradecer a Deus por as pessoas curtirem nosso trabalho. Algumas pessoas conheceram nosso trabalho de seis meses para cá, mas temos muitos anos de estrada. Estamos conseguindo alcançar outros lugares fora do norte e nordeste, está tendo uma sensação muito boa”, disse Wesley, que já estava feliz com o forte sucesso no norte e nordeste do Brasil, antes mesmo do 'boom' nacional. “É um trabalho que estamos fazendo há anos, fazendo sempre o melhor. E agora temos essa oportunidade. Tudo tem seu tempo”. Para o cantor, a música “Camarote” fez toda a diferença na carreira. “Ajudou a abrir muitas portas”, apontou.
FONTE: EGO

Aliança sólida...

Prefeito e Vice durante entrega de equipamento público. (Registro - Professor e Comunicador Jorge Luiz)
O Prefeito de Aracoiaba-CE, Antonio Cláudio Pinheiro (PSDB) e a Vice Maria Valmira Silva de Oliveira (PMDB), a Dona Bill, mantém um firme compromisso administrativo e eleitoral para com o povo desta cidade localizada no Maciço de Baturité. Os dois irão repetir a chapa. A informação da Revista Época que aborda Dona Bill como Pré-candidata a Prefeitura não está precisa, haja vista a intenção da mãe de Wesley Safadão de continuar com o atual gestor. O médico Dr. Ary Ribeiro (PROS) e Tiago Campelo (PDT) poderão entrar da disputa municipal deste ano.

FONTE: BLOG DO ALEXANDRE TÁVORA

Vídeo comovente mostra momento em que menino cego vê pela primeira vez

Um vídeo comovente mostrou menino cego de 6 anos de idade enxergando pela primeira vez depois de passar por uma cirurgia.
Criscent, de Mbarara, Uganda, nasceu com catarata dupla e nunca foi à escola. A condição é considerada por muitos habitantes locais como uma maldição, e para tentar ajudar os portadores, eles colocam ervas ou até mesmo urina nos olhos dos afetados – mas isso piora a condição.
No entanto, e felizmente, a “Sightsavers”, uma instituição de caridade britânica especializada em oftalmologia e que apoia programas de saúde em Uganda e também em outros locais da África e do mundo, forneceu uma operação que mudou a vida do pequeno.
Criscent foi uma das 50 crianças que se submeteram à cirurgia no Hospital de Olhos Ruharo, na cidade de Mbarara, região oeste do país. Ele foi operado pela Dra. Grace Ssali e sua equipe.
Vídeo comovente mostra momento em que menino cego vê pela primeira vez
Vídeo comovente mostrou Criscent, um menino cego de 6 anos de idade, de Mbarara, Uganda, enxergando pela primeira vez depois de cirurgia feita por Dra. Grace Ssali.
Depois da operação ele foi filmado jogando futebol pela primeira vez. O garoto contou que estava muito feliz.
Após nascer a criança foi abandonada pela mãe, cuja identidade não foi revelada, e antes de enxergar contava com a ajuda de um primo para poder se locomover com segurança.
3
Os médicos acreditam que a mãe de Criscent contraiu rubéola durante a gravidez, o que causou a cegueira do menino. Dra. Ssali relatou que o menino não tem uma visão perfeita, mas que atingirá um nível razoável com a ajuda de óculos.
4
7
6
5
Fonte: DailyMail
FONTE: GADOO

Esposa aceita que marido se torne mulher e agora ambas procuram por novos companheiros juntas

Uma esposa aceitou que seu marido se tornasse mulher e agora eles procuram por novos companheiros juntos.
Claire Atkins, de 41 anos de idade, de Langworth, Lincolnshire, no Reino Unido, ficou chocada quando seu marido, Marcus, de 37 anos, com quem era casada há cerca de 6 anos, anunciou que queria ser uma mulher.
O homem vendeu sua moto para pagar por seios, começou a tomar hormônios e mudou seu nome para Celeste em 2013. Depois ele passou por uma cirurgia de mudança de sexo completa.
Apesar disso, o casal, que possui três filhos, decidiu continuar vivendo juntos e permanecem casados. Uma é melhor amiga da outra, e até saem juntas para festas.
Esposa aceita que marido se torne mulher e agora ambos procuram por novos companheiros juntos
Claire Atkins, esposa de 41 anos, aceitou que seu marido, Marcus, de 37, se tornasse uma mulher chamada Celeste e agora eles procuram por novos companheiros juntos. Foto: Claire Atkins e seu marido Marcus. Imagem: Caters
Claire e Celeste saem na maioria dos fins de semana, e cada uma deseja encontrar um companheiro. Elas têm preferenciais por homens diferentes e até se ajudam na escolha de um parceiro.
Imagem: Caters
Imagem: Caters
Celeste relatou que seus filhos, que na época de sua mudança estavam com idades de 3 e 15 anos, sempre aceitaram a situação incomum.
Imagem: Caters
Imagem: Caters
Imagem: Caters
Imagem: Caters
Imagem: Caters
Imagem: Caters
Fonte: Mirror
FONTE: GADOO

MEC divulga resultado da seleção do Fies e oferece mais de 250 mil vagas para estudantes

Postado por 


Foto: Tuno Vieira/Diário do Nordeste
Foto: Tuno Vieira/Diário do Nordeste
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (1) o resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No primeiro semestre de 2016, o benefício oferece 250.279 vagas de financiamento em 1.337 instituições de ensino superior. Os candidatos podem consultar o resultado da pré-seleção na chamada regular e a lista de espera no site do Fies, que também pode ser visto pelo site da instituição em que o candidato fez a inscrição. Os pré-selecionados têm até o dia 6 de fevereiro para concluir a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
Cursos como engenharias, formação de professores e áreas de saúde têm a prioridade das vagas. O financiamento também prioriza cursos com melhores índices de qualidade, com conceitos 4 e 5 do Ministério da Educação. A contratação do financiamento dependerá da conclusão da inscrição no SisFies e do cumprimento das demais regras e procedimentos do programa. Cabe aos estudantes consultar os resultados e cumprir os prazos estabelecidos. Segundo o último balanço do MEC, no último dia de inscrição (29), até às 12h, mais de 476 mil haviam se inscrito no processo seletivo.
Em relação às vagas não ocupadas pelos pré-selecionados, o sistema libera as vagas aos participantes da lista de espera, que devem acompanhar a eventual pré-seleção na página do Fies. Esses candidatos devem, entre 7 e 18 de março, acessar a página do programa e informar se estão matriculados na instituição, no curso e turno em que se candidataram.
Após esse período, o estudante que não informar a situação de matrícula terá sua inscrição cancelada no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016. O Fies é uma das três principais iniciativas do Governo Federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona para vagas em universidades públicas e o Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.
FONTE: VERDINHA

CARNAVAL em ARACOIABA > Cidade pretende ser o destaque da folia no Maciço de Baturité

Postado por 


Aracoiaba - Carnaval do Maciço de Baturité - Divulgação (5) PA
No ano passado mais de 50 mil pessoas participaram do carnaval em Aracoiaba. O modelo de parceria com a iniciativa privada será mantido.
Aracoiaba - Uma das cidades mais festeiras da região do Maciço de Baturité, Aracoiaba, a pouco mais de 70Km de Fortaleza, terá animação para os foliões nas quatro noites de carnaval. O responsável pela coordenação dos eventos da administração municipal, o secretário adjunto de Esportes, Egriberto Viana, confirmou a realização da festa, que pelo segundo ano consecutivo será realizada com recursos da iniciativa privada.
Acerca da cobrança de ingressos para o carnaval na Praça de Eventos da cidade, o acesso dos foliões será gratuito, não sendo permitida apenas a entrada com bebidas. O coordenador explicou haver cobrança somente para quem tiver interesse em se acomodar no frontstage. O valor, como também as atrações musicais serão divulgados somente após a realização da licitação para definir qual empresa ficará responsável pela festa. 
A organização do carnaval ainda não confirmou, mas a expectativa na região é de o cantor Wesley Safadão participar do show de encerramento na noite da terça­feira, 9. Ele nasceu em Fortaleza, mas é considerado filho da terra do canto das aves, significado do nome da cidade na língua tupi guarani. Sua família tem fortes laços com o Município. A mãe dele, Maria Valnira Silva, a Dona Bill, é vice­prefeita de Aracoiaba. O público durante o carnaval é estimando em 50 mil pessoas.

Aracoiaba - Carnaval do Maciço de Baturité - Divulgação (4) Aracoiaba - Carnaval do Maciço de Baturité - Divulgação (6)

Na região do Maciço apenas Baturité está na relação oficial do Portal das Licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A reportagem do Diário do Nordeste procurou manter contato com a Prefeitura através de ligação telefônica, mas até a publicação desta edição nenhum dos cinco números atendia as ligações. Carnavalescos da cidade confirmaram apenas a animação de paredões sonoros.

Veja mais sobre o carnaval no Interior do Ceará no Diário do Nordeste > Municípios driblam crise para manter as festas de Carnaval 

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. 
Participe do Diário Sertão Central através do WhatsApp 55 88 9970 5161, dos fones (88) 9 9970 5161 ou (88) 9 8865 6118 e pelo email: diariosertaocentral@gmail.com


Mãe de Wesley Safadão se prepara para disputar prefeitura pelo PMDB

Dona Bill é vice-prefeita de Aracoiaba e aliada do senador Eunício Oliveira, que a trouxe para o partido



RICARDO DELLA COLETTA E MURILO RAMOS

Wesley Safadão (Foto: TV Globo/Imprensa)
Wesley Safadão (Foto: TV Globo/Imprensa)
Vice-prefeita de Aracoiaba (CE), Maria Valmira, mãe do músicoWesley Safadão, se filiou ao PMDB para concorrer à prefeitura da cidade neste ano. A ida de Dona Bill, como é conhecida, para o novo partido foi um convite do senador Eunício Oliveira, presidente do diretório estadual peemedebista, e amigo pessoal do músico.

FONTE: ÉPOCA

Como limpar a energia negativa

POR JOSÉ BATISTA DE CARVALHO

Como limpar a energia negativa universo natural

Se você, de uma hora para outra, começa a sentir um cansaço inesperado, peso nos ombros, tonturas e outros incômodos, é melhor anotar essas dicas para ajudar a limpar a energia negativa.
Neste texto, Christie Marie Sheldon, explica de maneira simples, mas detalhada, como a negatividade faz parte de sua vida, muitas vezes sem que você perceba. O processo se dá da seguinte maneira:
“Você sabe que semelhante atrai semelhante, certo? Então aqui está o negócio: as pessoas positivas são atraídas para as energias positivas, as pessoas negativas são atraídas para as energias negativas.
Nós tendemos a perceber a energia negativa como algo que outras pessoas têm. Claro, às vezes nos sentimos negativos – como em “vá embora e me deixe em paz, mundo!” Mas você sabia que a negatividade pode ser tão enraizada em você que passa despercebida?
Isso porque a negatividade às vezes usa um disfarce chamado “realidade”. É fácil racionalizar e dizer que está “sendo apenas realista” em não ousar agir em um sonho – e acreditar nele!
Você pode supor que as pessoas positivas não estão sendo realistas – que estão sendo ingênuas, que estão em negação, com a cabeça enterrada na areia, que colocaram sorrisos falsos diante da dificuldade, e assim por diante. Mas são realmente bobos alegres ou há algo de bom na sua positividade?

Frase do dia!

Sol Frase do dia
É falso o amor que leva o homem à indignidade.
 
 
Abraços,
Equipe Frase do dia!

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK