PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 2 de janeiro de 2021

Boleto do IPVA no Ceará já pode ser emitido; veja tabela e quanto você pagará

Os boletos não serão enviados pelos Correios. Quem fizer o pagamento em parcela única até 29 de janeiro terá desconto de 5%. É possível também parcelar em até cinco vezes

POR OPOVOOs donos de veículos com placa do Ceará já podem emitir os boletos para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021.

BAIXE O BOLETO:

Pelo aplicativo Meu IPVA

No site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE)

Para gerar o boleto, o Documento de Arrecadação do Estado (DAE), é necessário informar o chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa.

LEIA TAMBÉM: IPVA 2021 terá redução média de 4,95% e donos de veículos já podem consultar valor

Como em anos anteriores, os boletos não serão enviados pelos Correios para o endereço dos proprietários.

Quem quiser fazer o parcelamento poderá pagar o IPVA em até cinco vezes. A primeira parcela vence em 10 de fevereiro e a última em 10 de junho. O pagamento parcelado não tem o desconto de 5%.

O pagamento do IPVA Ceará pode ser feito nos bancos Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste (BNB), Santander, Itaú e nas casas lotéricas. É possível pagar o imposto com cartões de crédito Banco do Brasil ou Bradesco.

Veja a tabela completa e quanto será o IPVA do seu veículo:  Clique aqui para baixar o PDF.

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) informou que o imposto tem redução média de 4,95%. E quem fizer o pagamento em cota única até 29 de janeiro de 2021 terá 5% de desconto.

As alíquotas do imposto variam de 2% a 3,5% sobre o valor venal dos automóveis. Para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas (com infração de trânsito) os percentuais são de 1% e 3,5%. Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras pagam IPVA de 1% sobre valor venal. Veículos elétricos têm alíquota de 0,50%.

Confira as datas de vencimento do IPVA:

29 de janeiro: cota única, com 5% de desconto

10 de fevereiro: primeira parcela, sem desconto

10 de março: segunda parcela, sem desconto

12 de abril: terceira parcela, sem desconto

10 de maio: quarta parcela, sem desconto

10 de junho: quinta parcela, sem desconto

O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 20

FONTE:https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2021/01/01/boleto-ipva-ceara-2021-como-emitir-veja-tabela-quanto-pagar-aqui.html

Japonesa mais idosa do mundo faz aniversário de 118 anos

Ela mora numa instituição que cuida de idosos na cidade de Fukuoka

POR AGÊNCIA BRASILUma japonesa, reconhecida pelo Guinness de recordes mundiais como a pessoa mais velha do mundo, completou 118 anos neste sábado (2).

Tanaka Kane reside na cidade de Fukuoka, no sudoeste do Japão, e nasceu em 2 de janeiro de 1903. Atualmente, ela mora em uma instituição para cuidados de idosos.

Tanaka praticamente não está tendo oportunidade de se encontrar com parentes devido à pandemia do coronavírus. Contudo, funcionários da instituição informam que ela passa bem, fazendo três refeições ao dia e se exercitando.

Ela gosta de comer chocolate, beber refrigerantes e de aritmética. Segundo os funcionários, ela quer continuar com saúde até os 120 anos.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-01/japonesa-mais-idosa-do-mundo-faz-aniversario-de-118-anos

Camilo renova decreto de "fim de ano" no Ceará até 10 de janeiro

Dessa forma, seguirão proibidas no estado do Ceará festas, shows e eventos sociais. Horários diferentes de comércios e restaurantes seguirão sob restrições

POR OPOVO - O governador Camilo Santana (PT) anunciou neste sábado, 2, que o decreto de isolamento social específico do fim de ano seguirá até 10 de janeiro de 2021, um domingo. A decisão, segundo o governador, foi tomada em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. Dessa forma, seguirão proibidas festas, shows, eventos sociais e os horários diferentes de comércios e restaurantes seguirão sob restrições até o dia 10.

O anúncio aconteceu nas redes sociais. "Seguimos o princípio da precaução. O aumento de casos de Covid tem ocorrido em todo o Brasil e no mundo", destacou o petista. Camilo também reforçou que os cearenses devem manter os cuidados e medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. "É fundamental que todos os cuidados continuem sendo tomados, principalmente evitando aglomerações, com risco potencializado quando não há o uso de máscara", citou.

O governador também informou que o novo decreto será adequado ao momento atual da pandemia no Ceará e será instituído junto a outro decreto em vigor, ainda em análise de acordo com os indicadores da pandemia no Estado. Dessa forma, novas medidas podem surgir ou não. "Seguimos o princípio de precaução", comentou na publicação.

LEIA MAIS EM: https://www.opovo.com.br/coronavirus/2021/01/02/camilo-renova-decreto-de--fim-de-ano--no-ceara-ate-10-de-janeiro-2021.html

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK