PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 5 de junho de 2021

Novo decreto amplia horário de funcionamento de restaurantes e shoppings, no Ceará, com exceção do Cariri

Novo decreto amplia horário de funcionamento de restaurantes e shoppings, no Ceará, com exceção do Cariri

POR G1 CEOutra medida anunciada por Camilo Santana foi a permissão para a realização de eventos corporativos a partir de 14 de junho.

As novas medidas de reabertura econômica no Ceará, anunciadas na tarde desta sexta-feira (4) pelo governador Camilo Santana (PT), incluem a ampliação em uma hora dos horários de funcionamento de restaurantes e lojas de shoppings. Dessa forma, tais estabelecimentos poderão funcionar até as 22h. Até então, o horário permitido era até às 21h. Com isto, o toque de recolher no estado inicia a partir de 23h. A determinação vale para todas as macrorregiões do Ceará, com exceção da Macrorregião do Cariri.

Leia Também: 84 municípios do Ceará podem avançar para vacinação da população entre 18 e 59 anos; veja lista

Outra mudança anunciada é que a partir do dia 14 de junho será permitido voltar a realizar eventos corporativos, desde que respeitando um limite de público e demais orientações a serem descritas no decreto. A medida também vale para todas as macrorregiões, exceto a do Cariri. Mais detalhes sobre as decisões do governo vão ser publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE).

No último decreto, no dia 28 de maio, o gestor ampliou a flexibilização das atividades econômicas para os municípios das regiões do Sertão Central, Litoral Leste e do Jaguaribe, igualando às medidas já em exercício nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral que já haviam avançado.

Na semana passada, Camilo havia mantido as regras do decreto anterior para as macrorregiões de Fortaleza e Sobral, contudo recomendou medidas mais restritivas para a região do Cariri.

A região do Cariri ainda traz preocupações quanto os indicadores da pandemia. A taxa de positividade é de 55%, ou seja, mais da metade de pacientes submetidos ao exame RT-PCR têm o diagnóstico positivo para a doença.

CONTINUE LENDO EM: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/06/04/novo-decreto-de-reabertura-economica-no-ceara-em-4-de-junho-de-2021.ghtml

Saiba como limpar a tela da sua TV sem danificá-la

Antes de mais nada, uma boa olhada no manual para ler a recomendação do fabricante é sempre uma boa ideia

POR NOTÍCIAS AO MINUTOAs telas das televisões atuais, como LED e LCD, são muito sensíveis, por esta razão é preciso cuidado redobrado ao limpá-las. Para fazer a higiene do aparelho de forma segura, basta aderir a alguns produtos específicos, e assim você terá telas com imagens impecáveis e sem pó por mais tempo.

Antes de mais nada, uma boa olhada no manual para ler a recomendação do fabricante é sempre uma boa ideia.

LED e LCD

Os fabricantes são unânimes: use apenas um pano macio e seco para retirar o pó. O pano deve ser passado delicadamente e, em caso de sujeira nos cantos, um cotonete resolve o problema. Para sujeiras mais resistentes, borrife o pano com água limpa e esfregue na tela com movimentos suaves. E nada de passar o queridinho da limpeza, vinagre ou limpa-vidros, na tela.

Dentre as recomendações essenciais estão: nunca, em hipótese alguma, aplicar água ou detergente diretamente na tela, não usar panos encharcados de líquido e nunca fazer força.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1810600/saiba-como-limpar-a-tela-da-sua-tv-sem-danifica-la

ABr explica: novo Teste do Pezinho abarca 14 grupos de doenças

Exame ajuda no diagnóstico de problemas genéticos e metabólicos

POR AGÊNCIA BRASIL - O presidente da República, Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.154 de 2021, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei No 8.069 de 1990), estabelecendo que os testes de rastreamento de doenças de recém-nascidos abarquem 14 grupos de doenças, que cobrem 53 enfermidades.

O grupo de doenças agora inclui fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias; hipotireoidismo congênito; doença falciforme e outras hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; a deficiência de biotinidase; a toxoplasmose congênita; as galactosemias; aminoacidopatias; distúrbios do ciclo da ureia; distúrbios da betaoxidação dos ácidos graxos; doenças lisossômicas; imunodeficiências primárias e atrofia muscular espinhal.

A lei determina que as doenças definidas como parte do teste sejam revisadas periodicamente no âmbito do Programa Nacional de Triagem Neonatal, considerando evidências científicas e enfermidades com mais prevalência no país.

A norma estabelece ainda que profissionais de saúde, ao fazer os exames, expliquem a importância do Teste do Pezinho e as diferenças entre os procedimentos nas redes pública e privada. Realizado com a coleta de gotas de sangue dos pés do recém-nascido entre o terceiro e o quinto dia de vida, o exame ajuda a diagnosticar algumas doenças genéticas e metabólicas.

O novo Teste do Pezinho começará um ano após a sanção da lei, ocorrida na semana passada. De acordo com o Ministério da Saúde, os prazos de implantação serão definidos em uma regulamentação, que ainda está sendo discutida no âmbito da pasta. O decreto com essas regras será editado dentro do prazo de um ano para o início da vigência.

A aprovação da lei e a ampliação do Teste do Pezinho vão trazer uma série de benefícios, diz a advogada Amira Awada, vice-presidente do Instituto Vidas Raras, que coordena uma campanha sobre o tema. “Foi uma grande vitória, pensando em todas as crianças que vão ter chance de diagnóstico precoce e qualidade de vida, um futuro que elas quiserem, e não definido por uma doença.”

Daqui para a frente, acrescenta Amira, o desafio será assegurar que a implementação das obrigações ocorra de forma satisfatória. “Hoje nosso trabalho muda para verificar se esses prazos estão sendo cumpridos e como podemos ajudar o Ministério da Saúde nessa organização,”

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-06/abr-explica-novo-teste-do-pezinho-abarca-14-grupos-de-doencas

84 municípios do Ceará podem avançar para vacinação da população entre 18 e 59 anos; veja lista

Fortaleza começa a imunização da população em geral neste domingo (6).

POR G1 CEA vacinação da população em geral, entre 59 e 18 anos — fora dos grupos prioritários — pode começar em 84 municípios do Ceará. A Secretaria de Saúde (Sesa) do estado divulgou uma lista com as cidades que estão autorizadas a avançar para mais uma etapa da imunização contra a Covid-19 (veja lista abaixo).

Municípios do Ceará que podem vacinar a população geral entre 59 e 18 anos:

  • Salitre
  • Tururu
  • Altaneira
  • Novo Oriente
  • Moraújo
  • Ipueiras
  • Solonópole
  • Quiterianópolis
  • Uruburetama
  • Aracoiaba
  • Várzea Alegre
  • Granja
  • Antonina do Norte
  • Tianguá
  • Campos Sales
  • Monsenhor Tabosa
  • Coreaú
  • Missão Velha
  • Fortim
  • CONTINUE LENDO EM:

    Atendimento Remoto na Casa do Cidadão em Aracoiaba

    CONFIRA O VÍDEO: Thiago Campêlo, Prefeito de Aracoiaba, Inaugura a Casa do Cidadão


    Casa do Cidadão 

    O Governo do Estado do Ceará, para facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos, implantou em 1998 o projeto Casa do Cidadão, que reúne, em um único local, um leque de órgãos e prestadoras de serviços de natureza pública, prestando atendimento sem discriminação ou privilégios.  Atualmente, temos duas Casas do Cidadão em funcionamento: no Shopping Benfica e na Assembleia Legislativa.

    Serviços ofertados

    As Casas do Cidadão disponibilizam uma série de serviços. Para ver a lista completa de serviços e a documentação necessária, clique aqui.
    Casa do Cidadão do Shopping Benfica
    • Receita Federal (1ª via de CPF)
    • SSPDS – Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (carteira de identidade)
    • Venda de Diário Oficial do Estado (DOE)
    Casa do Cidadão Assembleia Legislativa
    • Receita Federal (1ª via de CPF)
    • SSPDS – Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (carteira de identidade)

    CONTINUE LENDO EM...

    ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

    ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
    AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK