PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 20 de março de 2021

O QUE ERA A AJA?

Associação dos Jovens de Aracoiaba – AJA

HISTÓRICO

A Associação dos Jovens de Aracoiaba – AJA surgiu de uma conversa entre alguns amigos preocupados com a incidência do consumo de drogas e o aumento espantoso do número de pequenos delitos entre os jovens do referido município.

Aracoiaba sempre foi uma cidade pacata do interior do Estado do Ceará. Seus 24.064 habitantes sempre se orgulharam de criar seus filhos em um ambiente de harmonia e, por que não dizer, de uma calmaria que remetia a paz e a tranquilidade de seus moradores. No entanto, toda essa tranquilidade foi profundamente abalada por um assalto no início do ano de 2008 ao Banco do Bradesco, no centro da cidade, que deixou uma trágica conta de 07 mortos, dentre eles dois heroicos cidadãos, três policiais e dois assaltantes.

Este foi apenas um marco do que se viu depois na cidade. O domínio das drogas entre nossos jovens, coisa que só se ouvia falar, mostrou sua face em uma cidade que agora convivia com pequenos grupos de adolescentes que invadiam as casas de portas até então abertas e cometiam furtos.

Muitos se lamentavam e cobravam alguma ação por parte das autoridades municipais e estaduais, mas um grupo de amigos, depois de muito pensar, encontrou os verdadeiros culpados por tudo isso que acontecia com cada vez mais frequência no município: eles próprios.

Para alguns pode até parecer estranho. É muito mais fácil culpar os outros de tudo que acontece com a gente, mas a grande verdade é que só nós mesmos podemos ser responsabilizados por aquilo que nos é imposto. A culpa nunca foi do Prefeito ou do Governador mais próximo. A culpa é da sociedade que cruza os braços. E nós, de Aracoiaba, não queremos fazer parte da grande maioria da população brasileira que espera que o melhor caia de pára-quedas em suas vidas.

Como uma forma de resposta a tudo isso, a AJA começou suas atividades informalmente em julho de 2008 aproveitando as férias escolares. A ideia inicial era tirar os jovens da ociosidade oferecendo aos mesmos oficinas culturais e esportivas. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: Dança, Capoeira, Teatro, Canto, Violão, Informática Educativa, Futsal Masculino e Vôlei Feminino e Masculino.

CONTINUE LENDO...


ESCOLINHA DA AJA

SAIBA MAIS SOBRE A AJA ACESSANDO AQUI

CONFIRA OS VÍDEOS LÁ NO YOUTUBE DA ESCOLINHA DA AJA:

1. FESTA DA AJA NA CASA DA BIL

Dia da Felicidade: apesar da pandemia, é possível celebrar

Avaliação é de especialistas ouvidos pela Agência Brasil

Por Agência Brasil  - Neste sábado, 20 de março, é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. A Organização das Nações Unidas (ONU) celebra a data desde 2013, como uma forma de reconhecer a importância da felicidade na vida das pessoas em todo o mundo. Em 2015, a ONU lançou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , que buscam erradicar a pobreza, reduzir a desigualdade e proteger o planeta - três aspectos essenciais que levam ao bem-estar e à felicidade.

A ONU convida todas as pessoas de qualquer idade a se juntarem à celebração do Dia Internacional da Felicidade. Mas, depois de um ano de pandemia, é preciso de uma dose extra de esforço para lidar com as emoções que bloqueiam e diminuem a felicidade, dizem os especialistas.

Na opinião do professor da Felicidade da Universidade de Brasília (UnB) Wander Pereira, é possível comemorar a data no período de pandemia e em outros momentos de incertezas. “A vida é feita de situações e momentos distintos e cada um deles requer um tipo de emoção e sentimento. É lógico que diante das perdas de vidas humanas (próximas ou não) de uma forma tão dramática como a que vivemos, não há como não ficar triste indignado e até revoltado, mas a vida não é só isso”, destaca Pereira, doutor em psicologia pela UnB. Ele completa:

“Felizmente, a vida segue e cada um de nós tem pais, filhos, namoradas, namorados, maridos, esposas, amigos, casa, trabalho, etc. ou seja, uma vida para cuidar, então é preciso estarmos aptos a desfrutar das situações de felicidade. A infelicidade que a pandemia nos trouxe não pode contaminar as outras coisas boas da nossa vida, portanto, o Dia Internacional da Felicidade é um dia para celebrar sim!”

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK