Via Blog da Cláudia Santos
O Procon-RJ autuou os sites Beleza na Web, Ponto Frio, Lojas Americanas, Extra e Casas Bahia por propagandas enganosas em ofertas para o Dia das Mães. De acordo com o órgão, alguns produtos que foram anunciados com preços supostamente promocionais para a data comemorada no último domingo, na verdade, tinham o mesmo preço, ou até custavam mais caro do que valores cobrados um mês antes pelos mesmos artigos.
A maior diferença foi de R$ 1.089, constatada no preço de uma TV LED full HD 43 polegadas LG à venda no site do Ponto Frio. Em 7 de abril, ela foi anunciada por R$ 1.709,90. Já em 6 de maio, o produto era vendido, como promoção, por R$ 2.798,90.
A maior quantidade de ofertas irregulares foi encontrada no site Beleza na Web: 31. Em seguida vem o Ponto Frio, com 17; Lojas Americanas e Extra (10 cada) e Casas Bahia (2). Outra grande diferença encontrada no site do Ponto Frio foi na Smart TV LED Full HD Toshiba 48 polegadas, que custava R$ 2.140,90 em 7 de abril e R$ 2.598,90 em 6 de maio. Mesmo sendo anunciado como promoção, o produto estava à venda por um preço R$ 458 mais caro que no mês passado.
No site Beleza na Web, havia produto na promoção custando quase o dobro do que há um mês. O preço do perfume Jennifer Lopes Glow era R$ 76,99 em 7 de abril e R$ 146,99 em 6 de maio.
Ao todo, a pesquisa realizada pela Autarquia encontrou 70 ofertas irregulares nos cinco sites autuados. Outros cinco - Magazine Luiza, Submarino, Walmart, Casa&Vídeo e Ricardo Eletro - foram avaliados, mas não foram encontradas falsas promoções. Em todos eles, o Procon Estadual verificou smartphones, TVs, eletrodomésticos, tablets, perfumaria, eletroportáteis, cosméticos e produtos de informática.
As empresas autuadas terão 15 dias úteis, contados a partir da notificação, para apresentar a sua defesa. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo Setor Jurídico do Procon Estadual, as lojas serão multadas em valores que podem chegar à casa dos R$ 9 milhões.
A Americanas.com informou em nota que não foi notificada sobre o assunto.
O Brasil Econômico entrou em contato com as assessorias de imprensa dos sites Beleza na Web, Ponto Frio, Extra e Casas Bahia, mas não obteve resposta.
Fonte: Brasil Econômico