PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Caminho. Ás vezes paro. Não sei porque.

Rufino Silva / Facebook
Caminho. As vezes paro. Não sei porque. Dúvidas em saber que vou ver depois de mim. Sei não. Medo de prosseguir essa caminhada entre espinhos e ingratidão. Busco a luz divina. Onde encontrar? Não sei e ninguém me diz e nem pegam em minhas mãos a me orientar e me fazer o bem... Fazer o que. Ficar. Sei não. Duvido. É bom parar. Ou então prosseguir essas pegadas e de repente encontrar você. Minha guia. Minha doce vida... Nada mais. 06.11.2019. Rufino Silva. Quase fim de tarde. Quarta feira... Escritório 2. Triângulo de Aracoiaba - Ce.

Obrigado meu Deus por mais um dia de saúde, solidariedade e de muito amor. Entrego ao Senhor Cristo toda minha vida e meus sacrifícios de luta e obstinação. Amem...04.11.2019. 
@rufinosilva

Eu peço paz. Manhã de terça-feira. 05.11.2019. O céu limpo e lindo. A Natureza é pródiga e santa. Vamos fazer de nossa alta vontade de viver, a vontade grande de respirar o ar da liberdade e na graça divina de nossa esperança viva de sermos eternamente felizes. Amém... 05.11.2019.

LEIA MAIS EM: CRÔNICAS DE RUFINO SILVA

@Rufino Silva / Facebook
Quase meio dia...Segunda feira. 04.11.2019... O prefeito não veio. Perdi meu dia. Amanhã não venho. Tenho mil razões. Vira outro no meu lugar. Mas não é a mesma coisa. Certeza. Inda bem que quase na minha saída, surge como de repente, duas minhas almas gêmeas. Rejane e Marcelina. Fui recompensado entre perdas e danos. Obrigado, Itapiúna... Agora posso dizer, amanhã talvez eu volte, essas duas gatas são responsáveis. Sabe porque? Adoro a ambas. São mais que minhas amigas. Minhas paixões. Parte de minha vida...04.11.2019...

Extinção de municípios: 'É como um rebaixamento para a 2ª divisão'

O governo quer propor a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes dos repasses federais
© Palácio do Planalto / Isac Nóbrega
proposta do governo federal de extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes com grande dependência dos repasses federais não agradou os moradores de Quadra, cidade de 3.587 habitantes, no sudoeste paulista. "Seria um retrocesso, é como voltar ao século passado", disse o comerciante Elias Dias Carvalho, de 60 anos, dono do Bar do Eli Baiano, na praça central da cidade. Vereador pelo PSB, ele disse que a Câmara deve se posicionar contra a proposta na próxima sessão legislativa - são duas por mês, sempre à noite. Moradores discutiam o assunto, nesta quarta-feira, 6, nos bares e "churrasquinhos" da Praça Chico Vieira.

O estudante Tiago Soares, de 22 anos, acha que a cidade será rebaixada e ficará dependente de outro município, "Será vergonhoso para Quadra, é como um rebaixamento para a segunda divisão." Seu colega, Gustavo Guto, de 21 anos, defende a medida. "Acaba com a farra dos cargos políticos. Se a outra cidade der conta, não vejo mal."

Os agricultores José Milton Barbosa, de 57 anos, e Isac Pereira Ramos, de 70 anos, também têm opiniões conflitantes. Eles discutiam a proposta nesta quarta-feira em um banco da praça. "Precisa voltar a distrito, sim, para reduzir as mordomias e o gasto de dinheiro público", defendeu Barbosa. "Está bom como está. Quando Quadra era distrito de Tatuí, isso aqui era um lugar esquecido. Veja como está hoje, uma cidade com bons postos de saúde, asfalto nas ruas. Antes, era só terra vermelha."

A prefeitura, maior empregadora da cidade, com mais de 300 funcionários, usa esse argumento para defender a permanência de Quadra como município. "Quadra se emancipou em 1993 e, nesses 23 anos, a mudança é inegável. A população quase dobrou e nosso orçamento, do ano passado para este, cresceu 5%, chegando a R$ 20 milhões", afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Luiz Soares.

Ele reconhece que o município, agrícola e sem indústrias, depende dos repasses estaduais e federais, e também dos empregos gerados pelos serviços públicos. Na quarta-feira, o prefeito Luiz Carlos Pereira (PSDB) tinha viajado para Brasília, na tentativa de conseguir recursos para a cidade.

"Nossa receita própria, com IPTU, ISS e taxas, mal atinge 10% do orçamento. Metade de tudo o que arrecadamos vem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Outra parcela significativa é a cota do ICMS", explicou o gestor. Ele explica que isso acontece porque a base da economia é rural.

Os moradores locais continuam dependendo de Tatuí, cidade mais próxima, onde ficam o fórum, o cartório de registro de imóveis e as faculdades. Os estudantes de Quadra são obrigados a viajar para fazer curso superior. A cidade tem apenas uma agência bancária. Soares reconhece que o habitante de Quadra depende de Tatuí até para nascer. "Temos unidades de saúde, mas não temos hospital com maternidade. Há muito tempo não nasce ninguém aqui."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Redações do Enem serão corrigidas por 5,1 mil avaliadores

Arte EBC
Neste ano, 5.168 avaliadores serão responsáveis pela correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas foram feitas domingo passado (3), por 3,9 milhões de estudantes de todo o país.

A nota do Enem deverá ser divulgada em janeiro, em data ainda a ser definida. Depois disso é que os candidatos terão acesso ao espelho da redação, com detalhes da correção, em data ainda não definida. A consultua serve apenas para fins pedagógicos. O candidato não pode interpor recurso.

O processo de seleção é feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), integrante do consórcio aplicador do Enem, sob a supervisão do Inep. Para ser avaliador é preciso ter diploma em letras, língua portuguesa ou linguística, além de preencher diversos outros requisitos. O candidato não pode estar inscrito no Enem 2019, nem ter parente em primeiro grau – pai, mãe, filho ou cônjuge – participando do exame, mesmo que na condição de treineiro, que fazem a prova apenas para testar os conhecimentos.

Processo de seleção

Os avaliadores estão agora passando por uma capacitação a distância de 93 horas, com nove módulos. Durante o curso, o candidato deve resolver questões sobre as competências do Enem em um determinado tempo, e, se tirar zero, será eliminado da seleção.

O exercício final é composto por 30 redações, que devem ser avaliadas em três horas. As redações já têm uma nota de referência, e, se houver grande discrepância entre a nota atribuída e a nota de referência, o candidato a avaliador recebe nota zero.

Ainda este mês, os candidatos com melhor desempenho serão selecionados para participar da capacitação presencial nos polos regionais, com duração de 16 horas. Neste ano, são 16 polos de avaliação no país, com a atuação de 272 supervisores.

Os avaliadores devem entregar, nesta ocasião, termo de sigilo impresso e assinado. Após o curso, os corretores fazem ainda um pré-teste com 50 redações. Eles devem atribuir notas para as cinco competências avaliadas no Enem. Essa fase é obrigatória e eliminatória.

Correção

Apenas depois de aprovados em todo esse processo, os corretores receberão as redações do Enem 2019. Serão até 200 redações por dia, com o compromisso de avaliar mais de 150 textos a cada três dias. Os corretores continuam sendo avaliados nesta etapa. A cada 50 redações, eles recebem duas já avaliadas por uma equipe de especialistas. Essas redações servirão para analisar o desempenho do corretor.

O tema da redação este ano foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Os textos são avaliados em cinco competências, cada uma delas, valendo 200 pontos. A nota máxima da redação é mil.

Cada redação será corrigida por duas pessoas. A nota final do estudante será a média aritmética das duas notas. Caso haja uma diferença entre as notas de mais de 100 pontos na nota final ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação passará por um terceiro avaliador.

Se a diferença entre as notas dadas se mantiver, a redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que definirá a nota final do participante.
POR AGÊNCIA BRASIL

Começa hoje o prazo para instituições de ensino aderirem ao ProUni

Marcello Casal JrAgência Brasil
Instituições de ensino superior privadas têm até o dia 25 para manifestar o interesse em participar do Programa Universidade Para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2020. O prazo para a adesão começa hoje (7). Para as universidades que ainda não participaram do programa, o prazo é mais curto, vai até o dia 14.

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior, com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em critérios de renda.

No primeiro semestre deste ano foram ofertadas cerca de 244 mil bolsas de estudo em 1,2 mil instituições particulares de ensino. No segundo semestre, o total de bolsas foi 169 mil, em 1,1 mil instituições em todo o país.

Todos os procedimentos operacionais referentes ao Prouni serão efetuados exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni).

O edital que torna público o cronograma e os procedimentos para emissões de termos de adesão e aditivo ao processo seletivo do ProUni, do primeiro semestre de 2020, está disponível na página do programa.
POR AGÊNCIA BRASIL

Novos servidores não terão estabilidade automática, diz Guedes

O ministro participou do evento Diálogos com o TCU, em Brasília
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Os novos servidores públicos não terão estabilidade automática, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, que participou hoje (7), em Brasília, do evento Diálogos com o TCU – Visões sobre o Brasil e a Administração Pública, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo Guedes, o tempo para se atingir a estabilidade será definido para cada carreira. “O novo servidor não terá estabilidade automática, ele precisará ser testado por três, quatro, cinco anos. Vai depender da carreira, do que a pessoa faz, do que entrega”, disse.

Guedes afirmou que a reforma administrativa também vai reduzir o número de carreiras de cerca de 300 para algo em torno de 20 e que os salários para quem entrar na carreira pública serão menores.

Segundo Guedes, o governo está trabalhando para enfrentar os grandes gastos públicos. Ele destacou a aprovação da reforma da Previdência e a redução de gastos com juros em R$ 100 bilhões entre este ano e 2020, por meio do controle de gastos. “Controlamos a previdência, derrubamos a segunda torre do inimigo, que é o excesso de juros”, disse. Segundo Guedes, o terceiro grande gasto do governo é com o funcionalismo público e por isso, a necessidade de reforma administrativa.

No evento, Guedes defendeu outras reformas como a do pacto federativo para dar maior autonomia a governadores e prefeitos aplicarem os recursos públicos e a reforma tributária.

A proposta de Emenda à Constituição do Pacto Federativo é uma das medidas entregues ao Congresso Nacional nesta semana pelo governo com objetivo de controlar os gastos públicos. A proposta de reforma tributária ainda não foi enviada ao Congresso.

Segundo Guedes, a proposta do governo será enviada quando as mudanças em tramitação na Câmara e no Senado avançarem, e a proposta será acoplada às demais. “Vamos fazer a nossa parte. Juntar PIS, Cofins e depois o IPI”, disse.

Para Guedes, a necessidade da reforma já é reconhecida. “A reforma tributária está muito madura, todo mundo sabe, todo mundo quer. A ideia é um Imposto sobre Valor Agregado (IVA)”, afirmou.

O ministro comentou sobre a tentativa frustrada de recriar um imposto parecido com a extinta CPMF. “Cheguei a considerar um imposto sobre transações financeiras para que o IVA tivesse uma alíquota mais baixa de 11%, e não de 25% como estão nas simulações da proposta que está na Câmara”, disse. E defendeu a simplificação do Imposto de Renda, com o fim das deduções de saúde e educação, em troca de alíquotas menores. “Hoje todo mundo junta um monte de papelzinho para abater do imposto. É melhor não juntar nada e já pagar uma alíquota menor”, disse.
POR AGÊNCIA BRASIL

Saques do FGTS: Câmara aprova MP que aumenta limite de R$ 500 para R$ 998

Alteração valerá para trabalhadores com saldo de até um salário mínimo. Texto também permite saque por pessoa com doença rara. Medida agora segue para o Senado.
@Reprodução
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) a medida provisória (MP) que cria novas modalidades de saque de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Entre outros pontos, a MP também aumenta de R$ 500 para R$ 998 o limite do saque imediato.

Os deputados rejeitaram todos os destaques, propostas que poderiam mudar o texto do relator, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). O texto segue agora para o Senado.

FGTS: saiba diferenças entre saque imediato e saque-aniversário

O que diz o relatório da MP:

  • amplia o valor de saque autorizado das contas de R$ 500 para R$ 998 (atual valor do salário mínimo), para trabalhadores com saldo de até um salário mínimo. Caso a mudança seja aprovada e sancionada pelo presidente da República, os clientes que se enquadram na regra do salário mínimo e já sacaram os R$ 500 poderão sacar os R$ 498 restantes;
  • permite a trabalhadores e a dependentes com doenças raras o saque dos recursos;
  • estabelece o fim da contribuição adicional de 10% sobre o saldo do FGTS paga nas demissões sem justa causa. No entanto, a multa de 40% sobre o fundo continua existindo;
  • proíbe a cobrança de tarifas para movimentações dos recursos das contas do FGTS na Caixa para outros bancos;


  • autoriza o uso de recursos depositados na conta do FGTS em financiamentos fora do Sistema Financeiro de Habitação (mas as operações terão os mesmos limites financeiros previstos para os financiamentos do FSH);
  • permite consulta e movimentação de contas do FGTS por aplicativo de celular sem tarifas;
  • diminui de 1% para 0,5% ao ano a taxa de administração do FGTS paga à Caixa.


Como funciona o FGTS

O FGTS é uma conta vinculada ao contrato de trabalho, para proteger o empregado, caso ele seja demitido sem justa causa. No início de cada mês, as empresas depositam, em contas da Caixa Econômica Federal, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Esse dinheiro pertence ao trabalhador, e é depositado em seu nome.

Hoje, o FGTS pode ser sacado apenas em algumas situações, como, por exemplo: compra da casa própria, aposentadoria e demissão sem justa causa. Em julho, o governo editou a medida provisória, criando o saque imediato e o saque-aniversário.

Paradas de ônibus de Fortaleza terão pavimento de concreto

Objetivo é reduzir o impacto de frenagens e arrancadas dos veículos, que hoje podem danificar o asfalto flexível.
Asfalto nas paradas de ônibus de Fortaleza terão
revestimento de concreto — Foto: SVM
Um piso em concreto será aplicado no asfalto em frente às paradas de ônibus das avenidas Fernandes Távora, José Bastos, Dom Luís e Desembargador Moreira, em Fortaleza. O objetivo é reduzir o impacto das frenagens e arrancadas dos veículos de passageiros, que hoje podem danificar o asfalto flexível.

O modelo é parecido com o já implantado na nova Avenida Aguanambi, que recebeu o piso de concreto na faixa exclusiva para ônibus. Os terminais de ônibus do Antônio Bezerra e Messejana são outros dois equipamentos que também contam com piso em concreto em todas as plataformas e pista.

A secretária Manuela Nogueira, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, explica que as redes de água, esgoto e drenagem subterrâneas são a principal diferença entre a implantação do concreto em rodovias de maior fluxo e nas vias urbanas. “Fica complicado implantar um piso 100% rígido porque geraria um conflito com a manutenção dessas estruturas enterradas”, afirma.

Segundo Manuela, o piso asfáltico é mais utilizado no meio urbano, embora exija manutenção mais constante. Já o concreto pode tem vida útil de 15 a 20 anos, a depender do tráfego de veículos. “Se tiver muito caminhão pesado, a durabilidade vai ser menor. Se for vicinal, mais de carros mesmo, a manutenção é estendida”, afirma a secretária.

Atualmente, a única via municipal de Fortaleza completamente pavimentada com piso de concreto é a Av. Dioguinho, na Praia do Futuro. Ela é rota de passagem e escoamento de caminhões na região do Porto do Mucuripe.

Outros equipamentos prontos com concreto são o interior dos túneis das avenidas Engenheiro Santana Júnior, Padre Antônio Tomás, Via Expressa e Santos Dumont. Também está prevista a implantação do material em parte do túnel da Av. Alberto Sá.
POR G1 CE

TRUQUES DE COZINHA QUE SIMPLIFICARÃO A SUA VIDA

32 TRUQUES COM ALIMENTOS COMO VOCÊ NUNCA VIU ANTES
@Reprodução / Youtube
Vamos preparar versões gigantes de comida e que todo mundo adora! Assista a este vídeo para aprender a cozinhar um hambúrguer gigante ou uma omelete enorme. Além disso, você encontrará uma versão vegana do seu hambúrguer favorito. Comece fazendo um hambúrguer gigante! É realmente fácil! Assista esse vídeo! Aliás, você pode transformar este hambúrguer em um bolo de aniversário... o seu aniversário será inesquecível!
A gente gosta de cozinhar várias sobremesas e sempre experimentar algo novo. Escolha maçãs grandes, lave-as e seque. Em seguida, faça furos nas maçãs usando uma faca afiada ou descaroçador de maçãs. O buraco deve ter o mesmo tamanho da sua barra de chocolate favorita. Eu prefiro o Twix e o insiro em um buraco. Asse e divirta-se. Eu amo esta receita, pois é incrivelmente simples. Compartilhamos uma receita legal de quesadilla que você pode preparar apenas em 5 minutos. Coloque a tortilla em um pedaço de papel alumínio. Você pode escolher o que quiser, mas pode experimentar: queijo, feijão, tomate, cebola. Coloque outra tortilla e cubra-a com um pedaço de papel alumínio. O próximo passo é muito surpreendente: aqueça o ferro e passe a sua quesadilla por vários segundos. Pronto! Vamos aprender as maneiras mais fáceis de cortar e descascar mangas. As mangas têm um caroço grande e plano no meio e você precisa fazer duas fatias de cada lado da semente. Agora você tem duas metades com polpa, use a faca para fazer pequenos quadrados, como mostramos em nosso tutorial. Em seguida, pegue um copo e coloque a borda da manga metade contra a borda de um copo e deslize-a para baixo pressionando levemente. Como a polpa da manga é muito macia, o vidro pode deslizar através dela e separar a pele relativamente sem dificuldades. ASSISTA O VÍDEO
MINUTAGENS: 00:09 Incríveis receitas de hambúrgueres 02:07 Hambúrguer vegano 03:57 Quesadilla rápida 06:28 Cheesecake caseira 09:31 Panquecas de maçã

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK