PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Café coado é melhor do que o espresso?

Confira alguns mitos e verdades sobre a bebida muito consumida no Brasil
(foto: Pixabay)
POR REVISTA ENCONTROSegundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita de café no sul de Minas Gerais, principal região produtora do país, deve chegar à casa dos 16,4 milhões de sacas em 2018, o que significa um aumento de 19,7% em comparação com a safra de 2017. Seja espresso ou coado, com leite ou puro, o grão está presenta na casa da maioria das pessoas. Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, essa é a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a água.

Apesar de ser queridinho dos brasileiros, o consumo de café ainda gera muitas dúvidas, especialmente em relação à cafeína, um de seus componentes. Por exemplo será que as crianças podem ingerir a bebida?

Para esclarecer alguns mitos e verdades sobre o café, conversamos com Flamarion Pirtouscheg, gerente dá área de cafeteiras da Electrolux. Confira:

O café coado tem mais sabor que o espresso
Mito. Quando o café é preparado do modo espresso, o sabor fica mais forte que o coado, por causa da forma em que é feita a bebida: o pó é prensado no filtro. "Por outro lado, o gosto do café coado permanece acentuado por mais tempo que o espresso, que é recomendável que seja ingerido logo após o seu preparo", esclarece o especialista.

Café tira o sono

Verdade. O café possui cafeína, substância presente também em outros alimentos, que age como um estimulante no cérebro, dificultando o sono e combatendo a fadiga. "Isso muda de pessoa para pessoa, por causa do sistema nervoso de cada um e como ele reage a essa substância. Para os que sofrem de insônia, o café não é necessariamente o causador da falta de sono, já que tem um efeito passageiro de duas horas, mais ou menos".

Cafeína em excesso faz mal

LEIA MAIS EM...

Sabia que os gatos podem ter pressão alta?

Assim como nos humanos, a hipertensão felina é uma doença 'silenciosa'
(foto: Pixabay)
POR REVISTA ENCONTRO - Apesar de ser muito conhecida por afetar os humanos, a pressão alta também pode ser um problema para os gatos. Aliás, a hipertensão arterial em felinos é, na verdade, bastante comum. "Estudos mostram que a condição, geralmente, ocorre em gatos com sete anos ou mais, aumentando à medida que envelhecem. Acredita-se que 5% dos gatos mais velhos aparentemente saudáveis %u200B%u200Bsofrem do problema", explica o médico veterinário David Grant, da ONG International Cat Care, do Reino Unido,e m entrevista para o tabloide britânico Daily Express.

Segundo o especialista, a hipertensão felina é causada em particular por duas doenças comuns em gatos mais velhos: a doença renal crônica e uma hiperatividade da glândula tireoide. Mas, existem outras doenças menos comuns que também causam o problema.

O veterinário alerta que a pressão arterial elevada em gatos é uma doença "silenciosa", assim como nos humanos, ou seja, não dá sinais de aviso até que ocorram problemas mais graves.

"Cérebro, coração, olhos e rins são particularmente vulneráveis. Os sinais podem incluir cegueira súbita devido ao descolamento da retina, insuficiência renal e problemas neurológicos. Felizmente, esses sintomas devastadores podem ser minimizados pela detecção e tratamento precoces", comenta David Grant, na mesma entrevista.

Por sorte, existe um medicamento licenciado que é eficaz no controle e na redução da pressão arterial dos gatos. "Os veterinários são encorajados a medir a pressão arterial em uma verificação de saúde anual a partir dos sete anos de idade para diagnosticar os casos de forma precoce", diz o especialista.

Saiba mais sobre a rara Síndrome de Duane

Problema congênito afeta o bebê em formação e causa danos nos músculos dos olhos
(foto: Pixabay)
POR REVISTA ENCONTRO - Considerada uma doença congênita rara, a Síndrome de Duane afeta o bebê quando ele ainda está em formação no útero da mãe. Ela é caracterizada por problemas na musculatura ocular e, consequentemente, na movimentação dos olhos. A síndrome faz com que alguns músculos que controlam o globo ocular se contraiam quando não deveriam, o que leva a problemas de visão e à movimentação irregular dos olhos.

A estimativa é de que existam cerca de 500 mil vítimas desse problema em todo o mundo. Comumente diagnosticada até os 10 anos de idade, a Síndrome de Duane, em cerca de 80% dos casos, atinge apenas um olho, mais frequentemente o esquerdo. Além disso, ela é mais comum nas mulheres do que nos homens.

Segundo pesquisadores das universidades King's College, de Londres, e Exeter, ambas na Inglaterra, a Síndrome de Duane é causada por uma mutação em uma das proteínas que colaboram para a formação de músculos e nervos do bebê durante a gravidez. O estudo realziado pelos ingleses mostra que essa mutação, provavelmente, ocorre em torno da sexta semana de gravidez.

De acordo com a oftalmopediatra Marcela Barreira, há um desenvolvimento inadequado de partes do tronco cerebral que controlam os músculos oculares "Existem seis músculos que controlam o movimento dos olhos. Cada músculo do olho recebe o comando para se movimentar dos nervos cranianos, que saem do cérebro. Na Síndrome de Duane, como o sexto nervo está ausente, os demais nervos podem tentar supri-lo, levando a movimentos oculares anômalos", explica a médica.

LEIA MAIS EM...

Meu Deus... Como é importante a tecnologia.

..

Rufino Silva Rufino Silva - Escreveu em seu Facebook:
Meu Deus... Como é importante a tecnologia. Em função dela me transportei um tempo que mede cerca de 50 anos do agora. Sim isso em função dessa quase seculosa música orquestrada, de nome Petite Fleur, em francês. Que significa a pequenina flor. Pois bem, essa canção eu ouvia no serviço de alto falante, do Cine Redenção, isso há meio século. É, desde cedo, acordei com essa musicalidade na minha cabeça. Foi o jeito eu usar e tecnologia e arrastar a mim, pois eu a tinha em meus pensamentos e sabia o nome da referida música. Consegui. Gracas a Deus. E aí, lembrei...me do Rufino de calças curtas, quando eu ouvia aludida canção, na radiadora do Cine Redenção. Ce. e usava como prefixo da programação. Vamos ouvir, juntos???. Meus arquivos implacáveis. Adoro essa melodia. Linda. Hoje. 26.04.2018. Tinha menos de 10 anos de idade, na época. Essas recordações me matam...

Eleições de outubro poderão ser canceladas, se houver 'fake news'

A informação foi dada pelo ministro Luiz Fux, presidente do TSE
Segundo o ministro Luiz Fux, presidente do TSE,
se for comprovado o uso de "fake news" nas
Eleições 2018 no Brasil, ela poderá ser cancelada
(foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/Divulgação)
POR REVISTA ENCONTRO - Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as Eleições 2018 no Brasil poderão ter o resultado anulado caso seja comprovado que o candidato eleito, seja para presidente, governador, senador ou deputado, tenha usado as chamadas fake news (notícias falsas) em sua campanha eleitoral. A informação foi dada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE.

"Uma propaganda que visa destruir um candidato adversário pode gerar uma configuração de abuso de poder e pode levar a uma cassação. Se o resultado da eleição é o resultado de 'fake news', capazes de ter essa dimensão, a eleição é anulada", comenta Fux.

As declarações do presidente do TSE foram feitas durante um evento promovido pela revista Veja, em São Paulo (SP).

O ministro explica ainda que, em face das eleições, comitês de inteligência estão sendo formados em conjunto com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e com membros do Exército e da Polícia Federal para detectar esse tipo de fraude.

Segundo Luiz Fux, o Ministério Público também está acompanhando de perto esses trabalhos e o judiciário só vai atuar "quando for necessário".

Sobre o trabalho feito até o momento, o magistrado conta que o TSE exigiu explicações da empresa britânica de marketing digital Cambridge Analytica, que é acusada de divulgar notícias falsas no Brasil – apesar dele não tenha mencionado o nome, tudo indica que é essa instituição, que causou o escândalo de manipulação nas eleições dos Estados Unidos e que está sendo questionada também pelo Ministério da Justiça.

O objetivo, de acordo com Fux, é agir preventivamente, identificando fábricas de "robôs" (ou bots, que são programas usados para capturar dados na internet) de notícias falsas, para apreender equipamentos, se necessário e, em seguida, instaurar processos criminais.

(com Agência Sputnik)

Cuidado com o golpe do Boticário no Dia das Mães

Está circulando no WhatsApp uma mensagem sobre suposto kit gratuito
(foto: Boticário/Reprodução)
POR REVISTA ENCONTRO - No domingo, dia 13 de maio, será celebrado o Dia das Mães. Apesar da data festiva, é preciso ficar atento às supostas promoções que circulam nas redes sociais, especialmente no Facebook e no WhatsApp, que prometem kits de presentes, mas que não passam de ações maliciosas de cibercriminosos. A empresa de tecnologia Arcon Labs identificou um novo golpe que está circulando no WhatsApp e que envolve a empresa Boticário.

Os usuários recebem uma mensagem que pede que acessem um endereço eletrônico para o preenchimento de dados, como nome e e-mail, que confirmarão a participação numa suposta promoção que está "dando gratuitamente" um kit de Dia das Mães do Boticário. Na verdade, não existe esse tipo de campanha. "São mensagens de Whatsapp, e-mails e anúncios nas redes sociais com promoções que não existem e vouchers com descontos falsos, que vêm acompanhados com links maliciosos. São algumas das armadilhas e, uma vez que o usuário clica ou se registra neles via celular ou computador, pode facilmente ter seus dados e identidade roubados ou até mesmo seu dispositivo invadido", alerta a Arcon.

A recomendação da empresa de tecnologia é sempre desconfiar de promoções nas redes sociais e nunca clicar em endereços desconhecidos. O simples fato de acessar o link enviado pelos hackers já é uam forma de "abrir a porta" de seu celular, computador ou tablet para que os cibercriminosos possam agir e ter acesso a dados sensíveis, especialmente senhas e informações bancárias.

9 Tipos de Câncer e Seus Primeiros Sinais

Aprenda a reconhecer os primeiros sinais de câncer!
Por Tudo Por Email - Um diagnóstico precoce frequentemente aumenta de maneira significativa a possibilidade de sucesso na batalha contra o câncer. No entanto, muitos sintomas de câncer são comuns a outras doenças, levando os médicos a diagnosticarem inicialmente essas doenças e não o câncer que nelas se esconde.

Existem  muitos hospitais especializados em reconhecer e tratar diversos tipos de câncer, inclusive insituições públicas. Clique aqui para conhecer os 10 hospitais do câncer mais renomados do Brasil. Ao terminar de ler este artigo, você saberá sintomas de nove tipos de câncer e deverá manter-se alerta em relação a você mesmo e às pessoas que você ama.
Observação: A primeira coisa a ser feita quando houver persistência destes sintomas é consultar um médico imediatamente. Basta clicar no menu abaixo para saber sobre as causas, fatores de risco e sintomas de 9 tipo de câncer.
 
Índice:

Capitães da Areia, de Jorge Amado



Postado por:  
POR CANAL DO ENSINO - 
Olá, leitor!
Publicado em 1937, Capitães da Areia é um romance escrito na primeira fase do escritor Jorge Amado, marcado por preocupações sociais e questões existenciais acerca da vida dos garotos de rua de Salvador, transformando-os em Capitães da Areia, personagens únicos, realistas e condizentes com o contexto social e as mazelas daquela época.
O romance fora inspirado pela classe social pobre de Salvador, Jorge Amado, como admirador e convivente com os vagabundos e a classe desfavorecida, buscou homenageá-los por meio dessa incrível obra.
“Pedro Bala se joga n’água. Não pode ficar no trapiche, entre os soluços e as lamentações. Quer acompanhar Dora, quer ir com ela, se reunir a ela nas Terras do Sem Fim de Yemanjá. Nada para diante sempre. Segue a rota do saveiro do Querido-de-Deus. Nada, nada sempre. Vê Dora em sua frente, Dora, sua esposa, os braços estendidos para ele. Nada até já não ter forças. Bóia então, os olhos voltados para as estrelas e a grande lua amarela do céu. Que importa morrer quando se vai em busca da amada, quando o amor nos espera?”
RESUMO

Alimentos que ajudam a curar a Diarreia

Veja uma lista de alimentos que ajudam a combater a diarreia e outra com os produtos que devem ser evitados durante o período em que as fezes ficam moles e as idas ao banheiro são constantes. A diarreia tem ligação direta com aquilo que comemos além de outras causas. Saiba o que faz bem para diarreia e que não se pode comer. 
Alimentação e Diarreia
POR RECEITA NATURAL - 
A diarreia se caracteriza, principalmente, pela alteração na consistência das fezes que se tornam mais líquidas e um grande aumento no número de idas ao banheiro. As causas do problema podem variar bastante: pode ser sintomas desde infecções causadas por bactérias até mesmo a intolerância a alguns tipos de alimentos. Isso sem contar fatores psicológicos que podem afetar o organismo como um todo.
Como na diarreia o indivíduo perde muita água, um dos maiores agravantes da doença é a desidratação, principalmente em crianças e idosos. Sintomas como, redução na quantidade de urina, falta de ânimo, boca seca, lábios rachados e confusão mental indicam que os níveis de água no organismo estão mais baixos que o normal. Na desidratação, há também uma redução nos níveis de sódio e potássio – fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano. Não é a toa que por muito tempo se recomendou o uso de soro caseironesses casos.
A alimentação é muito importante para tentar tratar a diarreia, pois o que comemos está diretamente relacionado com o modo como evacuamos. Além da hidratação constante, a pessoa com diarreia deve optar por alimentos que aumente o bolo fecal em detrimento daqueles que podem ter um efeito laxativo. A fim de auxiliar os pacientes, o Hospital Sírio-Libanês criou uma lista com os itens mais benéficos e aqueles que devem ser evitados. Veja:

Alimentos Que Fazem Bem

Veja o que consumir caso você esteja com diarreia.
Líquidos: Água de coco e isotônicos, que ajudam a repor os minerais e alguns nutrientes perdidos na desidratação. Sucos preparados com as frutas mais indicadas (caju, goiaba, banana prata, limão, maracujá, maçã e pera), de preferência coados. Chás de erva-mate, erva-doce, erva-cidreira, camomila, hortelã e de casca de goiaba;
Frutas: Pode-se incluir frutas como caju, goiaba, banana prata, limão e maracujá, além da maçã e da pera sem a casca. O tomate que também é uma fruta pode ser consumido sem pele e sem sementes. O purê preparado com essas mesmas frutas também pode auxiliar.
Alimentos: Carboidratos como macarrão, arroz, fubá, amido de milho, tapioca, pães, torradas e bolachas salgadas. Gelatina e sagu também são uma boa pedida. Legumes como cenoura, batata, baroa, abóbora, inhame e chuchu. Carnes com pouca gordura preparadas sem óleo (cozida, assada ou grelhada).

9 Exercícios Para Ter o Bumbum dos Seus Sonhos

..

Os agachamentos, que matam todo mundo de tédio, são o melhor exercício para esta finalidade, mas a gente está aqui para provar que você pode deixar seus glúteos redondinhos mesmo sem eles. Juntamos nove exercícios de tonificação que não são agachamentos, mas que ainda assim vão lhe ajudar a construir as curvas que você quer. Adicione este vídeo nos seus favoritos e volte a assisti-lo 3 vezes por semana para os melhores resultados possíveis. Aqui estão algumas vantagens deste treino: • Local de treino: qualquer lugar que tenha uma superfície plana e sólida (como o chão, com um colchonete em cima); • Foco: músculos dos glúteos; • Execução do treino: uma sessão completa inclui nove exercícios, cada um com 10-15 repetições; • Frequência do treino: 3 vezes por semana; • l Resultado: um bumbum durinho e empinado, melhora no alinhamento do corpo e no desempenho atlético. Quando você estiver fazendo elevação de perna, mantenha sua coluna em uma posição neutra. Outra coisa: mantenha sua cabeça alinhada com o pescoço. Expire e contraia os músculos do bumbum enquanto levanta a perna. Lembre-se: melhorar o bumbum leva tempo, dedicação e uma dieta saudável!

Evangelho do dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,1-6
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.' 5Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?' 6Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
FONTE: Arautos do Evangelho

Vendedora de cajá vira meme com sucesso de Léo Magalhães

..

Jovem vende cajá ‘no grito’ em Teresina e viraliza na web: ‘falta mercadoria, mas não falta voz’ Um morador do bairro decidiu gravar um vídeo e publicá-lo nas redes sociais. O registro acabou viralizando e ganhou até versão com música do cantor Léo Magalhães. Maria Eugênia Costa e Silva, 27 anos, ou Aninha, como é conhecida, aposta em uma estratégia um tanto diferente para vender cajá no bairro Poti Velho, na Zona Norte de Teresina. Aos gritos, ela anuncia a venda da fruta de sabor agridoce comum na época do verão. Um morador do bairro decidiu gravar um vídeo e publicá-lo nas redes sociais. O registro acabou viralizando e ganhou até versão com música do cantor Léo Magalhães. Aninha é conhecida no bairro, onde ela e a família moram. “Já tem oito anos que eu vendo cajá. Eu saio caminhando essas ruas todas aqui. Sempre vendi gritando para chamar os clientes. Porque a gente só consegue cliente assim, gritando, chamando, para ver a mercadoria. E dá certo porque falta cajá para tanto cliente”, explicou a jovem. A vendedora garante que não está exagerando quando diz, aos berros, que vende o melhor cajá do bairro. Ela anuncia também aos gritos o preço? 5 R$ o balde pequeno e R$ 10 o grande. “Eu não consigo nem vender para o bairro todo porque a qualidade é tão boa que não demoro muito tempo com a mercadoria. Às vezes, eu passo em uma rua e já vendo tudo”, contou Aninha. A jovem ficou surpresa com a repercussão do vídeo. “Foi um amigo meu que na brincadeira pediu para gravar o vídeo quando eu estava passando. Eu jurava que não ia chegar a esse ponto. Aumentou até a clientela, agora está faltando cajá porque a safra está acabando”, afirmou. O amigo que publicou o vídeo, Júlio César, agora é chamado de “empresário” pela vendedora. “É ele que me agencia agora. Se quiser marcar entrevista pode falar com ele”, disse ao G1. O autônomo a conhece desde criança e disse que resolveu gravar o vídeo na brincadeira. Ele ficou surpreso com o alcance que teve.

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK