PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CARNAVAL ARACOIABA 2013




CARNAVAL ARACOIABA 2013




VAMOS RIR?

O Mineiro estava cansado de ouvir rumores de que sua esposa o traia.Um dia, saiu de casa no horario de sempre para o trabalho. Após a esposa dar adeus e fechar a porta, ele rapidamente sobe até o alto de uma mangueira frondosa em frente a sua casa e resolve passar o dia ali observando o entra e sai de sua casa. Logo depois, aparece um cidadão, mulato forte, fica em pé justamente embaixo da mangueira como se esperasse alguém. Pega uma manga no chão, chupaa, ..., outra..., etc. E o Mineiro la no alto só sacando. Nisso abre a porta de sua casa e sua esposa grita: - Vem, meu amor, meu marido ja foi embora! Nisso o moreno joga a última manga no chão e corre pra dentro da casa do Mineiro. O Mineiro desce da mangueira, furioso: - Hoje pego os dois no flagra! Vou mata-los! Vai no armario de ferramentas, pega um facão, entra na casa e se depara com o mulato com a boca nos seios de sua esposa a se deliciar. Grita o mineiro com a faca na mão: - NEGO, OCÊ VAI MORRÊ! Nisso o Ricardão tira da sua capanga, um trezoitão e aponta para o mineiro: - Morrer porquê? E o mineiro: - Você tava chupando manga e agora ta tomando leite, uai! Faz Mal!!! 

Piadas e Bom Humor para Rir!Ver no Site »

Mergulhe em você mesma


Mergulhe em você mesma

- a universo natural  a a atendimento a mergulheTemos medo de estarmos conosco, mergulharmos em nosso interior. O silêncio e sua prática nos leva a esta possibilidade de encontro profundo e revitalizador. Com o silêncio, encontramos a paz e o amor incondicional vem com toda a força transformadora. O amor é a força mais sutil do mundo. O mundo está farto de ódio. É este ódio irracional e distante da força criadora que destrói, corrompe e ensurdece a humanidade.
Pare. Recomece. Reprograme-se. O silêncio pode ser o ponto chave desta nova caminhada. Pratique-o diariamente e transforme um pouco nosso mundo. Ouça-se.
Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.
Pratique diariamente o silêncio da paz. Respire profundamente algumas vezes. Inspire e sopre lentamente até ir relaxando e mergulhando dentro de si mesmo. Feche os olhos e silencie seus medos, preocupações e ansiedades diárias, por alguns momentos. Dê chance à sua paz e a paz do mundo.
Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é.
Mesmo que outras pessoas não se importem. Atitudes simples podem melhorar sua vida.
Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. Espalhe esta ideia.
Transforme o mundo, a partir de você.
Seja a mudança que você deseja para o mundo.
Mahatma Gandhi


FONTE: http://universonatural.wordpress.com/2013/01/16/mergulhe-em-voce-mesma/

VI NO FACE



Curtiu · há 2 minutos 

Que lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Temporariamente a conta de água passa a ser a média de 6 meses



Temporariamente a conta de água passa a ser a média de 6 meses

Desde dezembro último, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) mudou a maneira de calcular a fatura da conta de água dos consumidores de 37 municípios do Ceará, incluindo Fortaleza. Agora, o valor é resultado da média dos últimos seis meses. A medida é temporária e se deve ao fim do contrato e não renovação da empresa que era responsável pela leitura dos medidores nas residências.

Portanto, enquanto a Cagece realiza a licitação para a contratação de uma nova empresa, este será o cálculo utilizado para fazer o faturamento. Em nota, a companhia informou que a expectativa é de que, já em fevereiro, a leitura dos medidores seja executada novamente.

Além da Capital, as cidades que sofrem tal mudança são: Itaitinga, Tabuleiro do Norte, Eusébio, Jaguaruana, Horizonte, Aracati, Cascavel, Várzea Alegre, Pacajus, Barbalha, Maranguape, Juazeiro do Norte, Quixadá, Aquiraz, Mombaça, Baturité, Russas, Maracanaú, Acopiara, Campos Sales, Tauá, Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Pentecoste, Acaraú, Forquilha, Varjota, Massapê, Santa Quitéria, Ubajara, São Benedito, Tianguá, Crateús, Novo Oriente e Caucaia, além das localidades de Pedras (Fortaleza), Capuan (Caucaia) e Desero (Itapipoca).

Na Capital, desde o dia 11 de janeiro, a Cagece já iniciou, por meios próprios, a execução da leitura dos hidrômetros. A intenção é terminar o mês com cerca de 74% da cidade com leitura real, totalizando aproximadamente 520.000.

DN


FONTE: http://potenginainternet.blogspot.com.br/2013/01/temporariamente-conta-de-agua-passa-ser.html

Justiça declara Eliza Samudio oficialmente morta



Justiça declara Eliza Samudio oficialmente morta


Eliza desapareceu aos 24 anos de idade, quando o filho ainda tinha apenas cinco meses de vida. Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução


A juíza Marixa Fabiane Rodrigues, do Tribunal do Júri de Contagem, determinou a expedição do atestado de óbito de Eliza Silva Samudio. Embora os restos mortais da jovem não terem sido localizados desde 2010, quando ela desapareceu, a magistrada considerou que a condenação de dois dos réus envolvidos no caso é suficiente para atestar que ela perdeu a vida.

“Esse documento não muda nada. O que eu espero é que a Justiça faça com que os envolvidos contem onde o corpo da minha filha foi jogado. Eu preciso enterrar a minha filha”, desabafa a mãe de Eliza, Sônia de Fátima Moura. A agricultora ainda não havia sido comunicada pela Justiça ou pela sua advogada sobre a confecção do atestado de óbito e se emocionou ao conversar com a reportagem do em.com.br.


FONTE: http://potenginainternet.blogspot.com.br/2013/01/justica-declara-eliza-samudio.html

Farinha de banana verde: 7 benefícios para a saúde‏

Cuidados semanais
Alimentação

eu cuido da minha alimentação!
Sete benefícios da farinha de banana verde para a saúde
Alimento dá uma força na dieta e previne doenças cardiovasculares
JÁ AJUDOU 174 PESSOAS
// Oito hábitos que garantem o sucesso da sua dieta
// Pesquisa relaciona refrigerante diet a maior risco de depressão
// Oito delícias com a cara do verão que cabem na dieta
// Com a dieta dos pontos você emagrece sem sair da rotina
7 alimentos que sabotam a dieta sem você perceber
Até mesmo as comidas consideradas "magras" pedem consumo moderado
JÁ AJUDOU 44065 PESSOAS
Você sabe como incluir a maionese em uma alimentação saudável?
Com os devidos cuidados, ela cabe na dieta sem prejudicar a saúde ou a boa forma
JÁ AJUDOU 882 PESSOAS


Você sabe como higienizar frutas e verduras?
JÁ AJUDOU 896 PESSOAS
Disfarce o gosto do peixe e passe a consumir o alimento
JÁ AJUDOU 586 PESSOAS
Especiarias podem reduzir risco de doenças cardíacas
JÁ AJUDOU 374 PESSOAS

Atlanterhavsveien 27. desember 2011

..


Enviado los 27/12/2011
Localização: https://maps.google.com/maps?q=atlanterhavsveien&hl=no&ll=63.015573, 7 ...
Este vídeo é baleado com um herói GoPro 2 e uma câmera Sony XDCAM EX1. Era o dia depois da tempestade "Dagmar" atingiram a costa. Esta tempestade causou uma série de prejuízos na área. A Estrada Atlântica foi construído em 1983-1989 e tornou-se um caminho muito popular para os turistas que visitam a costa norte-oeste da Noruega.
  • Categoria


    ..........................................................


    LINDA!!!!! MAS ASSUSTADORA... 
    A nova rodovia que liga a Dinamarca à Suécia.

    RODOVIA...Dinamarca à Suécia...ASSUSTADOR!!!‏

{Claudio Jose} Esse Cara Sou Eu‏

PRA MIM...ELE É IGUAL A TODOS OS HOMENS...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...Todos iguais...só mudam de endereço.........Abraços 



Psicologizando ...

Reflitam sobre:

Esse Cara Sou Eu 
Roberto Carlos
* O cara que pensa em você toda hora (obsessivo).* Que conta os segundos se você demora (intolerante).* Que está todo o tempo querendo te ver (grudento/compulsivo).* Porque já não sabe ficar sem você (louco).* E no meio da noite te chama pra dizer que te ama (inseguro).
Esse cara sou eu...
* O cara que pega você pelo braço (agressivo
).* Esbarra em quem for que interrompa seus passos
(encrenqueiro/fobia social).* Está do seu lado pro que der e vier (desconfiado/esquizo).* O heroi esperado por toda mulher (Só se ele lavarpassar e cozinhar).

E a mulherada anda 'suspirando' por "Esse Cara"?!

....................................
Recebi por e-mail
Dirlei Moraes

HORA DO RISO: Virgindade Moderna‏

VIRGINDADE MODERNA
  
Primeira noite dos recém-casados. Na cama, a moça diz ao rapaz: 
- Sabe, amor, eu não disse a você, mas eu não sei fazer nadicas de nada!
  
- Não se preocupe, minha linda! Você tira a roupa, deita sobre a cama e deixa que eu faço o resto! 
  
E ela, muito meigamente, responde: 
- Não, amor! Você não entendeu !- Trepar, eu trepo bem pra cacete, desde os 12 anos. O que eu não sei é: lavar, passar, cozinhar,arrumar casa...essas coisas. 

  

.................................
Recebi por e-mail
Dirley Moraes

O QUE VAI ACONTECER HOJE NA NOVELA "SALVE JORGE"


Novela Salve Jorge - www.resumodenovelas.net
Resumo da Novela Salve Jorge - GLOBO - 21h

Segunda-feira, 14/01/2013 - capítulo 73
Helô sofre um atentado

Waleska percebe quando Rosângela entrega ela para Irina. Russo descobre que Morena e Jéssica foram na casa de Helô. Morena e Jéssica chegam à casa da delegada, mas são impedidas por Russo de subir. Pepeu e Drica ficam apreensivos ao ouvir Fatma falar com Berna sobre o dinheiro que eles pegaram. Irina avisa que Waleska trabalhará na rua depois de descobrir que ela enviou um bilhete para o Brasil.

Fatma fala para Berna que o dinheiro sumiu, Mustafa ouve a conversa e interroga a mulher. Érica conta para Márcia que ficará noiva de Théo. Théo faz a ronda no Alemão, mas Morena não deixa Júnior se aproximar com medo de que Russo saiba quem é o ex dela. Ao entrar em seu carro, Helô sofre um atentado.


Terça-feira, 15/01/2013 - capítulo 74
Stenio e Helô se beijam

Helô consegue sair do carro incendiado. Stênio se desespera com a notícia e vai até a casa da ex. Stênio e Helô se beijam. Pescoço inventa uma doença para não ir à delegacia. Sheila briga com Morena porque a amiga se recusa a lhe passar o telefone de Wanda. Amanda e Yolanda descobrem que Antônia está no flat de Carlos. Celso destrata Wanda. Áurea conta para Morena que Théo e Érica estão prestes a ficar noivos.

Berna pede para se encontrar com Wanda. Jéssica e Morena entram no prédio de Helô pela garagem. Bianca resolve voltar para o Brasil. Delzuite chega com Pescoço à delegacia. Érica pede para conversar com Théo sobre o noivado. Helô conta para Morena e Jéssica que Barros as viu em uma boate e acredita que as duas se tornaram garotas de programa.


Quarta-feira, 16/01/2013 - capítulo 75
Morena vê Théo e Érica na rua


Morena e Jéssica não conseguem se explicar para Helô porque são interrompidas por Ricardo. O policial federal conta que o vídeo de segurança que mostra o responsável pelo atentado foi encontrado. Morena se abala com o desprezo de seus vizinhos. Haroldo conta para Lívia que o bandido que sabotou o carro de Helô foi identificado. A vilã manda Russo eliminá-lo. Demir leva Bianca ao aeroporto.

Esma reclama de Zyah ter ficado sozinho depois que Ayla conseguiu um pretendente. Isaurinha leva Raissa para ver a mãe. Irina manda Waleska trabalhar na rua e Rosângela fica satisfeita. Haroldo diz para Helô e Stênio que o sabotador do carro foi morto. Morena vê Théo e Érica na rua. Celso descobre que Antônia se encontrou com Raissa e fica furioso. Morena espera por Théo na porta de casa.


Quinta-feira, 17/01/2013 - capítulo 76
Théo beija Morena

Théo e Morena se beijam. Jéssica entra no hotel de Lívia e reconhece o local. Morena mente para Théo e afirma que não esteve em Copacabana. Morena afirma a Théo que não vai mais se separar dele. Jéssica conta para Morena que encontrou o hotel para onde foram levadas. Érica descobre que Théo não dormiu em casa. Élcio insiste em se fazer de amigo íntimo do coronel na mansão dos Flores Galvão.

Théo descobre que Érica sabia da volta de Morena. Théo discute com Áurea e Érica. Russo intimida Morena. Sarila convida Zyah para a festa de noivado de Ayla. Théo encontra Morena no colégio de Junior. Helô não gosta de saber que Stênio dormirá em sua casa. Théo reconhece Jéssica e afirma que a viu com Morena em Copacabana.


Sexta-feira, 18/01/2013 - capítulo 77
Zyah e Ayla se beijam

Morena confessa a Théo que esteve na boate e fala sobre a carta de Waleska. Ele fica desconfiado e diz que vai até o local entregar a carta pessoalmente. Morena aborda o assunto tráfico de pessoas sem dizer que foi vítima, mas Théo acredita que esse tipo de crime é lenda. Helô não deixa que Stênio conte nada sobre a investigação para Lívia. Helô exige que Berna revele o que sabe sobre a adoção de Aisha. Antônia tenta prestar queixa contra o ex-marido.

Celso exige que Deborah impeça a ex-mulher de ver sua filha. Helô obriga Berna a contar a verdade para Mustafá. Théo vai à casa de Lucimar e conhece Russo. Théo comenta que Morena é muito ingênua por acreditar que exista tráfico de pessoas. Jéssica convence Morena a ir ao desfile de Lívia para tentar falar com ela sobre Wanda. Zyah encontra Ayla se preparando para o noivado e os dois de beijam.


Sábado, 19/01/2013 - capítulo 78
Celso viaja com Raissa

Ayla vai embora com Zyah de seu noivado e Ekram vê os dois. Sarila recebe o noivo da enteada e fica satisfeita com o presente que recebe. Tamar avisa que a irmã sumiu. Zyah leva Ayla para a casa de Cyla e Tartan. Lívia proíbe Wanda de fazer qualquer coisa contra Morena até o fim das investigações. Pescoço fica intrigado com o interesse de Vanúbia em Russo. Salete reclama para Stênio que Drica e Pepeu não lhe pagam.

Fatma descobre que Pepeu pegou o dinheiro de Berna. Morena pede para Théo acompanhá-la ao desfile de Lívia. Carlos pede para Antônia não fazer nada que contrarie as ordens do juiz. Celso viaja com Raissa para não deixar que ela se encontre com a mãe. Waleska alerta Rosângela sobre Irina. Lucimar leva Russo a um baile e Vanúbia chega ao local. Berna implora que Helô salve seu casamento.

Resumo das Novelas da GloboPróximos Capítulos de "Salve Jorge".


Leia Mais: http://www.resumodenovelas.net/2013/01/resumo-novela-salve-jorge-14-19-janeiro.html#ixzz2I93zgZEl


FONTE: http://www.resumodenovelas.net/2013/01/resumo-novela-salve-jorge-14-19-janeiro.html

COPA 2014 - ESTÁDIOS

Gasolina pode ficar de R$ 0,15 a R$ 0,21 mais cara


SE REPASSE FOR DE 7%

Gasolina pode ficar de R$ 0,15 a R$ 0,21 mais cara



Diário calculou o impacto da variação de gasolina comum e do óleo diesel nas bombas de combustíveis
Para sustentar a família, Francisco Wilson de Oliveira faz fretes na moto e automóvel particulares. Ambos são movidos à gasolina. Um aumento no preço desse combustível o obrigaria a repassar a majoração para os clientes. O problema é que, assim como esse exemplo, há muitos outros no Estado que explicam porque o impacto da elevação do custo desse produto seria tão intenso na economia local.



O reflexo na inflação vai depender também do tamanho dessa elevação. A reportagem fez o cálculo caso o reajuste de 7%, de acordo com o jornal Estado de são Paulo, seja realmente confirmado na próxima semana e repassado integralmente para o consumidor final.

Com base no mais recente levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o cearense pagaria entre R$ 0,15 e R$ 0,21 a mais do que desembolsa hoje por um litro de gasolina. No caso do óleo diesel, com previsão de alta entre 4% e 5%, essa majoração seria de pouco mais de R$ 0,10. Conforme a pesquisa da ANP, o preço mínimo do litro da gasolina encontrado, no Ceará, na semana compreendida entre os dias 6 e 12 de janeiro foi de R$ 2,55. Esse valor passaria a R$ 2,72 com o reajuste de 7%.

Mais simulações

No outro extremo, o valor máximo, que estava a R$ 3,00 pularia para R$ 3,21; enquanto eu o preço médio de R$ 2,72 em igual semana saltaria para R$ 2,91.

No simulacro realizado para o óleo diesel, o cenário seria de avanço entre R$ 0,09 e R$ 0,11 no preço médio do litro comercializado no Ceará. Atualmente, segundo dados coletados pela ANP, na semana mais recente deste mês de janeiro, o valor médio do combustível é de R$ 2,193.

Preocupação

"Essa alta de quase R$ 0,20 no litro se ocorrer de verdade vai me prejudicar bastante. O jeito é ter que repassar tudo para o cliente. O que já tá tuim vai ficar ainda pior", lamenta Wilson.

O assessor de Economia do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos-CE), Antônio José Costa, confirma esse patamar de aumento, contudo, diz que é impossível afirmar se os 7% serão realmente anunciados e, nesse caso, se serão repassados de forma integral. "É impossível a gente confirmar isso. O mercado é livre. Cada postos estabelece o preço que quer. Ainda existe a variável das distribuidoras", observa Antônio José Costa.

Pelo menos para o empresário Edson Matias, que trabalha com transporte escolar, um reajuste nesse momento não iria impactar de forma mais contundente. Segundo ele, o veículo de trabalho é movido a Gás Natural Veicular (GNV). "Sempre é ruim aumento de preço, mas, no meu caso, não sentiria muito", diz.

O Sindipostos-CE, porém, descarta que houvesse uma nova correria pelo GNV. "Não acredito em migração nem para o etanol, imagine o gás natural, que necessita de alteração no carro. A população ainda deve continuar com a gasolina. Quem põe R$ 50 vai continuar colocando os mesmos R$ 50, mas rodando menos".

Ainda compensaria

Conforme os cálculos do jornal, mesmo se o aumento e os novos valores para a gasolina fossem confirmados, ainda não valeria a pena encher o tanque com etanol. Para que o álcool compense mais do que a gasolina comum é preciso que o valor do biocombustível seja inferior a 70% do preço da concorrente no caso dos veículos flex. Levando em consideração o valor médio da semana mais recente pesquisada pela ANP no Ceará, a proporção, atualmente, é de 80%. Após a suposta majoração cairia apenas para 75%.

Reflexo na inflação
Para a economista Eloísa Bezerra, esse aumento viria em péssima hora para o Ceará, que tenta superar uma forte estiagem, principalmente porque a inflação de determinados produtos subiu no ano passado em virtude do transporte de itens por longas distâncias, que demandam mais custos com combustíveis.

"Seria um momento inoportuno. Mesmo com a redução da energia anunciada, uma elevação na gasolina e no diesel mexeria com o preço de vários produtos e, com certeza, traria um impacto no IPCA de janeiro e de fevereiro", antecipa.

ILO SANTIAGO JR.REPÓRTER

Impacto na inflação de até 0,28 ponto

São Paulo.
 O reajuste de 7% no preço da gasolina nas refinarias poderá ter impacto direto entre 0,13 ponto e 0,28 ponto porcentual no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo cálculos feitos por economistas. Os preços da gasolina têm participação de 3,9% no IPCA.

Ontem, o ministro interino do Ministério da Fazenda, Arno Augustin, disse que desconhece qualquer decisão sobre aumento do preço da gasolina.

Caso o governo, para amenizar o efeito do reajuste sobre os preços, eleve nos próximos meses o porcentual da mistura do etanol sobre a gasolina de 20% para 25%, esse impacto tende a ser menor. Esse aumento da mistura não seria adotado de imediato, mas sim depois, provavelmente quando as prefeituras das principais capitais do País elevarem suas tarifas de ônibus, o que deve pressionar bastante a inflação. O economista-sênior do Besi Brasil, Flávio Serrano, calculou um impacto de 0,18 ponto porcentual sobre o IPCA, sem nenhuma alteração tributária. "Se a mistura de álcool na gasolina passar de 20% para 25%, deve mitigar cerca de 4 pontos-base", disse, acrescentando que provavelmente esse efeito cairia para 0,14 ponto porcentual.

Comportamento

"Depende do comportamento do preço do álcool. Mantidas as condições de mercado, seria isso. Agora, se o preço do etanol subir, reduz esse efeito e o impacto do reajuste seria maior. Caso o preço do álcool caia, poderia até ajudar mais. Então, estamos sempre falando no curto prazo, sem considerar grandes alterações nas condições de mercado", ponderou.

O economista trabalhava com um cenário em que o governo "dividiria o aumento necessário em duas tranches". "Essa primeira seria por volta de 7%. Tudo para evitar muito impacto no IPCA no começo do ano, já que o nível da inflação esta muito elevado", disse. "Se o reajuste for confirmado na semana que vem, boa parte do impacto acontece em fevereiro, quando a inflação deverá desacelerar por conta da redução dos preços da energia elétrica", comentou.

Queda na energia será superada
As principais revisões de preços previstas para os primeiros meses deste ano - da gasolina, dos ônibus urbanos de algumas cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza e da energia elétrica - devem resultar em alta da inflação. Apesar da tentativa do governo de conter o custo de vida da família brasileira, o saldo entre as três pressões acaba sendo positivo, com os reajustes da gasolina e do transporte superando os reflexos da queda da tarifa de energia.


Redução da tarifa residencial de energia seria suplantada pelas outras elevações FOTO: DIVULGAÇÃO
"É preciso avaliar se a redução da energia terá efeito líquido de 16% para o consumidor, como espera o governo. As térmicas que estão sendo acionadas nesse período de reservatórios baixos poderão encarecer a conta de energia", alertou o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) André Braz.

Para ele, as revisões da passagem de ônibus nas cidades do Rio e São Paulo podem ser diluídas nos indicadores de dois meses, dependendo de quando forem autorizadas. Se passarem a valer a partir do meio para o fim do mês, terão reflexo também no mês seguinte. Para o cálculo do impacto dos reajustes das tarifas de ônibus nos dois municípios, o Ibre/FGV considerou um aumento de 11,84% em São Paulo, referente à inflação acumulada nos últimos dois anos, desde o último reajuste; e de 5,5% no Rio, já anunciado pela prefeitura. Em Fortaleza, o aumento de 10% já está valendo, o que antecipa os impactos.

Projetos mantidos

A diretoria da Petrobras pediu ao seu conselho de administração um reajuste nos preços de diesel e gasolina para este mês como forma de garantir os projetos previstos em seu plano de negócios, segundo fontes. A empresa espera uma recomposição dos 15% de aumento nos dois combustíveis, conforme indica o plano de negócios para o período 2012-2016, divulgado em junho passado.

A estimativa do plano, calculada para sustentar os US$ 236,5 bilhões de investimentos previstos para o período, foi apenas parcialmente atendida no ano passado pelo governo - a União é sócia controladora da companhia. A gasolina foi reajustada nas refinarias em 7,83% em 25 de junho. O diesel recebeu dois reajustes, um de 3,94%, em 25 de junho, e outro de 6%, em 16 de julho. O possível aumento neste mês não acabaria com a defasagem de preços dos combustíveis vendidos pelas refinarias da Petrobras em relação ao mercado internacional, mas garantiria a manutenção de projetos e investimentos da companhia e aliviaria o caixa, que amarga perda de US$ 1 bilhão ao mês com a diferença dos preços de importação de diesel e gasolina.

Aumento deve ‘respingar’ no etanol

São Paulo. 
O reajuste do preço do etanol hidratado nas bombas seria natural com o aumento da gasolina e viria atrelado à paridade de 70% do preço entre o combustível de cana-de-açúcar e o de petróleo. Ou seja, com aquecimento da demanda após a alta da gasolina e a opção feita pelo etanol nos veículos flex fuel, o valor do hidratado subiria e também pressionaria a inflação. “A correção do preço da gasolina é necessária e a alta do etanol hidratado ocorrerá e chegará à inflação, que será forte neste primeiro trimestre”, afirmou Fábio Silveira, sócio-diretor da RC Consultores.


O impacto da alta do preço do hidratado até poderia ser maior se o consumo do não fosse reduzido desde 2010, de 25% para 14% Foto: Tuno Vieira

Ele lembra que, por conta da entressafra da cana-de-açúcar até abril, a oferta do etanol é a que está estocada nas usinas e destilarias. “Os estoques não são altos e o preço do produto desde o fim da safra já subiu 9% em novembro, 2,5% em dezembro, e deve ter alta de mais 1,5% neste mês com sem aumento da demanda”, disse.

O impacto da alta do preço do hidratado até poderia ser maior se o consumo do combustível não fosse reduzido desde 2010, de 25% para 14%, da demanda total dos automóveis, de acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Efeito maior

No entanto, o efeito do aumento dos preços nas usinas seria maior em São Paulo, onde o preço final ao consumidor é formado por 61% do preço do produtor, ante uma média de 52% em outros estados, por causa do ICMS paulista, o menor do Brasil. Ainda segundo Silveira, o governo poderia esperar mais algumas semanas para reajustar o preço da gasolina e postergar os impactos do aumento nos indicadores de inflação. Além disso, contaria com o aumento da oferta de etanol, com início da colheita da safra 2013/2014 de cana, em abril. "Definitivamente, não é um bom momento para o reajuste (da gasolina). A aproximação da safra e a própria sinalização de oferta do etanol no mercado inibiriam a alta da preços do álcool", explicou Silveira.

Na avaliação de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, sócio da consultoria Canaplan e presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), o governo poderia utilizar mais uma vez uma manobra fiscal para evitar a alta dos preços do etanol, como já fez no passado com a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). 
Cobrada sobre a gasolina, a Cide chegou a representar 14% do preço do combustível de petróleo, mas foi reduzida, até ser zerada no último reajuste nas distribuidoras, e as altas não chegaram ao consumidor.

Consumo menor
14% é a demanda de etanol nos automóveis brasileiros atualmente. Em 2010, 25% dos carros do País utilizavam o combustível hidratado 
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1224012

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK