PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Novembro: o mês dedicado aos cuidados com a saúde do homem

Complicações do câncer de próstata, doenças cardíacas e DSTs são evitados com a ida ao consultório do urologista.

POR BLOG NOTÍCIAS DO PARCEIRO - Dificilmente o homem percebe que está com câncer de próstata. De acordo com o urologista do Hospital Água Claras, Fransber Rodrigues, a doença, em estágios iniciais, pode ser confundida com o aumento benigno da próstata, que gera distúrbios urinários nos homens. Em fase avançada, pode gerar dor nos ossos, e, na fase mais grave, insuficiência renal. Fransber reforça que a forma mais prudente de diagnóstico é por meio da vigilância frequente.

“A partir dos 50 anos, o homem deve começar a visitar o urologista, pois nessa idade a incidência do câncer de próstata começa a aumentar. Caso haja antecedentes familiares da doença, é bom que ele comece a investigação aos 45 anos. É preciso observar fatores de risco, como tabagismo e consumo excessivo de álcool. Estudos demonstram que a doença pode ser mais agressiva em homens negros, que devem estar ainda mais atentos. A indicação é que o homem vá conversar com o urologista quando atingir a idade”, esclarece.

LEIA MAIS SOBRE NOVEMBRO AZUL

Outro assunto polêmico é o exame de toque da próstata. Segundo o médico, essa é uma das formas de diagnosticar o câncer. Porém, nenhum paciente é obrigado a se submeter a essa avaliação. “A orientação dos médicos é fazer o toque em todo homem para a detecção do câncer de próstata, mas esta é uma decisão particular e não pode ser forçada”, observa o urologista.

Mesmo que ainda haja um certo tabu, o médico afirma que o estigma tem diminuído muito, principalmente por conta da quantidade de informação disponível. De acordo com Fransber, muitos homens começaram a entender que ir ao urologista não é sinônimo de fazer apenas o toque, mas sim de realizar outras avaliações e orientações essenciais para a vida deles. O médico afirma que tudo é conversado, orientado e personalizado dentro do consultório.

Quando diagnosticado o câncer de próstata, há várias possibilidades de tratamento. O médico elenca: cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal, quimioterapia e uso de medicações radiomarcadas. “Há diversas modalidades, cada uma para um estágio e característica da doença. O importante é ter o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o quanto antes. Assim, as taxas de mortalidade se seduzem muito”, enfatiza.

Sobre a cirurgia, o urologista aponta que, nos últimos anos, a técnica cirúrgica e a tecnologia envolvidas têm melhorado enormemente, incrementando os resultados e a qualidade de vida do paciente. “A cirurgia robótica, por exemplo, é uma grande aliada, pois provoca menos dor, resulta em menor perda de sangue, diminui o tempo de uso de sonda, propicia o retorno mais precoce às atividades cotidianas, entre outras vantagens, Seja qual for o tratamento, o importante é ter orientação qualificada para tomar uma decisão conjunta”, finaliza.

Entre outros assuntos importantes na vida dos homens, novembro foi escolhido como o mês em que a sociedade se mobiliza para conscientizá-los sobre os cuidados com a própria saúde.

10 coisas que todo homem precisa saber sobre a ida ao urologista:

LEIA MAIS EM...

Devemos guardar os ovos na geladeira ou deixá-los à temperatura ambiente?

 O frio ajuda a preservá-los melhor

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - O ovo é uma fonte importante de proteínas, além de conter uma grande quantidade de micronutrientes (vitaminas, minerais).

Apesar de ser regular nas nossas cozinhas, muitas vezes não sabemos como os guardar.

Devo manter os ovos na geladeira?

Quando compramos ovos no supermercado, eles ficam expostos à temperatura ambiente e pode parecer contraditório que, ao chegarmos em casa, os colocamos na geladeira à uma temperatura muito mais baixa.

Estarão os supermercados a fazer algo de errado? Segundo a abc, a resposta é não, tudo faz sentido. Se os ovos refrigerados fossem armazenados em supermercados, a mudança de temperatura que ocorreria desde a saída do supermercado até sua casa, promoveria o aparecimento de uma espécie de névoa na sua superfície e isso poderia ser perigoso em termos de segurança alimentar. A casca do ovo é porosa e, com a umidade que é gerada na sua superfície, pode ajudar a transportar micro-organismos para dentro dela, que podem contaminar os ovos.

Assim que chegarmos a casa, é aconselhável mantê-los na geladeira, pois o frio ajuda a preservá-los melhor.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1734029/devemos-guardar-os-ovos-na-geladeira-ou-deixa-los-a-temperatura-ambiente

Covid-19: Afinal, devo usar luvas além de máscara?

Se você acha que usar luvas é mais seguro, leia a opinião desses médicos.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - O uso de luvas descartáveis parece ser uma tendência crescente entre os cidadãos que tentam se proteger do novo coronavírus. Contudo, será que a utilização deste acessório é realmente necessária para travar a pandemia?

Não, a maioria das pessoas não necessita de usar luvas em espaços públicos, conforme explica um artigo publicado no jornal San Francisco Chronicle.

Anne Liu,médica de doenças infecciosas e professora associada clínica na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirma que a probabilidade do uso de luvas evitar o contágio pelo novo coronavírusé "bastante menor do que ao usar máscara".

Por uma razão específica: se por um lado, alguns micróbios não conseguem sobreviver na pele humana; por outro lado, determinados germes prosperam e multiplicam-se nos materiais comumente utilizados no fabrico das luvas, comenta a especialista.

"A minha preocupação é que as pessoas quando usam luvas tenham uma falsa sensação de segurança, e se sintam mais relaxadas quanto às duas coisas principais que estão sendo encorajadas pelas autoridades de saúde atualmente: manter o distanciamento social e lavar as mãos", diz Liuao San Francisco Chronicle.

A médica conta que já viu indivíduos na rua de luvas esfregando a testa, tocando nos óculos, mexendo na carteira e em seguida tocando em superfícies partilhadas, e que assistiu ainda a outros comportamentos de risco que espalham ativamentegermes e derrotam o intuito inicial de usar o acessório.

Mais ainda, as luvas têm de ser adequadamente retiradas das mãos para segurança dos utilizadores, evitando a propagação do víruse tal consiste em virá-las ao contrário durante a remoção e jogá-las de imediato no lixo.

"É simplesmente melhor não usar luvas, tenha sempre gel desinfetante e use-o com frequência", salienta Liu.

Fenyong Liu, professor de doenças infecciosas naBerkeley’s School of Public Health, na Universidade de Berkeley, na California, partilha a mesma opinião."Basta lavar e desinfetar as mãos regularmente", reforça. "Não há necessidade em usar luvas".

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1734263/covid-19-afinal-devo-usar-luvas-alem-de-mascara

MENSAGEM: De Alguma Maneira: Esperança

Entre as centenas de artigos que escrevi para o Pão Diário desde 1988, alguns ficaram em minha mente. Um desses é da década de 90, quando escrevi sobre um período em que nossas três meninas viajaram para um acampamento ou missão, e Estevão, de 6 anos, e eu tivemos um “dia de meninos”.

Enquanto aproveitávamos a ida ao aeroporto, meu filho virou-se para mim e disse: “Não é tão divertido sem a Melissa”, sua irmã e amiga de apenas 8 anos. Nenhum de nós sabia como essas palavras seriam cortantes. Na verdade, a vida não tem sido “tão divertida” desde que Melissa morreu em um acidente de carro, na adolescência. O tempo pode aliviar a dor, mas nada a leva embora completamente. A passagem do tempo não pode curar essa ferida. Mas há algo que pode ajudar: ouvir, meditar e saborear o consolo prometido pelo Deus de todo o conforto.

Ouça: “O amor do Senhor não tem fim! Suas misericórdias são inesgotáveis” (Lamentações 3:22).

Medite: “Pois ali me abrigará em tempos de aflição e em seu santuário me esconderá; em segurança, numa rocha alta, me colocará” (Salmo 27:5).

Saboreie: “Tua promessa renova minhas forças. Ela me consola em minha aflição” (Salmo 119:50).

A vida jamais será a mesma quando alguém que amamos morre. No entanto, as promessas de Deus nos trazem esperança e consolo.

 

FONTE:

Dave Branon

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

http://www.mensagensqueedificam.com

mensagensqueedificam@gmail.com


ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK