PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Verão começa nesta terça-feira no Brasil

Estação tem dias mais longos que as noites

POR AGÊNCIA BRASIL - Começa nesta terça-feira (21), às 12h59 (horário de Brasília), o verão no Hemistério Sul. Marcada pela elevação da temperatura em todo o país, em função da posição do Sol mais ao sul, a estação tem dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade (moderada a forte) e descargas elétricas. A estação termina no dia 20 de março de 2022, às 12h33, dando lugar ao outono.

De acordo com o prognóstico climático divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas no verão serão acima da média na maior parte do país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste.

Segundo o boletim, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas serão ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a responsável pela ocorrência de chuvas.

Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1.100 mm.

De acordo com o prognóstico, há uma probabilidade superior a 60% de que se mantenha o fenômeno La Niña durante o verão, podendo atingir a intensidade de moderado entre este mês de dezembro e janeiro/2022.

FONTEhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-12/verao-comeca-nesta-terca-feira-no-brasil

Gastem com educação, não com armas, diz papa em mensagem de paz anual

Mensagem para 1º de janeiro, Dia Mundial da Paz, foi divulgada hoje

POR AGÊNCIA BRASIL - Em sua mensagem de paz anual, o papa Francisco disse que as nações deveriam direcionar o dinheiro gasto com armamentos para a educação, denunciando os gastos militares crescentes às custas de serviços sociais.

Na mensagem divulgada nesta terça-feira (21) para o dia 1º de janeiro, o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica, Francisco também pediu um equilíbrio maior entre uma economia de livre mercado e a necessidade de ajudar os necessitados e proteger o meio ambiente.

Ele dedicou cerca de um terço da mensagem de quatro páginas à educação, dizendo que houve uma "redução significativa" nos gastos com educação e treinamento em todo o mundo, enquanto os dispêndios militares aumentaram acima dos níveis do final da Guerra Fria e "parece certo que crescerão exorbitantemente".

Ele não informou nenhuma fonte das estatísticas.

"Está mais do que na hora, então, de os governos desenvolverem políticas econômicas que visem inverter a proporção de fundos públicos gastos com educação e com armamentos", disse ele na mensagem, que é enviada a chefes de Estado e a organizações internacionais.

"A busca de um processo genuíno de desarmamento internacional só pode se mostrar benéfica para o desenvolvimento de povos e nações, liberando recursos financeiros melhor usados para saúde, escolas, infraestrutura, cuidados com a terra e assim por diante", disse ele.

As proporções de gastos militares e de educação variam entre países, mas posições sobre o que aumentar e o que cortar costumam seguir ideologias partidárias.

FONTEhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-12/gastem-com-educacao-nao-com-armas-diz-papa-em-mensagem-de-paz-anual

Felicitação de Natal e Ano Novo de nossa poetisa Aldaléia Aquino

Nesta época, em que todos se confraternizam por ocasião do aniversário do Menino Jesus, quero desejar-lhe muitas alegrias, saúde física mental, psicológica, econômica e financeira.

E que o 2022, tanto o seu quanto o meu, seja cheio de Deus.

E mais: não vamos nos esquecer do presente d'Ele: o nosso coração puro, sem pecado, e cheio de muito amor, boas ações, caridade para com as pessoas que precisam de um carinho, de um apoio, de uma luzinha na Noite de Natal.

Muitos não recebem presentes, crianças sem brinquedo, sem roupa nova, famílias sem comida, e que nunca experimentaram uma Ceia de Natal.

Eu sei que não podemos consertar o mundo, mas, se não podemos fazer muita coisa, façamos, pelo menos, o que estiver ao nosso alcance.

Meu amigo (a), peço-lhe que não me leve a mal por essas minhas palavras. Mas é que senti, no meu coração, essa vontade de fazer isso.

Que a sua Noite de Natal, e a minha também, seja tão gostosa, que nos deixe com muitas saudades.

Grande abraço e um beijo na sua alma.

@Aldaléia Aquino

CONHEÇA AS POESIAS DE ALDALÉIA AQUINO AQUI

PIX: BC garante transações internacionais e off-line em 2022

POR OLHAR DIGITAL - O PIX é o método de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central em novembro de 2020 e se tornou um dos principais meios de pagamento dos brasileiros. Neste ano, a ferramenta recebeu diversas novidades, como limitação de valor por transação, PIX Saque e PIX Troco.CONTINUE LENDO EM: https://olhardigital.com.br/2021/12/20/pro/pix-bc-garante-transacoes-internacionais-e-off-line-em-2022/

COISAS DA VIDA...

COISAS DA VIDA

A chave que encarcera o criminoso 
ou liberta o inocente.
A folha seca rolando na estrada,
a sombra que se esconde atrás do muro.
A nuvem que caminha devagar
e indiferente ao barulho do avião.
O silêncio das noites nas grandes matas
e  o lamento das cachoeiras, 
das cascatas e dos regatos.
A estrela que corre veloz 
em busca não sei do quê,
os mistérios do mar,
na sua imensidão.
O raio do sol
que se intromete no sótão escuro,
por entre as teias  de aranha. 
Um sorriso ou uma lágrima.
A formiguinha impotente ante as pisadas do homem.
A sementinha que morre 
para nascer outra planta.
O beijo apaixonado
e o da traição. 
A esposa preterida 
à "outra", merecida.
A criança que brinca,
o velho que ora.
O "sim" pronunciado no altar 
e traído em qualquer motel de periferia. 
A irresponsabilidade dos homens,
fazendo órfãos e viúvas no asfalto.
A delícia do sorvete,
a dor da fome no estômago de tantos.
A crueldade das guerras 
na busca do poder,
o milagre da Paz.
O perfume das rosas,
o calor do sol,
a brancura da neve. 
A ausência de alguém 
pra existir a saudade. 
As horas caminhando velozes,
dando-nos os dias e as noites,
o ontem,
o hoje e o amanhã. 
O homem 
a mulher,
a criança.
O rico e o pobre 
o patrão e o operário. 
O grão de areia e o diamante,
a música e a lágrima,
o ser e o não ser.
O canto do galo à meia-noite,
o miado dos gatos 
em romance nos telhados.
A cobra que mata com seu veneno,
a borboleta que beija a flor,
a abelha que suga o néctar,
e nos dá p mel.
A mão que dá
e a que recebe.
A neblina e a tempestade. 
Uma rede no alpendre
e um violão a tocar,
em noites de luar.
Um coração arrebentado pelo desamor.
O carinho do cachorro
e a bofetada do homem.
O amor e o ódio, 
a violência e o perdão.
Eu,
você.
O encontro e os desencontros!
Tudo coisas da vida!
@Aldaléia Aquino

CONHEÇA AS POESIAS DE ALDALÉIA AQUINO AQUI

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK