PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Pandemia: Estudo alerta para comportamentos alimentares preocupantes

Estes comportamentos estão ligados ao stress, sintomas depressivos e dificuldades financeiras

POR NOTÍCIAS AO MINUTOalteração da rotina provocada pela pandemia, e respectivas medidas de contenção, tiveram um efeito no comportamento alimentar das pessoas. Um estudo, publicado no International Journal of Eating Disorders, registrou seis comportamentos alimentares preocupantes. São eles: comer e petiscar sem pensar, maior consumo de alimentos, diminuição generalizada do apetite ou consumo nutricional, comer para lidar com os acontecimentos, redução no consumo nutricional e um ressurgimento ou aumento considerável dos sintomas de transtorno alimentar.

O estudo revelou que cerca de 8% dos 720 participantes afirmaram ter comportamentos extremos de controlo de peso que são prejudiciais à saúde. Como explica a Galileu, em 53% essas atitudes foram menos significativas, e 14% relataram compulsão alimentar. A acrescentar, esses resultados estão ligados ao stress, sintomas depressivos e dificuldades financeiras.

Entre estes comportamentos, dizem os investigadores, o mais preocupante é o transtorno alimentar. 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1797171/pandemia-estudo-alerta-para-comportamentos-alimentares-preocupantes

Quem bebe café tem melhor controle motor e maior nível de atenção

A investigação usou uma tecnologia apelidada de ressonância magnética funcional

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Um investigador da Universidade do Minho, em Portugal, concluiu que consumidores de café têm melhor controle motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou hoje a instituição.

Em comunicado enviado à Lusa, a Universidade aponta que o estudo, liderado pelo investigador do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) Nuno Sousa e publicado na revista Molecular Psychiatry, "oferece uma perspectiva única nas mudanças estruturais e de conectividade que acontecem no cérebro de quem bebe café regularmente".

O também presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho percebeu que, quando em repouso, quem bebe café com regularidade tem "um reduzido grau de conectividade em duas áreas do cérebro (conhecidas como precuneus direito e insular direito), indicando efeitos como uma melhoria no controle motor e nos níveis de alerta (ajudando na reação ao estímulo) em comparação com quem não bebe café".

A investigação encontrou "padrões de maior eficiência noutras áreas do cérebro, como o cerebelo", consistente com efeitos "como a melhoria do controle motor" e "uma maior atividade dinâmica em várias áreas do cérebro" a que se junta "uma notória melhoria" na aprendizagem e na capacidade de memória.

"Esta é a primeira vez que o efeito de beber café regularmente tem na nossa rede cerebral é estudado com este nível de detalhe. Fomos capazes de observar o efeito do café na estrutura e na conectividade funcional do nosso cérebro, bem como as diferenças entre quem bebe café regularmente e quem não bebe em tempo real. Estas conclusões podem, pelo menos em certa medida, ajudar a oferecer uma visão mecanicista para alguns dos efeitos observados", explica no texto Nuno Sousa.

As diferenças no cérebro, observadas em quem bebe café regularmente, foram também notadas num grupo de pessoas que não bebem café após consumirem um copo daquela bebida: "Este indicador é surpreendente, demonstrou uma capacidade do café em impor mudanças em curtos períodos de tempo e torna o café o gatilho dos efeitos", refere o texto.

A investigação usou uma tecnologia apelidada de ressonância magnética funcional (fMRI, na sigla inglesa) para comparar a estrutura e conectividade no cérebro de um grupo de pessoas que bebe café diariamente com a de um grupo de pessoas que não bebe café.

O projeto é apoiado pelo Institute for Scientific Information on Coffee.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1797119/quem-bebe-cafe-tem-melhor-controle-motor-e-maior-nivel-de-atencao

"Transmissão por ar é esmagadora". Especialistas deixam alerta à OMS

Um novo estudo científico defende que a "transmissão por ar é esmagadora", quando comparada com a transmissão por gotículas

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Seis especialistas do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá defendem, num artigo publicado na revista médica The Lancet, que há fortes evidências de que o vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, é transmissível, essencialmente, por via aérea.

"A evidência que apoia a transmissão por ar é esmagadora e a evidência que apoia a transmissão por gotículas é quase inexistente. É urgente que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências de saúde pública adaptem a sua descrição da transmissão às evidências científicas para que a mitigação se concentre na redução da transmissão aérea", defende José-Luis Jiménez, químico da Universidade do Colorado Boulder e um dos especialistas que assina o artigo, citado pelo El Mundo. 

A equipe de especialistas liderada por Trish Greenhalgh, da Universidade de Oxford, analisou os dados da pesquisa e identificou 10 linhas de evidência que sustentam o domínio da transmissão por vias aéreas. Um dos aspectos frisados pelos especialistas diz respeito ao coral musical de Skagit, de Washington, onde 53 pessoas foram infectadas a partir de um único caso positivo. 

Os responsáveis sustentam que os estudos confirmam que eventos desta natureza "não podem ser explicados adequadamente pelo contato próximo ou pelo toque em superfícies ou objetos partilhados. Além disso, as taxas de transmissão de SARS-CoV-2 são muito mais altas em ambientes fechados do que ao ar livre, e a transmissão é bastante reduzida com ventilação interna"

A transmissão silenciosa do vírus, por parte de assintomáticos, é considerada uma das principais vias de transmissão da Covid-19 em todo o mundo. 

De salientar ainda que os especialistas trazem a público casos de pessoas que foram infectadas em quartos de hotel adjacentes, sem terem estado juntas fisicamente. 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1796574/transmissao-por-ar-e-esmagadora-especialistas-deixam-alerta-a-oms

Em 2020, Covid-19 custou mais do que todos os desastres naturais do mundo nos últimos 20 anos

POR OLHAR DIGITALApós mais de um ano, os desdobramentos causados pela Covid-19 desafiam tanto a medicina, como a humanidade. Em 2020, a pandemia custou mais do que os desastres naturais do mundo combinados em qualquer um dos últimos 20 anos. Existem várias categorias para medir os impactos de uma catástrofe, como o número de mortes e ferimentos e os danos financeiros.

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK