PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Programa de suspensão de contrato e redução de jornada será estendido

Prorrogação será feita por decreto presidencial
@
O programa que prevê a suspensão de contrato de trabalho ou a redução de jornada em troca da manutenção do emprego será prorrogado, de acordo com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco. Segundo o governo, o Benefício Emergencial (BEm) preservou 11,7 milhões de postos de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com Bianco, a suspensão de contrato deverá ser prorrogada por mais dois meses. A redução de jornada deverá ser estendida em um mês. O presidente Jair Bolsonaro deve editar, nos próximos dias, um decreto com a renovação do BEm depois de sancionar a Medida Provisória 936, que criou o programa.
O texto da MP previa a possibilidade de edição do decreto. Bianco explicou que, para o trabalhador, a prorrogação não será automática. Será necessário que empregador e empregado fechem um novo acordo. Ele explicou ainda que a renovação exige a manutenção do emprego pelo mesmo tempo do acordo.
Atualmente, o BEm prevê a suspensão do contrato de trabalho por até dois meses e a redução de jornada por até três meses. Com a prorrogação, os dois benefícios vigorariam por quatro meses. Dessa forma, o empregador que usar o mecanismo pelo tempo total não poderá demitir nos quatro meses seguintes ao fim da vigência do acordo.
Segundo Bianco, as empresas com acordos de suspensão de contratos de dois meses prestes a encerrar podem fechar um novo acordo de mais um mês de redução de jornada, antes que a prorrogação perca a validade. “Aquelas [empresas] com os contratos de suspensão se encerrando ainda têm um mês remanescente de redução de jornada a ser utilizada. No entanto, ainda teremos nos próximos dias o decreto de prorrogação”, explicou.
Mais cedo, o Ministério da Economia divulgou que os acordos de redução de jornada e de suspensão de contratos haviam preservado 11.698.243 empregos até a última sexta-feira (26). O governo desembolsará R$ 17,4 bilhões para complementar a renda desses trabalhadores com uma parcela do seguro-desemprego a que teriam direito se fossem demitidos.
O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, informou que o fechamento de acordos de suspensão de contrato caiu em relação ao início do programa, em abril. Para ele, isso indica reação no mercado de trabalho e que a fase mais aguda da crise econômica parece ter passado.

Caged

Em relação aos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados hoje (29) pelo Ministério da Economia, o secretário especial Bruno Bianco disse que os números de maio, que apontam o fechamento de 331,9 mil empregos com carteira assinada, representam melhora em relação a abril.
“É bom que se repita que qualquer emprego perdido não pode ser tido como algo positivo. Trabalhamos diariamente para que não se tenha nenhum emprego a menos. No entanto, temos que deixar claro esse fator que nos parece auspicioso, que nos dá esperança, que é a reação clara do mercado de trabalho nesse mês de maio em comparação com o mês de abril”, afirmou Bianco.
FONTE: Agência Brasil https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-06/programa-de-suspensao-de-contrato-e-reducao-de-jornada-sera-estendido

OMS divulga novas diretrizes para enfrentamento da pandemia

Dexametasona faz parte de novas frentes de luta contra covid-19
@
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou hoje (29) - data que precede o aniversário de 6 meses dos primeiros relatos sobre o surgimento de casos de pneumonia aguda que revelariam o novo coronavírus -, que a organização atualizou a resposta à pandemia. Segundo Guebreyesus, cinco novas diretrizes guiarão as decisões e recomendações repassadas a todos os países a partir de agora.
“Há seis meses, nenhum de nós poderia imaginar como o nosso mundo, e nossas vidas, seriam jogadas em tantas incertezas por esse novo vírus. Nesses seis meses, a OMS e nossos parceiros trabalharam incessantemente para ajudar todos os países na resposta a esse novo vírus”, disse.
As diretrizes anunciadas pelo médico são o empoderamento de comunidades, a supressão da transmissão, o salvamento de vidas, a aceleração de pesquisas e a liderança política. Segundo Ghebreyesus, as diretrizes são resultado de trabalho conjunto entre pesquisadores, clínicos e especialistas para “destilar ciência em evolução para gerar conhecimento”.

Dexametasona

Durante a apresentação das novas diretrizes, o diretor-geral da OMS citou um medicamento específico, a dexametasona, quando se referiu ao salvamento de vidas. A OMS já havia se manifestado sobre os efeitos da medicação em casos graves da covid-19. Segundo estudos iniciais, o corticosteróide reduziu em até 30% as mortes em pacientes que desenvolveram o sintoma mais agressivo da covid-19, a síndrome respiratória aguda grave (SRAG). “Prover oxigênio e dexametasona para pessoas com doença severa e em estado crítico salva vidas”, argumentou.
A dexametasona é um medicamento que circula desde a década de 1960, e é prescrita para reduzir a resposta inflamatória do corpo em doenças autoimunes. A droga também é utilizada para tratar certos tipos de câncer, como lúpus. A dexametasona não possui patente ativa, sendo um medicamento de baixo custo e amplamente acessível em diversas localidades. 

Segunda onda

O chefe da OMS voltou a alertar que ainda há muitas pessoas suscetíveis e que ainda há muitos lugares que não foram afetados pela presença do vírus, o que possibilita uma nova escalada no contágio. “Alguns países estão passando por um aumento de casos durante a reabertura das economias e das sociedades, mas a dura realidade é [que] não estamos nem perto do final. Apesar do progresso de muitos países, globalmente a pandemia está se acelerando. Estamos todos juntos e ficaremos juntos durante toda essa longa jornada”.
FONTE: Agência Brasil https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/oms-divulga-novas-diretrizes-para-enfrentamento-de-pandemia

Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior

A residência é o lugar mais seguro para as pessoas nesse momento, segundo especialistas
@
Um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tornou mais fácil identificar lugares onde, segundo pesquisadores, a chance de ser infectado pelo vírus SARS-Cov-2, responsável pela pandemia de covid-19, é bem maior. Os resultados parecem comprovar o que já é protocolo sanitário em todo o Brasil: a residência é o lugar mais seguro para as pessoas nesse momento.

A equipe de virologistas responsáveis pelo levantamento coletou amostras de lugares públicos de alta circulação na cidade de Belo Horizonte. O método utilizado foi parecido com os testes realizados para detectar a presença do vírus no organismo: o swab - um tipo de cotonete alongado que, quando friccionado contra superfícies, coleta o material em repouso - foi usado em pontos de ônibus, corrimãos, entradas de hospitais e até mesmo bancos de praças. Das 101 amostra colhidas, 17 continham traços do novo coronavírus.

“Para se avaliar o risco de um determinado local, levamos em consideração três elementos: o número de pessoas que podem portar a infecção, o nível de aglomeração esperado nos ambientes e a chance de haver pessoas com a infecção no local”, explicou o infectologista e professor de medicina da UFMG, Matheus Westin.

O médico lembra, ainda, que objetos também podem ter partículas infecciosas inertes. Frutas, verduras, caixas e outros itens que ficam expostos podem carregar o vetor de infecção. O estudo classificou as áreas de risco de acordo com os três pilares sanitários identificados pelos médicos. Veja o infográfico:
O estudo mostrou também que profissionais que trabalham na linha de frente de combate ao novo coronavírus estão muito mais suscetíveis ao contágio, já que a proximidade com infectados é inevitável.

“Todas as formas de assistência direta envolvem proximidade. Desde os cuidados primários, como administrar medicação ou conversar com o paciente, aos procedimentos invasivos, como ajustar o ventilador mecânico, aspirar as vias aéreas ou entubar o paciente, tudo isso cria um grande risco de transmissão”, argumenta Westin.

Segundo o médico e professor, o investimento em equipamentos de proteção individual (EPIs) de qualidade é crucial, e pode definir se o profissional médico será contaminado ou não ao tratar pacientes. “Boa parte desse equipamento é de uso único. A troca deve ser periódica. Mas não dá pra esquecer que o profissional de saúde, ao chegar em casa, deve lavar bem com água e sabão as vestimentas hospitalares para remover traços de contaminação das roupas”, informou.

Com informações da Agência Brasil
FONTE: Notícias ao Minuto https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1520613/saiba-em-quais-lugares-o-contagio-pelo-novo-coronavirus-pode-ser-maior

Confuso? A ciência por trás das máscaras que protegem da Covid-19

As máscaras podem ajudar a impedir a disseminação da Covid-19 e quanto mais pessoas as usam, melhor.
@
À medida que o mundo começa a sair do isolamento social, em quase todos os lugares é exigido usar uma máscara facial, como em espaços públicos, de forma a reduzir a probabilidade de propagação da Covid-19. 
Apesar da confusão inicial, a Organização Mundial da Saúde, apoiada pela ciência, está agora segura: as máscaras podem ajudar a impedir a disseminação da Covid-19 e quanto mais pessoas as usam, melhor.
Existem vários estudos que apoiam a eficácia das máscaras.
Em primeiro lugar, a categoria dos estudos de laboratório sobre as gotículas respiratórias e a capacidade de bloqueio de várias máscaras. Uma experiência afirma que centenas de gotículas são geradas ao dizer uma frase simples, mas que quase todas essas gotículas foram bloqueadas quando a boca foi coberta por um pano úmido. Outro estudo  relacionado com a gripe e com a constipação comum descobriu que usar uma máscara cirúrgica reduz significativamente a quantidade de vírus respiratórios emitidos em gotículas e aerossóis.
Mas a evidência mais forte a favor das máscaras vem de estudos de cenários do novo coronavírus. Um estudo recente publicado na Health Affairs, por exemplo, comparou a taxa de crescimento da Covid-19 antes e depois do uso de máscara em vários locais nos Estados Unidos. Segundo o estudo, a utilização de máscaras levaram a uma desaceleração na taxa de crescimento diário da Covid-19, que se tornou mais evidente ao longo do tempo. 
Outro estudo analisou as mortes por coronavírus em 198 países e constatou que aqueles com normas culturais ou políticas governamentais que favorecem o uso de máscaras apresentaram menores taxas de mortalidade.
As máscaras protegem as pessoas que as usam ou as pessoas ao seu redor?
O melhor benefício é para as outras pessoas. As máscaras podem ser mais eficazes como uma espécie de 'controle de origem', porque podem impedir que as gotículas expelidas maiores evaporem em gotículas menores que podem viajar mais longe.

NEUROCIENTISTA RECOMENDA 5 NUTRIENTES PARA ESTIMULAR E PROTEGER O CÉREBRO

No vídeo de hoje você vai conhecer e saber porque, da recomendação de um neurocientista de 5 nutrientes para estimular e proteger o cérebro!
@Reprodução / Youtube

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para nossa saúde física e mental.

Quando ingerimos bons alimentos, estamos fortalecendo nosso corpo e colaborando com a prevenção de uma série de doenças e condições, como por exemplo a diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão.

Sabia que o cérebro, assim como qualquer outro órgão, também precisa de nutrientes específicos para funcionar no seu potencial máximo?

O encéfalo, parte superior do sistema nervoso central que controla nosso organismo, precisa muito mais do que proteínas, carboidratos e gordura. Por isso, ingerir uma boa combinação de micronutrientes (vitaminas e minerais) é importante.

Por isso no vídeo de hoje você vai saber como turbinar o cérebro com os melhores minerais para ele!

  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Potássio
  • Sódio

Agora que você conhece os 5 micronutrientes que são incríveis para o seu cérebro, inclua na sua dieta esses alimentos, e caso deseje suplementar, procure um nutricionista ou médico para fazer os exames necessários e te aconselhar na administração desses suplementos.

FONTE: Natureza - Curas Naturais
https://www.youtube.com/watch?v=o7qunLVkNuI

Professora formada na Índia libera 20 Aulas de Yoga Online Gratuitas

@
Olá, leitores!
O Yoga é uma prática milenar que pode trazer inúmeros benefícios para a nossa vida. Entre eles, o autocontrole, melhora na postura, redução da ansiedade e autoconhecimento.
Para a professora de yoga Fernanda Toyomoto, “o yoga é 99% prática e 1% teoria, ele não acontece apenas nos dias em que você acorda de bom humor e motivada (o). Acontece muito mais nos dias que você vence as barreiras da preguiça, do frio e das dores físicas e mentais. Durante as prática, rimos, choramos, nos frustramos, nos desafiamos, temos medo, somos vulneráveis”.
É sempre interessante procurar um profissional que possa te acompanhar e recomendar exercícios direcionados para o seu objetivo. Porém, também é possível aprender e praticar sozinho (a) em casa. 
Existem diversos canais na internet que ensinam os princípios básicos do yoga e exercícios que podem ser feitos em casa. Pensando em ajudar você a dar o primeiro passo, selecionamos 20 vídeos para ajudá-los nessa jornada. São pocket yoga, ou seja, aulas curtas de yoga de no máximo 30 minutos para fazer onde e quando quiser. 

20 aulas de yoga online grátis para aprender em casa

1 – Bhramari Pranayama ou respiração da abelha ajuda na redução do stress, tensão cerebral, redução da raiva, ansiedade e insônia.

2 – O yoga ajuda a reduzir os hormônios do estresse que comprometem o sistema imunológico, levando sangue oxigenado aos vários órgãos para garantir sua função ideal.

3 – Sequência de posturas que reduzem a pressão no útero e abdômen, ajudando a aliviar o desconforto menstrual.
CLIQUE EM
MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK