PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Hipertensão? Quatro maneiras de baixar a pressão arterial

Cuide de você

Por Notícias ao Minuto - A pressão arterial elevada, também conhecida por um hipertensão, é um problema extremamente comum, mas muito grave, já que torna os indivíduos mais propensos a sofrerem de ataques cardíacos e enfartes potencialmente fatais.

Assim, a Healthline deixa-lhe algumas recomendações:

LEIA TAMBÉM: Terapias naturais. O alho pode ser útil para tratar a hipertensão?

1. Aumente a atividade e faça mais exercício

Com o tempo, o seu coração fica mais forte e bombeia com menos esforço. Isso coloca menos pressão sobre as artérias e reduz a pressão arterial.

2. Deixe de fumar

Parar de fumar é bom para a sua saúde geral. Fumar causa um aumento imediato, mas temporário, da pressão arterial e da frequência cardíaca. A longo prazo, os produtos químicos do tabaco podem aumentar a sua pressão arterial, danificando as paredes dos vasos sanguíneos, causando inflamação e tornando as artérias mais estreitas. As artérias endurecidas causam aumento da pressão arterial.

3. Cortar nos alimentos processados

Evitar os alimentos processados irá ajudá-lo a ingerir menos sal, menos açúcar e menos hidratos de carbono refinados. Tudo isso pode resultar numa redução da pressão arterial.

4. Perca peso, se necessitar

Se está acima do peso, perder algum pode reduzir a sua pressão arterial. Além disso, reduzirá o risco de outros problemas médicos.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1768026/hipertensao-quatro-maneiras-de-baixar-a-pressao-arterial

Sorteio define que Palmeiras decidirá em casa a Copa do Brasil contra o Grêmio

As datas da decisão da Copa do Brasil sofreram uma alteração em relação ao que estava programado originalmente

Por Notícias ao Minuto - A grande decisão da Copa do Brasil será no estádio Allianz Parque, em São Paulo. Em um sorteio realizado nesta quinta-feira na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, com as presenças dos técnicos Abel Ferreira e Renato Gaúcho, ficou definido que Palmeiras e Grêmio começarão a final do torneio em Porto Alegre, na Arena do Grêmio, e farão o segundo jogo na capital paulista.

De acordo com o cronograma divulgado pela CBF nesta semana, as datas da decisão da Copa do Brasil sofreram uma alteração em relação ao que estava programado originalmente. Os jogos seriam nos dias 3 e 10 de fevereiro, mas a presença do Palmeiras na final da Copa Libertadores contra o Santos, no próximo dia 30, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, fez os duelos passarem para 11 e 17 de fevereiro.

Mas ainda há a possibilidade de uma nova mudança de datas. Isso vai acontecer se o Palmeiras conquistar o título continental. Como o clube alviverde terá que disputar o Mundial de Clubes da Fifa, entre 1 e 11 de fevereiro, no Catar, a decisão da Copa do Brasil passaria então para os dias 28 de fevereiro e 7 de março, logo após a 38.ª e última rodada do Campeonato Brasileiro e já pegando datas reservadas para os campeonatos estaduais.

O português Abel Ferreira gostou do sorteio, mas disse que seria melhor para o Palmeiras se tivesse a presença da torcida. "A torcida é um acréscimo de energia, mas como eu disse, para mim é igual. Depende muito do primeiro jogo. A gente veio com vantagem da Argentina, mas vocês viram o quão difícil foi. Cada jogo tem sua história, particularidades diferentes. Já há um conhecimento mútuo, o Renato sabe como o Palmeiras joga, o Palmeiras sabe como eles jogam. Que seja um grande espetáculo, que vença o melhor, espero que seja o Palmeiras", disse.

Renato Gaúcho seguiu a mesma linha. "Eu gostaria muito de decidir em casa, mas isso não foi possível. Hoje em dia não tem gol qualificado e como o Abel falou, não muda muito. O Grêmio joga da forma que ele joga, vamos jogar dessa forma contra o Palmeiras. Como o Abel falou, conhecemos eles e eles nos conhecem. São dois grandes times", afirmou o treinador gremista.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/1768081/sorteio-define-que-palmeiras-decidira-em-casa-a-copa-do-brasil-contra-o-gremio

Pazuello diz a prefeitos que vacinação contra covid deve começar em 20 de janeiro

O ministro repetiu aos prefeitos que 8 milhões de doses de vacinas devem estar disponíveis em janeiro

Por Notícias ao Minuto - O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou a prefeitos, em reunião nesta quinta-feira, 14, que a vacinação contra a covid-19 deve começar no próximo dia 20. A data já era apontada pelo governo federal como o cenário "mais otimista" para abrir a campanha de imunização. Pazuello participa de reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Mais de 130 chefes de municípios acompanham virtualmente a discussão.

O ministro repetiu aos presentes que 8 milhões de doses de vacinas devem estar disponíveis em janeiro, sendo 2 milhões do modelo de Oxford/AstraZeneca e 6 milhões da Coronavac. Estes imunizantes serão entregues no Brasil pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan, respectivamente.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidirá no domingo, 17, se libera ou não o uso emergencial destes dois imunizantes. Após este aval, as doses poderiam ser aplicadas na população.

Pazuello disse aos prefeitos que as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca devem chegar aos Estados na segunda-feira, 18. Um avião sairá na noite desta quinta-feira, 14, do Brasil para buscar as doses na Índia. A previsão de retorno é no próximo sábado, dia 16. Antes do aval da Anvisa, porém, as doses devem ficar sob cuidados da Fiocruz.

Há uma disputa entre os governos federal e de São Paulo pela "primeira foto" da vacinação no Brasil. O ministério planeja realizar um evento no Palácio do Planalto para começar a campanha. A ideia era realizar o evento no dia 19. Bolsonaro já disse que não irá se vacinar contra a covid-19. Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na quarta-feira, 13, que quer abrir a vacinação no seu Estado imediatamente após a decisão da Anvisa.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/1768082/pazuello-diz-a-prefeitos-que-vacinacao-contra-covid-deve-comecar-em-20-de-janeiro

Transtorno bipolar: o que é, sintomas e tratamento

Teste de Bipolaridade: Já fez?

Por Tua SaúdeO transtorno bipolar é um distúrbio mental grave no qual a pessoa apresenta períodos de alternância de humor, que podem variar desde depressão, em que há profunda tristeza, a mania, em que há extrema euforia, ou hipomania, que é uma versão mais suave da mania.

Também chamada de distúrbio bipolar, doença bipolar e doença maníaco-depressiva, esta doença afeta igualmente os homens e as mulheres, podendo ter início na adolescência ou a partir dos 30 anos de idade.

Deve-se lembrar que nem toda a variação de humor significa que há um transtorno bipolar. Para que a doença seja identificada, é necessário passar por uma avaliação do psiquiatra ou psicólogo, que detectará como a pessoa vivencia as fases e de que forma estas interferem no seu dia-a-dia.

Principais sintomas

O sinal mais característico do transtorno bipolar é a variações drástica de humor que podem incluir períodos de:

  • Agitação, euforia e irritabilidade;
  • Mau humor, tristeza, ansiedade e pessimismo;
  • Sentimento de culpa, inutilidade e desamparo;
  • Crenças irrealistas em suas habilidades;
  • Fala muito rápida;
  • Desejo sexual aumentado;
  • Perda de interesse por coisas que se gostava;
  • Dificuldade de concentração;
  • Vontade para dormir por muito tempo;
  • Pensamentos suicidas e de morte.

Dependendo do tipo de sintoma, a pessoa pode estar vivenciando uma fase de depressão, de mania ou de hipomania.

Teste online de transtorno bipolar

Se acha que pode estar sofrendo com transtorno bipolar, responda às seguintes questões tendo por base os últimos 15 dias:

SAIBA MAIS EM: https://www.tuasaude.com/transtorno-bipolar/

Libertadores volta a ter decisão 100% brasileira após 15 anos

Brasil já protagonizou 2 das 3 finais entre times de um mesmo país

Por Agência Brasil - Disputada pela primeira vez em 1960, a Libertadores só teve três finais entre times do mesmo país até hoje. A quarta será no próximo dia 30, entre Santos e Palmeiras, às 17h (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. O Peixe se classificou nesta quarta-feira (13), ao atropelar o Boca Juniors (Argentina). O Verdão avançou na terça-feira (12) ao superar o River Plate (Argentina) no placar agregado. Quinze anos depois, a decisão do maior torneio de clubes da América do Sul será 100% brasileira.

A primeira vez foi em 2005, quando se enfrentaram São Paulo e Athletico-PR. Como a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) avaliou que a Arena da Baixada (antes da reforma para a Copa do Mundo de 2014), em Curitiba, não tinha capacidade mínima para receber o jogo de ida, o Furacão teve de mandar o duelo no Beira-Rio. Após um empate por 1 a 1 em Porto Alegre, o Tricolor goleou no Morumbi, na capital paulista, por 4 a 0, e assegurou o tricampeonato sul-americano.

LEIA MAIS EM...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK