PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

POESIA: EU AMO A VIDA

EU AMO A VIDA      

Eu amo a vida
em cada manhã que nasce,
risonha,
iluminada,
recebendo o beijo quente
de um sol bem novinho,
todo de ouro,
e no tom misterioso e triste
de uma tarde que morre!
Amo-a na beleza das rosas,
na maciez das suas pétalas,
no sabor do seu perfume,
e a aspereza do cactus,
com os seus espinhos,
sua arma, 
sua defesa!
Eu amo a vida 
no queixume suave do regato,
na ternura do seu abraço co'as pedras,
em plena floresta,
escondidinho,
humilde,
caminhando sempre,
sem parar,
e na bravura misteriosa do oceano,
indo e voltando,
continuamente,
e mostrando ao mundo
o poder d'Aquele que o fez!
Amo a vida no olhar puro da criança,
e na expressão sombria e triste
dos olhos da velhice,
olhar que já passou,
conquistou,
sorriu,
e hoje chora lágrimas,
talvez de saudade...
Um olhar que olhou distâncias...
e se perdeu no mundo dos sonhos...
Sim,
o olhar cansado da velhice,
talvez bem próximo do olhar de Deus!
Eu amo a vida,
no sorriso e na lágrima,
na música e  na poesia!
Eu quero bem à vida,
na borboleta que voa
e na abelha que nos dá o mel!
Amo-a no gorjeio do rouxinol,
no assobio da cigarra,
no pio da juriti!
Eu amo a vida
no tilintar da chuva no telhado, 
em noites de inverno,
e na gota de orvalho,
brilhante,
frágil e tímida,
adormecida na folha da roseira.
Amo-a no grão de areia,
pisado e esquecido,
e na montanha altaneira,
orgulhosa e bela!
Amo-a, sim,
em cada estrela do céu!
Eu quero bem à vida,
na figura forte e generosa de uma mãe
e na presença nobre e poderosa de um pai!
Eu a amo em tudo!
Em mim e em você,
que é meu irmão,
com qualquer coisa de mim.
Em você,
que foi meu mestre,
o meu cicerone
nos caminhos da instrução!
Quero-a muito em você,
meu colega de trabalho.
Eu quero bem à vida
nas mãos pretas e magras
dos que esmolam pelas ruas
e nas mãos sagradas do sacerdote
que eleva o Corpo de Cristo
na Hóstia do altar!
Eu amo a vida,
afirmação autêntica 
do poder de Deus!
Amo-a por ser boa e cruel,
amarga e doce,
alegre e triste!
Amo-a também em você!
Eu amo a vida,
neste sentimento profundo
que guardo no claustro da minha alma.
Eu a amo em tudo!
Até mesmo nesta saudade enorme
que chora dentro de mim,
e que não morre,
porque o amor não morreu!

@Aldaléia Aquino

Dia Mundial de Luta contra a Aids: Brasil tem 920 mil pessoas com HIV

 Maioria dos casos se concentra em pessoas de 25 a 39 anos

POR AGÊNCIA BRASIL - No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta terça-feira (1°), o Ministério da Saúde (MS) apresentou o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2020, que traz os dados de diagnósticos e infectados consolidados do ano de 2019 e um comparativo dos casos nos últimos anos no país.

Segundo a pasta, atualmente cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil: 89% delas foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas em tratamento não transmitem o HIV por via sexual, por terem atingido carga viral indetectável. Até outubro deste ano cerca de 642 mil pessoas estavam em tratamento com antirretroviral, enquanto em 2018, eram 593.594 pessoas em tratamento.

Jovens

O Ministério da Saúde estima que cerca de 10 mil casos de Aids foram evitados no país, no período de 2015 a 2019. Os jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros, concentraram o maior número de casos. Nessa faixa etária, 52,4% são do sexo masculino e 48,4% são mulheres.

Queda

Durante a apresentação dos dados na manhã de hoje, especialistas comemoram o fato do Brasil ter registrado queda no número de casos de infecção por Aids nos últimos anos. Desde 2012 houve uma diminuição na taxa de detecção de Aids no país. O número passou de 21,9 casos por 100 mil habitantes, em 2012; para 17,8 casos por 100 mil habitantes em 2019, representando um decréscimo de 18,7%.

A taxa de mortalidade por Aids também apresentou queda de 17,1% nos últimos cinco anos. Em 2015, foram registrados 12.667 óbitos pela doença e em 2019 foram 10.565. Na avaliação do Ministério da Saúde, ações como a testagem para a doença e o início imediato do tratamento, em caso de diagnóstico positivo, são fundamentais para a redução do número de casos e óbitos por Aids.

Campanha

Como tradicionalmente faz no Dia Mundial de Luta Contra a Aids o ministério lançou a Campanha de Prevenção ao HIV/Aids. Com o slogan: HIV/Aids. Faça o teste. Se der positivo, inicie o tratamento.

A campanha terá filme para TV, peças de mídia, internet e mídias sociais, cartazes e spot para rádio.

Neste ano, a ação incentiva a busca pelo diagnóstico e tratamento da doença, reforçando que a camisinha é a forma mais fácil e simples de se prevenir contra o HIV. Caso não tenha utilizado camisinha, é de extrema importância realizar o teste de HIV, gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em caso de diagnóstico positivo, a orientação é iniciar o tratamento o mais rápido possível para evitar o adoecimento por Aids. Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável, ou seja, não pode ser transmitido.

Conta de luz ficará mais cara em dezembro

 Custo será de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts hora consumidos

POR AGÊNCIA BRASIL - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reativou o sistema de bandeira tarifárias e definiu a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de dezembro, a mais alta, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts hora consumidos.

Em maio deste ano, em razão da pandemia de covid-19, a Aneel havia decidido manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro deste ano. Entretanto, em reunião extraordinária ontem (30), a diretoria do órgão avaliou que a queda no nível de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas e a retomada do consumo de energia justificavam o aumento.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Segundo a Aneel, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-12/conta-de-luz-ficara-mais-cara-em-dezembro

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online

POR AGÊNCIA BRASIL - Os cartórios brasileiros já podem autenticar documentos por meio eletrônico. O novo serviço possibilitará a certificação de cópias de forma online pelo site

A novidade vem para complementar a digitalização de outros serviços que já estavam sendo prestados na plataforma de atos notoriais eletrônicos chamada e-Notoriado. Entre eles, assinaturas digitais de escrituras, procurações por videoconferência, atas notariais e testamentos, bem como separações e divórcios extrajudiciais.

Segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB), órgão responsável por gerir o módulo da Central Notarial de Autenticação Digital (Cenad), o novo recurso permite “a materialização e a desmaterialização” de autenticações em diferentes cartórios. Dessa forma, torna mais rápido o envio do documento certificado para pessoas ou órgãos, além de verificar de forma segura a autenticidade do arquivo digital.

A Cenad foi é o único meio nacional válido para a autenticação digital de documentos. Para tanto, será necessária a apresentação de um documento originalmente físico, junto a algum cartório de notas, para que ele seja digitalizado para, então, ser enviado para autenticação.

Segundo a presidente do CNB, Giselle Oliveira de Barros, o novo procedimento permite ao usuário trabalhar com o documento eletrônico, mas com segurança jurídica.

“Após o documento ser autenticado pela Cenad, ele pode ser enviado eletronicamente (emailwhatsapp ou qualquer outra ferramenta) a órgãos públicos ou pessoas físicas e jurídicas para a concretização de negócios, tendo o mesmo valor que o documento original, físico ou digital, apresentado pelo cidadão”, informou.

Como acessar o serviço

Para acessar esse serviço, “o usuário deve solicitar a autenticação digital a um tabelionato de notas de sua preferência e enviar o documento por e-mail, caso o original seja digital. Se o documento a ser autenticado for físico, é necessário levar o impresso ao cartório para digitalização e autenticação.

Ao receber o documento por meio da plataforma, que segue as normas de territorialidade para distribuição dos serviços, o tabelião verifica a autenticidade e a integridade do documento”, informa o CNB.

A autenticação notarial gera um registro na plataforma, com dados do notário ou responsável que a tenha assinado, a data e hora da assinatura, e código de verificação. “O usuário receberá um arquivo em PDF assinado digitalmente pelo cartório. O envio do arquivo poderá ser feito por e-mailWhatsApp ou outro meio eletrônico”, finaliza.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-11/cartorios-ja-podem-autenticar-documentos-por-meio-digital

Fatos históricos, datas comemorativas e feriados de dezembro de 2020

Dezembro é marcado como o mês do Natal, dia 25, e da chegada do verão, dia 21

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Dezembro, último mês de 2020, é recheado de datas instituídas pela Organização das Nações Unidas (ONU) que celebram os direitos humanos. O 2 de dezembro é o Dia Internacional da Abolição da Escravidão. O dia seguinte, 3, é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Uma semana depois, no dia 10 de dezembro, é celebrado Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Acesse a tabela com as datas de dezembro (Fonte: Acervo da EBC)

No âmbito cultural, o mês é marcado pelo Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, e pelo Dia Nacional do Forró, 13 de dezembro, instituído para relembrar o nascimento de Luiz Gonzaga. No dia 10 de dezembro, completam-se 100 anos do nascimento da escritora ucraniana naturalizada brasileira Clarice Lispector. Já no dia 17, o nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven completa 250 anos.

Dezembro é, ainda, marcado como o mês do Natal, dia 25, e da chegada do verão, dia 21.As datas são alguns dos 101fatos históricos, datas comemorativas e feriados selecionados pelo Projeto Efemérides, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O Projeto Efemérides traz temas relacionados à história, personalidades, cultura, ciência, etc., sempre ressaltando as datas nacionais e regionais. Ele foi criado com o objetivo de oferecer mais um serviço para as áreas produtoras de conteúdo por meio de sugestões de pautas para matérias jornalísticas. A equipe da Gerência de Acervo atende aos pedidos de pesquisa: basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.

Morte do ator e dublador paulista Mário Ribeiro Vilela (15 anos) - foi o dublador oficial de Édgar Vivar no Brasil, que, entre diversos personagens, interpretava o Seu Barriga do seriado Chaves, personagem pelo qual Vilela se tornou mais conhecido. Dentre outros papéis pelos quais era conhecido estão Nhonho, da mesma série, Ota em Spectreman, Buba e Gyodai em Changeman, Spica em Os Cavaleiros do Zodíaco, vovô Blass em Fly - O Pequeno Guerreiro

Construção Eurotúnel (30 anos) - encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha num crossover (passagens que permitem trens passar de um túnel a outro), tornou possível caminhar em terra seca da Inglaterra a outras áreas da Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação, mais de 13 mil anos atrás

CONTINUE LENDO EM: https://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/1755699/fatos-historicos-datas-comemorativas-e-feriados-de-dezembro-de-2020

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK