PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Estudo diz que café pode deixar marcas profundas no cérebro

POR OLHAR DIGITAL - Uma pesquisa conjunta das universidades de Lille e Estrasburgo, ambas na França, demonstrou que hábito de tomar café pela manhã pode deixar marcas profundas no cérebro. Mas calma, não é porque são marcas que elas são negativas, muito pelo contrário.

De acordo com os pesquisadores, uma xícara diária de café pela manhã não só tem um efeito despertador nas pessoas, mas também causa melhorias nas funções cognitivas. Os resultados foram publicados no Journal of Clinical Investigation e replicados na prestigiada revista Nature. 

Continue Lendo...

LEIA TAMBÉM: EDILSON BATISTA, O HOMEM DOS GOLS BONITOS

7 contos on-line gratuitos para começar a ler autores brasileiros clássicos

POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)! 

O escritor argentino Julio Cortázar (1914 – 1984) fez uma analogia para explicar as diferenças entre os gêneros conto e romance. De acordo com ele, o romance seria como um filme e oferece várias possibilidades para explorar uma narrativa. Já o conto é como uma fotografia e possui limites físicos que devem ser respeitadosIsso não impacta, entretanto, a qualidade da história, afinal, não é o tamanho de um texto que o torna mais trabalhado ou complexo 

O formato, inclusive, pode ser uma ótima opção para introduzir leitores e leitoras no mundo literário, principalmente com as novas dinâmicas sociais — completamente influenciadas pela rapidez do mundo digital. Pensando nisso, e para valorizar as produções literárias do nosso país, selecionamos 7 contos on-line gratuitos para começar a ler autores(as) brasileiros(as) consagrados(as). 

A importância de ler autores(as) brasileiros(as) clássicos(as) 

No livro Por que ler os clássicos (1991), o escritor Italo Calvino (1923 – 1985) disse que a melhor resposta para essa pergunta seria algo como: porque é melhor que não os ler. Várias discussões nos levaram (e ainda levam) a refletir sobre essa questão, a principal delas envolve a definição do que seria ou não considerado um clássico. Nesse sentido, o contista e romancista italiano enumerou várias características que enquadram obras nessa classificação.  

Entre os conceitos dados pelo autor, destacamos o que diz que clássicos são aqueles que vivem sendo indicados e comentados, mas, quando os lemos, nos oferecem ainda mais interpretações e prazeres do que esperávamos. Ainda, clássico é o que gera burburinho, mesmo transcorridos muitos anos desde sua primeira publicação, e nos faz dividir a linha do tempo das nossas vidas em antes e depois de o conhecer. 

Isso porque, ao realizarmos a leitura deles, passamos a analisar quem somos e projetar quem queremos nos tornar. Seguindo essa linha de raciocínio, ler autores(as) brasileiros(as) clássicos(as) deve ser uma meta a se alcançar antes de morrer. Não só pelos motivos que os(as) definem assim, mas também porque, por meio de suas histórias, compartilham e nos apresentam várias faces do Brasil.  

Dessa forma, além de valorizarmos as produções literárias do país, enriquecemos nosso repertório crítico, histórico e cultural, consequentemente, ampliamos nossa visão de mundo e nossa capacidade de lidar com diferentes tipos de pessoas e situações. Portanto, ler livros e autores(as) clássicos é extremamente importante para a promoção de uma sociedade melhor e mais diversa.

7 contos on-line gratuitos para começar a ler autores(as) brasileiros(as) clássicos(as)

Para que você inicie essa aventura literária da melhor maneira possível, listamos 7 contos on-line gratuitos que você deve conhecer para começar a ler autores(as) brasileiros(as) clássicos(as). Vejamos a seguir:  

1. A espera

Criado sob encomenda, para homenagear a Grécia, esse conto foi publicado em 1981. A autora Lygia Fagundes Telles (1918 – 2022), ou “a dama da literatura brasileira”, como ficou conhecida, aborda dois temas muito discutidos em nossa sociedade: amor e liberdade. A narrativa nos apresenta a história de Nikos e Marghí, que se reencontram uma década depois de Nikos ter abandonado a namorada para viajar pelo mundo. Ficou curioso(a) para saber o que acontece? Então clique aqui e leia.   

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK