PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 2 de maio de 2020

Médico sobre a Covid-19: 'você quer enxugar uma lágrima e não tem como'

'É uma doença solitária
© Reuters
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Covid-19, além da elevada transmissibilidade, é uma doença coletiva e de solidão.
Jean Gorinchteyn, infectologista no Hospital Israelita Albert Einstein e no Instituto de Infectologia Emilio Ribas, diz que o novo coronavírus afasta a humanidade que médicos costumam ou querem direcionar para os seus pacientes e impede gestos básicos de preocupação, como ir dar um abraço na família que vai receber uma notícia ruim.

Ao mesmo tempo, a sensação de estar só também está presente do lado dos pacientes, que enfrentam o isolamento em casa ou nos hospitais, para os casos mais graves.
"Quando você está doente é um período extremamente frágil da tua vida. Você quer ser abraçado, beijado. Os doentes nem sequer podem receber a visita de parentes", diz Gorinchteyn. "Quando vemos uma situação dessas, é uma catástrofe. Isso é uma tragédia muito grande."

Gorinchteyn diz que, com a Covid-19, assim como em doenças como HIV, dengue e zika, a conscientização individual não é suficiente para o combate à doença. Não adianta uma pessoa se cuidar se outras não tiverem uma higiene respiratória correta (como tossir na dobra do braço), não limparem as mãos constantemente com água e sabão ou álcool em gel e não se isolarem quando estão doentes.

"Você pode estar olhando o seu vasinho de plantas e evitando o acúmulo de água, mas o terreno do lado está abandonado e ali foi o logradouro para depósito dos ovinhos do aedes. É a conscientização, mas nem sempre isso está relacionado com os seus cuidados, mas sim com os cuidados das pessoas que estão no seu entorno."

O especialista também afirma que é preciso cuidado com a hidroxicloroquina, que ainda não tem dados concretos que apontem benefícios de uso ou mesmo o risco de uso em pacientes com a Covid-19. Por isso, diz o infectologista, o uso em casos leves não faria sentido no momento.

Uma preocupação de Gorinchteyn é com o desgaste que o isolamento -e conflitos de narrativa envolvendo o tema- pode provocar na população, que, cansada, pode desrespeitar as regras de distanciamento, o que levará a um impacto direto no número de casos e mortes.

Segundo o infectologista, o Brasil felizmente tem um sistema de saúde único como o SUS, que, mesmo sempre muito criticado, é "uma grande mãe que acolhe as pessoas nas horas de turbulência". O sistema, ele diz, possibilita a construção de planos estratégicos para deslocamento de pacientes de unidades que estão no limite para outras regiões menos afetadas, troca que inclusive pode ocorrer entre hospitais públicos e privados.

Após se formar em 1997 na Universidade de Mogi das Cruzes, Jean Gorinchteyn, 51, fez residência em clínica médica e mestrado, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em doenças infecciosas. Atualmente, faz parte da primeira unidade de internação do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, no qual foi, por seis anos, responsável pelo Ambulatório de Aids em Idosos.

PERGUNTA - É possível comparar a pandemia do novo coronavírus com a epidemia de HIV ou com as situações com arboviroses, como dengue, por exemplo?

JEAN GORINCHTEYN - Na Aids, no começo, não sabíamos como era a contaminação, então entrávamos com luvas, máscaras, aventais. Mas não víamos a equipe médica adoecendo. No coronavírus perdemos amigos, médicos, enfermeiros. Imagine o medo, você tem sua família, seus filhos, sua esposa. Vemos médicos que não voltam pra casa. Isso é uma grande tragédia. O medo delas se contaminarem e levarem a doença para quem mais amam e ao mesmo tempo ter que estar no front atendendo. E muitas vezes com falta de EPIs [equipamento de proteção individual]. É uma doença na qual vemos a população adoecendo e quem está dando assistência também.

Ao mesmo tempo vemos a solitude daqueles que estão doentes. Quando você está doente é um período extremamente frágil da vida, em que você quer ser abraçado, beijado. Eles nem sequer podem receber a visita de parentes. É uma catástrofe. E, quando as notícias são ruins, a própria equipe médica não pode abraçar essa família. É uma doença muito só, tanto para quem atende, quanto para quem adoece, quanto para a família.O cuidado humano fica de lado.

Lavar o cabelo com água quente ou com água fria?

A água muito quente danifica o cabelo
@
Enxaguar o cabelo com a água quente ao ponto de criar vapor causa os mesmos danos do que passar um ferro de engomar pelo cabelo, alerta a revista Healthy

"Pense assim: se é muito quente para tocar, é muito quente para colocar no seu cabelo - na verdade, pode ser incrivelmente prejudicial", alerta Jenna Mast, uma cabeleireira de Nova York.

"É bom usar água quente, sem vapor, para enxaguar o shampoo. Isso permite que as cutículas do seu cabelo se abram e garante que os seus fios estejam limpos de dentro para fora”, explica. Mas depois de aplicar o condicionador, enxague com água fria para selar a cutícula. Isso adiciona um brilho saudável que dura até a próxima lavagem.
POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Três alimentos que vão ajudar a diminuir o colesterol

Alimente-se corretamente e proteja o seu coração
@
O colesterol alto é um factor de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte em todo o mundo. Uma das maneiras de controlar o colesterol é ter cuidado com a alimentação. 

Azeitonas e azeite
"Vários estudos mostraram que o azeite ou uma dieta rica em azeite diminui os níveis de colesterol total no sangue", diz Amy Riolo, autora do The Mediterranean Diabetes Cookbook, à Healthy.
Abacate
Quando substitui gorduras saturadas como as encontradas em produtos de origem animal  por gorduras de origem vegetal, como os abacates, o impacto no colesterol é significativo. Os níveis de LDL diminuem.
Salmão
O peixe é carregado com gorduras monoinsaturadas saudáveis, que têm um efeito benéfico no colesterol. O salmão é uma das principais fontes alimentares de gorduras saudáveis.POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Justiça do Ceará nega pedido de liminar para estabelecer 'lockdown' no estado

Decisão ocorre no mesmo dia em que governador Camilo Santana anunciou a prorrogação do decreto que determina o isolamento social.
Ceará chega a 8 mil casos e governador anuncia medidas
POR G1 CE
A Justiça do Ceará negou, nesta sexta-feira (1°), pedido de limitar para estabelecer o sistema de "lockdown" no estado, ou seja, o bloqueio total das divisas e o aprofundamento do isolamento social. De acordo com o pedido, as medidas de restrição adotadas pelo governo estadual não obtiveram sucesso esperado no combate à Covid-19. A decisão judicial, no entanto, afirma que o bloqueio requer análise conjunta de uma série de variáveis que envolvem as condições da saúde pública.

A recusa da liminar acontece no mesmo dia do anúncio do governador Camilo Santana de prorrogação do decreto que proíbe o funcionamento das empresas de produtos e serviços não essenciais no Ceará. O estado registra, até esta sexta, 8 mil casos de Covid-19 e 539 mortes, segundo dados da Secretaria da Saúde (Sesa).

Segundo o pedido de liminar, que partiu da ação do advogado Tibério Maciel Carvalho, o "Poder Executivo estaria com dificuldade para, com precisão científica, definir na Capital o momento exato a aplicação de medidas mais rígidas de isolamento social".

Na visão do juiz Alisson do Valle Simeao, que negou a solicitação, é o governo do Ceará que deve avaliar a dimensão econômica, orçamentária, tributária, do mercado de trabalho e organização da segurança pública para, assim, provocar a Justiça com essa finalidade.
LEIA MAIS EM...

Governador do Ceará vai prorrogar decreto de isolamento e avalia medidas ainda mais rígidas contra Covid-19

Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza demostraram preocupação com a escalada de casos e mortes por novo coronavírus
Secretário Estadual da Saúde, Dr. Cabeto, governador
 Camilo Santana e prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio

,apresentam medidas contra Covid-19 no Palácio da Abolição
 — Foto: Camila Lima/SVM
POR G1 CE
O governador do Ceará Camilo Santana afirmou, no início da noite desta sexta-feira (1º), que vai prorrogar o decreto de isolamento social e que avalia medidas ainda mais duras, principalmente, em Fortaleza. O atual decreto proíbe, até 5 de maio, aglomerações e o funcionamento de serviços não essenciais em todo o estado. O Ceará registra 8 mil casos de Covid-19 e 539 mortes, segundo dados da Secretaria da Saúde (Sesa) atualizados às 17h.

“Estamos aqui discutindo, não só a necessidade, que com certeza faremos, da prorrogação do decreto que vence na próxima terça-feira, mas estamos avaliando a necessidade de endurecermos as medidas aqui na capital, aqui em Fortaleza”, disse o governador, durante coletiva de imprensa com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Lockdown

Questionado se pode adotar o lockdown - bloqueio total de circulação de pessoas -, o governador informou que não descarta nenhuma medida.

"Com certeza estamos discutindo medidas de endurecimento aqui pra capital e não descarto nenhum tipo de medida. Mas ainda estamos avaliando, a partir de orientações científicas, com relatórios, que medidas serão essas que o Estado e a Prefeitura irão tomar pra endurecer mais ainda e restringir a capital”, disse Camilo.

"Não há a menor possibilidade de qualquer flexibilização [das regras de distanciamento social] em Fortaleza", acrescentou.
CONTINUE LENDO...

Ceará decide multar quem compartilha fake news na pandemia do coronavírus

O governo do Ceará sancionou uma lei contra fake news que estabelece multa de até R$ 2 mil para quem divulgar informações falsas sobre a pandemia.
Ceará decide multar quem compartilha fake
 news na pandemia do coronavírus
As autoridades de saúde do Ceará estão enfrentando o aumento de casos e de mensagens falsas, que confundem a população e ameaçam as tentativas de controle da epidemia.

Quem pegou ônibus nesta sexta (1º) nos terminais de Fortaleza recebeu um kit com duas máscaras de pano.

"O pessoal está receoso, diz que vinham as máscaras da China, que pode ter contaminação nas máscaras", destaca Cleuton Frota, vigilante.

A mensagem mentirosa circulou em um áudio pelas redes sociais.

"As máscaras que vêm da China, todas contaminas. São os mesmo lotes que foram para os Estados Unido. E lá, quando colocou no pessoal, matou um bocado de gente", diz o texto falso.

As máscaras foram produzidas em Fortaleza por 1,6 mil costureiras autônomas que se inscreveram num programa de geração de renda da Prefeitura.

"Pelo amor de Deus, não caiam na balela de um grupo pequeno que parece que está torcendo para pandemia causar sofrimento, angústia, dor, achando que vão tirar algum proveito disso. Algo absolutamente lamentável”, afirma Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza.

O governo do Ceará sancionou uma lei contra as mensagens falsas e estabeleceu multa de até R$ 2 mil para quem divulgá-las.

A recomendação dos especialistas é que todos usem máscaras. O risco de transmissão é muito alto quando duas pessoas conversam sem máscaras e uma delas está doente. O risco de transmissão quando as duas pessoas usam a máscaras de pano é menor porque a máscara impede que a pessoa contaminada, com sintomas ou não, elimine gotículas com o vírus no ambiente, e ao mesmo tempo diminui o risco de a pessoa não contaminada inalar partículas do vírus.

O Ceará tem 8 mil casos de Covid-19 e 539 mortes.

Os leitos de UTI já estão perto do limite com 97% de ocupação em Fortaleza, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado. A capital concentra 80% dos casos e a situação se reflete nas UPAs. Elas deveriam ser a porta de entrada para os doentes, mas muitos, mesmo com todos os sintomas da Covid, acabam voltando para casa sem atendimento.

O Francisco Menezes diz que a mãe dele, de 88 anos, está desde quinta (30) com febre sentada numa cadeira: "Vai passr a noite todinha sentada numa cadeira. Quem que aguenta, sentada? ”.

PARE A PERDA DE CABELO E FAÇA CRESCER MAIS RÁPIDO COM FOLHAS DE GOIABA

@Reprodução / Youtube

No passado, nós fizemos um vídeo sobre os benefícios da goiaba, você assistiu? Você consome goiaba? Lembra dos benefícios dela?
Assim como a goiaba, a sua folha é ótimo para: controlar os níveis de açúcar no sangue, aliviar cólicas menstruais, é rica em vitamina C, faz bem ao intestino, a pele e o coração.
E não é só isso. Sabia que ela também ajuda no crescimento dos fios? Como vimos recentemente aqui no canal, a queda dos cabelos e a ausência deles também está afetando o público masculino, que com o passar do tempo estão recorrendo cada vez mais os procedimentos estéticos e produtos químicos para fazer os fios crescerem mais rápido e de forma volumosa.
Se você também quer isso, mas quer fugir dos produtos químicos do mercado, saiba que a folha de goiaba pode te ajudar nessa missão.
Um dos inúmeros benefícios da goiaba, é interromper e prevenir a perda de cabelo, já que ela é rica em vitaminas A, B e C, além de licopeno, fibras e potássio. Tudo isso torna os fios muito mais fortes e saudáveis.
Basta colocar a água em uma panela e deixar ferver. Quando chegar ao ponto de ebulição, adicione as folhas da goiaba e deixe ferver por 25 minutos. Retire do fogo e espere esfriar por uns 30 minutos. Passado este tempo você pode fazer a aplicação.
Sabia? Para fazer o chá com as folhas de goiaba, você vai precisar de 10 a 15 folhas de goiaba e 1 litro de água.
Primeiro lave seu cabelo com um shampoo como de costume, e depois enxágue os fios com água de goiaba.
Agora, massageie o couro cabeludo por 20 minutos, para que a mistura seja absorvida pelo couro cabeludo. Fazer isso irá combater a queda de cabelo, estimular o crescimento dos fios, evitar a caspa e a oleosidade na raiz e deixar os fios mais macios e brilhantes. Fantástico não é? Faça esta receita natural se você deseja acabar com a sua queda de cabelo, e depois compartilhe conosco sua experiência.

Quem mandou matar Bolsonaro?


FONTE DO VÍDEO:
VEJA MAIS VÍDEOS ACESSANDO O CANAL DE:
Jair Bolsonaro

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK