PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Quantas pessoas deixo de infectar com distanciamento social?

Veja como calcular a quantidade de pessoas você pode deixar de infectar caso adote o isolamento social
@
Para cientistas e médicos a opinião é unânime: o distanciamento social é uma das medidas mais eficazes para contrariar a pandemia do novo coronavírus, que causa a doença da Covid-19.

De acordo com um estudo que foi divulgado recentemente a junção de medidas como o distanciamento social, quarentena, fecho imediato de escolas e de estabelecimentos comerciais e trabalhar a partir de casa casa têm a capacidade de diminuir o número de infecções em até 99,3%. 

A verdade é que de modo a impedir a proliferação do vírus é fundamental que a sociedade se una e que cada um faça a sua parte. Sendo que quantas mais pessoas optem pelo distanciamento social e autoisolamento maior é a probabilidade de 'achatar a curva' de doentes infectados com Covid-19.

Nesse sentido e de modo a demonstrar o impacto dessa decisão individual, encoranjando-a ainda mais, uma equipe de matemáticos criou uma calculadora online que estima quantas pessoas cada indivíduo poderia deixar de infectar ao evitar sair de casa durante a pandemia ou somente ao manter a distância de um metro  entre si e outras pessoas quando sai de casa. 

"A ideia é simular vários surtos de doenças e verificar como mudanças em parâmetros mudam o andamento médio da pandemia", afirma Anna Szczepanek, PhD em matemática da Universidade Jagiellonian, na Polônia, ao site IFL Science. A cientista desenvolveu a calculadora juntamente com o médico Dominik Czernia.

"Regra geral, o modelo criado por nós funciona para qualquer doença contagiosa, mas os parâmetros iniciais foram escolhidos especificamente para a Covid-19", explica Szczepanek. O desenvolvimento da calculadora única foi baseada num estudo conduzido por um grupo de pesquisa do Centro de Modelos Matemáticos sobre Doenças Infecciosas da Universidade de Londres, no Reino Unido. 

Atenção: 5 alimentos que vão fazer com que engorde na quarentena

Estar em casa de quarentena equivale a um maior sedentarismo, e por conta disso é fundamental que evite comer determinados alimentos que além de engordarem são prejudiciais à saúde.
@
De elevado teor calórico e pobres em nutrientes, um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, divulgou, segundo o jornal Metro, cinco alimentos que não devemos consumir ou apenas muito raramente.

Eis os alimentos que deve evitar, sobretudo se está atualmente em casa e não pratica atividade física.

1. Refrigerantes
Em média um refrigerante contém o equivalente a oito cubos de açúcar, o que excede o limite diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Adicionalmente, a bebida não tem qualquer contribuição nutricional para o organismo e não proporciona qualquer sensação de saciedade após o seu consumo. 

2. Produtos embutidos e carne processada
A OMS alerta que alimentos como chouriço, fiambre, presunto, bacon, paio, salame, mortadela, salsichas ou carne vermelha podem ser cancerígenos a longo prazo, além de terem um elevado teor calórico. 

3. Fast food
O suspeito do costume, não podia deixar de integrar esta lista. Extremamente tentadores, a verdade é que são alimentos altamente ricos em calorias. O modo como são preparados e os ingredientes com os quais são acompanhados (molhos, fritos, refrigerantes, etc.) são um menu que favorece a obesidade e o aparecimento de doenças cardíacas, sendo que esta é a principal causa de morte em todo o mundo. 

4. Fritos
Evite cozinhar e comer alimentos fritos em óleo ou azeite. Estes absorvem muita gordura, o que por sua vez faz com que pequenas quantidades, por exemplo de batatas fritas, tenham muitas calorias.

5. Sucos com açúcar
Comer fruta faz bem à saúde, contudo deve ingerir o alimento ao natural e não em suco. O alimento na forma de suco perde fibras e aumenta os níveis de açúcar no sangue. 
POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Autorizados sepultamentos sem atestado de óbito

As novas determinações também determinam que os registros de óbito mencionem a possibilidade de acometimento pelo vírus em casos de morte por doença respiratória suspeita.
© iStock
POR NOTÍCIAS AO MINUTO
Uma portaria conjunta do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou o sepultamento e a cremação de corpos antes mesmo da emissão das certidões de óbito por conta da pandemia do novo coronavírus.

As novas determinações, publicadas na última terça-feira, 31, também determinam que os registros de óbito mencionem a possibilidade de acometimento pela doença em casos de morte por doença respiratória suspeita.

A antecipação dos sepultamentos está liberada para casos em que há "ausência de familiares ou pessoas conhecidas da vítima ou em razão de exigência de saúde pública".

Corpos de pessoas que foram contaminadas pelo vírus podem representar riscos a profissionais que precisam manuseá-los para procedimentos fúnebres. Esse risco tem mudado rotinas e procedimentos de funerárias e de cemitérios.

Cuidados extras estão sendo exigidos de profissionais do ramo. Assim como para médicos e enfermeiros, equipamentos de segurança, como máscaras e luvas, também são necessários para esses trabalhadores. Por isso, a Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário formalizou pedido ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para que seja constituída uma reserva técnica desses materiais para que as funerárias não fiquem desprotegidas.

Novo exame de sangue pode detectar 50 tipos de câncer

Sistema usa aprendizado de máquina para rastrear doença de difícil detecção
@
POR OLHAR DIGITAL
Pesquisadores americanos revelaram um novo exame de sangue capaz de detectar 50 tipos de câncer. O teste analisa alterações químicas no DNA atingido pelos tumores, os chamados padrões de metilação. A equipe afirma que, além de informar se o paciente possui a doença, o exame constata qual o tipo do câncer.
LEIA MAIS EM...

Quer saber o que o telescópio Hubble 'viu' no dia do seu aniversário?

Há 30 anos produzindo imagens incríveis do Universo, o telescópio espacial possui um enorme acervo - e os pesquisadores escolheram 366 dessas imagens, uma para cada dia do ano
@
POR OLHAR DIGITAL
O aniversário de 30 anos do lançamento do Telescópio Espacial Hubble está chegando (é no próximo dia 24) e a Nasa segue com as homenagens. Agora, para ajudar a celebrar o aniversário de um dos prolíficos instrumentos de observação do Espaço, a agência vai mostrar para você o que o Hubble viu no dia do SEU aniversário.
LEIA MAIS EM...

Whatsapp Beta testa mensagens temporárias no Android

Nova atualização também renomeou a função no aplicativo
@
POR OLHAR DIGITAL
Desde 2019, o Whatsapp testa a possibilidade de usuários enviarem mensagens temporárias, que são excluídas automaticamente após determinado período de tempo. Agora, em uma nova atualização da versão beta do programa (2.20.110) para Android, a plataforma inseriu novos detalhes sobre este recurso, que ainda não está disponível mas pode chegar em breve na versão Beta do aplicativo de mensagens mais popular do mundo.
LEIA MAIS EM...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK