PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Bolsonaro exonera secretário especial da Cultura, Roberto Alvim

Alvim divulgou vídeo que remete a trechos de discurso de Goebbels
Secretário especial da Cultura, Roberto Alvim - Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro comunicou hoje (17) o desligamento do secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim, do cargo:  "Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência", diz a nota enviada pela Secretaria de Comunicação da Presidência de República.

Na madrugada desta sexta-feira, Alvim divulgou um vídeo, em sua conta no Twitter, que remete a trechos de um discurso do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels. No vídeo, o secretário fala sobre o lançamento do Prêmio Nacional das Artes, e sobre o que seria o ideal artístico para a pasta. Como música de fundo, o secretário escolheu uma ópera de Wagner, compositor preferido do líder nazista, Adolph Hitler.

"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada", disse Alvim.

Em um pronunciamento, Goebbels havia dito que "a arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada".

Na nota, o presidente Bolsonaro reiterou seu repúdio às ideologias totalitárias e genocidas, bem como qualquer tipo de ilação às mesmas. "Manifestamos também nosso total e irrestrito apoio à comunidade judaica, da qual somos amigos e compartilhamos valores em comum", complementou.
LEIA MAIS EM...

Homem com o maior pênis do mundo pesa genitália para provar que não está mentindo

Roberto Esquivel Cabrera, que possui o maior
 pênis do mundo, resolveu pesar seu 
membro
 para provar que seu membro realmente é gigante.
O homem que possui o maior pênis do mundo resolveu pesar seu membro para provar que seu membro realmente é gigante.
Roberto Esquivel Cabrera tem um membro de 48 centímetros de comprimento, e se tornou assunto recentemente nas mídias de todo o mundo.
O homem vive em Saltillo, no México, e espera que o livro dos Recordes possa reconhecê-lo como dono da maior genitália masculina do planeta.
Apesar de uma radiografia ser mostrada, algumas pessoas questionaram que ele estivesse falando a verdade, e assim Roberto resolveu gravar um vídeo onde aparece pesando o membro.
O mexicano diz que o órgão genital vai bem abaixo dos joelhos, e por isso ele tenta conseguir um auxílio do governo, já que não pode trabalhar.
O vídeo abaixo, apesar de censurar partes íntimas de Roberto, pode ser perturbador para algumas pessoas.
LEIA MAIS EM...

Maracanaú participa de solenidade de passagem de chefia do PRM de Fortaleza

@
A Junta Militar de Maracanaú, participou na manhã de hoje, 17 de janeiro, da solenidade de passagem de chefia do Posto de Recrutamento e Mobilização – PRM 10.001, realizado na 10ª Região Militar em Fortaleza. 
Na ocasião, o Major Cavalcante Júnior passou a Chefia para o Tenente-coronel Lúcio Rodrigues. 
O evento contou com a participação de várias autoridades do Exército Brasileiro, além de representante dos municípios cearenses. 
O secretário da Junta Militar de Maracanaú, Lenilson Silva, esteve presente na solenidade, representando o prefeito Firmo Camurça.

Saiba mais – O PRM de Fortaleza congrega a coordenação das Ações de Serviço Militar em 87 Municípios do Estado do Ceará. O Posto fica localizado na Avenida Alberto Nepomuceno, s/n, Centro, Fortaleza. Telefone para contato: 3255-1735. (Artur Filho)
POR PREFEITURA DE MARACANAÚ

População da China aumenta para 1,4 bilhão de habitantes

Número é divulgado pelo Departamento Nacional de Estatísticas
População da China cresceu para 1,4 bilhão de
 pessoas, revela estudo do governo  
 REUTERS/Jason Lee/Direitos Reservados
A população da China ultrapassou 1,4 bilhão de habitantes, pela primeira vez, no fim de 2019.

O Departamento Nacional de Estatísticas da China anunciou hoje (17), em Pequim, que a população do país aumentou em mais de 4,6 milhões em relação ao ano anterior. A China é o país com a  maior população em todo o planeta.

Em 2016, o governo chinês aboliu a política de filho único, que vigorava há mais de 30 anos. Hoje, os casais podem ter dois filhos.

Contudo, a taxa de natalidade continua a cair por causa de fatores como alto custo para a criação dos filhos em cidades e mudança nos estilos de vida.

Segundo o departamento, 14,6 milhões de bebês nasceram no ano passado na China. Houve uma queda de 580 mil em comparação com o ano anterior, e é o terceiro ano consecutivo de declínio anual.
POR AGÊNCIA BRASIL

Saliva permite medir a porcentagem de gordura corporal

Pesquisadores estudaram a concentração de ácido úrico salivar
@Dentista
A saliva humana pode ter uma função importante, além das já conhecidas que incluem lubrificar e diluir o bolo alimentar para facilitar a mastigação e a deglutição, proteger contra bactérias e umedecer a boca. Pesquisadores descobriram que ela também pode ajudar a detectar precocemente riscos de desenvolvimento de doenças pelo excesso de gordura corporal.

Ao medir a concentração de ácido úrico na saliva de adolescentes, cientistas das universidades Federal de São Paulo (Unifesp) e Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiram predizer a porcentagem de gordura corporal dos jovens. Dessa forma, identificaram adolescentes que estão com porcentual de gordura acima do ideal, mesmo antes de apresentarem sintomas de doenças crônicas relacionadas à obesidade.

“Constatamos que o ácido úrico salivar é um bom marcador preditivo da concentração de gordura corporal mesmo em adolescentes considerados saudáveis”, disse a professora da Unifesp no campus de Diadema e coordenadora do projeto, Paula Midori Castelo.

O ácido úrico acumula-se no sangue e, em proporções muito menores, na saliva. Apesar de desempenhar função antioxidante, a concentração elevada do composto no sangue e na saliva pode predispor à hipertensão, inflamação e doenças cardiovasculares.

A fim de avaliar se o ácido úrico também poderia ser útil como biomarcador para estimar a gordura corporal, os pesquisadores mediram as concentrações deste composto e de outros, como o colesterol e a vitamina D, na saliva de 248 adolescentes.

Coleta

Os jovens que participaram da pesquisa tinham de 14 a 17 anos. Dos 248 estudantes de escolas públicas de Piracicaba, no interior paulista, 129 eram meninos e 119 meninas. Eles responderam previamente a um questionário sobre o histórico médico e foram submetidos a uma avaliação odontológica a fim de identificar e excluir os que apresentavam cárie ou doença periodontal (inflamação da gengiva).

 “Esses fatores influenciariam parâmetros da saliva, como o pH [índice de acidez] e a composição eletrolítica e bioquímica. A cárie e a doença periodontal, por exemplo, estão relacionadas com a secreção de alguns analitos e citocinas na saliva e podem alterar a composição do fluido”, explicou Paula.

Os adolescentes aptos a participar do estudo foram submetidos a uma avaliação antropométrica, que incluiu medidas de altura, peso, porcentagem de gordura corporal e massa muscular esquelética por impedância biolétrica – um aparelho que mede a gordura corporal por meio de uma corrente elétrica de baixa intensidade.

O material foi coletado por meio de um dispositivo chamado salivete, após um jejum de 12 horas. A concentração de ácido úrico e dos outros compostos nas amostras foi medida por meio de um equipamento de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC, na sigla em inglês). Esse método de separação de compostos químicos em solução permite identificar e quantificar cada componente em uma mistura.

Método não invasivo

As análises estatísticas dos dados indicaram que os adolescentes que apresentaram concentrações mais elevadas de ácido úrico na saliva também possuíam maior porcentagem de gordura corporal.

Por meio da aplicação de um modelo de análise de regressão linear – que avalia a relação entre variáveis –, os pesquisadores também conseguiram predizer a porcentagem de gordura corporal dos adolescentes a partir da concentração de ácido úrico na saliva.

“A concentração de ácido úrico salivar mostrou-se um bom indicador para detectar o acúmulo de gordura corporal, mesmo em adolescentes que não estavam em tratamento para doenças crônicas, e pode dar origem a um método não invasivo e preciso para monitorar e identificar precocemente alterações no estado nutricional”, afirmou Paula.

A pesquisadora completa: “O que nos chamou a atenção, é que esses adolescentes eram saudáveis e mesmo assim já tinham ácido úrico elevado, [o ácido úrico] é um marcador precoce mesmo. Então, desde cedo, já está mostrando que tem alteração”.

O objetivo dos pesquisadores é identificar na saliva biomarcadores confiáveis, que se correlacionem com os encontrados no sangue, de modo a viabilizar o desenvolvimento de testes rápidos para monitorar o estado de saúde principalmente de crianças.

“A ideia é possibilitar a ampliação do uso da saliva como amostra biológica alternativa para análises clínicas de forma não invasiva, indolor e que pode ser coletada várias vezes, assim como a urina. É interessante para lidar com pessoas jovens, como as crianças”, comparou a pesquisadora.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Nutrition Research. O projeto foi apoiado e financiado pela Fapesp.

Enem 2019 teve 53 participantes com nota 1 mil na redação, diz Inep; candidato dá dicas sobre como atingir a pontuação

Os resultados individuais do exame foram divulgados na manhã desta sexta-feira (17). Notas dos 'treineiros' e espelho da redação saem em março.
Enem 2019: candidato Daniel Gomes, 25 anos, tirou
 nota mil na redação — Foto: Reprodução/Inep
POR G1
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 teve 53 notas 1 mil na redação, de acordo com um balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esta é a maior pontuação que pode ser atingida. Na edição anterior, houve 55 redações nota 1 mil.

Os resultados individuais do exame foram divulgados na manhã desta sexta-feira (17). O candidato pode acessar as notas por meio de CPF e senha na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/) e pelo aplicativo do Enem. As notas dos 'treineiros' e espelho da redação saem em março.

O tema da redação do Enem 2019 foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Os estudantes tiveram acesso a textos de apoio como um trecho do artigo "O que é cinema", de Jean-Claude Bernardet; um trecho do texto "O filme e a representação do real", de C.F.Gutfreind; um infográfico do periódico "Meio e a Mensagem" sobre o percentual de brasileiros que frequentam as salas de cinema; e um trecho do texto "Cinema perto de você", da Ancine.
LEIA MAIS EM...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK