PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Quantas horas diárias passa no sofá? Os efeitos para o seu corpo

Todos precisam descansar de vez em quando, mas ninguém deve ficar deitado no sofá horas e horas a fio.

Por Notícias ao Minuto - Estudos demonstraram que renunciar a qualquer exercício e ficar sentado por longos períodos é, em última análise, uma das maneiras mais comuns de ganhar peso, aumentar o risco de diabetes e até mesmo sentir dores prolongadas nas costas e nos ombros.

"Passar muito tempo sentado no geral e durante longos períodos também parece aumentar o risco de morte por doenças cardiovasculares e câncer", escreve Edward R. Laskowski, da Mayo Clinic, citado pela Eat This, Not That!

Quanto tempo é muito tempo para ficar sentado?

"Qualquer sessão prolongada - atrás de uma mesa, atrás do volante ou à frente de uma tela - pode ser prejudicial", explica Laskowski. "Uma análise de 13 estudos descobriu que aqueles que se sentam por mais de oito horas por dia sem nenhuma atividade física têm um risco de morte semelhante aos riscos apresentados pela obesidade e pelo tabaco".

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1780375/quantas-horas-diarias-passa-no-sofa-os-efeitos-para-o-seu-corpo

Contribuinte pode baixar programa da declaração do IR a partir de hoje

Prazo de entrega começa em 1º de março e vai até 30 de abril

Por Agência Brasil - A partir das 8h desta quinta-feira (25), os contribuintes podem baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador estará disponível na página da Receita Federal na internet.

O prazo de entrega começará na próxima segunda-feira (1º), às 8h, e irá até as 23h50min59s de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).

Novidades

As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas ontem (24) pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos”, para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.

Até esta sexta-feira (26), as empresas, os bancos, as demais instituições financeiras e os planos de saúde estão obrigados a fornecer os comprovantes de rendimentos. O contribuinte, no entanto, pode adiantar o trabalho e juntar documentos como contracheques e recibos, no caso de rendimentos, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-02/contribuinte-pode-baixar-programa-da-declaracao-do-ir-partir-de-hoje

Thiago Campelo, prefeito de Aracoiaba, fez uma transmissão ao vivo para atualizar as informações de enfrentamento à pandemia no município

 

APERTE O PLAY E CONFIRA COMO FOI A LIVE

Thiago Campelo
 fez uma transmissão ao vivo, no dia 23 de fevereiro de 2021, às 16:01

Thiago Campelo escreveu em seu Facebook: Atualizo agora as informações de enfrentamento à pandemia do coronavírus no município de Aracoiaba.

CONFIRA O VÍDEO AQUI

LEIA TAMBÉM: Comitê de Enfrentamento à Covid-19 anuncia as novas medidas no decreto que passa a vigorar de 18 a 28 de fevereiro em todo o Município de Aracoiaba.

Quanto mais gente nas ruas, maior a velocidade com que o vírus se espalha para mais pessoas. Se você fica em casa, a doença se espalha mais devagar e o sistema de saúde vai conseguir atender a quem precisa. Na luta contra o coronavírus, faça a sua parte: #FiqueEmCasa

Recebendo na manhã desta quinta-feira, mais um lote de vacinas: São 290 doses da AstraZeneca destinada para a imunização de grupo prioritário de idosos e 70 doses da Coronavac para a imunização dos trabalhadores e profissionais da saúde, em conformidade com as diretrizes do Ministérioda Saúde. Vamos continuar nessa luta e, enquanto aguardamos por mais vacinas seguimos o distanciamento social e as medidas de vigilância sanitárias.

46 prefeituras do Ceará decretam calamidade pública por Covid-19; veja lista aprovada na Assembleia

Validade vai até o dia 30 de junho deste ano. Decretos são pedidos em função da segunda onda da Covid-19 nas cidades.

Por Cadu Freitas, G1 CEA Assembleia Legislativa do Ceará aprovou 46 pedidos de decreto de calamidade pública, oriundos de prefeituras cearenses durante esta segunda onda da Covid-19 no território cearense. Trinta e cinco municípios tiveram o estado em questão aprovado nesta quinta-feira (25) e outros 11, na semana passada, no dia 18 de fevereiro. Durante a primeira onda, em 2020, mais de 170 dos 184 municípios cearenses tiveram a decretação aprovada pelo parlamento cearense.

Os números de Covid-19 no Ceará vêm crescendo desde outubro do ano passado e alcançaram um novo pico em 2021. Atualmente, 170 municípios estão com risco alto ou altíssimo de transmissão da doença. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) encaminhou ofício a essas prefeituras recomendando medidas mais restritivas no combate à pandemia.

O decreto de calamidade pública é solicitado por um município por meio de ofício e, após ser analisado pelos deputados, é decretado ou não o estado. A calamidade nesses 46 municípios tem validade até o dia 30 de junho deste ano. No dia 11 de fevereiro, a Assembleia aprovou a prorrogação da calamidade no estado do Ceará, até a mesma data.

O que significa o estado de calamidade pública?

O estado de calamidade pública é uma situação anormal, em que a capacidade de ação do poder público fica comprometida. Ele pode ser decretado em função de desastres provocados pela natureza ou por motivos econômicos e/ou sociais. Neste caso atual, ele é motivado pela pandemia da Covid-19, que apresenta aumento no número de casos e óbitos no Ceará.

O que pode ser feito durante a calamidade?

O prefeito pode tomar empréstimos compulsórios, parcelar dívidas do município, atrasar a execução de gastos obrigatórios e antecipar o recebimento de receitas. Além disso, o município ainda pode dispensar licitações de obras e serviços. De forma geral, podem-se aumentar os gastos públicos sem atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Quais os municípios com calamidade aprovada?

Nesta quinta-feira (25/02)

  1. Choró
  2. Irauçuba
  3. São Gonçalo do Amarante
  4. Nova Olinda
  5. Paraipaba
  6. Quixelô
  7. Caridade
  8. Umari
  9. Boa Viagem
  10. Aiuaba
  11. Forquilha
  12. Mauriti
  13. Ipaumirim
  14. Araripe
  15. Salitre
  16. Várzea Alegre
  17. Cascavel
  18. Uruburetama
  19. Arneiroz
  20. Jaguaruana
  21. Cedro
  22. Capistrano
  23. Aratuba
  24. Umirim
  25. Brejo Santo
  26. Assaré
  27. Quiterianópolis
  28. Pedra Branca
  29. Solonópole
  30. Quixeramobim
  31. Russas
  32. Groaíras
  33. Barreira
  34. Tururu
  35. Aracoiaba

Idosa de 117 anos é vacinada contra Covid-19 no Cabo de Santo Agostinho

Maria do Livramento Silva, nascida em 13 de fevereiro de 1904, recebeu a 1ª dose da vacina nesta quinta-feira (25). Família conta que ela trabalhou até os 75 anos como empregada doméstica.

Por G1 PE - Com 117 anos recém-completados, Maria do Livramento Silva foi vacinada contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (25). Moradora do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, ela recebeu a primeira dose do imunizante Oxford/AstraZeneca de dentro de sua casa, no bairro de Garapu. Segundo a família, Maria trabalhou até os 75 anos como empregada doméstica.

"Eu sempre brinco que minha mãe tem mais saúde do que eu. Eu sou hipertensa, já ela não tem nenhuma doença, nada", brincou sua filha caçula, Edileusa Eulália Silva, de 60 anos.

Ela contou que a mãe, apesar de lúcida e saudável, tem muito sono e prefere passar o dia dormindo. "Às vezes, me preocupo porque ela não quer acordar para comer. Mas ela vive tranquila e merece, batalhou muito nessa vida", declarou.

Ao tomar a vacina, Maria também estava quase pegando no sono, mas não teve medo da agulha, tampouco achou ruim se vacinar. “Estamos fechadas em casa desde o ano passado. Tomar a vacina é um alívio, ela ficou feliz”, disse a filha. Daqui três meses, a idosa ainda precisa receber a segunda dose da vacina para completar a sua imunização.

CONTINUE LENDO...

Emagrecer dormindo: 7 benefícios do sono para perder peso

Além da alimentação balanceada, o sono é um excelente aliado ao seu processo de emagrecimento, por exemplo: Dormir bem ajuda a regular a produção de hormônios relacionados com o apetite e a eliminação de radicais livres que podem favorecer o ganho peso. 

Por Tua SaúdeDormir bem ajuda na perda de peso porque promove a regulação dos níveis de hormônios relacionados com a fome, a grelina e a leptina, além de também ajudar a diminuir os níveis de cortisol no sangue, que é o hormônio relacionado com o estresse e que poderia aumentar o apetite e dificultar a queima de gordura.

A maior parte das pessoas precisa dormir entre 6 e 8 horas por dia para a reposição de energias e regulação das funções do corpo. Veja como programar uma boa noite de sono.

Uma pessoa saudável gasta, em média, cerca de 80 calorias por hora de sono, no entanto esse valor mostra que somente dormir não emagrece, mas dormir bem auxilia a perda de peso de outras formas, como:

1. Diminui a produção de grelina

A grelina é um hormônio produzido no estômago que auxilia na digestão, mas também aumenta a fome e estimula o apetite. Quando a pessoa dorme pouco ou não tem uma boa noite de sono, a grelina pode ser produzida em maior quantidade, favorecendo o aumento da fome e a vontade de comer.

2. Aumenta a liberação de leptina

A leptina é um hormônio produzido durante o sono e está relacionado com a promoção da sensação de saciedade. Ter níveis de leptina maiores que a de grelina é importante na regulação do apetite e para controlar as compulsões alimentares, que é quando se sente uma vontade incontrolável de comer.

3. Estimula o hormônio do crescimento

O hormônio do crescimento, também conhecido como GH, é produzido em maior quantidade durante o sono, e é importante para quem quer perder peso, pois estimula a redução da gordura corporal, a manutenção da quantidade de massa magra e a renovação celular, além de melhorar o funcionamento do sistema imune. 

Veja mais dicas clicando aqui!

10 Alimentos que ajudam a emagrecer

Veja aqui uma lista com eles e agora sim, pode preparar sua ida ao mercado

Por Tua SaúdeOs alimentos que ajudam a emagrecer são aqueles que melhoram o trânsito intestinal, combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo ou ajudam a queimar calorias como a melancia, a aveia e a berinjela, por exemplo.

Esses alimentos devem ser consumidos diariamente ao longo do dia, juntamente com a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável pobre em açúcar, doces, gordura, frituras e alimentos processados. Além disso, é importante também praticar atividade física diariamente, como por exemplo caminhada 3 vezes por semana por cerca de 1 hora.

1. Pêra

A pêra é rica em água e contém 71% de fibras insolúveis, garantindo maior sensação de saciedade e melhora do trânsito intestinal. Além disso, o açúcar natural da fruta tira a vontade por doces e aumenta gradualmente o açúcar do sangue, o que ajuda a reduzir a fome e a evitar o consumo de alimentos açucarados.

Como consumir: Para ajudar a emagrecer, ela deve ser consumida cerca de 20 minutos antes das refeições principais.

2. Canela

A canela é um condimento aromático que pode causar um efeito termogênico no organismo, podendo aumentar o metabolismo e aumentar o processo de queima de gordura corporal.

Além disso, a canela também ajuda a reduzir os picos de açúcar no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir a resistência à insulina, o que também favorece a perda de peso. Outros alimentos que possuem propriedades termogênicas são o gengibre, a pimenta vermelha, o café e o chá de hibisco. Conheça mais sobre os alimentos termogênicos.

Como consumir: Pode-se adicionar a canela facilmente em diversas preparações, como frutas, sucos, batidos, café, chá, bolo e bolachas, por exemplo.

3. Berinjela

A berinjela, além de ser uma fruta baixa em calorias, já que 100 gramas possuem apenas 24 calorias, também é rica em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino, no combate ao mau colesterol e à má digestão, produzindo sensação de saciedade.

Além disso, ela é rica em água, vitaminas e minerais, e pobre em calorias, ajudando a combater a retenção de líquidos e a desinchar o corpo.

Como consumir: É possível preparar a água de berinjela e beber ao longo do dia em substituição à água. Também é possível adicionar a berinjela em saladas e prepará-la em forma de chips, por exemplo. Veja algumas receitas para emagrecer comendo berinjela.

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK