PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 23 de junho de 2021

WhatsApp libera transferência bancária no app para brasileiros

POR OLHAR DIGITAL - Preparados para a praticidade e tecnologia? Nesta quarta-feira (23), os usuários brasileiros do WhatsApp receberam o aviso sobre a opção de fazer transferência bancária através do aplicativo, localizado na parte superior às conversas. Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2021/06/23/internet-e-redes-sociais/whatsapp-libera-transferencia-bancaria-no-app-para-brasileiros/

Como aprender gramática? Veja 8 dicas

POR CANAL DO ENSINOOlá, leitor(a)! 

Sim, a gramática da língua portuguesa é cheia de detalhes e muitas vezes parece indecifrável. Mas não se preocupe: no artigo de hoje, você vai descobrir tudo que precisa saber para desenvolver suas habilidades nessa área. Vamos falar sobre o Acordo Ortográfico, dar 8 dicas para aprender gramática e, ao final, listar 3 canais no YouTube que abordam o tema. Confira!  

Por que aprender gramática? 

A importância da gramática vai além de obter um bom resultado em provas, pois o domínio pleno da língua não se resume a um conjunto de normas decoradas, mas está ligado à capacidade de se comunicar de forma clara e coerente em diversos contextos 

Por exemplo, o pintor cubista Pablo Picasso (1881–1973) nem sempre seguiu essa vertente vanguardista. O início de sua carreira foi influenciado pela arte acadêmica; apenas depois de dominá-la, ele pôde explorar novas abordagens. Do mesmo modo, para se comunicar com clareza, é necessário entender as regras da língua e, posteriormente, adaptá-las para diversas situações.  

O conhecimento da gramática nos permite manipular melhor as palavras, seja na compreensão, seja na produção de textos. Uma crônica, por exemplo, traz inúmeras coloquialidades, enquanto um artigo científico adota uma linguagem técnica, mas ambos respeitam as regras gramaticais. 

Como a gramática faz parte do dia a dia? 

Para ficar mais claro, vamos mostrar como a gramática faz parte do cotidiano. Veja: 

1. Escrever receitas 

Se você fez um prato maravilhoso e pretende reproduzi-lo ou compartilhá-lo com os amigos, você deve anotar a receita, escrevendo um texto descritivo e narrativo sobre os ingredientes usados e o modo de preparo. Conhecer a gramática é essencial para escrever uma receita clara e precisa. 

2. Recordar momentos 

A análise da gramática de idiomas antigos já foi responsável pela descoberta de fatos históricos. O mesmo vale para quem gosta de escrever as memórias em um diário. Com uma redação adequada, você terá ótimos momentos relembrando episódios ou contando uma história engraçada para os amigos. 

3. Destacar-se em entrevistas de emprego 

As empresas exigem boa habilidade de comunicação. Logo, é comum solicitar exercícios de gramática e redação em processos seletivos e profissionais que dominam a língua possuem mais chances de conquistar as vagas. 

O que mudou com o Acordo Ortográfico? 

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, cujas regras passaram a ser obrigatórias em 2016, parece muito complicado. Contudo, segundo o Ministério da Educação, menos de 1% dos vocábulos foram alterados no Brasil. Portanto, basta ficarmos atentos(as) às mudanças: 

1. Alfabeto 

Agora tem 26 letras, já que foram incluídas as letras k, w e y. 

2. Trema 

O trema só será utilizado em nomes próprios estrangeiros ou em expressões derivadas. Apesar disso, a pronúncia das palavras continua a mesma. 

4. Acentos 

As palavras que eram terminadas em “êem”, como deem, leem creem, e os substantivos zoo enjoo não levam mais acento circunflexo. 

5. Ditongos abertos 

Palavras paroxítonas não têm mais acento em “ei” e “oi”. Contudo, o sinal está mantido em oxítonas e monossílabas. 

6. Acentos diferenciais 

Foram eliminados os acentos diferenciais de palavras como pêlo/pelo, pólo/polo e pára/para. Entretanto, ainda há acento para diferenciar pôr (verbo) de por (preposição) e pôde (conjugação no passado) de pode (conjugação no presente). 

7. Hífen 

O hífen não deve ser mais usado quando a 1ª palavra terminar em vogal e a 2ª começar com vogal também, como em auto-avaliação, agora autoavaliação. Ainda, foi eliminado em casos nos quais a 2ª palavra começa com “s” ou “r”anti-social, agora antissocial; contra-reforma, agora contrarreforma (sai o hífen e as consoantes são duplicadas).  

Por fim, o hífen não é mais empregado em locuções, exceto em termos consagrados pelo uso. Por exemplo, temos fim de semana e à toa, mas água-de-colônia, arco-da-velha e cor-de-rosa. 

Como aprender gramática? Veja 8 dicas 

Agora que já falamos como a gramática está no seu dia a dia e quais foram as principais mudanças do Acordo Ortográfico, confira 8 dicas para aprender mais sobre o tema: 

CONTINUE LENDO EM: https://canaldoensino.com.br/blog/como-aprender-gramatica-veja-8-dicas

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK