PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Lula faz enquete sobre horário de verão, e maioria defende retorno

Em setembro do ano passado, uma pesquisa Datafolha mostrou margem mais estreita em defesa do retorno da medida.

POR NOTÍCIAS AO MINUTOO presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iniciou na noite desta segunda-feira (7) uma enquete em seu perfil no Twitter sobre a volta do horário de verão.

Até as 22h, quase 1,2 milhão de pessoas haviam votado, com resultado esmagador pelo retorno dessa medida, que foi extinta no governo de Jair Bolsonaro (PL): havia 70,1% de respostas favoráveis e 29,9% contrárias.

A consulta termina nesta terça-feira (8). Ao promover a enquete, que não tem valor científico, Lula afirmou que fará um "governo que consulta a população".

O horário de verão em geral se estendia entre os meses de outubro e fevereiro, e seus defensores citam como justificativa a economia de energia. Já quem se opõe menciona os transtornos ao relógio biológico e questões de segurança, especialmente para trabalhadores que precisam sair para trabalhar ainda no escuro.

Lula não afirmou se vai seguir o resultado da enquete ao decidir pela volta do horário de verão.

Em setembro do ano passado, uma pesquisa Datafolha mostrou margem mais estreita em defesa do retorno da medida. Apoiaram a volta 55% dos entrevistados, enquanto 38% se disseram contrários e o restante, indiferentes.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/politica/1963750/lula-faz-enquete-sobre-horario-de-verao-e-maioria-defende-retorno

Novos títulos de eleitores podem ser solicitados a partir de hoje

TSE reabre cadastro eleitoral e retoma prestação de serviços

POR AGÊNCIA BRASIL - As operações de alistamento, transferência e revisão do cadastro eleitoral voltam a ser feitas a partir de hoje (8). Conforme previsto no calendário eleitoral, o sistema foi fechado em 5 de maio para a preparação da logística de votação das Eleições Gerais de 2022 e será reaberto nesta terça-feira.

Os serviços podem ser realizados por meio da plataforma Título Net ou, ainda, em atendimento presencial nos cartórios em todo o Brasil. Pelo sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral, o eleitor pode, além de se alistar para votar nas próximas eleições, alterar dados cadastrais, transferir o domicílio ou escolher outro local de votação. Também é possível fazer a justificativa pelo não comparecimento às urnas, gerar os boletos para o pagamento de eventuais multas eleitorais e emitir as certidões de quitação eleitoral, composição partidária, crimes eleitorais, filiação partidária e negativa de alistamento eleitoral.

Para dar início ao procedimento pela internet, o cidadão deve clicar em Atendimento ao eleitor, escolher o serviço e, depois, selecionar a unidade da federação onde fica o município ou, no caso do Distrito Federal, a região administrativa em que vota ou deseja votar. Essa localidade será o domicílio eleitoral, cujo vínculo deverá ser demonstrado por meio de um comprovante de endereço.

Completadas as etapas indicadas no autoatendimento, o eleitor deve aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. O processo pode ser acompanhado pela internet, por meio do número do protocolo gerado na primeira fase. O requerente será informado se for preciso comparecer ao cartório para concluir o atendimento.

Se não houver pendência e o alistamento, a transferência ou a revisão forem aceitos, será possível obter a via digital do título eleitoral pelo aplicativo e-Título, que funciona tanto no sistema operacional Android quanto no iOS.

O TSE destaca que o título eleitoral não é importante apenas na hora de votar. “O alistamento e a regularidade das obrigações eleitorais são condições necessárias para: realizar matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, receber vencimentos e emitir passaporte, entre outros”, explicou, em comunicado.

CONTINUE LENDO EM...

Assinaturas eletrônicas evitam fraudes e garantem legitimidade online

No mundo das assinaturas eletrônicas e digitais, que permite assinar documentos quando e onde quiser, o principal desafio é garantir a legitimidade

POR OLHAR DIGITALApesar de facilitar e democratizar alguns processos, a digitalização trouxe consigo alguns desafios. No mundo das assinaturas eletrônicas e digitais, que permite assinar documentos quando e onde quiser, o principal desafio é garantir a legitimidade das assinaturas e a identidade de quem está assinando.

A Medida Provisória Nº 2.200-2, sancionada em 24 de agosto de 2001, possibilitou garantir a autenticidade, integridade e validade jurídica de aplicações que utilizam ou não certificados digitais, o que abriu caminhos e permitiu atribuir valor jurídico às assinaturas. 

Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2022/11/07/colunistas/assinaturas-eletronicas-evitam-fraudes-e-garantem-legitimidade-online/

Homem que estava com covid há mais de um ano finalmente se cura; entenda o caso

Pesquisadores precisaram entender a genética do vírus para conseguir aplicar um tratamento assertivo

POR OLHAR DIGITAL - Finalmente, após 411 dias — aproximadamente 13 meses — testando positivo para covid-19, um homem de 59 anos conseguiu se livrar da infecção. Com a ajuda de pesquisadores britânicos, que analisaram o código genético do vírus em seu organismo, foi possível aplicar um tratamento mais assertivo. O anúncio da cura foi realizado na sexta-feira (4) com um estudo de caso publicado na revista Clinical Infectious Diseases.

A infecção persistente por covid — que difere da chamada covid longa ou episódios repetidos da doença — ocorre em um pequeno número de pacientes com sistema imunológico já enfraquecido. De acordo com Luke Snell, médico especializado em doenças infecciosas do Guy’s and St Thomas’ NHS Foundation Trust (hospital do Reino Unido), esses pacientes podem testar positivo por meses ou até anos com a infecção dando sinais o tempo todo.

Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2022/11/07/medicina-e-saude/homem-que-estava-com-covid-ha-mais-de-um-ano-finalmente-se-cura-entenda-o-caso/

Lua de sangue: entenda o fenômeno que acontece nesta terça

POR OLHAR DIGITAL - O último eclipse lunar de 2022 acontece nesta terça-feira (8), conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno vai poder ser visto em apenas uma pequena parte do Brasil, mas na internet, é claro, vão ter transmissões que vão mostrar ao vivo o nosso satélite natural com uma beleza única. O nome, apesar de parecer místico (e um tanto macabro), na verdade tem relação com a coloração da Lua; entenda.

Uma Lua de Sangue é o resultado de um eclipse lunar total – quando a Terra está entre o Sol e a Lua. É o eclipse que vai mudar a coloração visível: a mudança ocorre por causa da atmosfera terrestre. Quando os raios de Sol passam por ela, pequenas moléculas que compõem a atmosfera espalham a luz azul, o que dá ao céu a cor azul. 

Continue lendo em: https://olhardigital.com.br/2022/11/07/ciencia-e-espaco/lua-de-sangue-entenda-o-fenomeno/

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK