PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Quem não tiver valores a receber nesta etapa poderá ter nas próximas fases, diz BC

POR PROGRAMA DO ROCHINHAO Banco Central informou nesta segunda-feira (14) que quem não tiver valores a receber nesta etapa das consultas ao novo site de consulta aos recursos 'esquecidos' nos bancos poderá eventualmente ter nas próximas fases do sistema.

Muitos clientes que acessam o sistema têm recebido a mensagem para retornar a consulta em 2 de maio. Isso acontece porque, ao todo, os bancos têm R$ 8 bilhões a devolver aos clientes. Mas, nesta primeira fase, foram abertas consultas referentes à metade, R$ 4 bilhões.

Leia Também: Consulta do Banco Central de valores a receber esquecidos em bancos: veja calendário de liberação

FONTE: https://www.radialistarochinha.com.br/2022/02/quem-nao-tiver-valores-receber-nesta.html

TSE regulamenta propaganda política no Brasil

Propagandas partidárias voltam à cena após quatro anos

POR AGÊNCIA BRASIL - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentou nesta segunda-feira (14) a propaganda partidária, extinta desde 2017. Com isso, as propagandas dos partidos políticos voltam às televisões e rádios neste primeiro semestre. O retorno ocorre após decisão do Congresso Nacional, que aprovou lei sobre o tema em dezembro do ano passado.

A propaganda partidária é usada pelas legendas para divulgar ações, mostrar posições políticas e ideológicas em relação a diferentes temas e buscar novas filiações. O instrumento é diferente da propaganda eleitoral, divulgada nos horários gratuitos em anos de eleições para apresentar candidatos e suas propostas. Essa última terá início no segundo semestre, no âmbito das eleições gerais de outubro.

A resolução do TSE publicada hoje, que regulamenta a propaganda partidária, prevê o uso de recursos que garantam acessibilidade, subtitulação por meio de legenda aberta, janela com intérprete de libras e audiodescrição, sob responsabilidade dos partidos políticos. Está vedada a participação de pessoas não filiadas ao partido responsável pelo programa.

Fake news

Ainda de acordo com a publicação, está proibida a divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses pessoais ou de outros partidos, bem como a utilização de imagens ou de cenas incorretas ou incompletas, de efeitos ou de quaisquer outros recursos que distorçam ou falseiem os fatos ou a sua comunicação.

O TSE também proibiu a utilização de matérias que possam ser comprovadas como falsas ou a prática de atos que resultem em qualquer tipo de preconceito racial, de gênero ou de local de origem, além de qualquer prática de atos que incitem a violência.

Tempo de propaganda

Em janeiro, o TSE definiu o tempo que os partidos terão na propaganda gratuita no rádio e TV. As legendas com mais tempo serão DEM, MDB, PDT, PL, PP, PSB, PSD, PSDB, PSL, PT e Republicanos. Todos terão disponíveis 20 minutos, sempre em inserções de 30 segundos, totalizando 40 inserções nos dois meios de comunicação durante o primeiro semestre deste ano.

A distribuição do tempo leva em conta a bancada dos partidos na Câmara dos Deputados conquistada nas eleições de 2018. No total, foram distribuídos 305 minutos de veiculação e 610 inserções aos 23 partidos que cumpriram os requisitos.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-02/tse-regulamenta-propaganda-politica-no-brasil

Dados Demográficos de Aracoiaba em 1890

POR ACADEMIA VIRTUAL DE ARACOIABA - QUAL O TOTAL DA POPULAÇÃO DE ARACOIABA NO ANO DE SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA?

Segundo dados recolhidos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, no ano de 1878, ou seja, doze anos antes da emancipação política de Aracoiaba, que na época era denominada de Canoa, estava estimada em 2.203 habitantes.

Com a chegada da Estrada de Ferro de Baturité e a inauguração da Primeira Estação Ferroviária, no dia 14 de março de 1880, na localidade de Muamba (atual Arraial Santa Isabel), houve um crescimento significante da população. Dez anos depois da chegada da referida ferrovia - 1890, ano da Emancipação Política de Aracoiaba - , quase que dobrou a população, num total de 4.126 habitantes. Esse crescimento está relacionado justamente com a movimentação de pessoas indo e vindo de Fortaleza e de outras cidades para comprar ou vender produtos, principalmente o algodão "ouro branco", o motor econômico na época em Aracoiaba e também outras pessoas que aqui chegaram para trabalhar e permaneceram.

LEIA TAMBÉM: ARACOIABA - SUA ORIGEM

Pelo último Censo do IBGE (2010) - Aracoiaba tinha em torno de 25.391 habitantes - na zona urbana com 13.737, enquanto na zona rural 12.654, mostrando que a maioria da população se concentra na sede do município. O número de homens é de 12.788 e de mulheres 12.603.

CONTINUE LENDO EM: https://arturricardo-historiador.blogspot.com/2022/02/dados-demograficos-de-aracoiaba-em-1890.html

LEIA: Terminal Rodoviário Capitão Roberto Carneiro de Mendonça - Aracoiaba / Ceará

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK