PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 30 de junho de 2020

Ganhadores de Nobel pedem que vacinas sejam para todos

Entre os autores do apelo está o bispo sul-africano Desmond Tutu
@
O arcebispo sul-africano Desmond Tutu e o ator George Clooney estão entre as mais de 100 personalidades que assinaram um apelo para que as eventuais vacinas contra o novo coronavírus sejam declaradas como bem comum global e amplamente disponibilizadas.
O apelo é liderado pelo fundador do movimento de microcrédito Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz assim como Tutu. Segundo Yunus, algumas empresas farmacêuticas declararam que as vacinas serão proporcionadas primeiro a países ricos da Europa e aos Estados Unidos.
"O que acontece com o resto do mundo? É como se o resto do mundo fosse ser esquecido", disse o criador do Centro Yunus, estabelecido há mais de uma década para combater a pobreza.
"Esta é uma vacina que é necessária para 8 bilhões de pessoas. O que acontece com os pobres? O que acontece com países pobres que não podem pagar os preços que eles estarão cobrando nos países ricos"?
Atualmente, não existe vacina contra a covid-19, mas mais de 100 estão sendo desenvolvidas em todo o mundo, à medida que as farmacêuticas estão correndo para combater uma pandemia que já matou mais de 500 mil pessoas.
Especialistas preveem que o desenvolvimento de uma vacina segura e eficiente pode exigir de 12 a 18 meses.
Callum Mackenzie, diretor da Yunus Tailândia, alertou que, assim que isso tiver acontecido, as dificuldades para obtê-la podem levar a uma proliferação de vacinas falsas em países mais pobres.
A farmacêutica britânica AstraZeneca já iniciou testes com humanos de uma vacina desenvolvida com a Universidade de Oxford. A vacina custaria cerca de US$ 2,8 por dose na Europa, de acordo com o Ministério da Saúde da Itália, e a empresa não espera lucrar com ela durante a pandemia
FONTE: Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-06/ganhadores-de-nobel-pedem-que-vacinas-sejam-para-todos

Governo traça diretrizes para eventual combate a gafanhotos no país

Portaria define ações para uso de agrotóxico se a praga chegar ao Sul
@

Preocupado com o risco de a nuvem de gafanhotos, localizada na Argentina, entrar em território brasileiro e prejudicar produtores no Sul do país, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, no Diário Oficial da União de hoje (30), portaria que estabelece diretrizes para Plano de Supressão e medidas emergenciais a serem aplicadas caso a praga (Schistocerca cancellata) chegue ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina.
Segundo a Portaria nº 208/2020, caberá ao órgão estadual de defesa agropecuária estabelecer o plano de supressão "a partir dos procedimentos gerais de controle estabelecidos pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura".
Entre as medidas previstas, figuram recomendações gerais para o uso de agrotóxicos, bem como mecanismos de controle das quantidades de agrotóxicos a serem distribuídos, comercializados e utilizados, caso a praga chegue ao país.

Uso de inseticidas

Em anexo, a portaria apresenta tabelas com recomendações de uso e dosagem de inseticidas biológicos à base de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae, bem como intervalos de aplicação, limites de resíduos e quantidades máximas dos princípios ativos a serem usados no combate à praga.
A portaria prevê, ainda, a criação de canais para envio de informações relacionadas à identificação da praga em território brasileiro, com vistas à emissão de alertas fitossanitários. 
Ainda entre as medidas previstas pela portaria estão a adoção de procedimentos operacionais para monitoramento "das características e níveis populacionais da praga", e o estabelecimento de mecanismos de controle a serem aplicados em função de suas diferentes fases de desenvolvimento.
Durante o período de emergência, os órgãos estaduais de defesa agropecuária deverão apresentar relatórios trimestrais ao Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, informando as ações que foram executadas.

Fenômeno

Nos últimos dias, milhões de gafanhotos invadiram cidades e fazendas de parte da Argentina, formando verdadeiras nuvens de insetos. Embora não representem um risco direto para os seres humanos, estes ortópteros saltadores podem, em grupo, causar grandes prejuízos econômicos, devorando plantações em questões de horas.
Embora o fenômeno tenha ganhado destaque internacional quando a nuvem de gafanhotos já ameaçava cruzar as fronteiras da Argentina com o Brasil e com o Uruguai, ele não surgiu de uma hora para outra, do nada. 
Desde 2015, especialistas argentinos estudam o crescimento acelerado desta população, principalmente da espécie Schistocerca cancellata, também chamada de gafanhoto migratório sul-americano.
FONTE: Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-06/governo-traca-diretrizes-para-eventual-combate-gafanhotos-no-pais

Teste com hidroxicloroquina deve recomeçar após aprovação britânica

Medicamento pode evitar infecções da covid-19
@

Um teste global concebido para analisar se os remédios antimalária hidroxicloroquina e cloroquina podem evitar infecções da covid-19 deve recomeçar depois de ser aprovado por agências reguladoras do Reino Unido.
A Agência Regulatória de Remédios e Produtos de Saúde tomou a decisão a respeito do que é conhecido como teste Copcov depois que outro teste britânico de hidroxicloroquina mostrar que o remédio não oferece benefícios no tratamento de pacientes já infectados com covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
O estudo Copcov foi suspenso após os resultados do teste de tratamento e aguarda análise.
Trata-se de um teste aleatório com placebo que visa recrutar 40 mil profissionais de saúde e outros trabalhadores em risco em todo o mundo, e está sendo realizado pela Unidade de Pesquisa de Medicina Tropical Mahidol Oxford da Universidade de Oxford na capital tailandesa Bangcoc.
Em março, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a hidroxicloroquina poderia ser um divisor de águas e depois disse que ele mesmo a estava usando, apesar de a Agência de Alimentos e Remédios (FDA), o organismo regulador norte-americano, alertar que sua eficiência e sua segurança não estão comprovados.
Mais tarde, a FDA revogou a autorização do uso de emergência para os remédios para tratar covid-19 depois que testes mostraram que elas não trazem benefícios no tratamento.
Mas White, que está coliderando o teste Copcov, disse que estudos dos remédios como medicamentos preventivos em potencial ainda não geraram uma resposta conclusiva.
"A hidroxicloroquina ainda pode prevenir infecções, e isto precisa ser determinado em um teste aleatório controlado", disse ele em um comunicado. "A dúvida sobre se ela poder evitar ou não a covid-19 continua tão pertinente como sempre."
A equipe de White disse que o recrutamento de profissionais de saúde britânicos será retomado nesta semana e que existem planos em andamento para novos locais de testes na Tailândia e no sudeste da Ásia, na África e na América do Sul. Os resultados são esperados até o final deste ano.
FONTE: Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-06/teste-com-hidroxicloroquina-deve-recomecar-apos-aprovacao-britanica

Tempo quente e sol "matam vírus em 34 minutos", defende novo estudo

A pesquisa sugere que passar tempo exposto ao sol ajuda a reduzir o risco de propagação do coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19
@

Os cientistas Jose-Luis Sagripanti e David Lytle - um veterano do exército dos Estados Unidos e um ex-trabalhador na agência Food and Drug Administration, respectivamente - dizem que a luz solar forte tem a capacidade de aniquilar o novo coronavírus em apenas 34 minutos, reporta o jornal britânico Mirror Online.

No estudo, os pesquisadores analisaram o quanto os raios UV tinham a habilidade de destruir o vírus em várias cidades e em diferentes momentos do ano.

A análise sugere que "a luz do sol do meio dia em quase todo o território dos Estados Unidos e na maioria das cidades em todo o mundo durante o verão" pode eliminar 90% do novo coronavírus presente em superfícies em somente 34 minutos. 

Ao invés, de dezembro até março, os pesquisadores sugerem que o coronavírus pode viver nas superfícies até um dia ou mais. 

No seu estudo, publicado no periódico Photochemistry and Photobiology, os cientistas escreveram: "os dados que apuramos indicam que o SARS-CoV-2 deverá ser desativado relativamente rápido (mais rápido do que a Gripe A) durante o verão em inúmeras cidades em todo o mundo com uma grande densidade populacional, apontando assim que a luz do sol tem um papel nessa ocorrência, na taxa de transmissão e na duração das pandemias do coronavírus".

"Condições climáticas favoráveis matam o vírus em apenas 34 minutos", afirmaram Jose-Luis Sagripanti e David Lytle.

Todavia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a luz do sol não previne de todo o contágio e propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2.

E explicou: "expor-se ao sol ou a temperaturas superiores a 25ºC NÃO previne a doença do coronavírus". 

"Pode contrair a Covid-19, não importa o quanto esteja quente o tempo. Países com temperaturas quentes têm casos de Covid-19", ressaltou a OMS.

FONTE: Notícias ao Minuto https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1514304/tempo-quente-e-sol-matam-virus-em-34-minutos-defende-novo-estudo

Dos 10 aos 90 minutos. Afinal, quanto tempo deve durar a sesta?

Descubra qual é o tempo ideal para você.
@
Verdade seja dita, para muitos de nós dormir uma sesta é um hábito que faz parte do cotidiano - sobretudo agora que mais pessoas estão em teletrabalho, devido à pandemia da Covid-19.

"Dormir reduz a sonolência, enquanto melhora o funcionamento cognitivo, o desempenho psicomotor, a memória de curto prazo e o humor", pode ler-se no portal Science of People.⁣

Eis, segundo um artigo publicado no jornal Metro Brasil, o tempo ideal:

Entre 10 a 20 minutos: regra geral, os especialistas do sono concordam que, se pretende dormir uma sesta para experimentar uma melhoria célere no estado de alerta e ter mais energia, deve dormir entre 10 a 20 minutos.

30 minutos: se dormir a sesta durante meia hora, sentirá o mesmo estado de atordoamento que sente ao despertar de manhã.

60 minutos: ao prolongar o sono por esta quantidade de tempo, vai experienciar certos benefícios, nomeadamente se sentirá mais concentrado, focado, a memória melhora, assim como o humor. 

90 minutos: já uma soneca de 90 minutos aumenta a criatividade, memória emocional e memória processual.

FONTE: Notícias ao Minuto - https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1516352/dos-10-aos-90-minutos-afinal-quanto-tempo-deve-durar-a-sesta

Vai visitar a casa de um amigo? Não toque nestes cinco objetos

Mantenha o anfitrião feliz.
@
É fácil esquecer as regras de etiqueta quando visita a casa de um amigo, especialmente se este for um amigo de longa data. Ainda assim, tenha em mente estas regras, fornecidas pela Reader's Digest, para manter o seu anfitrião feliz.

Não toque nestes cinco objetos:

A porta
É claro que pode tocar na porta, mas nunca deve fazê-lo para entrar na casa de outra pessoa. Bata ou toque a campainha.

O quarto
Deve evitá-lo, a menos que seja especificamente convidado.

O chão - com os sapatos
Dependendo das preferências pessoais ou normas culturais, muitas famílias têm uma política de não usar sapatos dentro de casa. Em caso de dúvida, pergunte o que preferem.

Geladeira e armários
Pode parecer que não é preciso dizer isto, mas alguns podem não perceber o quão rude é servir-se a si próprio da comida de outra pessoa.

Áreas de trabalho, correio ou contas
Evite bisbilhotar.

Wi-Fi
Tente não pedir a password do Wi-Fi, a menos que seja um hóspede de longa data ou um visitante muito frequente. 

FONTE: Notícias ao Minuto https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1516511/vai-visitar-a-casa-de-um-amigo-nao-toque-nestes-cinco-objetos

Justiça indefere pedido da Globo e Flamengo poderá exibir jogo

A Rede Globo solicitou o impedimento da exibição de jogo que será exibido nos canais do Flamengo
@
O Flamengo está autorizado a realizar a transmissão da partida contra o Boavista, na próxima quarta-feira, pela Taça Rio. Nesta segunda-feira, o vice-presidente geral do clube, Rodrigo Dunshee, celebrou a decisão da Justiça, que indeferiu pedido da Rede Globo, que solicitava o impedimento da exibição do jogo, marcado para o Maracanã.

"A liminar foi indeferida pelo juiz! Estamos no jogo! Importante informar que cabe recurso, OK? Mas é um êxito muito importante. Agradeço ao Marcelo Ferro que está coordenando o litígio no âmbito contencioso e toda sua equipe", escreveu o dirigente em seu perfil no Twitter.
O Flamengo confirmou na última sexta-feira que se preparava para transmitir a partida em seu perfil no YouTube, a FlaTV. E declarou só não o fará se a Globo tiver êxito em um provável recurso contra a decisão de Ricardo Cyfer, juiz titular da 10ª Vara Cível.
Para ele, o direito do Flamengo transmitir é constitucional, levando em consideração a Medida Provisória 984, recentemente editada pelo presidente Jair Bolsonaro e que dá ao time mandante a prerrogativa de negociar os direitos das suas partidas. Ao contrário dos demais participantes do Campeonato Carioca, o clube rubro-negro não assinou contrato com a Globo.
Na semana passada, o Flamengo havia declarado que já negociava patrocínios para a sua transmissão e anunciou detalhes de como ela se dará. O pré-jogo começará com duas horas de antecedência, com o locutor Emerson Santos e os comentaristas Alexandre Tavares e Raul Plassmann, goleiro campeão do mundo pelo Flamengo. A Globo, por sua vez, argumenta que a medida não tem validade para contratos já existentes, incluindo o do Carioca, assinado até 2024 com os outros times.
FONTE: Notícias ao Minuto https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/1521667/justica-indefere-pedido-da-globo-e-flamengo-podera-exibir-jogo

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK