PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Com pandemia, emissão de RG está paralisada no Ceará; CPF pode ser solicitado online

Atendimentos presenciais para a emissão de documentos foram suspensos para evitar aglomerações e seguir protocolos de isolamento social.
CPF pode ser obtido online no site da Receita
 Federal — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
A pandemia de Covid-19 resultou na paralisação de diversos serviços em todo o Ceará, desde anúncio do decreto estadual de fechamento dos serviços não essenciais. Entre eles, está o atendimento presencial para coleta de dados e emissão de documentos como RG, por exemplo. Até o momento, não existe previsão para a retomada da confecção, seja de 1ª ou 2ª via.

Atualmente, a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) é responsável por periciar e validar dados, além de confeccionar a carteira de identidade; enquanto a Secretaria da Proteção Social (SPS) realiza o atendimento presencial para coleta de informações pessoais. Com a impossibilidade de realização do serviço, para evitar aglomerações e frear a disseminação do novo coronavírus, apenas quem necessitar do documento para receber o auxílio emergencial será atendido nesse período.

“No que se refere aos casos de necessidade do documento para o auxílio emergencial, a SPS está presente em 16 agências da Caixa Econômica Federal, ofertando agendamento e esclarecimentos gerais à população para a emissão do RG”, informou, em nota, a secretaria. O órgão lembra que o retorno das solicitações do documento acontecerá de acordo com as medidas sanitárias recomendas pelo estado. Além disso, as vias solicitadas até o dia 18 de março já foram analisadas e devem ser entregues com a reabertura das centrais de atendimento Vapt Vupt.

Documentos válidos
Deste modo, atualmente, não existe alternativa presencial ou online para quem necessita emitir a segunda via do RG. Neste período, porém, é possível pedir segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbitos pela internet, no site do Registro Civil.

De acordo com o Governo Federal, os documentos considerados oficiais para identificação do cidadão, além do RG, são: Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Reservista (para homens); e passaporte. Para estrangeiros ou refugiados, são válidos identidade expedida pelo Ministério da Justiça; Carteira de Registro Nacional Migratório ou documento provisório de Registro Nacional Migratório.

CPFJá para os que precisam da 1ª ou da 2ª via do CPF, a notícia é positiva: elas podem ser obtidas online no site da Receita Federal. No entanto, a primeira emissão só é possível em casos nos quais o cidadão possua título de eleitor e tenha entre 16 e 25 anos de idade. Se as informações fornecidas puderem ser checadas, o documento é emitido e pode ser impresso em casa.

Enquanto isso, nos casos em que o site não consiga checar os dados ou a pessoa em questão não se encaixe nos critérios, um e-mail pode ser enviado à Receita, com prazo de análise de 48h.

Os documentos necessários para tal contato com o órgão são: fotografia legível de um documento de identificação, uma fotografia nítida (tipo “selfie”) segurando o documento de identificação, nome completo, telefone, endereço completo com CEP, além de fotografia do título de eleitor ou o número do mesmo, caso possua.

Sendo assim, a recomendação é a mesma para quem esqueceu ou extraviou o número do CPF e deseja a 2ª via. Enquanto isso, para quem ainda souber o número do CPF, o procedimento também é feito por meio do site, em link específico indicado no portal oficial, assim como para aqueles que desejam atualizar os dados cadastrados anteriormente.

A Receita lembra que as unidades de atendimento presencial continuam funcionando em Fortaleza durante a pandemia, por exemplo, mas a locomoção até o local não é recomendada visto que o processo pode ser feito completamente online.

FONTE: G1 CE 
 https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/06/19/com-pandemia-emissao-de-rg-esta-paralisada-no-ceara-cpf-pode-ser-solicitado-online.ghtml

COMO SE LIVRAR DAS MOSCAS DA FRUTA EM SUA CASA PARA SEMPRE

Reprodução / Youtube
Uma das coisas mais chatas é ter que lidar com aquelas moscas da fruta, não é?
Atraídos pelo doce das frutas, a frutose, eles ficam rodeando a fruteira na cozinha o tempo todo.
Mas para que você não tenha que ficar espantando esses insetos com a mão, nós separamos umas dicas para evitar o surgimento dos mosquitos e uma receita ótima para se livrar deles.
Evite guardar frutas maduras
Jogue os restos de comida no lixo
Use plantas aromáticas para afastar os insetos
Apesar disso, muitas pessoas usam mudas de lavanda, manjericão, alecrim, citronela e louro para afastar esses insetos.
Agora aprenda a fazer em casa uma receita para espantar mosquitinhos das frutas. Anote os ingredientes:
  • Meio copo de vinagre de maçã
  • 2 colheres de (sopa) de açúcar
  • 2 colheres de (sopa) de detergente

Adicione o açúcar e o detergente no vinagre e mexa até que fique uma pequena espuma no topo do copo. Agora coloque o copo próximo ao local onde os mosquitinhos costumam aparecer e deixe lá até que a mistura atraia eles.
Essa receita é muito boa e com certeza irá ajudar você a acabar com todos os mosquitinhos das frutas que aparecem na sua casa!
Repita o truque sempre que precisar, faça isso e não se esqueça de manter a rotina de limpeza da sua cozinha, e casa; como normalmente faz: tirar o lixo, não deixar louça suja acumulada na pia, manter as frutas cobertas e passar um pano com vinagre na cozinha, todos os dias.

FONTE: Natureba - Curas Naturais
https://www.youtube.com/watch?v=Kk-WfUBO-JQ

Senado fará debate sobre adiamento de eleições municipais

Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, deve participar da discussão
@

O Senado realizará na segunda-feira (22) uma sessão de debates sobre o adiamento das eleições municipais. Esse é a segunda sessão utilizada exclusivamente para esse fim. A primeira ocorreu ontem. Especialistas da área médica estimam um achatamento da curva de contaminação apenas no mês de setembro. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro.
O requerimento para realização da sessão foi do senador Weverton Rocha (PDT-MA). Ele é o relator da PEC 18/2020, que trata do tema. O requerimento foi aprovado simbolicamente pelos senadores, por unanimidade, na sessão de hoje (18). Segundo Weverton, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, participará da sessão, com início previsto para as 14h. As duas primeiras horas são para ouvir Barroso, além de médicos, infectologistas e representantes de prefeitos e vereadores. A partir das 16h, os senadores farão suas ponderações.
Ainda não há uma data fixada para a mudança. Weverton levará em consideração opiniões de colegas congressistas, bem como dos ministros do TSE e de especialistas, com quem ele voltará a conversar. Dentre as possibilidades na mesa, está a alteração do primeiro turno para 15 de novembro ou 6 de dezembro.
FONTE: Agência Brasil https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-06/senado-fara-debate-sobre-adiamento-de-eleicoes-municipais

MP altera direitos de transmissão em jogos de futebol

Medida também flexibiliza contratos de jogadores com clubes
@
O presidente Jair Bolsonaro editou nesta quinta-feira (18) nova Medida Provisória, a MP 984, que muda regras sobre direito de transmissão de eventos esportivos, além de flexibilizar contratos de jogadores de futebol com os clubes. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
Sobre os direitos de transmissão, também chamado de "direito de arena", a MP define que o clube mandante do jogo passa a ter direito exclusivo de vender a exibição das imagens da partida para uma emissora de televisão ou outra plataforma de mídia. Até então, a lei previa que os direitos pertenciam aos dois clubes envolvidos no espetáculo esportivo.      
"Esse direito de arena é muito importante, porque há um conflito entre alguns clubes, no tocante a isso, e esse conflito deixa de existir. É o mandante que vai dizer qual TV vai transmitir aquele jogo", afirmou o presidente Jair Bolsonaro, durante sua live semanal transmitida nas redes sociais, ao comentar sobre a medida. A MP ressalva que, quando não houver um mandante de um determinado jogo, caberá aos clubes envolvidos os direitos de transmissão.
O texto da MP também prevê a distribuição de 5% da receita proveniente dos direitos de transmissão, de forma igualitária, entre todos os atletas envolvidos no espetáculo esportivo.  

Contratos de trabalho

Outra mudança tem a ver com os contratos entre jogadores de futebol e suas equipes, regulados pela Lei nº 9.615, a Lei Pelé. A MP permite que o contrato seja no mínimo 30 dias. Até então, o prazo mínimo de contrato era de 90 dias. A mudança beneficia clubes, especialmente os menores, na contratação de jogadores durante a pandemia, uma forma de permiti-los terminarem a participação em campeonatos estaduais sem serem obrigados a ampliar mais os gastos com salários de jogadores. 
"Essa nova regra de contrato vale até 31 de dezembro. Depois de 31 de dezembro, volta a valer o contrato mínimo de 90 dias", disse o presidente, durante live.
FONTE: Agência Brasil https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-06/mp-altera-direitos-de-transmissao-em-jogos-de-futebol

Flamengo vence Bangu no retorno do primeiro estadual do país

Partida foi disputada em Maracanã sem público
@
Na volta do futebol carioca, após 94 dias de paralisação, o Flamengo venceu o Bangu por 3 a 0. Este foi o primeiro campeonato estadual a voltar no Brasil. Os gols da vitória foram de Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro Rocha. O jogo ocorreu, na noite desta quinta-feira (18) em um Maracanã de portões fechados para a torcida e com protocolos de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus (covid-19). 
 
Dentro dos novos tempos, a partida não contou com crianças como mascotes e das tradicionais poses para as fotos dos times. Túneis de desinfecção e todos os envolvidos no jogo usavam máscara, com exceção dos 22 jogadores titulares em campo. Os técnicos também tinham a possibilidade de fazer cinco substituições, como recomenda a Fifa para evitar lesões nos atletas após o longo tempo de inatividade.
Quem abriu o placar para os comandados do treinador Jorge Jesus foi o pé canhoto do uruguaio Arrascaeta, aos 14 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Bruno Henrique, de cabeça, ampliou. Quase no fim da partida, Pedro Rocha fechou o marcador, anotando o primeiro gol dele com a camisa rubro-negra.
Com o resultado, o Flamengo consolidou a liderança no Grupo A da Taça Rio (2º turno), com 12 pontos, a uma rodada do fim da fase de grupos. A equipe rubro-negra conquistou a Taça Guanabara (1º turno) e supera o Fluminense, que tem um jogo menos, na soma total dos pontos gerais da competição.
O Flamengo volta ao Maracanã, na quarta-feira (24), para enfrentar o Boavista. Já o Bangu joga contra o Cabofriense em Moça Bonita na quinta-feira (25).
FONTE: Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2020-06/flamengo-vence-bangu-no-retorno-do-primeiro-estadual-do-pais

Caixa libera consulta a saque emergencial do FGTS em aplicativo

Também começa prazo para informar que não deseja receber valores
@
A Caixa liberou hoje (19) as consultas do valor e da data do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1.045 por trabalhador. A consulta pode ser feita no aplicativo do FGTS e Internet Banking da Caixa.

A consulta no site fgts.caixa.gov.br e na central 111, opção 2, foi liberada no último dia 15.
A partir de hoje, também é possível informar que não deseja receber valor do saque. Segundo a Caixa, o trabalhador poderá indicar que não deseja receber o saque emergencial do FGTS até 10 dias antes do início do seu calendário de crédito. Portanto, para os nascidos em janeiro, os primeiros a receber o crédito (no dia 29 deste mês), já é possível fazer essa solicitação.
No último dia 13, a Caixa divulgou o calendário de pagamento, autorizado pela Medida Provisória (MP) nº 946/2020. A ação faz parte do conjunto de medidas de enfrentamento aos impactos causados aos trabalhadores pela pandemia de coronavírus.
Cerca de R$ 37,8 bilhões serão liberados para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. De acordo com a MP, o valor do saque é de até R$ 1.045 por trabalhador, considerando a soma dos saldos de todas as suas contas do FGTS.

Calendário

O crédito dos valores do Saque Emergencial FGTS tem início em 29 de junho de 2020, para os nascidos em janeiro, e será realizado por meio da poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores.
Contas digitais do tipo já vinham sendo utilizadas para o pagamento do auxílio emergencial relacionado à pandemia do novo coronavírus, de R$ 600. Com a MP 982/2020, o uso desse tipo de conta fica ampliado também para o saque do FGTS e o depósito de diversos benefícios sociais e emergenciais, inclusive pelos governos estaduais e municipais.
O cronograma de pagamento foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador e contém a data que corresponde ao crédito dos valores na conta poupança social digital, quando os recursos poderão ser utilizados em transações eletrônicas, além da data a partir de quando os recursos estarão disponíveis para saque em espécie ou transferência para outras contas.

Calendários

Comentando 365 dni da Netflix


FONTE DO VÍDEO:
365 dni
365 Days - 1h 54min - Dramas estrangeiros
Este drama erótico é baseado no best-seller "365 dni" de Blanka Lipińska.
Uma executiva de espírito livre vive um relacionamento sem graça até se tornar refém de um chefe da máfia, que estabelece um prazo para que ela se apaixone por ele.
Estrelando:Anna-Maria Sieklucka,Michele Morrone,Bronisław Wrocławski

Fonte: https://www.netflix.com/br/title/81245964

Como usar o WhatsApp para criar 'salas' no Messenger

WhatsApp ganha a função de 'criar salas no Messenger' para videoconferências em seu aplicativo estável. Confira como usá-la!
@
Por Olhar Digital
Durante o mês de maio, o Facebook liberou o recurso “sala” para os usuários do Messenger poderem realizar videoconferências com até 50 participantes, que sequer precisam ter uma conta na rede social. Para facilitar ainda mais a criação destas “salas”, o WhatsApp também recebeu um atalho para esta função.

Fonte: Olhar Digital - https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-criar-salas-no-messenger-utilizando-o-whatsapp/100876

Eclipse vai criar anel de fogo no céu neste domingo; assista

Fenômeno não será visível a olho nu no Brasil, mas poderemos assistir graças a transmissões via Internet
@
POR OLHAR DIGITAL
Sol irá se transformar em um anel de fogo no céu neste domingo (21). Infelizmente o fenômeno, chamado de eclipse anular, será visível a olho nu apenas em uma faixa estreita cobrindo partes da África e Ásia. Mas graças à tecnologia, os brasileiros poderão acompanhar o fenômeno ao vivo, pela internet.

Fonte: Olhar Digital
Leia Mais em: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/eclipse-vai-criar-anel-de-fogo-no-ceu-neste-domingo-assista/102329

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK