PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Dia dos Pais na pandemia: 9 dicas para comemorar

POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a) 

No próximo domingo, 8 de agosto de 2021, será comemorado o Dia dos Pais. Mesmo que seus familiares já estejam completamente vacinados, ainda enfrentamos uma pandemia. Por isso, seguir os protocolos de distanciamento é fundamental.  

No artigo de hoje, vamos contar um pouco sobre a origem da data e dar algumas dicas de programação para o Dia dos Pais que você pode fazer com toda a segurança. Confira! 

A origem do Dia dos Pais 

Cada país possui sua particularidade quando o assunto é Dia dos Pais. A data tem diversas versões para sua origem, incluindo uma que vem da Idade Antiga, uma norte-americana e, por fim, uma brasileira. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas: 

Na Antiguidade 

Acredita-se que a ideia de homenagear a figura paterna tenha surgido na antiga Babilônia, há cerca de 4 mil anos. Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria feito o que viria a ser considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais, esculpido em argila, desejando ao seu genitor boa sorte, vida longa e saúde. A partir de então, deu-se origem a um dia de festa. 

Nos Estados Unidos 

O Dia dos Pais, como conhecemos hoje, surgiu nos Estados Unidos, no começo do século XX. A versão conta que, em 1909, Sonora Louise Smart Dodd (1882 – 1978) teve a ideia de homenagear seu pai enquanto assistia a uma comemoração de Dia das Mães. Filha de William Jackson Smart (1842 – 1919), veterano da Guerra Civil Americana, ela tinha muito apreço pelo pai, que criou os 6 filhos sozinho após a morte da esposa.  

Sonora encaminhou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, solicitando que a data se tornasse oficial. Logo, o primeiro Dia dos Pais foi celebrado no em 19 de junho de 1910. 

Após o feito, a ocasião se popularizou em todo o estado de Washington. O presidente Richard Nixon (1913 – 1994) oficializou a data em 1972, comemorada no 3º domingo do mês de junho e adotada por vários outros países, como Canadá, México, França e Inglaterra. 

No Brasil 

Por aqui, as primeiras comemorações teriam acontecido em agosto de 1953. O publicitário Sylvio Bhering teria criado o “Dia do Papai”, um concurso para homenagear a figura paterna nos veículos de comunicação da época. A ideia inicial era ligar a data ao Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo segundo a tradição católica. Logo, 16 de agosto ficou como a data oficial. 

Anos mais tarde, no papado de Paulo VI (1963 – 1978), o Dia de São Joaquim foi alterado para 26 de julho, no qual também é feita uma homenagem à Santa Ana e é, atualmente, celebrado como Dia dos Avós. Tempos depois, ficou decidido que o Dia dos Pais, no Brasil, seria comemorado no segundo domingo de agosto, como acontece até hoje.

CONTINUE LENDO EMhttps://canaldoensino.com.br/blog/dia-dos-pais-na-pandemia-9-dicas-para-comemorar

É perigoso usar celular enquanto ele está carregando?

Vídeo que circula no WhastApp tenta provar que celular carregando dá choque - especialistas dizem que risco é baixo, mas ele existe, principalmente com uso de equipamentos 'piratas'.

POR G1Você já deve ter feito isso: mexer no celular enquanto o aparelho está conectado ao carregador, na tomada. Talvez você até já tenha usado o fone de ouvido enquanto o telefone é carregado.

E, se você recebeu um vídeo que está circulando no WhatsApp, deve ter se assustado.

Nele, um homem usa um aparelho para "provar" que um celular carregando passa corrente elétrica e pode dar choque.

"Isso significa que o celular está energizado e que é um perigo você falar no celular com ele carregando. Pode ser fatal", diz o homem em tom de alerta ao mostrar que o dispositivo detecta tensão no cabo e no próprio aparelho.

Mas será que o perigo é real?

Especialistas consultados pela BBC News Brasil dizem que o risco existe – apesar de ser bastante reduzido caso o carregador e a bateria do celular sejam originais e estejam em bom estado de conservação.

"Nem carregador nem celular são construídos para dar choque ou explodir. Eles nascem para serem seguros. Mas se houver falha no carregador, principalmente nos não originais, ou na própria bateria, pode ter problemas. Então, se pode acontecer, a recomendação é que a pessoa não faça o uso do aparelho com ele carregando", diz o engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

CONTINUE LENDO EM: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/08/05/saiba-se-e-perigoso-usar-celular-enquanto-ele-esta-carregando.ghtml

Licença-paternidade ainda é desafio; veja direitos trabalhistas e previdenciários dos pais

Enquanto as mães têm direito a 4 ou 6 meses de licença-maternidade, no caso dos pais o período vai de 5 a 20 dias. Para especialistas, diferença reforça papel das mães como responsáveis pelo cuidado dos filhos e dos pais como provedores da família.

POR G1O Dia dos Pais será no próximo dia 8 de agosto. Entre os principais direitos de quem é pai está a licença-paternidade, bem menor que a licença-maternidade. Para especialistas, essa diferença reforça o papel das mães como responsáveis pelo cuidado dos filhos e dos pais como provedores da família.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante um afastamento de 5 dias do pai trabalhador após o nascimento do filho. O período sobe para 20 dias no caso de empresas que tenham aderido ao Programa Empresa Cidadã, do governo federal.

Para especialistas, ampliar o direito à licença-paternidade é um desafio. É comum que seja questionada no Judiciário a falta de igualdade nos direitos em comparação à maternidade.

A lei prevê 4 meses de licença do trabalho para as mães, aumentado para 6 meses a partir da adesão da empresa ao programa do governo federal.

Uma forma de ampliar o direito paterno é por meio da negociação de acordos trabalhistas entre os sindicatos e as empresas. Já a Lei 8.213/1991 permite ainda que, no caso do falecimento da mãe, o pai assuma o direito à licença de 4 meses.

De acordo com João Badari, advogado especialista em Direito Previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, o salário-paternidade é devido nos casos em que fica comprovado o falecimento prematuro da mãe durante ou logo após o parto, em caso de abandono da mãe ou nos casos de adoção.

CONTINUE LENDO...

Ter o Facebook organizado passará a ser mais fácil

O novo design estará disponível em todas as versões mobile da rede social

POR NOTÍCIAS AO MINUTOFacebook lançou um novo design para a página de definições da sua rede social na versão mobile. Além de mudar a organização das opções e de ter introduzido novos nomes, a página também está mais simples e também mais ‘limpa’.

Além disso, o Facebook removeu a descrição de algumas das definições, o que significa que haverá mais da página a aparecer de uma vez e o usuário não vai precisar fazer scroll tão frequentemente.

Este novo design ficará disponível em todas as versões mobile do Facebook, nomeadamente, Android, iOS, web e ainda no Facebook Lite.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/tech/1829980/ter-o-facebook-organizado-passara-a-ser-mais-facil

Entenda como é a carteira de trabalho digital

Acessada pelo computador ou pelo smartphone, a CTPS digital acumula 344 milhões de acessos desde o lançamento da ferramenta, em 2019

POR NOTÍCIAS AO MINUTObrigatória para toda pessoa contratada por uma empresa, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) migrou da versão física para o meio eletrônico. Acessada pelo computador ou pelo smartphone, a CTPS digital acumula 344 milhões de acessos desde o lançamento da ferramenta, em 2019.

A versão eletrônica reúne contratos de trabalho antigos e novos, bem como suas respectivas anotações, e traz o histórico profissional atualizado e acessível. Com a pandemia de covid-19, que expandiu o trabalho e os serviços remotos, a utilização da CTPS explodiu. Somente no ano passado, foram registrados 270 milhões de acessos.

LEIA TUDO SOBRE CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL AQUI

Acessível pelo site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o documento também pode ser baixado pelo aplicativo CTPS Digital, disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS. Lançada como meio de consulta em 2017, a carteira digital passou a substituir o documento em papel em 2019, com a oficialização em portaria do Diário Oficial da União .

A CTPS eletrônica cruza as várias bases de dados do governo com as informações inseridas pelo empregador no e-Social, sistema de registro de dados trabalhistas pela internet. O documento eletrônico consolida dados do contrato de trabalho, salário, registros de férias, pagamento de décimo terceiro, rescisões contratuais e demais eventos ligados ao histórico do trabalhador.

Para ter acesso à CTPS digital, o empregado precisará do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e de login autenticado no Portal Único de Serviços do Governo Federal (Portal Gov.br). O processo é instantâneo e não exige tempo de espera, como na obtenção da carteira física.

Em tese, as informações da carteira digital são as mesmas da carteira física. Caso ocorra divergências, o trabalhador deve pedir para o empregador atual corrigir informações desatualizadas.

A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia recomenda ao empregado que guarde a carteira física para conservar informações sobre empregos antigos e pedir alguma comprovação para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Principalmente no caso de alguma empresa ter fechado antes da migração dos registros para o e-Social.

Para o empregador, a carteira de trabalho digital funciona de forma semelhante que para os demais funcionários. A diferença é que as empresas deverão fazer todas as admissões, demissões e anotações por meio do e-Social, reduzindo a burocracia e agilizando o processo.

Diferentemente da carteira física, a carteira de trabalho eletrônica não exige a numeração específica de oito dígitos, divididos entre número de identificação e de série. Todas as informações podem ser inseridas digitando apenas o CPF do empregado. Em até 48 horas após a inserção no e-Social, as informações deverão aparecer na CTPS digital.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/1817803/agencia-brasil-explica-carteira-de-trabalho-digital

Obter a Carteira de Trabalho

60 anos: Uma segunda juventude

Uma segunda juventude

POR MENSAGENS DE ANIVERSÁRIOFeliz aniversário! Hoje você completa sessenta anos, e que linda idade, que lindo número é esse, principalmente com este seu espírito tão jovem.

Você demonstra todo o dia como idade não passa de um número, e juventude se sente no coração e não na carteira de identidade.

Olhando você, ficamos com a impressão que é mais fácil ser jovem aos 60 que aos 20. E talvez até seja, pois aos 60 sua vida já está construída, há mais estabilidade, há mais sabedoria, há mais paciência.

Mas no seu caso há também mais vontade de tudo. Você é uma inspiração, e não duvido que quando chegar aos 90 estará ainda mais jovem.

CONFIRA O VÍDEO: 60 ANOS: UMA SEGUNDA JUVENTUDE

Muitas felicidades! Que Deus continue renovando seu espírito com alegria, esperança e muita vontade, ano após ano. Celebre esta sua segunda e melhorada juventude com muita alegria e paz no coração.

FONTE: https://www.mensagemaniversario.com.br/aniversario-de-60-anos/

O tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar na mesma água duas vezes, porque a água que já passou, nunca passará novamente. Aproveite cada minuto de sua vida e lembre-se: Nunca busque boas aparências, porque elas mudam com o tempo. Não procure pessoas perfeitas, porque elas não existem. Mas busque acima de tudo, um alguém que saiba o seu verdadeiro valor. (Gustavo Aschar )

SAIBA MAIS SOBRE JOSENI DE LIMA: AQUI

....

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK