PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Substância em veneno de cobra jararacuçu pode inibir avanço da covid

Pesquisa está sendo desenvolvida por universidades paulistas

POR AGÊNCIA BRASIL - Pesquisadores de universidades paulistas identificaram uma proteína presente no veneno da cobra jararacuçu que pode ajudar no tratamento da covid-19. O peptídeo identificado, ou seja, uma parte da proteína, inibiu 75% da capacidade do vírus de se replicar em células de macaco. O estudo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Araraquara (SP), foi publicado na revista científica Molecules, em 12 de agosto.

O professor do Instituto de Química Eduardo Maffud, um dos responsáveis pelo estudo, explica que o grupo de pesquisa já havia identificado toxinas no veneno da jararacuçu que tinham atividade antibacteriana. “Com o avanço da covid, a gente posicionou vários dos nossos peptídeos para ver se eles apresentavam atividade contra o SARS-CoV-2. Felizmente a gente obteve esse resultado interessante”, disse o pesquisador.

De acordo com o pesquisador, um possível remédio com o composto descoberto, ao desacelerar a replicação do vírus da covid-19, daria mais tempo para o organismo agir e criar os anticorpos necessários para resistir à doença. “Isso ainda está em andamento, precisaria de estudos adicionais, mas a gente viu que esse peptídeo impede a replicação ou a multiplicação das partículas virais”, acrescenta Maffud.

Os pesquisadores vão avaliar também a eficiência de diferentes dosagens da molécula, e se ela pode exercer funções de proteção na célula, o que poderia evitar, inclusive, a invasão do vírus no organismo.

Segundo Maffud, os estudos vão seguir com a identificação de outros alvos em que esse peptídeo pode agir e no melhoramento da atividade dessa molécula para, então, serem feitos testes in vivo em cobaias, como camundongos. “Se o resultado for positivo, vamos desenvolver um tratamento.”

Além de cientistas da Unesp, o trabalho envolveu pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Foi um trabalho multidisciplinar, mostrando que a união dos grupos de pesquisa no Brasil pode apresentar resultados muito interessantes”, destacou o professor da Unesp.

FONTEhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-08/substancia-em-veneno-de-cobra-jararacucu-pode-inibir-avanco-da-covid

Presidente participa de solenidade comemorativa ao Dia do Soldado

Ele foi acompanhado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro

POR AGÊNCIA BRASIL - O presidente Jair Bolsonaro participou, hoje (25), da cerimônia em comemoração ao Dia do Soldado, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Durante a solenidade, personalidades e autoridades civis militares e organizações militares também foram condecoradas com a Ordem do Mérito Militar, a Medalha Exército Brasileiro e a Medalha do Pacificador, pelos serviços prestados ao Exército.

Bolsonaro chegou à cerimônia acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro. Também estavam presentes o vice-presidente Hamilton Mourão e os ministros da Defesa, Walter Braga Netto; da Saúde, Marcelo Queiroga; da Economia, Paulo Guedes; do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; entre outras autoridades.

O Dia do Soldado homenageia o nascimento do marechal Luís Alves de Lima e Silva, em 25 de agosto de 1803, o Duque de Caxias, patrono do Exército.

“O resultado de seus feitos traduziu-se, sempre, no restabelecimento da paz, na restauração da lei e da ordem e na manutenção da integridade do país. Enaltecida pelo povo brasileiro, a atuação de Caxias foi marcada pela conciliação, pela superação de posições antagônicas, e, sobretudo, pela prevalência da legalidade, da justiça e do respeito a todos”, disse o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

O general agradeceu e destacou o trabalho dos soldados nas ações de enfrentamento à pandemia de covid-19 e em diversas missões pelo país.

“Graças a você, soldado, provido de sólido sentimento de solidariedade, nos unimos para dar forma à mão amiga do Exército, que se estende a todos os brasileiros em prol do bem-estar social, nas situações de calamidade, na distribuição de água no Semiárido nordestino, no apoio de saúde aos indígenas, na construção de estradas e ferrovias, na preservação dos biomas, na acolhida de irmãos estrangeiros, no estímulo à cultura e aos desportos, bem como na histórica e significativa contribuição com a comunidade internacional na manutenção da paz”, disse.

FONTEhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-08/presidente-participa-de-solenidade-comemorativa-ao-dia-do-soldado

Saiba como entrar em contato com o WhatsApp do Banco do Brasil

POR OLHAR DIGITAL - O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (23) que, a partir de agora, clientes da instituição poderão emitir, consultar e alterar boletos bancários diretamente pelo WhatsApp – uma “mão na roda” para os pequenos empreendedores. No entanto, nem todo mundo sabe como acionar o banco pelo mensageiro, por isso, preparamos um passo a passo para te ajudar.

CONTINUE LENDO EM: https://olhardigital.com.br/2021/08/23/dicas-e-tutoriais/saiba-como-entrar-em-contato-com-o-whatsapp-do-banco-do-brasil/

Leia Também: Banco do Brasil lança emissão de boletos por WhatsApp

Quem inventou a internet? Veja como e de onde surgiu a rede mundial de computadores

POR OLHAR DIGITAL - A internet se tornou algo quase indispensável para o nosso cotidiano. No Brasil, por exemplo, já são mais de 152 milhões de pessoas conectadas. Com o passar dos anos, a rede começou a ser utilizada por diferentes categorias de dispositivos eletrônicos, como smartphones e TVs inteligentes, por exemplo. No entanto, muitos ainda podem se questionar: quem de fato inventou a internet?

CONTINUE LENDO EM: https://olhardigital.com.br/2021/08/23/tira-duvidas/quem-inventou-internet/

Como e por que aprender algarismos romanos?

POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!

Você consegue multiplicar 150 por 5? É uma operação relativamente simples, cujo resultado é 750, certo? Agora, tente multiplicar CL por V. Fica um pouco mais complicado, não é? Isso acontece porque os algarismos romanos não são muito usados na atualidade, menos ainda para realizar cálculos.

Contudo, conhecer esse sistema de representação numérica é muito importante, já que é utilizado para, por exemplo, indicar tópicos em documentos e capítulos em livros. No artigo de hoje, vamos explicar como e por que aprender algarismos romanos. Confira! 

O que são e como funcionam os algarismos romanos?

Os algarismos romanos surgiram como um sistema de numeração criado pelos etruscos, povo que também habitava a Península Itálica. Em seguida, foram incorporados e aprimorados pelo Império Romano, tornando-se populares até a Idade Média, quando a Europa passou a preferir os algarismos indo-arábicos, que usamos até hoje. 

O sistema de representação romano usa 7 letras do alfabeto latino (adotado em idiomas como português, inglês, italiano, francês, alemão e romeno). São elas: 1 = I, 5 = V, 10 = X, 50 = L, 100 = C, 500 = D, 1000 = M. As letras se combinam de acordo com algumas regras e formam os números.  

As letras I, X, C e M podem ser repetidas até três vezes. Contudo, V, L e D só podem ser usadas uma única vez no mesmo número. Quando os símbolos são seguidos por outro de valor igual ou menor, ocorre uma adição. Por exemplo, II é igual a 2; VII, igual a 7; CLV, 155.  

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK