PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 10 de março de 2022

Com novo gramado, Maracanã reabre sábado com Flamengo x Bangu

Campo agora é híbrido com 90% de grama natural e o restante de fibra

POR AGÊNCIA BRASIL - O Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, vai reabrir neste sábado (12) para o duelo Flamengo x Bangu pelo Campeonato Carioca. Em virtude da reforma do gramado, o estádio ficou por quase três meses fechado. O novo campo do Maraca agora é híbrido: 90% dele é de grama natural e o restante de fibra sintética. Outra novidade está nos gols, com a volta da famosa rede véu da noiva, que estufa quando os jogadores acertam a bola no alvo. A Rádio Nacional transmite o embate a partir das 19h30 (horário de Brasília), com narração de André Marques, comentários Waldir Luiz, reportagem de Rafael Monteiro e plantão de notícias com Luiz Ferreira.

A primeira partida de 2022 no estádio promete ter casa cheia: mais de 50 mil ingressos já foram vendidos. Será a última rodada da Taça Guanabara, antes dos jogos das semifinais do Cariocão semana que vem. Já classificado à semi, o Rubro-Negro ocupa o segundo lugar da tabela com 23 pontos. Já Bangu é o 10º colocado, com nove pontos.

Quem quiser saber mais sobre a história do Maracanã, inaugurado em 1950 para a Copa do Mundo no Brasil, pode visitar a exposição virtual do Arquivo Nacional “Histórias do Maracanã antigo”.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2022-03/com-novo-gramado-maracana-reabre-sabado-com-flamengo-x-bangu

Senado analisa propostas sobre combustíveis

Auxílio a motoristas e vale-gás estão entre as propostas

POR AGÊNCIA BRASIL - O plenário do Senado começou a discutir hoje (10) projeto de lei que cria uma conta de estabilização dos preços dos combustíveis (CEP Combustíveis) e amplia o programa Auxílio Gás. O debate ocorre no mesmo dia em que a Petrobras anunciou a elevação dos preços do diesel em cerca de 25%, em suas refinarias, e da gasolina em quase 19%, como reflexo da alta nas cotações do petróleo no mercado internacional em função da guerra na Ucrânia.

A sessão no plenário da Casa começou na manhã desta quinta-feira (10) com a votação de propostas consensuais sobre outros temas e foi suspensa por pouco mais de uma hora para os ajustes finais nas propostas pelo relator das matérias, Jean Paul Prates (PT-RN).

Leia Também: Petrobras reajusta preços da gasolina e diesel para as distribuidoras

Diante do anúncio da Petrobras e de várias tentativas frustradas do Senado em avançar nas propostas, por falta de consenso, o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu empenho dos pares para deliberação hoje dos temas. Pacheco disse aos senadores que o anúncio do aumento substancial do preço dos combustíveis pela Petrobras impõe ao Senado a apreciação ainda nesta quinta de ambos os projetos.

Mudanças

O relator do pacote dos combustíveis no Senado, Jean Paul Prates, aceitou a criação de um auxílio a motoristas de baixa renda e a ampliação do vale-gás a famílias carentes. Conforme parecer protocolado nesta quinta-feira, o senador incluiu as medidas no projeto de lei que cria uma conta de estabilização dos preços dos combustíveis. Antes, os subsídios estavam previstos no texto que altera a cobrança do ICMS, imposto arrecadado pelos estados. Os dois textos estão pautados nesta quinta-feira no plenário.

Na proposta que está em discussão na tarde hoje no Senado, o chamado Auxílio Combustível Brasileiro vai beneficiar motoristas autônomos, taxistas e motociclistas de aplicativo com renda familiar de até três salários-mínimos, priorizando quem recebe o Auxílio Brasil.

O custo da medida é de R$ 3 bilhões e deverá ficar dentro do teto de gastos, de acordo com o texto. Além disso, o parecer amplia o vale-gás, pago atualmente pelo governo federal, para 11 milhões de famílias, dobrando o público atendido, com impacto de R$ 1,9 bilhão neste ano, também dentro das regras fiscais.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-03/senado-analisa-propostas-sobre-combustiveis

9 livros clássicos escritos por mulheres disponíveis on-line gratuitamente

POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitora!

No campo da literatura, temos milhares de obras escritas por mulheres em diferentes épocas do desenvolvimento da humanidade. Entretanto, devido ao preconceito de gênero existente em várias áreas da sociedade, muitas delas não tiveram o mesmo alcance e sucesso que obras escritas por homens.

Pensando em ampliar o contato com a literatura feminina, nós reunimos 9 livros clássicos escritos por autoras que marcaram a história da literatura nacional e mundial. Todos os livros estão disponíveis na internet de forma gratuita.

Mulheres na literatura

Segundo historiadores(as), a mulher entrou no campo da literatura na antiga Mesopotâmia (entre 2.800 a.C. e 2000 a.C.) com a participação da princesa Enheduana na política do império. Ela foi responsável pela produção de 42 hinos para templos da Mesopotâmia e alguns de seus textos foram encontrados em 37 placas de argila pela região.

Assim como em outras esferas da vida social, as mulheres sofriam com o preconceito gerado pelos pensamentos patriarcais. Um deles, inclusive, de que elas não deveriam participar de atividades intelectuais, como a escrita. Até o século XIX, as mulheres utilizaram pseudônimos para tentar publicar suas produções em anonimato, já que na época a obra era mais importante do que o autor.

Outro fator que atrapalhava as mulheres era a questão dos gêneros literários, pois havia um forte pensamento de que as mulheres só sabiam escrever histórias de amor com finais dramáticos. Apesar de o romance ser um dos gêneros que mais faz sucesso no mundo e que impulsionou publicações de grandes autoras, como Nora Robertsas mulheres escreviam livros sobre qualquer gênero literário, de ficção científica à poesia.

A trajetória das mulheres na literatura é marcada pela constante luta por voz e representatividade, uma vez que a maioria dos leitores homens não compravam livros escritos por mulheres. Esse paradigma começou a ser quebrado a partir da segunda metade do século XX, quando se percebeu que uma obra não deve ser analisada apenas olhando quem a escreveu, mas sim qual é o seu conteúdo.

9 livros clássicos escritos por mulheres

A fim de mostrar uma variedade de temas e autoras, nós reunimos 9 livros clássicos de escritoras nacionais e internacionais de várias épocas, com diferentes perspectivas e estilos de escrita. Vamos apresentá-los a seguir:

1. Úrsula e outras obras (2018)

Esse volume da série Prazer de Ler, da Edições Câmara, vai trazer uma coletânea com as obras de Maria Firmina dos Reis (1822 – 1917), considerada a primeira romancista brasileira. Natural do Maranhão, Maria ficou marcada por criticar a estrutura escravista em suas obras, uma novidade para a época.

Sua obra mais famosa é o romance Úrsula (1860), em que a autora faz uma crítica à escravidão por meio da humanização de personagens escravizados, expondo todo o sofrimento da classe. Para acessar o livro, clique aqui.

Leia Mais Informações aqui

Como subir para o nível prata ou ouro no aplicativo Gov.br

POR OLHAR DIGITAL - Dentre as muitas utilidades do aplicativo Gov.br, a mais nova vai permitir que os brasileiros com dinheiro esquecido nos bancos consigam sacar os valores. Mas, para isso, é preciso subir de nível no app do Governo Federal. Nele, existem três níveis: o bronze, o prata e o ouro.

Cada nível reflete a forma como a conta é criada ou validade. Algumas características diferenciam os níveis, como grau de segurança (quais dados estão validados e em quais bases), serviços que podem ser acessados e transações digitais que podem ser realizadas.

Continue Lendo...

Leia Também: Como conseguir o nível prata ou ouro no gov.br

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK