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quarta-feira, 24 de agosto de 2022

História Hoje: há 80 anos, Disney criava o personagem Zé Carioca

O personagem nasceu durante a Segunda Guerra Mundial

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A Disney lançou em 24 de agosto de 1942 um personagem com jeitinho brasileiro. Chegava às telonas Zé Carioca. No filme Alô amigos, o papagaio mostrava a cultura local para o Pato Donald. Além do cinema, Zé Carioca também representou a alegria do povo em suas aventuras dos quadrinhos.

O personagem nasceu durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1941, Walt Disney esteve no Brasil acompanhado de um grupo de artistas, escritores e músicos. O cineasta fez uma visita diplomática, a convite do governo norte-americano, com o objetivo de conter o avanço do nazismo e do fascismo na América do Sul. Em nome da Política de Boa Vizinhança, Walt Disney encontrou-se com o então presidente Getúlio Vargas.

Mais além da diplomacia, a viagem serviu como inspiração para novas aventuras e novos personagens. Impressionados com o samba, as paisagens e a riqueza cultural do país, os produtores também se encantaram com os papagaios. Passaram a visitar o zoológico e museus locais em busca da ave. A pesquisa resultou na criação de Zé Carioca. O papagaio morava no Rio de Janeiro, dançava samba e esbanjava charme. 

Embalado pela música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, o longa-metragem Alô amigos, com Zé Carioca e Pato Donald como protagonistas, tinha um propósito diplomático específico. Era parte da iniciativa do governo norte-americano para estimular um espírito de unidade entre os países das Américas. Em 1944, também foi lançado Os Três Caballeros, em que os personagens visitam a Bahia.

Os filmes foram bem recebidos pela crítica e pelo público. Antes da viagem, Walt Disney estava com problemas financeiros. Mas, depois da passagem pela América Latina, os novos produtos trouxeram lucros para os estúdios Disney.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/ultima-hora/1937578/historia-hoje-ha-80-anos-disney-criava-o-personagem-ze-carioca

Entenda por que a Copa do Brasil paga premiação de quase o dobro do Brasileirão

O clube que for campeão da Copa do Brasil vai receber R$ 60 milhões

POR NOTÍCIAS AO MINUTOAs semifinais da Copa do Brasil começam nesta quarta-feira com os confrontos entre Fluminense e Corinthians, no Maracanã, e São Paulo e Flamengo, no Morumbi. Cinco anos após uma mudança na premiação, o torneio se consolidou como o mais rentável do futebol brasileiro, e tem despertado o interesse dos clubes pelo montante de dinheiro de suas cotas a cada fase vencida. O clube que for campeão vai receber R$ 60 milhões. O Brasileirão, após suas 38 rodadas, em comparação, paga ao vencedor R$ 33 milhões, quase metade.

A mudança de patamar ocorreu na temporada 2018. A partir daquela edição, o prêmio de campeão saltou de R$ 5 milhões para R$ 50 milhões. Além disso, os valores têm tido reajustes anuais. Os clubes também recebem suas cotas assim que as etapas são superadas, reforçando seus caixas durante a disputa e não somente ao fim dela.

Especialista em geração de receitas na indústria esportiva, Armênio Neto explica o motivo de o torneio ser considerado um produto mais bem acabado e completo para os patrocinadores. "Claro que o Brasileirão tem o seu valor, mas são produtos diferentes, desde o formato da competição, frequência de partidas, abrangência e até mesmo a forma como foram concebidos e geridos comercialmente. Quando uma empresa patrocina a Copa do Brasil, ela se faz presente em todas as propriedades, inclusive com realização de ativações e hospitalidade nas principais partidas. Já no Brasileirão é um modelo híbrido, porque os clubes fazem a gestão dos seus jogos, focados em seus próprios patrocinadores."

Outro fator diferencial na Copa do Brasil, na visão de dirigentes, é o fato de ser o mais democrático do País, uma vez que há equipes de diferentes divisões ou competições regionais.

Júnior Chávare, dirigente de futebol que trabalhou no Atlético-MG, São Paulo e Grêmio, ressalta o valor da competição para os clubes. "Além da premiação, que é muito significativa, existe a possibilidade de ter um caminho mais curto para a Libertadores. Ou seja, essa somatória de democratização no futebol junto com as possibilidades reais que cada clube passa a ter pelos enfrentamentos diretos e as questões financeiras são fatores preponderantes para que esse torneio seja de alta relevância aos clubes", explicou. A Copa do Brasil dá vaga para a Copa Libertadores.

Para as equipes de divisões inferiores e sem o mesmo poderio financeiro que os considerados gigantes do futebol brasileiro, a participação na Copa do Brasil pode fazer uma diferença brutal no planejamento da temporada.

Nos últimos anos, os clubes menores, sem tantas condições de investimentos, aproveitaram o dinheiro arrecadado com as classificações nas fases preliminares da Copa do Brasil para investir na estrutura. Em 2020, o Afogados eliminou o Atlético-MG nos pênaltis e garantiu uma premiação de quase R$ 3 milhões, dinheiro que não ganharia em qualquer outra disputa. O time aproveitou o valor para construir um novo Centro de Treinamento, dando um passo à frente em sua estrutura.

Outro exemplo é o Juazeirense, que comprou um ônibus e começou a construir seu CT ao passar por três fases. Em 2021, a equipe baiana arrecadou R$ 5,9 milhões em prêmios e parou nas oitavas de finais, após eliminar Sport, Volta Redonda e Cruzeiro.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/1937569/entenda-por-que-a-copa-do-brasil-paga-premiacao-de-quase-o-dobro-do-brasileirao

Comer três porções de fruta por dia influencia a saúde mental

É o que sugere um novo estudo.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Um grupo de investigadores da Universidade de Aston, no Reino Unido, sugere que consumir frutas com regularidade ajuda a prevenir a depressão. Por outro lado, uma alimentação pouco saudável e pobre em nutrientes tem consequências ao nível da saúde mental.

"Tanto as frutas como os vegetais são ricos em antioxidantes, fibras e micronutrientes essenciais que promovem a função cerebral ideal, mas esses nutrientes podem ser perdidos durante o cozimento. Logo, é melhor comer frutas ao natural, pois isso pode ter mais influência em nossa saúde psicológica", explicou, em comunicado, a investigadora Nicola-Jayne, uma das principais autoras do estudo.

Segundo o estudo, que envolveu 428 adultos britânicos, com uma média de idades de 40 anos, ficou também provado que a frequência do consumo é mais importante do que a quantidade total de frutas ingeridas durante toda a semana. Os inquiridos comiam, em média, duas porções de frutas por dia. Quem comia mais de duas porções relataram menos sintomas de depressão e ansiedade e apresentaram maior bem estar.

Por outro lado, aqueles que consumiam lanches ricos em sal e pobres em nutrientes apresentavam níveis de ansiedade, depressão e estresse mais elevados.

A Organização Mundial de Saúde aconselha o consumo diário de, pelo menos, 400 gramas de hortofrutícolas, o que corresponde a cinco porções destes alimentos.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1927897/comer-tres-porcoes-de-fruta-por-dia-influencia-a-saude-mental

Cem anos do rádio no Brasil: da música ao riso, rádio conquista o povo

Entretenimento é um dos carros-chefe do veículo

POR AGÊNCIA BRASIL - Ligar o aparelho de rádio e conhecer novos artistas que estão despontando na música popular brasileira. Ou, quem sabe, rir um pouco de esquetes que lembram o cotidiano - ou até se assustar com histórias sobrenaturais? Desde seus primórdios, as rádios do Brasil surgiram como opção de entretenimento para os ouvintes, que, através dos aparelhos, sentiam-se próximos de apresentadores e artistas.

A música esteve sempre presente, embora no início fosse voltada para públicos mais abastados. Mas, na década de 1930, um vendedor de aparelhos de rádios mudou a forma de se fazer o veículo. Ademar Casé morava no Rio de Janeiro e teve uma ideia para se destacar nas vendas dos aparelhos da Phillips: deixá-los na casa dos ouvintes por alguns dias, para que os moradores testassem. Quando ele voltava para buscar, encontrava novos fãs do meio de comunicação. Assim, bateu recordes e propôs uma ideia: comprar um horário para ter seu próprio programa na emissora do grupo.

Influenciado pelas transmissões de emissoras do exterior que ouvia em um aparelho de ondas curtas, Casé construiu o primeiro programa moderno de rádio no Brasil. “O Programa Casé tinha música, poesia, humor e informação", relembra o jornalista Rafael Casé, neto de Ademar e autor do livro Programa Casé - o rádio começou aqui. 

Casé foi pioneiro em jingles. Um dos mais famosos foi o do pão Bragança: “Oh, padeiro desta rua/ Tenha sempre na lembrança/ Não me traga outro pão/ Que não seja o pão Bragança”. A composição, de Antônio Gabriel Nássara, alavancou as vendas na padaria e abriu o caminho para a publicidade no rádio. “O aporte financeiro da publicidade faz com que a rádio consiga se profissionalizar”, afirma a pesquisadora e jornalista Magaly Prado, autora do livro Histórias do rádio no Brasil.

O comunicador também foi precursor no pagamento de cachê dos artistas para que tocassem com exclusividade no programa, prática que deu visibilidade nacional a cantores como Noel Rosa e Dorival Caymmi. Quem também surge no programa é Almirante - alcunha de Henrique Foreis Domingues, apresentado como o dono da "mais alta patente do rádio”. Almirante tornou-se um dos radialistas mais respeitados da história do rádio, principalmente pelo conhecimento musical.

Ouça episódio da série Cem anos do rádio no Brasil sobre o Almirante:

Continue Lendo em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-08/cem-anos-do-radio-no-brasil-da-musica-ao-riso-radio-conquista-o-povo

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