PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Covid-19: nova variante detectada no Japão pode ser mais contagiosa

O governo japonês confirmou ter detectado uma nova variante do vírus SARS-CoV-2 na região de Kanto

Por Notícias ao Minuto - O Japão confirmou esta sexta-feira a descoberta de uma nova e possivelmente mais contagiosa variante do coronavírus na região de Kanto. Já foram confirmados 91 casos, além de outros dois identificados em aeroportos nipônicos - um total de 93 casos.

À ABC News, o porta-voz do governo japonês, Katsunobu Kato, disse que esta estirpe “pode ser mais contagiosa do que as variantes convencionais e, se continuar a propagar-se internamente, pode levar a um rápido aumento de casos”. As autoridades acreditam que tenha chegado do exterior.

A nova variante, à semelhança de outras, possui a mutação E484K na proteína spike do SARS-CoV-2.

A descoberta surge no momento em que o país tenta conter a terceira onda da pandemia.

O governo assume-se vigilante em relação às novas variantes que podem ser mais resistentes às vacinas que o país começou a administrar esta semana.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1778690/covid-19-nova-variante-detectada-no-japao-pode-ser-mais-contagiosa

Médicos alertam: Evite tomar paracetamol antes de receber a vacina!

Médicos aconselham indivíduos a não tomarem analgésicos antes de receberem a vacina contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2

Por Notícias ao Minuto - Há quem possa optar por tomar paracetamol ou ibuprofeno antes de receber a vacina de modo a prevenir a possível dor associada.

Embora isso não é necessário e pode potencialmente mitigar a resposta do sistema imunológico ao imunizante.

As vacinas da Oxford/Astrazeneca e Pfizer/Biontech estão sendo atualmente administradas um pouco por todo o mundo.

E enquanto milhões esperam ansiosamente para receber a sua dose, os médicos sugerem a melhor maneira de se prepararem.

Em declarações ao jornal britânico The Sun, Sarah Jarvis, médica de clínica geral e diretora clínica da Patientaccess.com disse: "há algumas evidências teóricas de que os analgésicos podem alterar a resposta imunológica do corpo às vacinas".

"Mas, nem sabemos se nesses casos isso se traduz numa proteção menos eficaz da vacina", acrescentou.

"Não há nenhuma evidência específica de que tomar um analgésico antes da vacina da Covid-19 afeta a capacidade do corpo de desenvolver imunidade".

"Portanto, o conselho de não tomar analgésicos antes da vacina é puramente uma precaução".

"Pode não fazer diferença alguma, e se fizer, certamente não será importante".

Jarvis mencionou: "uma vez que pode facilmente tomar um analgésico se sentir dor, eu não recomendo tomar rotineiramente analgésicos de antemão".

Um artigo científico de 2016 descreveu como tomar analgésicos no momento da vacinação é "desencorajado por muitos", incluindo por algumas autoridades de saúde.

Referindo que um estudo demonstrou que o paracetamol "prejudicou a resposta imune a vários antígenos vacinais" em crianças.

E em todas as pesquisas que registraram esse efeito, a reação negativa manifestou-se somente após a toma de paracetemol ou de um medicamento analgésico semelhante para prevenir a febre antes de ser administrada a vacina, e não depois.

No entanto, vários outros estudos não notaram diferenças nas respostas dos anticorpos às vacinas entre as pessoas que haviam tomado ou não analgésicos previamente a serem imunizadas.

O artigo concluiu assim que ainda não há "nenhuma resposta clara" se os analgésicos e os aliviadores de febre dificultam a resposta imune a "um grau que pode resultar na falha da vacina".

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1778403/medicos-alertam-evite-tomar-paracetamol-antes-de-receber-a-vacina

Os benefícios e contraindicações do café

O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo

Por Notícias ao Minuto - Não há nada como tomar um café logo pela manhã. E esta bebida popular e aliciante tem os seus benefícios, mas também as suas contraindicações. A abc preparou uma lista:

Benefícios do café:

  • Ajuda a queimar gordura
  • Melhora o desempenho físico
  • Contém nutrientes essenciais
  • Reduz o risco de diabetes
  • Reduz a possibilidade de sofrer de doenças neurodegenerativas
  • Lutar contra a depressão
  • Reduz o risco de certos tipos de câncer
  • Pode reduzir o risco de ataque cardíaco

Contraindicações

  • Interfere na absorção do ferro, portanto, se tem anemia, é melhor consumi-lo fora das refeições
  • Se sofre de osteoporose, a cafeína afeta a absorção de cálcio, é melhor limitar o seu consumo
  • Se tem taquicardia, é melhor não ingerir café, pois aumentará a frequência cardíaca
  • Pessoas hipertensas devem tomar descafeinado ou apenas um café por dia
  • Se tem ansiedade e tende ao nervosismo, é melhor não beber ou consumir a versão descafeinada
  • Pode aumentar o risco de aborto espontâneo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1778466/os-beneficios-e-contraindicacoes-do-cafe

Congresso promulga Convenção Interamericana contra o Racismo

Países signatários se comprometem a combater o racismo

Por Agência Brasil - O Congresso Nacional promulgou hoje (19) a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, aprovada em 2013, na Guatemala, durante a 43ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos, em 2013. O Decreto Legislativo 1/2021, assinado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi publicado no Diário Oficial da União.

O texto foi ratificado pela Câmara em dezembro do ano passado, e pelo Senado no início deste mês. Ele será agora submetido ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para ratificação por meio de decreto.

Os países que ratificam a convenção se comprometem a prevenir, eliminar, proibir e punir, de acordo com suas normas constitucionais e com as regras da convenção, todos os atos e manifestações de racismo, discriminação racial e intolerância.

A Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância é fruto de negociações iniciadas em 2005 pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Em 2011 foram apresentadas as primeiras propostas do texto durante a 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, que ocorreu em Durban, na África do Sul.

Em termos gerais, a convenção define que a discriminação ocorre quando há distinção, exclusão, restrição ou preferência tendo por base a raça, a cor, a ascendência ou a origem nacional ou étnica de um indivíduo "com o propósito ou efeito de anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em condições de igualdade, de um ou mais direitos humanos e liberdades fundamentais consagrados nos instrumentos internacionais aplicáveis aos Estados partes”.

O texto também inclui o combate às violações motivadas por orientação sexual, identidade de gênero e condição infectocontagiosa estigmatizada.A convenção conceitua intolerância como “um ato ou conjunto de atos ou manifestações que denotam desrespeito, rejeição ou desprezo à dignidade, características, convicções ou opiniões de pessoas por serem diferentes ou contrárias”.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2021-02/congresso-promulga-convencao-interamericana-contra-o-racismo

Clientes de bancos podem acessar serviços do governo pelo aplicativo

São 4 bancos e agora uma cooperativa integrados à plataforma gov.br

Por Agência Brasil - Clientes de instituições financeiras podem ter acesso direto a serviços digitais oferecidos pelo governo por meio dos aplicativos dos bancos.

Os serviços são da plataforma gov.br. Além da União, Distrito Federal, 11 estados e 74 municípios estão integrados à plataforma gov.br.

Atualmente, 93 milhões de pessoas têm cadastro no gov.br. Entre os principais serviços oferecidos pelo portal estão o Meu INSS, a Carteira Digital de Trânsito, a Carteira de Trabalho Digital, Sacar Abono Salarial e Solicitar Seguro-Desemprego.

Nos estados e nos municípios que aderiram ao gov.br, o usuário pode ter o acesso ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), arrecadado pelos estados, ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de limpeza e de iluminação pública, administrados pelos municípios que já tenham aderido ao gov.br.

Bancos e Cooperativa

Atualmente, o Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e BRB oferecem o acesso aos serviços por meio dos aplicativos. A Caixa estuda adesão à plataforma.

Nesta semana, o Sicoob, uma cooperativa financeira, também passou a oferecer o acesso à plataforma.

De acordo com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, 5 milhões de clientes da cooperativa podem entrar na plataforma gov.br com as mesmas credenciais de acesso utilizadas no aplicativo da instituição.

A secretaria informa que o acesso por meio do aplicativo é seguro e, com a integração, o governo tem acesso apenas ao nome completo, CPF, telefone e e-mail do usuário.

Como acessar

Ao acessar sites ou aplicativos governamentais que permitam a autenticação por meio da opção gov.br, o cidadão será direcionado a uma tela que apresentará o item ‘Bancos Credenciados’. Ao acioná-lo e selecionar o Sicoob, por exemplo, entre as instituições, será direcionado para o ambiente da cooperativa, onde informará suas credenciais de acesso e receberá uma mensagem em seu celular com código de confirmação.

Após esse processo, vai ser convidado a aprovar o compartilhamento dos dados pessoais, bem como orientado sobre a forma como pode revogar essa decisão. Ao final dessa etapa, o cooperado será direcionado ao serviço que acessou originalmente já de forma identificada.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-02/clientes-de-bancos-podem-acessar-servicos-do-governo-pelo-aplicativo

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK