PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 2 de julho de 2022

8 dicas para realizar cálculos mentais rapidamente

POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!

A matemática é uma área do conhecimento que possui muito conteúdo e diversas abordagens. Geometria, álgebra, trigonometria e proporcionalidade são apenas alguns dos temas abordados no ensino da matemática em escolas e instituições de educação superior.

Um dos assuntos mais comuns e que possui grande importância na vida acadêmica e, principalmente, no cotidiano, é o cálculo. Por isso, nós reunimos 8 dicas para realizar cálculos mentais de maneira mais rápida.

Importância da matemática

De acordo com uma avaliação nacional do ensino básico realizada em 2021 pelo portal de dados QEduapenas 5% dos(as) alunos(as) saem do ensino médio com o aprendizado esperado em matemática. Isso é muito preocupante, ainda mais tendo em vista a presença da matemática no cotidiano.

Apesar de muitas pessoas pensarem que a matemática não tem utilidade fora da escola e que tudo pode ser resolvido pela tecnologia, a disciplina está presente em diversas situaçõesVerificar a proporção de comida para determinado número de pessoas, calcular a distância e o tempo de uma viagem de carro ou saber se uma promoção vale a pena são algumas situações que exigem conhecimentos básicos de matemática.

O contexto mais comum em que utilizamos o cálculo envolve questões financeiras. Calcular um desconto, uma taxa de juros e fazer o balanço do final do mês são questões essenciais que utilizam conceitos de cálculo para o desenvolvimento e equilíbrio da vida financeira e social.

Além disso, compreender o funcionamento dessa matéria auxilia no desenvolvimento do raciocínio rápido e lógico, contribuindo para a solução de problemas de outras naturezas. Logo, aprender matemática é muito importante para o gerenciamento da vida social e desenvolvimento de habilidades lógicas.

Dicas para cálculos mentais

Mesmo a tecnologia facilitando a realização de operações matemáticas, há situações em que necessitamos de rapidez e eficiência para saber a resposta de um cálculo sem o uso de calculadora, por exemplo. Por isso, nós listamos 8 dicas para fazer cálculos mentais rapidamente. Vamos apresentá-las a seguir:

1. Multiplicar e dividir por 10

Fazer operações matemáticas com o número 10 é muito simples e pode se tornar ainda mais rápido com esta dica. Ao multiplicar por 10, basta adicionar um 0 à direita do número ou deslocar a vírgula uma casa para a direita.

Ex.: 47 x 10 = 470 ou 3,8 x 10 = 38. Já ao dividir por 10, deve-se deslocar a vírgula uma casa para a esquerda ou, se o número terminar em 0, eliminar o 0. Ex.: 87/10 = 8,7 ou 380/10 = 38.

LEIA MAIS EM: Mais Informações

Tribunal de Justiça do Ceará decreta luto pela morte do desembargador Antônio Pádua Silva

POR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁA Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decretou luto oficial de três dias no âmbito do Poder Judiciário cearense em razão da morte do desembargador Antônio Pádua Silva. O magistrado faleceu na madrugada desta sexta-feira (01/07).

O TJCE lamenta, com profundo pesar, e presta condolências à família e aos amigos do desembargador Pádua Silva. O velório terá início às 16h, na Funerária Ethernus (rua Padre Valdevino, nº 1688, em Fortaleza). A missa será às 8 horas de amanhã e o sepultamento às 10 horas, no Cemitério Parque da Paz (avenida Pres. Juscelino Kubitschek, 4454). 

Leia Também: Juiz Antônio Pádua é empossado como desembargador do TJCE

“A Corte recebeu a notícia com muita perplexidade e tristeza. O desembargador Pádua, que eu considerava jovem ainda, era um magistrado vocacionado e exercia o seu mister com muito zelo e compromisso. Fomos colegas de concurso para a magistratura. Deixará muitas saudades, mas igualmente o legado de uma vida proba e dedicada à judicatura”, lamentou em nota a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Para o vice-presidente da instituição, desembargador Abelardo Benevides Moraes, “é uma grande perda para a sociedade e a magistratura. Pádua foi um exemplo de pessoa virtuosa e de magistrado vocacionado, dedicado, altamente produtivo e responsável. Vai ser essa a lembrança dele que vou ter sempre comigo”.

Também com sentimento de pesar, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, disse que “a vida nos pregando e impondo situações inesperadas. Difícil de acreditar. Nesta madrugada partiu para sua última morada o nosso colega desembargador Pádua. Magistrado ético, sério, comprometido com a instituição e um parceiro institucional de primeira linha. Fica com Deus direto, colega”.

O desembargador Pádua Silva integrava a 2ª Câmara Criminal, a Seção Criminal e o Pleno, além de coordenar, no Tribunal, a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), responsável por ações como a Semana Estadual do Júri. Juiz de carreira, ele faria 64 anos em 2022. 

Saiba Mais em: Desembargador Antônio Pádua Silva morre aos 63 anos em Fortaleza

PERFIL
Nascido no Município de Missão Velha, no Cariri cearense, filho de Francisca Tilde Silva e Clodomir Silva Lima, Pádua Silva tornou-se juiz em outubro de 1987, ou seja, tinha quase 35 anos de magistratura. Trabalhou inicialmente em Aracoiaba e respondeu pelas Comarcas de Redenção, Itapiúna, Pacajus e Baturité. Também atuou em Crateús e Acopiara, exercendo ainda funções de juiz eleitoral.

No ano de 1996, foi promovido para Fortaleza, como magistrado da 5ª Vara de Execução Fiscal. Ainda na Capital, foi juiz auxiliar da Presidência e da Corregedoria-Geral, além de juiz convocado do TJCE.

Eleito desembargador em 16 de maio de 2019, tomou posse no cargo no dia 31 daquele mês.

FONTE: https://www.tjce.jus.br/noticias/tribunal-de-justica-do-ceara-decreta-luto-pela-morte-do-desembargador-antonio-padua-silva/

Mostra on-line gratuita comemora os 80 anos de Gilberto Gil

POR CANAL DO ENSINOOlá, leitor(a)!  

“Alô torcida do Flamengo, aquele abraço!”, “andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá”, “por isso eu vou na casa dela, ai, ai” são alguns dos versos mais cantados Brasil afora. Todos eles fazem parte dos sucessos do cantor baiano Gilberto Gil, grande representante da música e da cultura brasileiras, tanto contexto nacional quanto internacional 

Para comemorar os 80 anos do artista, o Instituto Gilberto Gil realizou uma parceria com a plataforma Google Arts & Culture e oferece uma mostra on-line e gratuita sobre a trajetória de Gil. Entre os diversos conteúdos disponíveis, destaca-se um álbum inédito, gravado em Nova York, que se acreditava estar perdido.  

Mostra on-line gratuita sobre os 80 anos de Gilberto Gil 

Intitulada O Ritmo de Gil, a exposição se tornou o maior acervo digital de um artista vivo e pode ser acompanhada em português, inglês ou espanhol. Com a proposta de atualização contínua, conforme Gilberto Gil produza novos trabalhos, a coleção conta com cerca de 40 mil imagens, mais de 140 histórias e 700 vídeos até o momento.

Além disso, por meio do recurso de vistas panorâmicas Street View, é possível passear pelo estúdio do cantor e conhecer com detalhes o local onde seus álbuns são produzidos. Todo o material está dividido em seções, com uma dedicada exclusivamente à história do álbum perdido, gravado na cidade de Nova York, em 1982. Separamos algumas delas para você conhecer: 

Continue Lendo...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK