PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 1 de abril de 2018

Diretamente do Rio Candeia em Aracoiaba

..

Domingo, 01 de abril, fomos tomar banho no Rio Candeia, juntamente com os meus sobrinhos Jarlan Janelson e Eduardo Lima. Confira como foi esse dia...
Veja Todos os Vídeos do Rio Candeia, em Aracoiaba-CE.

Janot critica soltura de amigos de Temer e sugere condução coercitiva

Ex-procurador-geral da República se manifestou sobre o caso nas redes sociais neste sábado (31)
ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot criticou a a liberação de presos da Operação Skala, entre ele dois amigos do presidente Michel Temer, em sua conta no Twitter na noite deste sábado (31).

"Não teria sido o caso então de pedir condução coercitiva ao invés de prisão? Voltou a ser assim? E vai continuar sendo assim?”, escreveu o ex-PGR na rede sociais.

Janot elaborou duas denúncias contra Temer no ano passado. Sua sucessora, Raquel Dodge, fez pedido de liberdade aos envolvidos na operação ontem, e teve pedido aceito pelo ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

As conduções coercitivas, sugeridas por Janot, estão suspensas desde dezembro de 2017 por decisão do ministro STF Gilmar Mendes. O entendimento de Gilmar sobre pedidos que obrigam investigados a serem levados à polícia para prestar depoimento ainda será analisado no plenário da Corte. 

Poeta inspirado em Deus - Vicente Nery dvd acústico

..

Poeta inspirado  em Deus
Cheiro de Menina e Vicente Nery cantando musica poeta espirado em Deus música de autoria do poeta Jonas Andrade...

Confira:

Jonas Andrade {Espirado Em Deus}

O Poeta Inspirado Em Deus

De vez em quando eu agradeço a Deus
Porque as estrofes dos poemas meus
São feita por Ele e cantadas por mim
O vento é maestro é autor dos arranjos
Meu vocal são feitos por vozes de anjos
No primeiro verso, no meio e no fim

Trans e travestis podem registrar nome social no título de eleitor

Prazo vai até o dia 9 de maio
© DANI VALENTE / ASCOM FASEPA
Por Notícias ao Minuto - Eleitores transexuais e travestis têm de 3 de abril a 9 de maio para solicitarem a inclusão de seu nome social no título de eleitor e no caderno de votação das Eleições 2018. As informações são do Tribunal Superior Eleitora (TSE).

A decisão foi tomada pelo tribunal no último dia 22. O nome civil também constará no título de eleitor, mas será utilizado apenas para "fins administrativos" pela Justiça Eleitoral, e seu emprego se dará "apenas quando estritamente necessário ao atendimento do interesse público e à salvaguarda de direitos de terceiros", segundo o tribunal.

O presidente do TSE, o ministro Luiz Fux, afirma que "é papel da Justiça Eleitoral zelar pelo respeito às diferenças e atuar para que o exercício da cidadania se dê livre de embaraços e preconceitos".

"Todo eleitor tem o direito de ser identificado da forma como enxerga a si próprio e como deseja ser reconhecido em sociedade", explicou em nota.

Como solicitar

A inclusão do nome social, bem como a atualização da identidade de gênero, pode ser feita no cartório ou posto de atendimento que atenda à zona eleitoral do interessado. Deve ser apresentado um documento de identificação com foto.

Confira 10 canais no Youtube para você 'mitar' na prova do Enem

Neste ano, as provas do Enem serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro
(Foto: Arquivo/CORREIO)
Sonho (e, em algumas vezes, pesadelo) de muitos alunos, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm sido um desafio para quem deixa o ensino médio ou ainda para os candidatos que querem voltar à universidade, desta vez, de olho em uma nova profissão. Para quem já está estudando a todo vapor e também para quem ainda vai começar, o iBahia selecionou 10 canais no YouTube para ter um excelente desempenho nas provas. Com a ajuda do ex-estudante de escola pública Lívio Pereira, de 18 anos, 1º lugar em Direito, fizemos uma lista com dez dicas sensacionais. Confere aí:

1) Projeto Medicina - criado em 2012, com mais de 4 mil inscrições e voltado para estudantes que querem passar no vestibular de Medicina, o canal oferece questões, dicas e materiais de edições anteriores do Enem.
2) Geekie Games - é a única plataforma adaptativa credenciada pelo MEC, voltada para a preparação de estudantes no vestibular e SISU. Atualmente, o canal tem mais de 80 vídeos e mais de 7 mil inscritos e traz dicas e resoluções de questões para o exame.

3) Física Fabris - criado em 2009, o canal apresenta conteúdos e questões sobre Física. São mais  de 200 mil pessoas inscritas e mais de 1000 vídeos publicados. 

4) Biologia Total -  criado pelo professor Paulo Jubilut, conhecido nas redes sociais pelo pioneirismo em conteúdo digital para vestibular, canal tem mais de 1 milhão de pessoas inscritas e oferece dicas, questões e demais conteúdos sobre Biologia. 

5) Redação e Gramática Zica - canal tem mais 200 mil pessoas inscritas e é voltado para apresentar conteúdo de Língua Portuguesa de forma simples e descomplicada para os estudantes. 

6) Geografia Irada - canal, com 25 mil pessoas inscritas,  é especializado em preparação para o Enem e vestibulares com vídeos semanais sobre Geografia.

Dia da mentira...O Dia da Mentira surgiu surgiu por causa de um grande mal-entendido ocorrido na França, no século XVI.

O Dia da Mentira surgiu surgiu por causa de um grande mal-entendido ocorrido na França, no século XVI.
Você já caiu em alguma brincadeirinha do Dia da Mentira? Sim? A prática de contar mentiras em um dia específico, por mais bizarras que sejam, é algo muito comum entre crianças. No entanto, os adultos também parecem adorar inventar uma lorota aqui ou ali. Quer um exemplo? Em 1957, a respeitadíssima rede de televisão britânica BBC mostrou uma matéria sobre determinadas árvores na Suíça que produziam macarrão. Dá pra acreditar?

De fato, o Dia da Mentira surgiu no século XVI, na França, e foi fruto de um grande mal-entendido.
Até tal século, os franceses seguiam o calendário Juliano. Conforme o mesmo, a comemoração do Ano Novo ocorreria no primeiro dia de Abril. Porém em 1564, o rei Carlos IX estabeleceu que a França deveria seguir o calendário Gregoriano, no qual o novo ano se iniciaria já em 1º de janeiro, como ocorre hoje em dia.
O problema foi que alguns franceses não aceitaram a mudança. Além disso, naquela época as notícias andavam lentamente, pois não havia meios de rápida comunicação. Desta forma, muitas pessoas sequer ficaram sabendo da alteração estabelecida pelo rei. Assim, continuaram a comemorar o Ano Novo no dia primeiro de Abril. É claro que a essas pessoas começaram a ser alvo de muitas brincadeiras, chacotas e piadas dos franceses bem-informados. Foi desta forma que a data se consolidou como o dia reservado às maiores mentiras e peripécias.

HORA DO RISO: Uma Ferrari Por Apenas 15 Reais?

Piada do dia: Uma Ferrari por apenas 15 reais?
Um garoto de 18 anos chega em casa com uma Ferrari nova, para o espanto de seus pais. "Onde você conseguiu esse carro?!", exclamam eles, preocupados.
E o garoto calmamente responde: "Eu acabei de comprar."
"Com que dinheiro?", perguntam os pais. "Nós sabemos quanto custa uma Ferrari!"
"Bem", diz o menino, "esta me custou só quinze reais".
Os pais começaram a gritar ainda mais alto. "Quem iria vender um carro como esse por quinze reais?!", eles perguntaram.
"Foi aquela senhora que acabou de se mudar para a casa aqui do lado", disse o menino. "Não sei o nome dela, mas ela me viu passando de bicicleta na frente da casa e perguntou se eu queria comprar uma Ferrari por quinze reais."

Brasil tem uma das contas de luz mais caras do mundo

A conta de luz tem pesado cada vez mais no bolso do brasileiro. O país tem uma das maiores tarifas de energia do mundo, o que deixa salgado o orçamento familiar do cidadão, todos os meses. Levantamento da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres, a Abrace, revela que o aumento da conta de luz de 2014 a 2017 foi de 31,5%. Esse índice superou a inflação acumulada no mesmo período, que chegou a 28,86%, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE.

Os prognósticos para 2018 são ainda piores: estima-se que o encarecimento acumulado da conta de luz desde 2014 chegue a 44%. Na Câmara dos Deputados tramita uma comissão especial que discute a privatização da Centrais Elétricas Brasileiras S.A, a Eletrobras. A companhia é a maior empresa de capital aberto do setor na América Latina e atua nos segmentos de geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia elétrica.

Começa nesta segunda prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem

Os estudantes que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e quiserem pedir isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos. Neste ano, a solicitação de isenção será feita entre os dias 2 e 11 de abril, ou seja, antes do período de inscrição, que começa em maio. O pedido deve ser feito, exclusivamente, pelo endereço site do Enem.

Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Também tem isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame.

6 Exercícios Eficazes Para as Mulheres Para perder Peso

..

Nós montamos um treino com exercícios rápidos que vão ajudar você a perder aqueles quilinhos a mais, ficar com a barriga sequinha e entrar em forma. Além de queimar calorias, estes exercícios ainda vão salvar você de futuros problemas de saúde. Um estilo de vida sedentário, estresse constante e uma dieta longe de ser perfeita: nada disso faz bem para o corpo. Burpee, agachamento, prancha, levantamento de halteres, ponte e levantamento em Y e em T estão aí para lhe ajudar. Se você está procurando um jeito de melhorar sua saúde, precisa se exercitar a 80% da frequência máxima do seu coração por pelo menos 30 minutos, de 3 a 4 vezes por semana. Não subestime o poder da caminhada. E ioga pode mudar completamente a sua perspectiva sobre a vida, o corpo e a mente.
VEJA MAIS EM...

Evangelho do dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 20, 1-9
- Aleluia, aleluia, aleluia!
- O nosso cordeiro pascal, Jesus Cristo, já foi imolado. Celebremos, assim, esta festa na sinceridade e verdade (1Cor 5,7s);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: 'Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.' 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

FONTE: Arautos do Evangelho

Como Remédios de Mel podem te Ajudar em Diferentes Problemas de Saúde

..
Esse líquido dourado e doce é muito conhecido pelo seu sabor e versatilidade para o preparo de receitas, mas o que muitos não sabem é que o mel é também um poderoso aliado da nossa saúde. O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e seu sabor e coloração dependem do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para produzir este doce. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, estimula o sistema imunológico e é uma ótima fonte de energia. No vídeo de hoje iremos explorar algumas maneiras em que o mel pode ajudar: Dor de garganta Problemas respiratórios Bom para o intestino Bom para pele Ação antioxidante Diminui os riscos de infecção urinária Melhora o sono e ajuda a relaxar Alivia a indigestão Dá energia Evite o aquecimento em excesso do mel, pois isto pode reduzir a acidez e a umidade do alimento e causar a perda na atividade de algumas enzimas, fazendo com que o alimento deixe de ter parte de suas propriedades benéficas. Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUE NA SEMANA no Blog do Parceiro - 25 a 31 de março

CONFIRA OS DESTAQUES DA SEMANA ANTERIOR:

Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUE NA SEMANA no Blog do Parceiro - 18 a 24 de março


CONFIRA O TOP 5 DA SEMANA:

5º LUGAR:

Morre aos 76 anos o músico Messias Holanda, autor do hit "Pra Tirar Coco"

Ainda sem divulgar detalhes sobre data e horário, a família anunciou que o velório acontecerá no Theatro José de Alencar e será aberto ao público
Foto: Divulgação
Morreu nesta segunda-feira, 26, aos 76 anos o músico Messias Holanda, autor de hits como “Pra Tirar Coco”, “Mariá” e “O Tamanho Da Bichona”. A irreverência é característica forte da produção musical que o fez conhecido como uma lenda do forró, o cearense de Missão Velha sofria problemas de saúde desde 2016, quando sofreu uma queda em casa.

A família informou que o velório vai acontecer no Theatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza, e será aberto ao público.A homenagem vai acontecder entre as 14 e as 17 horas, e de lá segue para o cemitério São João Batista, onde acontecerá o sepultamento.

Após mais de cinco décadas dedicadas ao forró, Messias Holanda deixa mais de 100 composições em 16 vinis gravados, 18 CDs e diversas coletâneas, além de participações especiais em gravações de DVDs como “Canta e Encanta: Viva Ceará”, gravado em 2014. No último ano, artistas cearenses como Dorgival Dantas e Dedim Gouveia fizeram shows em tributo ao músico a fim de arrecadar verba para o tratamento de fisioterapia do músico. 

IURY FIGUEIREDO - POVO ONLINE
4º LUGAR:

Seis são presos após fogo em carros e dez ataques no Ceará

Foram registrados ao menos 10 ataques na capital e em outras duas cidades, que vivem uma guerra entre facções criminosas
© Ricardo Moraes/Reuters
Seis pessoas foram presas sob a suspeita de terem participado de ataques a prédios públicos e incêndios a ônibus em Fortaleza entre sábado (24) e domingo (25). Foram registrados ao menos 10 ataques na capital e em outras duas cidades, que vivem uma guerra entre facções criminosas.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, as prisões foram efetuadas pela Polícia Militar. Três deles foram detidos neste domingo e os outros três, no sábado.
Os crimes ocorreram após três homens que participaram de um ataque à Secretaria de Justiça e Cidadania na madrugada de sábado (24) terem sido mortos depois de troca de tiros com policiais militares. Dois deles foram identificados: Francisco José Raniel Barbosa dos Santos, 19, e Davi Lima Pires, 19. Com eles, foram apreendidas armas e uma granada.
Um dos presos pela polícia cearense portava uma pistola calibre 380 com 13 munições, no bairro Vila União, e a suspeita é que tenha participado de ataque a tiros no prédio da Etufor (Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza).
Os outros dois estavam em uma moto na avenida Presidente Castelo Branco com uma mochila que transportava garrafas com nove litros de gasolina. Também com o mesmo combustível, foram presos outros três homens na noite deste sábado, próximo à praça da Estação e no centro da capital cearense.
Até a madrugada deste domingo, o estado teve ao menos 10 ataques incendiários, sendo cinco em ônibus, dois em torres de telefonia, um na secretaria regional da prefeitura, num depósito de veículos e um veículo em frente ao 20º DP (Distrito Policial).
Houve, ainda, disparos de tiros em frente ao 18º Juizado Especial e à Etufor e queima de pneus nas avenidas Coronel Carvalho, no bairro Vila Velha, e Mozart Lucena, no Quintino Cunha.
Além da capital, os ataques ocorreram em Cascavel e Sobral. Na primeira, atingiu o depósito de veículos, danificando mais de 50 automóveis que estavam no local. Já em Sobral, foi registrada uma tentativa de incêndio nos fundos do prédio da coordenadoria de operações policiais.
O Ceará vive uma guerra de facções e, só em duas chacinas em janeiro, 24 pessoas foram mortas. Uma das hipóteses é que a facção Guardiões do Estado, que teria sido responsável pela chacina que deixou 14 mortos na periferia de Fortaleza em janeiro, tem características distintas de outras com as quais disputa o espaço de tráfico na região, se notabilizando por cometerem crimes com requintes de crueldade.
Além dela, atuam no Ceará Comando Vermelho, PCC, Família do Norte e Amigos dos Amigos. Com esse cenário, taxistas e motoristas de aplicativos têm rejeitado corridas a lugares considerados perigosos, lojas liberam funcionários mais cedo, postos de combustíveis deixaram de funcionar 24 horas por dia e há bairros onde impera o toque de recolher.
Em 2017, o Ceará teve seis chacinas, a maioria na região metropolitana. No ano passado, 5.134 pessoas foram assassinadas, alta superior a 50% em relação a 2016, quando foram mortas 3.407 pessoas.

ÔNIBUS ESCOLTADOS
Por causa dos ataques, a secretaria reforçou o policiamento, com o uso de helicópteros. Os incêndios foram combatidos por equipes do Corpo de Bombeiros. Os ataques serão investigados pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil do Ceará.
Devido aos ataques, a Etufor colocou em funcionamento na madrugada um esquema especial para o transporte coletivo de Fortaleza, com veículos em comboios acompanhados pela Polícia Militar e Guarda Municipal. 
Uma das principais linhas de investigação é que o ataque tenha sido ordenado por facções criminosas que questionam o anúncio de instalação de bloqueadores de celular nos presídios.
Na noite de quinta-feira (22), um grupo armado tentou incendiar um prédio dos Correios. Os criminosos deixaram um bilhete ameaçando ataques caso os bloqueadores sejam instalados. Com informações da Folhapress.

FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO
3º LUGAR:

Prefeito e Secretário de Educação de Aracoiaba recebem premiação da UBD por estarem entre os melhores do Brasil

Secretário da Educação de Aracoiaba Emílio Freitas está entre os melhores do Brasil mais uma vez

Prof. Emílio Freitas
A educação pública de Aracoiaba é mais uma vez destaque nacional, desta vez pelo modelo de gestão. A União Brasileira de Divulgação (UBD), premiou na última sexta-feira (23), em Recife, o secretário de Educação, Emílio Freitas, como um dos melhores secretários de Educação do País. Ele recebeu a medalha Brasil Suíça de Honra ao Mérito - Os melhores do Brasil por um Brasil Melhor e o Certificado Destaque do Ano da UBD, que classificou o prefeito de Aracoiaba como um dos 100 melhores prefeitos do Brasil.
A UBD, que tem por finalidade divulgar os melhores gestores do País, na esfera de Educação, concede a comenda ao secretário como forma de reconhecimento ao excelente trabalho.  

LEIA TAMBÉM: Professor Emílio Freitas se destaca entre os 100 melhores secretários de educação do Brasil

Transparência, responsabilidade fiscal e comprometimento com a sociedade, esses foram os critério usados pela UBD. A pesquisa foi realizada nos meses de janeiro a fevereiro de 2018 junto aos Ministérios, sites Governamentais e Lei de Responsabilidade Fiscal, avaliando 3.950 municípios brasileiros.
O prefeito do município, Antônio Cláudio enaltece o trabalho em que o secretário de Educação vem desenvolvendo a frente da pasta. “Quero parabenizar o trabalho do nosso secretário Emílio Freitas, junto à equipe, no desenvolvimento educacional através da nossa gestão. A educação de Aracoiaba avança e este prêmio faz jus aos resultados conquistados em benefício dos nossos estudantes. Aracoiaba mais uma vez se destaca no cenário nacional e estadual, estamos orgulhosos”, frisou o chefe do poder executivo municipal.
Surpreso com a premiação, Emílio Freitas, diz que essa colocação é um reconhecimento pelo seu trabalho.“Todo o avanço que está acontecendo na educação de Aracoiaba não é um mérito somente meu, mas de toda a equipe da secretaria, dos gestores, professores e profissionais que atuam na rede municipal. É graças a este comprometimento de todos que chegamos a este índice. Estou muito feliz com esse prêmio”, conclui a secretário.
Por comunicacao@aracoiaba.ce.gov.br
VICE-CAMPEÃO:

Parabéns ao Vereador Sidney Brasil pelo seu aniversario ocorrido nesta terça-feira

Suas qualidades atraem as pessoas e ninguém fica indiferente à sua forma de estar.
Foto: Vereador Sidney Brasil, ao lado de seus
colegas vereadores  da Câmara Municipal
de Aracoiaba, na manhã do dia 27/03/18
O Blog do Parceiro parabeniza o vereador Sidney Brasil pela passagem do seu aniversário no dia de ontem, 27 de março de 2018. Os votos de toda equipe são de prosperidade, saúde e paz.
Que o tempo seja sempre o seu melhor parceiro, trazendo serenidade, equilíbrio e sabedoria - que lhe darão a receita ideal de como viver a vida, aproveitando o melhor que ela tem a oferecer.
Que não só na data de ontem, mas todos os dias de sua vida DEUS possa estar iluminando seus passos e sua luta nesta caminhada como parlamentar.
Para quem tem a oportunidade de compartilhar da sua companhia sabe o quão batalhador você é e sabe também como você se esforça para tornar melhor a vida daqueles que lhe cercam.
LEIA TAMBÉM: CÂMARA DE ARACOIABA CANTA PARABÉNS PRÁ SIDNEY BRASIL
Que as conquistas do passado lhe tragam à lembrança, não só alegrias, mas também a força e o entusiasmo para superar eventuais obstáculos e implementar os mais importantes projetos para o futuro.
O mandato que o povo de Aracoiaba lhe entregou é apenas mais uma de suas conquistas, muitas outras ainda virão porque você sabe como conquistar o afeto e admiração das pessoas.
DESTAQUE CAMPEÃO DA SEMANA:

Secretaria Municipal de Infraestrutura de Aracoiaba realiza confraternização de páscoa com seus servidores

Luciano Lima, "Nanim", uma das grandes revelações dessa nova safra de valores desses novos secretários do município de Aracoiaba.
Por Ana Marques - Secretário de Infraestrutura realizou na tarde de hoje, 28 de março, uma belíssima confraternização de páscoa com toda sua equipe de trabalho...

Parabéns Luciano Lima pelo trabalho desenvolvido frente a esta Secretaria e ao amigo William Goes pelo registro...
VEJA MAIS ABAIXO:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK