PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 19 de março de 2022

Veja onde a máscara é opcional, obrigatória ou recomendada no Ceará

Medidas que flexibilizam o uso de máscara no estado passam a valer na segunda-feira, 21 de março.

POR G1 CEDecreto divulgado neste sábado (19) pelo Governo do Ceará detalha em que situações e locais a máscara continua obrigatória, passa a ser opcional ou recomenda. O documento detalha o anúncio feito pelo governador Camilo Santana na sexta-feira (18), e as medidas passam a valer na segunda-feira (21).

Locais onde a máscara não é obrigatória

Conforme o Diário Oficial do Ceará, "deixa de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção em ambiente ao ar livre, público ou privado, como praças, calçadas, parques, ruas, áreas de lazer, centros abertos de eventos, feiras, estádios de futebol e demais espaços que não sejam cercados ou delimitados por teto e paredes, divisórias ou qualquer barreira física, vazadas ou não, com ou sem janelas, destinados à utilização simultânea de várias pessoas". 

Leia Também: Máscaras não serão mais obrigatórias em locais abertos do Ceará a partir de segunda-feira, anuncia Camilo

Uso da máscara segue obrigatório

As pessoas devem manter a máscara de proteção individual "em ambientes fechados, como transporte público, sala de aula, cinemas, teatros e demais ambientes que não se enquadrem como abertos ao ar livre".


Uso de máscara recomendado

O Governo do Ceará destaca que "fica recomendado o uso de máscaras, em ambientes abertos, por idosos, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais".


Restrições ainda em vigor

Mesmo com a flexibilização do uso de máscara, aumento da cobertura vacinal contra Covid e a redução de mortes pela doença, algumas restrições são mantidas. Equipamentos de lazer podem ser utilizados desde que:


Moraes determina o bloqueio do Telegram em todo o país

Moraes justificou a decisão com base no descumprimento de medidas judiciais anteriores, que exigiam ações como o bloqueio de perfis ligados ao blogueiro bolsonarista Allan do Santos, assim como a suspensão da monetização de conteúdos produzidos por essas contas.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão "completa e integral" do aplicativo de troca de mensagens Telegram no País. Moraes justificou a decisão com base no descumprimento de medidas judiciais anteriores, que exigiam ações como o bloqueio de perfis ligados ao blogueiro bolsonarista Allan do Santos, assim como a suspensão da monetização de conteúdos produzidos por essas contas. A decisão, porém, suscitou críticas em relação à sua proporcionalidade, ao impacto no direito à comunicação e sobre o foro competente (mais informações nesta página).

Moraes também determinou "sanções civis e criminais", e multa diária de R$ 100 mil para pessoas que usarem "subterfúgios tecnológicos" para continuarem a usar o Telegram, banido no País na mesma ação. Logo após a decisão, grupos bolsonaristas discutiram alternativas para driblar o bloqueio da rede social; entre elas, estavam o uso de rede virtual privada (VPN) ou proxy. Ambos têm a mesma finalidade: mascarar a origem de acesso de um internauta. Uma pessoa no Brasil pode, neste caso, simular que está usando a internet em outro país.

O Telegram é uma das preocupações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na campanha deste ano porque não tem sede nem representação legal no País e por não atender a contatos do Judiciário. Há receio, ainda, com a baixa moderação do aplicativo, também usado para disseminar desinformação e discursos de ódio.

CONTINUE LENDO EM: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/1894151/moraes-determina-o-bloqueio-do-telegram-em-todo-o-pais

Dia de São José: entenda por que 19 de março é sinônimo de esperança de um bom período chuvoso para o Ceará

Na tradição popular dos cearenses, o Dia de São José é a data limite para garantir boas chuvas para as plantações. Especialistas explicam que a data também é próxima do equinócio de outono, o que pode influenciar na ocorrência das chuvas no estado.

POR G1 CEO Dia de São José, comemorado no dia 19 de março, é motivo de esperança na tradição dos católicos cearenses, que acreditam que se chover até esta data é sinal de um bom período de precipitações. No Ceará, o santo é considerado padroeiro, o que motiva o feriado anual. A crença religiosa, contudo, pode ser também explicada cientificamente, já que na data ocorre um fenômeno no movimento da Terra, denominado equinócio de outono.

De acordo com a Fundação Cearense de Meterorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no equinócio de outono os dois hemisférios terrestres estão igualmente iluminados pelo sol. Dessa forma, a noite vai ter a mesma do dia. A incidência direta de raios solares na linha do Equador, de onde o Ceará está próximo, acaba atraindo ventos úmidos para a região, e geralmente traz chuvas. 

Leia Também: Chove em mais de 60 cidades do Ceará no Dia de São José

Ainda assim, para a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a ocorrência das chuvas antes desse período nem sempre garante um inverno com chuvas abundantes.

“Existe a religiosidade que a gente respeita, com toda certeza. O dia 19 de março é próximo ao equinócio, que é quando o sol, na sua órbita aparente, passa a influenciar o hemisfério norte. Uma outra questão é quanto ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Se, até março, que é a metade da estação chuvosa, ela não tiver contribuído para chuvas no Nordeste, isso acaba frustrando a qualidade da quadra chuvosa”, comenta.

CONTINUE LENDO EM: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/03/19/dia-de-sao-jose-entenda-porque-19-de-marco-e-sinonimo-de-esperanca-de-um-bom-periodo-chuvoso-para-o-ceara.ghtml

Máscaras não serão mais obrigatórias em locais abertos do Ceará a partir de segunda-feira, anuncia Camilo

Anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (18) em live com o prefeito da capital, José Sarto, e o secretário de Saúde, Marcos Gadelha.

POR G1O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta sexta-feira (18), a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos no Ceará. Desta forma, a utilização dos equipamentos de prevenção contra o coronavírus ficam a critério de cada cidadão. Em ambientes fechados, contudo, as máscaras ainda não foram liberadas.

A decisão passa a valer a partir de segunda-feira (21) e deve ser regulamentada no decreto que será publicado neste sábado.

"Nós decidimos desobrigar o uso de máscaras nos espaços abertos, ao ar livre, a partir de segunda-feira, dia 21. Lembramos que recomenda-se ainda o uso de máscaras para pessoas com sistema imunológico mais frágil, com comorbidades, mas é apenas uma recomendação", afirmou o governador.

O prefeito da capital, José Sarto, e o secretário estadual de Saúde, Marcos Gadelha, participaram da live nas redes sociais do governador.

A decisão pela desobrigação já vinha sendo discutida desde a semana passada no Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. O próprio governador disse que o assunto seria debatido nesta sexta, seguindo a tendência de vários estados brasileiros. No início da semana, o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, afirmou que a passaria por um estudo do conselho técnico e científico.

Sobre os locais fechados, Camilo reforçou que continua a obrigatoriedade do uso das máscaras. Novas avaliações serão realizadas nas próximas semanas para discutir a flexibilização do item também nos espaços fechados.

Continue Lendo...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK