PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Hora que janta pode 'aumentar risco de AVC fatal'

O estilo de vida de cada um tanto pode ajudar a viver mais como pode aumentar a probabilidade de morte prematura

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Um estudo publicado na revista Nutrients, analisou a relação entre a hora do jantar e o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Os voluntários foram divididos em três grupos - o grupo da ceia antecipada (antes das 20h), o grupo irregular e o grupo da ceia tardia (depois das 20h).

Aqueles que consumiram a refeição a horas aleatórias registaram um risco superior de morrer de um acidente vascular cerebral hemorrágico - fenômeno no qual um vaso sanguíneo no interior do crânio explode e causa uma hemorragia no cérebro.

Os investigadores escreveram: "descobrimos que a adoção de um horário irregular de ceia em comparação com o jantar antes das 20h estava associada a um risco aumentado de mortalidade por AVC hemorrágico".

"Até onde sabemos, o nosso estudo é o primeiro a investigar a associação entre o horário do jantar e o risco de mortalidade cardiovascular", acrescentaram.

"Neste grande estudo de corte prospectivo de base populacional, após ajuste para fatores de risco de problemas cardiovasculares, o horário irregular do jantar foi associado a um risco aumentado de mortalidade hemorrágica por AVC comparativamente à ingestão antecipada da mesma refeição".

Os investigadores descobriram igualmente que ter excesso de peso e comer a horas irregulares aumentou ainda mais os riscos.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1909393/hora-que-janta-pode-aumentar-risco-de-avc-fatal

Duas mudanças na dieta que ajudam a manter o colesterol baixo

Saiba mais...

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Níveis elevados de colesterol podem levar ao desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares potencialmente fatais.

Como tal, é importante manter os índices de gordura no sangue sob controle.

Tendo isso em mente, o portal Dr. Axe recomenda a adoção de duas mudanças chave na dieta:

Abstenha-se dos carboidratos

Pesquisas sugerem que o consumo frequente de alimentos ricos em amido e hidratos está associado à síndrome metabólica, uma condição resultante do colesterol alto e de outros fatores que equivalem a uma maior probabilidade de sofrer de doenças coronárias.

Ao invés, dê predileção a uma dieta mediterrânea, que inclui quantidades baixas de carboidratos refinados e gorduras saudáveis. Mais ainda, essas gorduras benéficas - presentes no peixe ou nos frutos secos, por exemplo - podem contribuir para o aumento do colesterol HDL, também denominado de colesterol 'bom'. 

Beba vinho tinto

De acordo com um estudo, ingerir 30 mililitros de vinho tinto diariamente reduz o risco de doença cardíaca coronária em 24,7%.

Entretanto, o consumo de álcool pode aumentar ligeiramente os triglicérides. Consequentemente, é recomendável beber em moderação.

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1909671/duas-mudancas-na-dieta-que-ajudam-a-manter-o-colesterol-baixo

Ministério da Educação lança programa Primeira Infância na Escola

Iniciativa visa facilitar metas do Plano Nacional de Educação

POR AGÊNCIA BRASIL - O Ministério da Educação lançou nesta terça-feira (17) um programa voltado para a educação de crianças de 0 a 5 anos de idade. O Primeira Infância na Escola foca na articulação de diferentes iniciativas e na eficiência na gestão pública para elevar a qualidade da Educação Infantil.

O programa tem ainda entre os objetivos a formação continuada de professores, o fortalecimento da Base Nacional Comum Curricular e o alcance das metas do Plano Nacional de Educação.

A Secretaria de Educação Básica fornecerá apoio técnico e financeiro para avaliar, monitorar e qualificar as oportunidades de aprendizagem para municípios e escolas.

O secretário Mauro Rabelo disse que regiões mais vulneráveis vão ter prioridade. Já o ministro da Educação, Victor Godoy, disse que o plano não é apenas repasse de recursos.

Também foi assinado um acordo de cooperação técnica com o Sistema de Tribunais de Contas para acompanhamento dos planos de educação de estados e municípios.

FONTEhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-05/ministerio-da-educacao-lanca-programa-primeira-infancia-na-escola

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK