PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 7 de maio de 2022

Aracoiaba oferta serviço da ouvidoria para população

POR PROGRAMA DO ROCHINHA - A prefeitura de Aracoiaba oferece um canal de ouvidoria disponível para críticas, dúvidas e sugestões da população.

Os moradores do município podem acessar o formulário por meio do site oficial (https://aracoiaba.ce.gov.br/ouvidoria.php).

Se preferir, pode utilizar o telefone 85 9 9775 9145 de segunda a sexta entre 07:30 e 17h, ou o e-mail: ouvidoriaaracoiaba@gmail.com.

Leia Também: Casa do Cidadão de Aracoiaba realiza serviços para a população

FONTEhttps://www.radialistarochinha.com.br/2022/05/aracoiaba-oferta-servico-da-ouvidoria.html

Voto em trânsito é opção para quem perdeu prazo de transferir título

Trata-se de um direito previsto no Código Eleitoral

POR AGÊNCIA BRASIL - Para quem perdeu o prazo para transferir o título de eleitor de cidade e ainda assim não quer abrir mão de votar, a Justiça Eleitoral ainda oferece como opção o voto em trânsito, que é um direito previsto no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Ainda assim, é preciso ter cuidado, pois também há um prazo para solicitar o voto em trânsito, que vai de 12 de julho a 18 de agosto. Antes de tudo, é preciso saber se há alguma pendência em relação ao seu título de eleitor. A situação atual do documento pode ser conferida no portal da Justiça Eleitoral.

Apenas quem estiver com a situação toda em ordem poderá votar em trânsito, uma vez que o cadastro do eleitorado já foi fechado, e assim não é mais possível resolver nenhuma pendência relativa ao título, como multas ou faltas não justificadas, por exemplo.

Caso esteja tudo certo, será necessário também já indicar em qual cidade o eleitor estará no dia da votação.

O Tribunal Regional Eleitora (TRE) de cada UF deverá divulgar, com antecedência, todas as seções eleitorais em que haverá voto em trânsito. Vale lembrar que a modalidade só é disponibilizada em municípios com mais de 100 mil habitantes, além das capitais.

Feita a inscrição, quem estiver na mesma unidade da federação (UF) de seu domicílio eleitoral poderá votar para os cargos de presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Já quem estiver, no dia da votação, fora da UF do seu domicílio eleitoral poderá votar somente para presidente.

As inscrições para votar em trânsito devem ser feitas por meio da internet, na opção Título Net, que abrirá a opção durante o período de inscrição.

É preciso, no entanto, estar seguro de se estará no dia da votação. O eleitor informar que votará em trânsito em determinada cidade e não comparecer deve justificar a ausência normalmente, mesmo que esteja em seu domicílio eleitoral original.

As Eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro, primeiro domingo do mês, conforme determina a Constituição. Eventual segundo turno para os cargos de presidente e governador está marcado para 30 de outubro.

No exterior

A Justiça Eleitoral alerta que não é permitido votar em trânsito em urnas instaladas fora do país. Contudo, quem possuir seu domicílio eleitoral em alguma das zonas eleitorais no exterior (ZZ), mas estiver no Brasil no dia da votação, pode pedir o voto em trânsito dentro do país.

FONTEhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-05/voto-em-transito-e-opcao-para-quem-perdeu-prazo-de-transferir-titulo

Postos devem exibir preço de combustível com duas casas decimais

Medida foi determinada pela ANP em resolução publicada ano passado

POR AGÊNCIA BRASIL - A partir de hoje (7) os postos de combustíveis só poderão exibir o preço dos combustíveis com duas casas decimais, e não mais com três, como ocorria até então.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio da Resolução nº 858/2021, publicada em novembro do ano passado.

De acordo com a ANP, o objetivo da mudança “é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira”.

Leia Também: Postos devem exibir preço de combustível com duas casas decimais

Segundo a agência, os preços deverão ser exibidos com duas casas decimais tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras.

A ANP informa, no entanto, que, nas bombas, o terceiro dígito poderá ser mantido, desde que marcando zero e travado no momento do abastecimento. “Dessa forma, os postos não precisarão trocar os módulos das bombas, o que poderia acarretar custos aos agentes econômicos”, justificou a agência.

Na avaliação da agência, a mudança não implicará no valor final dos preços dos combustíveis, uma vez que a norma não trará “custos relevantes aos revendedores e nem restrições aos preços praticados”.

FONTE:https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-05/postos-devem-exibir-preco-de-combustivel-com-duas-casas-decimais-0

Como entrar em contato com a Netflix

POR OLHAR DIGITAL - Caso esbarre em alguma falha de reprodução ou código de erro ao usar a Netflix, saiba que o serviço de streaming possui alguns canais de atendimento para sanar as dúvidas e problemas dos assinantes.

Além de um SAC que atende por telefone, também há uma página oficial de suporte disponível. Confira abaixo como iniciar um atendimento pelo computador ou pelo aplicativo da Netflix no seu celular.

Continue Lendo...

  

E-books gratuitos abordam os mitos que moldaram o mundo contemporâneo

POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!

Os mitos sempre fizeram parte da construção cultural de várias civilizações em diversos locais do planeta. À medida que as sociedades foram se desenvolvendo, novos mitos foram criados e alguns antigos foram ressignificados e inseridos em outros contextos.

Pensando em explicar melhor como funciona esse processo de adaptação das histórias no mundo contemporâneo, o Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou uma coleção on-line gratuita sobre mitos na contemporaneidade. A coletânea contém 3 e-books, cada um abordando um mito clássico e sua contribuição para o imaginário da atualidade.

Coleção Mitos da Pós-Modernidade

A coleção mostra como alguns mitos auxiliaram na compreensão do mundo contemporâneo sob a perspectiva pós-moderna. Cada livro reúne um conjunto de estudos para analisar a estrutura do texto e as relações do mito com produtos midiáticos (filmes e séries, por exemplo) e manifestações culturais, como movimentos artísticos e obras literárias.

Além disso, um dos focos do material é enfatizar o imaginário do pensamento pós-moderno e revelar sua ligação com a educação na atualidade. Os livros possuem colaboração e autoria de diversos(as) intelectuais de várias áreas do conhecimento, com destaque para os organizadores Alberto Filipe AraújoMarcos Beccari e Rogério de Almeida.

O material completo aborda 4 mitos que moldaram o mundo contemporâneo: Frankenstein, Drácula, Fausto e o Fim do Mundo (este ainda está em edição e não possui data de lançamento). Vamos apresentar os outros 3 e-books a seguir:

CONTINUE LENDO...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK