PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 30 de abril de 2020

POEMAS FRANCESES DE PARIS, por Raymundo Cortizo Perez

Foto do Poeta: Raymundo Cortizo Perez
POEMAS FRANCESES DE PARIS
(Estes poemas, foram publicados recentemente na França, em Paris, onde publico o terceiro livro, cujo título é o mesmo que aqui está, (lógico) em francês!) 
Raymundo Cortizo Perez 

Música: 
https://www.youtube.com/watch?v=KsqAfD4BkwA
MINIPOEMA

Minha querida puta:
Tu és uma preciosidade,
a sociedade
é que é uma prostituta.

<<<<<>>>>>>

CANÇÃO DA NAÇÃO

Minha terra
já não tem palmeiras,
mas tem palácios e ministérios,
o sabiá já não canta,
os urubus pousam lá.

Tem presidente, deputados,
senadores e outros doutores,
o sabiá já não canta,
os urubus pousam lá.

Minha terra
já não tem palmeiras,
e nem canta o sabiá,
não tem mais estrelas, nem flores,
não tem vida e nem amores.

Minha terra
já não tem mais palmeiras,
e nem canta o sabiá,
só ladrões
escolhidos pelo povo,
os urubus pousam lá.

<<<<<>>>>>>

A VERDADE

Alvorecer de poesia
É poesia? É mas não é tanto
Vou continuar navegando
É poesia e eu me encanto
O sol é um novo canto.

A poesia vale a verdade
E será servida como refeição
E depois como sobremesa.

Não existirá o silêncio
E as palavras falarão
O homem será verdade
Verdade que vale a vida.

O homem será verdade
Verdade o seu coração
O amor é verdade
Verdade que liberta o homem

O homem será o sol e o dia
O dia confia no sol
E o sol confia no dia.

A verdade precede da verdade
Da verdade procede a verdade
A verdade é a vida
A vida vale a verdade.

Que a verdade nunca seja inventada
Ela é a própria vida
Se alguma coisa tem que ser acrescentada
Que seja apenas a liberdade
A liberdade voa nas asas da verdade.

<<<<<>>>>>

Boletim Epidemiológico de Aracoiaba desta quinta-feira, 30 de abril

@
 A Secretaria Municipal da saúde de Aracoiaba confirmou nesta quinta-feira, dia 30.04, o 13º caso de COVID-19. Até o momento temos 61 notificações com 11 (onze) casos em investigação e 37 (trinta e sete) descartados. Os casos confirmados e em investigação estão cumprindo todas as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. #aracoiaba #prefeitura #saude #covid19 #coronavírus #isolamento #quarentena
FONTE: Prefeitura de Aracoiaba

@
LEIA TAMBÉM:

Boletim epidemiológico de Aracoiaba e Nota Oficial

Prefeitura de Aracoiaba distribui máscaras para população

@
A Prefeitura de Aracoiaba disponibilizou, na manhã de hoje, dia 30.04, máscaras para a população.

A distribuição ocorrerá também nos distritos e outras localidades por meio dos profissionais da saúde do município. 
POR PROGRAMA DO ROCHINHA

Aracoiaba participa da I Reunião Virtual de Gestão de Resíduos dos municípios do Ceará


@
I Reunião Virtual de Gestão de Resíduos dos Municípios do Estado do Ceará.
Participaram da reunião a Secretária de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Maria Dias, a equipe de resíduos sólidos da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Superintendentes e Técnicos das Secretarias de Meio Ambiente dos Municípios do Estado.
Thiago Campelo em seu Facebook: 
Amigos e amigas, venho compartilhar algumas notícias importantes com vocês.
Fez uma transmissão ao vivo, com mais de  200 compartilhamentos e 1,3 mil visualizações
VÍDEO: 

DECRETO: 014/2020, 30 de abril de 2020
DISPÕE SOBRE A CONTENÇÃO DE DESPESAS, FACE ÀS QUEDAS DE RECEITAS QUE ASSOLAM O MUNICÍPIO, PARA O ENFRENTAMENTO URGENTE DA PANDEMIA DECORRENTE DO CORONAVÍRUS E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS, NO MUNICÍPIO DE ARACOIABA.
Clique Aqui Para Visualizar o Documento
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACOIABA
NOTA OFICIAL
FAKE NEWS É CRIME! A Secretaria de Saúde de Aracoiaba vem, por meio desta nota, esclarecer sobre o vídeo de 09 segundos que hora circula em rede social, ao qual trata-se de uma senhora deitada no chão nas proximidades do Hospital e Maternidade Santa Isabel.
Trata-se de uma senhora que veio do Distrito de Ideal com sintomas de COVID-19 e antes de adentrar ao local do Hospital destinado a atendimento de casos suspeitos de Coronavírus, a mesma teve um surto de ansiedade, vindo a deitar no chão.
A equipe de saúde de plantão agiu imediatamente e o médico plantonista, Dr. Luiz Carlos, CRM 12275, atendeu a paciente e diagnosticou como Síndrome Gripal e Crise de Ansiedade, tendo sido medicada e em seguida encaminhada para a sua residência. Informamos ainda que a paciente foi testada NEGATIVA para o teste de coronavírus. Por fim, rechaçamos qualquer tipo de distorção dos fatos, montagem ou Fake News, inclusive de quem divulga, estando sujeito a processo crime e a penalidades legais.

Ferramenta eletrônica ajuda mulheres vítimas de violência na pandemia

Programa vai direcionar mulheres à ajuda necessária
@
Mulheres vítimas de violência doméstica durante a pandemia do novo coronavírus ganharam um aliado para se defenderem e denunciarem as agressões que estejam sofrendo, sem despertar a atenção do agressor. Trata-se de uma assistente virtual que, por meio de um chatbot, que é programa de computador que tenta simular um ser humano na conversa com as pessoas, oferece uma forma silenciosa de as mulheres pedirem ajuda e de receberem orientações dentro de suas próprias casas.
A ferramenta resulta de parceria entre o Instituto Avon, a Uber e a agência de publicidade Wieden+Kennedy. De acordo com Mariana Borga, diretora de criação da agência, a assistente virtual foi criada com a ideia de ter uma identidade que pudesse “se camuflar entre os contatos da vítima e, ao mesmo tempo, transmitisse o papel acolhedor da iniciativa".
O número disponibilizado para ajudar mulheres de todo o país é o Whatsapp 11 – 944942415. Ali, após responder a algumas perguntas que identifiquem o grau de risco que ela corre, a vítima recebe o suporte apropriado. Segundo os parceiros, se houver necessidade de a pessoa agredida ir até um hospital, unidade de saúde, delegacia ou um centro de assistência social e psicológica e orientação jurídica em situação de violência, ela receberá um código que dará direito a uma viagem gratuita no aplicativo da Uber para esse deslocamento.

Compromisso

A diretora-geral da Uber para o Brasil, Claudia Woods, ressaltou em entrevista por e-mail à Agência Brasil que a empresa tem um compromisso público com o combate à violência contra a mulher e desde 2018 vem estabelecendo parcerias com diversas organizações que atuam nessa frente. Salientou que “o Instituto Avon vem como mais um aliado para não deixarmos essa questão de lado mesmo em meio a uma pandemia. Especialmente diante do crescimento da violência doméstica nesse contexto de isolamento social que estamos vivendo”. Claudia Woods destacou que a ferramenta disponibilizada mostra como a tecnologia pode tratar questões relacionadas à segurança.
A diretora-geral da Uber para o Brasil destacou ainda que o serviço é gratuito e válido para todo o país. “Esperamos que ele chegue a quem mais precisa e auxilie as mulheres a pedirem ajuda e saírem de situações de violência”. A Uber pretende continuar firmando parcerias e apoiando iniciativas como parte do seu compromisso de fornecer 10 milhões de viagens gratuitas para profissionais de saúde, idosos e pessoas necessitadas em todo o mundo, durante a pandemia do novo coronavírus. A ação lançada no Brasil é acompanhada por projetos em mais de 16 países que buscam ajudar vítimas de violência doméstica.

Aumento da violência

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgados este mês revelam que os atendimentos da Polícia Militar a mulheres vítimas de violência aumentaram 44,9% no estado de São Paulo no período de pandemia da covid-19, na comparação entre março de 2020 com o mesmo mês do ano passado. O total de socorros prestados evoluiu de 6.775 para 9.817. Da mesma forma, foi constatada expansão da quantidade de feminicídios, que passou no estado de 13 para 19 casos, alta de 46,2%. No Rio de Janeiro, a Justiça do Estado registrou aumento em torno de 50% dos casos de violência doméstica após o início da quarentena.

Programa

Da parte do Instituto Avon, a iniciativa integra o Programa Você Não Está Sozinha, que engloba ações e serviços em resposta ao aumento da violência contra mulheres e meninas durante a pandemia. Segundo explicou à Agência Brasil a diretora-executiva do Instituto Avon, Daniela Grelin, o programa foi desenvolvido para usar a tecnologia a favor das vítimas de violência doméstica e disponibilizar mais esse canal de ajuda criado com a Uber e a agência de publicidade. O intuito é “ajudar aquela mulher que esteja em casa, sem nenhuma privacidade, convivendo o dia inteiro com o autor de agressão. O chatbot tem a característica de permitir que a mulher faça essa denúncia pelo Whatsapp com um contato que passa como se fosse o contato de uma pessoa, perante o agressor”.

Triagem

Daniela informou que por trás dessa ferramenta existe todo um trabalho de triagem de necessidades e de avaliação do nível de risco ao qual essa mulher está exposta, que vai do nível leve ao gravíssimo, quando a mulher está sob ameaça de morte e que, portanto, precisa ser rapidamente encaminhada para um serviço de acolhimento. 
A parceria com a Uber permite a essa mulher ter um transporte gratuito até um desses serviços. Estão cadastrados nessa ferramenta mais de 3 mil serviços mapeados pelo Mapa do Acolhimento, que contou com a ajuda de mais de 600 voluntárias para fazer a checagem dos serviços que estão funcionando no Brasil inteiro durante o confinamento.
O programa ajuda também a solucionar outras necessidades dessas mulheres, entre as quais abrigamento temporário e bolsa alimentação para elas e os filhos.

PF apura venda de álcool gel com teor abaixo do indicado no rótulo

O álcool gel adulterado foi vendido para a Polícia Federal no Paraná
@
A Polícia Federal (PF) está desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30) cumprindo quatro mandados judiciais de busca e apreensão dentro da Operação Acqua Gel, deflagrada para investigar a comercialização de álcool gel com percentual abaixo do indicado nos rótulos.

A investigação começou há 15 dias, quando o Setor Técnico Científico (Setec) da PF identificou que um lote de álcool em gel, com 65% de álcool, vendido à Superintendência Regional da Polícia Federal, no Paraná, mas que apresentava “percentual bem abaixo do indicado - cerca de 30%, perdendo em sua função de desinfecção e assepsia”.

Diante disso foram realizados exames periciais adicionais que confirmaram o baixo percentual em todo o lote adquirido pela PF, motivando a representação pelos mandados judiciais.

Segundo a PF, as buscas têm por objetivo identificar outros lotes da fabricante com o mesmo problema e constatar se foram feitas vendas do mesmo lote para outros órgãos governamentais e hospitais.

“O álcool em gel foi adquirido para uso dos servidores e colaboradores da PF que seguem na linha de frente ao combate à criminalidade organizada em tempos da pandemia da covid-19”, informou ainda a PF.
POR AGÊNCIA BRASIL

Alistamento Militar Online - O alistamento é obrigatório e deve ser feito no ano em que o jovem (sexo masculino) completa 18 anos.


FONTE DO VÍDEO: 
LEIA MAIS EM:

Prazo para alistamento militar online já está aberto

O prazo para o alistamento militar online começou na quarta-feira (1º/01/2020). As inscrições podem ser feitas no site do Exército, com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preenchimento do formulário para validação dos dados pessoais.
O alistamento é obrigatório e deve ser feito no ano em que o jovem (sexo masculino) completa 18 anos.
O jovem que não tiver acesso à internet ou não tiver CPF deve ir à Junta de Serviço Militar com a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.

Coronavírus: Maior cemitério do CE abrirá mais de 22 mil novas covas

A ampliação do maior cemitério da cidade ainda não tem data definida
@
A Prefeitura de Fortaleza iniciou um processo licitatório para a construção de 22.897 vagas de sepultamentos no Cemitério Público Municipal Bom Jardim, devido ao aumento de óbitos causados pela Covid-19. A ampliação do maior cemitério da cidade ainda não tem data definida, mas a previsão de entrega é de 90 dias após o início das obras. Nove coveiros devem integrar a equipe do equipamento.

Considerada epicentro da contaminação pelo vírus no estado, Fortaleza já registrou mais de 5 mil casos confirmados de coronavírus e 355 mortes. Em todo estado, mais de 450 já morreram com a doença, e foram contabilizados, até a manhã desta quinta, mais de 7,5 mil casos.

A construção das covas na cidade está orçado em R$ 5.234.476,30. Serão 495 unidades para adultos, 132 vagas infantis, 66 do tipo especial e 99 outras para membros.
POR MEIO NORTE

Municípios devem enviar dados para índice de qualidade do meio ambiente a partir de 30 de abril

O Instituto de Pesquisa Econômica e Estratégica do Ceará (Ipece) fará o cálculo dos índices através das notas encaminhadas pela Sema e transmitirá posteriormente à Secretaria da Fazenda (Sefaz), para que esta realize o cálculo do repasse orçamentário de cada município
Pôr do Sol da Serra da Ibiapaba
(Foto: Camila de Almeida/O POVO)
Com o objetivo da promoção da qualidade do meio ambiente, o Governo do Estado do Ceará promove anualmente o Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), instituído pelo Decreto n° 29.306, de 5 de junho de 2008. O mecanismo possibilita aos municípios aprovados o recebimento do repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Entre os dias 30 de abril e 30 de junho de 2020 (60 dias), os municípios poderão fazer suas inscrições.

O índice, além de avaliar o meio ambiente dos municípios em geral, também abrange saúde e educação. O secretário do meio ambiente do Ceará, Artur Bruno, ressalta que os prazos estão mantidos, apesar da pandemia do novo coronavírus. O cadastramento dos 184 municípios cearenses deve ser feito no site da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Caso não seja possível a inscrição online, os municípios podem, através de pen drive ou DVD, em conjunto com ofício impresso, entregar presencialmente na sede física da Secretaria (avenida Pontes Vieira, 2666, Dionísio Torres), às quartas-feiras pela manhã, onde um funcionário de plantão irá receber.

O Instituto de Pesquisa Econômica e Estratégica do Ceará (Ipece) fará o cálculo dos índices através das notas encaminhadas pela Sema e transmitirá posteriormente à Secretaria da Fazenda (Sefaz), para que esta realize o cálculo do repasse orçamentário de cada município conforme a arrecadação do Estado do ano subsequente, 2021.

Para receber o repasse orçamentário do ICMS, o município deverá cumprir os parâmetros listados em sua totalidade, recebendo a pontuação máxima (1,0). Caso não haja o cumprimento de um ou mais parâmetros do formulário, a nota será zero.
POR O POVO

Idosa de 101 anos já venceu a gripe espanhola, câncer e coronavírus

Idosa de 101 anos já venceu a gripe espanhola, câncer e coronavírus
@
Há quase 102 anos, Angelina Sciales nasceu dentro de um navio de passageiros que levava imigrantes da Itália para Nova York, nos Estados Unidos.

Naquele ano de 1918, o mundo vivia a pandemia da gripe espanhola, e a então bebê passou ilesa pela doença. Agora, mais de 100 anos depois, a idosa sobreviveu a uma segunda pandemia, o novo coronavírus, que já soma mais de 1 milhão de casos confirmados da Covid-19 nos EUA. As informações são do Extra. 

Moradora do Centro de Enfermagem e Terapia Restaurativa de North Westchester, Angelina foi levada para o hospital no dia 21 de março para um pequeno procedimento médico. Quando ela testou positivo para Covid-19, o procedimento foi adiado e a idosa passou uma semana no hospital. Ela voltou para a casa de repouso e permaneceu em isolamento.

Depois de ficar com febre por várias semanas, a mulher de 101 anos finalmente testou negativo para coronavírus em 20 de abril. Sua filha recebeu um telefonema de uma das enfermeiras, que lhe disse que tudo estava indo muito bem, que a sua mãe estava comendo de novo e procurando fios para fazer crochê.

"Minha mãe nasceu em 1918. Ela nasceu em um navio vindo da Itália durante a gripe espanhola. O pai dela levou as 11 filhas para morar no Brooklyn. Ela é a última sobrevivente. Ela é uma sobrevivente. Ela sobreviveu a abortos, sangramentos internos e câncer. Ela e meu pai tiveram câncer ao mesmo tempo. Ela sobreviveu, mas ele não", disse a filha, Joanne Merola.

No ano passado, a idosa foi nomeada a "rainha do baile" na casa de repouso onde vive, durante um evento na primavera. A filha machucou as costas e não pode visitar a mãe desde fevereiro. Como Angelina é quase surda, elas não podem falar ao telefone.

"Ela não é humana. Ela tem DNA super humano. Se minha mãe pudesse ver isso, eu diria: 'Continue, mãe! Você vai sobreviver a todos nós", afirmou.
POR PROGRAMA DO ROCHINHA

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@bol.com.br FAVOR INFORMAR O LINK