PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 17 de março de 2015

Termina hoje prazo para participar da consulta pública sobre Enem Digital

17/3/2015 às 14h54 (Atualizado em 17/3/2015 às 14h54)

A intenção do ministro Cid Gomes é simplificar a logística e reduzir custos do exame 


Da Agência Brasil
Em menos de três meses, esta é a segunda consulta pública lançada pelo MECThinkstock
Hoje (17) é o último dia para participar da consulta pública sobre o aprimoramento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Interessados podem manifestar suas opiniões na página do MEC (Ministério da Educação).
A intenção do ministro da Educação, Cid Gomes, é tornar a prova digital, como forma de simplificar a logística e reduzir custos. A consulta está disponível na internet. É possível dar sugestões sobre a aplicação da prova, a ampliação do banco de itens e a segurança do exame.
A consulta pública Enem Digital traz três perguntas. A primeira pede sugestões para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do exame — linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Na segunda pergunta, os participantes podem sugerir medidas para aprimorar a logística, segurança e aplicação da prova. Na terceira, há espaço para comentários.
A nota do Enem é usada pelos estudantes para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior por meio de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram da última edição do exame, em 2014.
Em menos de três meses, esta é a segunda consulta pública lançada pelo MEC. A primeira colheu opiniões da população sobre a função do diretor nas escolas públicas de educação básica.
De acordo com o MEC, o resultado da consulta será usado para a criação de um programa de valorização de diretores de escolas públicas de ensino básico municipais, estaduais e federais de todo o país.
A realização de consultas públicas é orientação da presidenta Dilma Rousseff e deverá ocorrer, segundo o MEC, antes do lançamento de todos os programa da pasta.

FONTE: http://noticias.r7.com/educacao/termina-hoje-prazo-para-participar-da-consulta-publica-sobre-enem-digital-17032015

Redução da maioridade penal pode ser votada hoje na Câmara

Proposta quer reduzir a responsabilidade penal das pessoas de 18 para 16 anos

Da Agência Brasil
Redução maioridade penal será discutida nesta terça-feiraMarcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (17) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 171/93 que reduz a responsabilidade penal de 18 para 16 anos.
A proposta está na pauta e chegou a tramitar na CCJ na última legislatura, mas não foi votada. A PEC é a mais antiga das cerca de 30 propostas que tramitam na Casa pedindo a alteração na maioridade penal.
Tema polêmico, a proposta de redução da maioridade penal divide especialistas. De um lado, há a ideia de que adolescentes menores de 18 anos têm discernimento para entender que estão cometendo crimes. Portanto, segundo os defensores da redução da maioridade, esses jovens devem ser punidos de acordo com a gravidade do ato.
Por outro lado, defensores da manutenção da maioridade em 18 anos argumentam que a redução da idade para responsabilização penal é uma medida simplista, que pode gerar ainda mais problemas para a segurança pública. Para eles, é preciso ampliar políticas sociais de proteção aos jovens.
Professor da Universidade de Brasília, sociólogo e estudioso da segurança pública, Antônio Flávio Testa defende que os crimes devem ser punidos de acordo com a sua gravidade, independentemente da idade de quem cometeu.
— Sempre há discussão em torno de quem cometeu crimes, mas não na família das vítimas. Dizer que, pela idade, uma pessoa é menos perigosa, é falacioso.
Administradora executiva da Fundação Abrinq, que atua na promoção dos direitos de crianças e adolescentes, Heloisa Oliveira diz que o número de atos infracionais cometidos por adolescentes é “muito menor” que o de adolescentes vítimas de violência.
— A maior parte dos adolescentes internados, de acordo o Conselho Nacional de Justiça, cometeu roubo ou foi pega praticando tráfico de drogas. Esses crimes são típicos de ausência de uma polícia de enfrentamento às drogas. Isso tem, por certo, adultos por trás.
Segundo Testa, um crime cometido por um menor ou por um adulto não pode ser tratado de forma diferente e o contexto social não pode ser levado em conta para a punição.
— Há uma dívida social com as famílias mais pobres, mais carentes, mas querer dizer que um menor de família pobre que comete um homicídio não deve ser punido, é absurdo. Na minha avaliação, se cometeu um crime grave tem que ser punido de acordo com a gravidade do crime.
Para Heloisa, a violência deve ser vista como fenômeno social grave e tratada com políticas de prevenção e proteção.
— A maioria dos adolescentes internados, quando cometeu seu primeiro ato infracional, não estava mais na escola, ou seja, já estava com um direito não garantido. Muito mais que pensar uma mudança de lei, a gente precisaria investir fortemente em uma política de proteção e de garantia de projeto de vida para esses jovens.
De acordo com a Constituição, os menores de 18 anos não podem ser imputados penalmente, por isso ficam sujeitos a punições específicas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, as medidas socioeducativas.
O relator da PEC, deputado Luiz Couto (PT-PB), apresentou parecer contrário por considerar que as propostas ferem cláusula pétrea da Constituição.
Ele argumenta que a PEC desrespeita o Pacto de São José da Costa Rica, tratado internacional de direitos humanos do qual o Brasil é signatário, segundo o qual os adolescentes devem ser processados separadamente dos adultos.

FONTE: http://noticias.r7.com/brasil/reducao-da-maioridade-penal-pode-ser-votada-hoje-na-camara-17032015

Como fazer uma pós graduação grátis

Postado por:  Em: Outros Cursos
Olá leitores do Canal do Ensino!
Pós-graduação só pode fazer quem é graduado em curso superior, ou seja, que detém algum diploma de graduação emitido por alguma instituição reconhecida pelo MEC.
Há dois tipos de de pós-graduação:
  • lato sensu: São cursos voltados para especialização e atualização profissional. Hoje muitos são chamados de MBA, mas não são considerados um nível de mestrado, como ocorre nos EUA.
  • stricto sensu: É o mestrado e o doutorado, voltado para formar cientistas e professores universitários. O maior objetivo é o desenvolvimento científico e avanço de pesquisas.
Existem várias maneiras de alcançar o sonho de realizar uma pós graduação gratuita e a seguir vamos enumerar como você pode conseguir a pós graduação grátis:
  • CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): É a fomentadora governamental da pós graduação gratuita stricto sensu. Esse é um caminho para trilhar se o seu negócio é desenvolver conhecimento científico desenvolvendo pesquisa. Para mais informações veja aqui.
  • CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico): É um órgão do governo que tem o propósito fomentar o desenvolvimento de pesquisas no Brasil. Os valores das bolsas para realizar pós graduação grátis são similares ao da CAPES. Mais informações aqui.
  • FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos): Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da tecnologia, ciência e inovação empresarial. Também fornece financiamento para instituições e estudantes em várias modalidades diferentes permitindo a pós graduação gratuita. Mais informações aqui.
  • Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo): É uma instituição com objetivos muito similares às anteriormente apresentadas acima e permite também pós graduação grátis de várias maneiras, mas apenas no estado de São Paulo. Para saber mais veja aqui.
  • Mais Estudo: É uma empresa que dá bolsas de estudo parciais (não tem como fazer pós graduação grátis aqui) permitindo uma pós graduação com bolsa parcial. Através de parcerias com instituições de ensino particulares a Mais Estudo preenche vagas ociosas nos bancos universitários aumentando a receita da instituição e reduzindo o custo para o aluno. Site aqui.
  • Bancos: Praticamente todos os bancos possuem programas de financiamento estudantil. Eles financiam parte da sua parcela e você paga anos depois de formado, com juros.
Compartilhe com seus amigos!
Fonte: Revoada

FONTE: CANAL DO ENSINO

Nota esclarecimento aos educadores de Baturité

Nota esclarecimento aos educadores!









































FONTE: THANDARA MOREIRA

Xuxa grava a primeira chamada na Record


A Rainha dos baixinhos compartilhou a foto no Instagram
Nesta última segunda-feira, 16, Xuxa gravou suas primeiras chamadas na Rede Record. Especula-se que o novo programa comece apenas no segundo semestre, após os Jogos Pan-Americanos, que tem transmissão exclusiva da emissora.
A loira já parece está bem a vontade na sua nova casa e compartilhou uma foto na rede social exibindo que já está gravando. A apresentadora abriu as portas da sua casa para o Domingo Espetacular que exibiu reportagem especial sobre a rainha dos baixinhos.

Ministra garante que Bolsa Família não sofrerá com ajuste fiscaL


20130526185659-20130526185659-bolsa-familia-1O Programa Bolsa Família não sofrerá com o ajuste fiscal proposto pela área econômica do governo federal para este ano, segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Ela explica que o custo anual do programa, que atende a cerca de 14 milhões de famílias, é R$ 27 bilhões.
“Isso dá menos de 0,5% do PIB [Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país]. Com menos de 0,5% do PIB, complementa-se a renda de 14 milhões de famílias. O Bolsa Família não substitui o salário, ele é um complemento que dá, em média, R$ 170 por família”, disse a ministra.
Segundo ela, no entanto, apesar de o ajuste fiscal não prever um corte de verbas no Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa, tem buscado reduzir seus gastos de outra forma.
“Estamos fazendo no governo todo um esforço para atravessar esse momento de crise, que não é só do Brasil, é internacional. Nós estamos tentando, ao máximo, reduzir despesas. Sempre é possível ser mais eficiente no gasto. Estamos reduzindo publicações, tentando gastar menos com diárias e passagens. Mas o Bolsa Família e os direitos da população pobre estão garantidos”, disse.
A ministra participou da abertura do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) no Sudeste. O evento reúne, hoje e amanhã, em Niterói, no Grande Rio, técnicos e gestores de prefeituras da região para propor melhorias na gestão de programas, ações e serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
FONTE: Ceará Agora

Beijo gay! Cena de Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro agrada público e crítica


Beijo gay! Cena de Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro agrada público e crítica
Estreou na noite desta segunda-feira (16), no lugar de "Império" a nova novela das 21h da Rede Globo, "Babilônia", que segundo "as línguas" tem tudo para ser a nova "Avenida Brasil", tratando-se de audiência e polêmicas.
Já no primeiro episódio da trama, a Globo tratou de arrumar um jeito de prender o público, e o fez em uma cena singela entre as personagens Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg), no primeiro primeiro beijo gay da novela. A cena foi apresentada ao público com a naturalidade ressaltada por autores, elenco e direção da novela, desde antes da estreia.
Ao chegar em casa, Estela comenta com a mulher, com quem está casada há 35 anos, que ela já passou da idade de trabalhar demais. "Adoro advogar. Vou morrer advogando", comenta Teresa. Em seguida, a primeira divide sua preocupação com a filha, Beatriz (Gloria Pires), que está de volta ao Brasil após um escândalo envolvendo seu escritório de arquitetura em Portugal.
Falida e com a reputação arranhada após um prédio projetado por ela desabar, ela afirma inocência e culpa a empreitara. Estela se mostra aflita com a situação, e Teresa a conforta. "Estou sempre do seu lado", diz ela, antes do carinhoso beijo na companheira.
No Twitter, o público mostrou aprovar a cena. "Dez minutos de novela e já teve beijo gay?", surpreendeu-se um internauta. "São fofas, gente", afirmou outro telespectador. "Salve Divas Fernanda Montenegro & Nathalia Timberg", apontou outro. Teve ainda quem lembrasse da possível polêmica com a parcela mais conservadora do público: "Menos de 10 minutos de #Babilonia e a tradicional família brasileira já está jogada aos pés da igreja implorando para a novela acabar".
Atores também se manifestaram sobre a sequência. "Gênias", elogiou Simone Gutierrez, a Morgana de "Alto Astral". Sua companheira de novela, Giovanna Lancellotti comentou: "Linda estreia".
O deputado Jean Wyllys foi outra personalidade que elogiou a iniciativa da novela. "Beijo gay no primeiro capítulo. Um beijo entre duas mulheres mais velhas, interpretadas por duas grandes atrizes. "Babilônia" começa bem", escreveu.
Confira abaixo a cena do beijo:

Fonte: UOL.


Leia mais: http://www.diario24horas.com.br/noticia/39280-beijo-gay-cena-de-nathalia-timberg-e-fernanda-montenegro-agrada-publico-e-critica#ixzz3UeFKTa9B



Famosos comentam beijo gay em 'Babilônia'

Famosos comentam beijo gay em 'Babilônia'

Nathália Timberg e Fernanda Montenegro em cena como Teresa e Estela em Babilônia (Foto: Reprodução/Globo)Nathália Timberg e Fernanda Montenegro em cena como Teresa e Estela em Babilônia (Foto: Reprodução/Globo)
"Babilônia" começou com tudo nesta segunda-feira, 16, e teve já em uma das primeiras cenas um bejio gay entre as personagens de Fernanda Montenegro e Nathália Timberg. A cena repercutiu nas redes sociais e vários famosos comentaram.
Marina Lima citou o deputado Jair Bolsonaro, conhecido por falar contra a causa gay: "Chupa Bolsonaro! Chupa preconceituosos! Amo muito tudo isso! Viva a liberdade!"
Durante a festa de lançamento da novela, Nathalia já havia falado sobre a possibilidade da cena acontecer: "Hoje em dia todos somos livres e apesar de muito banalizado e vulgarizado, o amor é uma coisa bonita. Não importa se é entre pessoas do mesmo sexo ou de sexos diferentes. Nosso objetivo é mostrar para as pessoas o lado humano do amor e não esse amor de agora onde as pessoas resolveram levar suas camas para os jornais".

LEIA MAIS: EGO
FONTE: EGO

2,3 mil vagas de trabalho abertas

NO ESTADO

2,3 mil vagas de trabalho abertas

17.03.2015

Somente nesta semana, o Ceará está com 2.371 vagas de emprego com carteira assinada sendo ofertadas. O levantamento realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/Sine-IDT revela um crescimento da oferta de emprego em 53%, comparado a igual período de março do ano passado.
A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), revelada na última Pesquisa Emprego e Desemprego (PED), é de 7,1%, resultado ligeiramente abaixo da registrada no mesmo mês do ano anterior (7,3%), considerada situação de pleno emprego.
No momento, são 1.907 oportunidades destinadas para Fortaleza e mais 464 para 10 municípios do interior. Do total, 120 vagas são para pessoas com deficiência na Capital.
Os municípios do interior contemplados com novas oportunidades de trabalho são Aracati, Barbalha, Crateús, Crato, Horizonte, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá e Russas.
Setores
Os principais setores são serviços e comércio, sendo os cargos com maiores demandas auxiliar de limpeza (220 vagas), garçom (100 vagas), vendedor com habilitação de motocicleta - A (100) e vendedor interno (200).
Como se candidatar
Os interessados devem dirigir-se à Unidade de Atendimento do Sine-IDT mais próxima de sua residência. Informações sobre vagas não são dadas por telefone e todas estão sujeitas à alteração. Em Fortaleza, por exemplo, existem unidades do Sine-IDT no bairro Aldeota (Av. Santos Dumont, 5015), cujo telefone é (85) 3101.1660; na Barra do Ceará (Av. Francisco Sá, 6485), telefone (85) 3101.2743; no bairro Parangaba (Av. João Pessoa, 6239), telefone (85) 3101.3034; e no bairro Messejana (Av. Pergentino Maia, 850A), telefone: (85) 3101.2138.
Conteúdo
Confira no link abaixo quais são as vagas de trabalho ofertadas para Fortaleza e para outros municípios do Estado

FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/2-3-mil-vagas-de-trabalho-abertas-1.1245833

Cearense Elinardo Goiabinha é campeão do Mundial de Muay Thai, na Tailândia

Publicado em 17/03/2015 - 7:31 por 
Aos 30 anos, esta foi a 2ª participação do lutador na competição (Foto: Reprodução Facebook)
Aos 30 anos, esta foi a 2ª participação do lutador na competição (Foto: Reprodução Facebook)
Dois cearenses foram destaques no Campeonato Mundial de Muay Thai, realizado em Bangkok, na Tailândia. O lutador Elinardo Xavier “Goiabinha” se sagrou campeão da categoria Pro-Am, que é a modalidade disputada com caneleiras e cotoveleiras, até 71 kg.
 Bruto Teófilo, companheiro de treinos de Goiabinha na academia Team Nogueira, conquistou o 3º lugar na categoria até 67 kg, ficando com a medalha de bronze da competição.
“Quero agradecer a Deus por esse título. Só ele sabe as dificuldades que passamos pra chegar aqui, pois foi nada fácil. Deus me deu essa oportunidade e então agarrei com todos as força que tinha. Este título é nada mais nada menos de todos nós, que representamos nosso Ceará”, disse o cearense através de sua página pessoal no Facebook.
Além de Bruno Teófilo e Elinardo Goiabinha, os brasileiros Victor Santos, Ygor Nogueira e Jussemar Noskoski também conquistaram a medalha de ouro no Mundial.
FONTE: http://blogs.diariodonordeste.com.br/vaiencarar/muai-thay/cearense-elinardo-goiabinha-e-campeao-do-mundial-de-muay-thai-na-tailandia/

Associação de delegados da PF critica falta de interlocução com governo

COMUNICADO

Folhapress | 22h30 | 16.03.2015

Uma nota oficial enviada no final da tarde diz que foram solicitadas diversas audiências com o Ministro da Justiça


A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) criticou nesta segunda-feira (16) a falta de interlocução com o governo e a não participação da entidade nos debates sobre o eventual lançamento de um pacote de medidas de combate à corrupção.
Uma nota oficial enviada no final da tarde diz que foram solicitadas diversas audiências com oMinistro da Justiça, José Eduardo Cardozo, mas que até agora não houve resposta.
O presidente da associação, Marcos Leôncio Ribeiro, afirma no texto ser "inviável se discutir uma plano nacional de combate à corrupção, sem que isso passe pelo aprimoramento das instituições responsáveis" por reprimir a criminalidade.
A ADPF pleiteia poder apresentar propostas que "tornem a PF mais autônoma, forte e atuante", afirma o comunicado. A associação conclui o texto, dizendo esperar que o governo "inicie um processo de interlocução com as entidades" interessadas em colaborar.
Após as manifestações contra o governo, ocorridas no último domingo (15), em diversas capitais, José Eduardo Cardozo anunciou que o Executivo está preparando um pacote de medidas anticorrupção, a serem lançadas "em breve".
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/associacao-de-delegados-da-pf-critica-falta-de-interlocucao-com-governo-1.1245779

Coelce paga R$ 4,1 mi por interrupções no fornecimento

RESSARCIMENTOS DE 2014

17.03.2015

Foram, ao todo, 1,65 milhão de compensações pagas ao longo dos 12 meses do ano passado

Image-0-Artigo-1816778-1
De acordo com o ranking da continuidade do serviço de 2014, divulgado pela Aneel, a Coelce ficou em segunda colocação no Brasil
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) pagou, no ano passado, R$ 4,10 milhões em compensações aos clientes, pelo não cumprimento dos limites para interrupções do fornecimento de energia elétrica por unidade consumidora, os chamados indicadores de continuidade individuais. O valor é 31,1% superior ao pago pela concessionária cearense no ano anterior, que havia sido de R$ 3,13 milhões.
Foram, ao todo, 1,65 milhão de compensações pagas ao longo dos 12 meses de 2014, quantidade relativamente similar à registrada em 2013, que foi de 1,61 milhão. Este número, contudo, não é necessariamente igual ao de consumidores compensados, uma vez que um mesmo cliente pode ser compensado mais de uma vez no ano.
Os dados fazem parte do Boletim de Informações Gerenciais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) referente ao quarto trimestre do ano passado. O documento foi divulgado na última semana pelo órgão e traz números atualizados nos campos de geração, transmissão, comercialização, mercado de energia, tarifas, fiscalização e canais de interação entre a Aneel e a sociedade.

Frase do dia!

Sol Frase do dia
Quando os que comandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito.
 
 
Abraços,
Equipe Frase do dia!

Mensagem: Rios de Água Viva

Dia: 17 de Março de 2015

Meditação: Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. (João 7:38)

Pensamento: Somente Cristo – a água viva – pode satisfazer nossa sede espiritual.

Leitura: João 7:37-44.

Mensagem:
Rios de Água Viva

            Um pouco abaixo do pico nevado do Monte Shasta, na Califórnia, EUA, uma nascente gelada subterrânea brota do lado de um penhasco. Meu irmão, que morou próximo dali, diz que as pessoas se concentravam nesse local para encher suas jarras com o líquido refrescante.
            A água mata nossa sede e sustenta a nossa vida. Nas Escrituras, ela serve como figura de linguagem para a suficiência do Espírito Santo. Nos dias de Jesus, durante a festa dos tabernáculos, um coro cantava enquanto um sacerdote enchia uma jarra de ouro com água e a derramava em seguida. Aquilo lembrava, a todos os presentes da água que saiu da rocha durante as caminhadas pelo deserto (Números 20:8-11).

Hora do Riso

Dois conhecidos se encontram depois de muito tempo:
— O senhor é parente do senhor Francisco, não é?
— Sou, mas um parente um pouco afastado...
— Então o que ele é do senhor?
— Ele é meu irmão.
— E o senhor chama a isso parente afastado?
— É, porque entre nós há mais 13 irmãos!

Leia Mais!

Leitura Orante

Jo 5,1-16 - Levante-se e ande!


Preparo-me para a Leitura Orante,
 rezando a bênção bíblica sobre todos os internautas:
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém!

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio de forma pausada e atenta, na Bíblia,  a Palavra em Jo 5,1-16.
Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama "Betezata". Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. [Esperavam o movimento da água, porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.] Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou:
- Você quer ficar curado?
Ele respondeu:
- Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim.
Então Jesus disse:
- Levante-se, pegue a sua cama e ande!
No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado. Por isso os líderes judeus disseram a ele:
- Hoje é sábado, e a nossa Lei não permite que você carregue a sua cama neste dia.
Ele respondeu:
- O homem que me curou me disse: "Pegue a sua cama e ande."
Eles perguntaram:
- Quem é o homem que mandou você fazer isso?
Mas ele não sabia quem tinha sido, pois Jesus havia ido embora por causa da multidão que estava ali.
Mais tarde Jesus encontrou o homem no pátio do Templo e disse a ele:
- Escute! Você agora está curado. Não peque mais, para que não aconteça com você uma coisa ainda pior.
O homem saiu dali e foi dizer aos líderes judeus que quem o havia curado tinha sido Jesus. Então eles começaram a perseguir Jesus porque ele havia feito essa cura no sábado.
Então Jesus disse a eles:
- O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho.
E, porque ele disse isso, os líderes judeus ficaram ainda com mais vontade de matá-lo. Pois, além de não obedecer à lei do sábado, ele afirmava que Deus era o seu próprio Pai, fazendo-se assim igual a Deus.
O texto apresenta o terceiro sinal de Jesus. O Evangelho de João fala de sete sinais. O texto de hoje, terceiro sinal, acontece durante uma festa dos judeus, com a cura de um paralítico.
O paralítico é símbolo do povo sem vida. O povo não está no templo, mas nos corredores, excluído da festa. Jesus está no meio do povo. Perto havia um tanque ou piscina com cinco entradas ou corredores que simbolizavam a Lei contida nos cinco primeiros livros da Bíblia (Pentateuco). No entanto, a Lei não produzia mais vida para o povo. Muitos doentes estavam ali, deitados, sem vida. O paralítico que Jesus vai curar é símbolo de todo povo paralisado pela falta de vida. O paralítico diz a Jesus: "não tenho ninguém", ou seja, falta solidariedade. As águas da piscina que se agitam simbolizam as falsas esperanças. Passam a imagem de um falso Deus, como se ele se lembrasse de vez em quando do povo. Esse não é o Deus de Jesus, nem a sua prática de vida. Deus é fiel sempre.

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK