PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Enem 2022: confira tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação nota mil

Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o exame. Provas, com 180 questões e redação, serão aplicadas em todo o país em dois domingos: dias 13 e 20 de novembro.

POR G1Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2002. Assim como em outros anos, as provas serão aplicadas em dois domingos: dias 13 e 20 de novembro.

Nesta reportagem, o g1 reúne todas as informações que os estudantes precisam saber sobre o exame, como datas, horários, o que pode e o que não pode levar e dicas sobre o conteúdo das provas e a redação. Confira abaixo

Datas do Enem 2022

Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias:

13 de novembro (domingo)

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas; e
  • redação.

20 de novembro (domingo)
  • 45 questões de matemática; e
  • 45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

    Abertura dos portões: 12h
    • Fechamento dos portões: 13h
    • Início das provas: 13h30
    • Término das provas no 1º dia: 19h
    • Término das provas no 2º dia: 18h30

    • O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

    • Atenção: O Enem digital não é feito de casa, mas no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional. Leia mais informações sobre o Enem digital aqui.

    • Locais de prova

    • O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. A orientação do Inep é chegar às 12h no local de prova.

            Novembro Azul: campanha busca incentivar diagnóstico precoce do câncer de próstata em Aracoiaba

            POR PROGRAMA DO ROCHINHAúnica forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, por isso a prefeitura de Aracoiaba promove a campanha do Novembro Azul.

            A gestão orienta que mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

            FONTEhttps://www.programadorochinha.com.br/2022/11/novembro-azul-campanha-buscar.html

            No Blog do Parceiro Tudo SobreCâncer de Próstata Novembro Azul

            Tite explica presença de Daniel Alves e elogia nova geração ofensiva

            Técnico pontua papel tático do lateral e vê time equilibrado para Copa

            POR AGÊNCIA BRASIL - Depois de anunciar os 26 convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo do Catar, nesta segunda-feira (7), no auditório da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o técnico Tite foi questionado, em entrevista coletiva, sobre a presença de Daniel Alves na lista. O lateral-direito, de 39 anos, atualmente defende o Pumas (México), mas não disputa uma partida oficial desde 24 de setembro e vem treinando com o time B do Barcelona (Espanha), atrás da melhor forma física. Ele é o jogador mais velho a ser chamado para defender o Brasil em um Mundial.


            O veterano, que disputará o quarto Mundial da carreira, era dúvida, após ficar fora dos jogos contra Gana e Tunísia, nos dias 23 e 27 de setembro, os últimos antes da convocação desta segunda. Para começar a responder, Tite pediu ao preparador físico da seleção brasileira, Fábio Mahseredjian, que explicasse a ausência do lateral na ocasião, antes de justificar os papéis técnico e tático do jogador na equipe.

            “O Dani não veio na convocação de setembro por causa de problemas físicos diagnosticados pelo nosso fisiologista. Ele estava com baixos níveis de potência e força. Dissemos a ele que precisava melhorar esses índices. E ele respondeu: missão dada é missão a ser cumprida. Ele mostrou grande evolução. Quero agradecer à comissão do Rafa Marquez [técnico do Barcelona B], que nos mostrou números que deram segurança no aspecto físico, mostrando que o Dani Alves, que treina com eles desde 12 de outubro, é o mesmo que esteve conosco em 2022 e na Olimpíada [em Tóquio, no Japão, no ano passado]. No aspecto físico, ele se encontra apto”, esclareceu Mahseredjian.

            “As pessoas têm que entender que os laterais na equipe brasileira, na medida que temos pontas, são laterais construtores. A qualidade técnica individual que o Dani Alves empresta nesse sentido é impressionante, sendo um articulador, um organizador. Não temos nele um jogador que vai e volta. Essa é a função dele”, completou Tite.

            Na outra ponta, o técnico brasileiro enalteceu a renovação do elenco que vai ao Catar, principalmente no setor ofensivo. Dos 26 convocados, 16 disputarão uma Copa pela primeira vez, sendo sete atacantes (entre os nove chamados): Vinícius Júnior, Rodrygo, Raphinha, Richarlison, Pedro, Antony e Gabriel Martinelli. Os demais estreantes são o goleiro Weverton, os zagueiros Bremer e Éder Militão, os laterais Alex Telles e Alex Sandro, os volantes Fabinho e Bruno Guimarães e os meias Lucas Paquetá e Everton Ribeiro.

            “Quero bater na tecla do equilíbrio. Isso é fundamental não só no esporte, mas na vida. Temos uma geração de atletas de alto nível, que estão se convocando. Não sou ‘eu’, eles estão buscando e o fazem na medida que têm versatilidade. Priorizamos atletas importantes no meio para frente, sem fugirmos à ideia de termos uma equipe equilibrada. Para vencermos em alto nível, precisamos de criação e gols. Temos uma parcela maior de atletas convocados nesse sentido, mas a consistência defensiva gera o ponto de equilíbrio para vencermos”, comentou Tite, detalhando, em especial, a presença de Martinelli, o mais jovem da lista, com 21 anos e três meses.

            “Martinelli é um externo, um ponta agressivo, que tem sido um dos destaques do Arsenal, líder da Premier League [Campeonato Inglês]. É um jogador de transições em velocidade, esteve conosco em duas convocações e veio mantendo o alto nível. É um atleta que [se encaixa] nas características, no modelo de jogo. Precisamos de jogadores incisivos pelos lados”, concluiu o treinador.

            Os convocados se apresentam à seleção na próxima segunda-feira (14), em Turim (Itália), onde o grupo se concentrará por cinco dias no centro de treinamento da Juventus, antes da viagem para Doha (Catar). A estreia na Copa será no próximo dia 24, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail, contra a Sérvia. No dia 28, às 13h, o Brasil terá pela frente a Suíça, no Estádio 974. No dia 2 de dezembro, os comandados de Tite voltam ao Lusail, para encarar Camarões, às 16h, encerrando a participação no Grupo G, pela primeira fase.

            FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2022-11/tite-explica-presenca-de-daniel-alves-e-elogia-nova-geracao-ofensiva

            Bioestimuladores de colágeno não se limitam ao rosto e são usados para empinar o bumbum

            As substâncias têm diferentes nomes comerciais e são derivadas de componentes como ácido polilático (Sculptra) e hidroxiapatita de cálcio (Radiesse).

            POR NOTÍCIAS AO MINUTOUtilizados há mais de uma década para firmar a pele e promover um efeito lifting no rosto e no pescoço, os bioestimuladores de colágeno começam a ser injetados em pontos estratégicos do corpo para reduzir a flacidez. Empinar o bumbum e enrijecer áreas como barriga e coxas são algumas das promessas.

            As substâncias têm diferentes nomes comerciais e são derivadas de componentes como ácido polilático (Sculptra) e hidroxiapatita de cálcio (Radiesse).

            "Os bioestimuladores atuam na derme, e não no músculo. Eles tornam mais firme aquela pele que continua flácida mesmo com muita musculação, mas não substituem os exercícios físicos", afirma Herbeth Sobral, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) que atende na Clínica Mais, em São Paulo.

            O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo humano. Entre suas funções estão a sustentação e a firmeza da pele. Como a produção diminui a partir dos 25 anos, os tecidos vão se tornando mais flácidos.

            Para frear essa ação, os médicos utilizam bioestimuladores em regiões que evidenciam a ação do tempo: no abdômen, para corrigir o chamado "umbigo triste"; na parte interna das coxas e dos braços; e no dorso das mãos, onde a pele é muito fina e enruga mais rapidamente.

            Nas nádegas, os bioestimuladores funcionam como curinga. Dependendo da técnica empregada, o tratamento pode dar projeção, volume e até melhorar o aspecto da celulite -além de diminuir a flacidez da pele.

            "Nós aplicamos a substância em pontos específicos, onde a produção de colágeno será maior. Isso cria vetores de força na pele e, assim, conseguimos o resultado desejado", diz Sobral.

            Uma das pacientes mais famosas de Sobral e adepta do procedimento é a cantora Anitta, 29.

            Continue Lendo emhttps://www.noticiasaominuto.com.br/brasil/1961832/bioestimuladores-de-colageno-nao-se-limitam-ao-rosto-e-sao-usados-para-empinar-o-bumbum

            O truque (super simples) para comer menos em festas - e não ganhar peso

            Falamos do Natal, do Ano Novo ou até de aniversários. Vai ter menos apetite e fazer melhores escolhas à mesa.

            POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Estamos a entrar na altura crítica do ano em que é propício comer doces a mais. Vem o Natal, a passagem de ano, mas também vários jantares de amigos e família. Controlar o que come, tanto em quantidade como qualidade, não é fácil, mas há um truque que pode fazer.

            Irá ajudar tanto a não aumentar de peso como é útil para outras situações ao longo do ano, como festas de aniversário ou outro tipo de eventos onde a comida é tentadora. O objetivo é que controle melhor as calorias que vai ingerir.

            O endocrinologista Rekha Kumar explicou ao portal BestLife que o ideal é fazer uma carga extra de proteína antes de ir para as festas e eventos. “É uma ótima maneira de controlar o apetite nestes cenários cheios de sugestões quase impossíveis de resistir”, revelou.

            “Uma barra ou um batido uma hora antes irá reduzir o apetite, permitir que aprecie melhor a comida e com que faça melhores escolhas, tanto em porção como em qualidade”, continuou.

            Ir para uma festa deste gênero de estômago vazio é sempre um verdadeiro 'crime'. Terá sempre tendência para comer tudo o que lhe aparece à frente.

            Rekha Kumar alerta ainda que este truque pode não ser eficaz para tudo o tipo de pessoas.

            FONTE:https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1962649/o-truque-super-simples-para-comer-menos-em-festas-e-nao-ganhar-peso

            Tite divulga lista e seleção brasileira está convocada para a Copa; veja

            Nesta segunda-feira (7), ele divulgou os nomes dos seus 26 escolhidos para o Mundial do Qatar, sua despedida da seleção.

            POR NOTÍCIAS AO MINUTODepois de 50 jogos, 88 atletas convocados, um título de Copa América (2019), um vice (2021), e campanha histórica nas eliminatórias, Tite chegou à sua lista final. Nesta segunda-feira (7), ele divulgou os nomes dos seus 26 escolhidos para o Mundial do Qatar, sua despedida da seleção.

            Ele já avisou que seu ciclo de seis anos termina no último jogo da Copa. Talvez na final, marcada para 18 de dezembro.

            O técnico chegou ao dia da convocação com mais certezas do que dúvidas. A maior delas era o que fazer com a lateral direita. Se Danilo é o titular, a questão era quem seria o outro nome. Daniel Alves foi para o Barcelona B fazer um trabalho físico especial na esperança de ser chamado. Mas o técnico considerava levar um zagueiro a mais e, em caso de necessidade, fazer uma improvisação.

            Na lista, apareceu o nome de Daniel Alves, que vai para sua quarta Copa do Mundo. 

            Leia Também: Com 16 estreantes em Copas, Tite convoca Brasil para o Mundial

            Ao contrário de concorrentes diretos ao título, como França e Argentina, o Brasil de Tite chega ao Qatar com poucas preocupações físicas. Neymar, referência e capitão, está em grande fase no Paris Saint-Germain (FRA). O mesmo vale para outros nomes importantes, como Gabriel Jesus no Arsenal (ING), por exemplo.

            O maior problema foi a lesão muscular de Philippe Coutinho, que o tirou da Copa. Se estivesse em condições, com certeza seria chamado. Tite apostava na recuperação do meia-atacante, um dos principais nomes na Rússia, em 2018.

            A contusão abriu a porta para a convocação de Éverton Ribeiro, do Flamengo.

            Tite ainda convive com o fantasma da eliminação, há quatro anos, contra a Bélgica, nas quartas de final. Mas à exceção dessa queda, justamente no torneio mais importante, seu currículo no comando da seleção, iniciado em 2016, é de poucas derrotas. Em 76 partidas, teve 57 vitórias, 14 empates e cinco resultados negativos até agora. Aproveitamento de 81%.

            Os 26 chamados embarcam na próxima segunda-feira (14) para Turim, na Itália, onde vão treinar até o dia 19. Nesta data, a seleção embarca para Doha. O primeiro jogo no Mundial será no próximo dia 24, contra a Sérvia.

            O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, será o chefe de delegação da equipe no Qatar.

            VEJA ABAIXO OS CONVOCADOS PARA A COPA DO MUNDO:

            GOLEIROS
            Alisson (Liverpool-ING)
            Ederson (Manchester City-ING)
            Weverton (Palmeiras)

            LATERAIS
            Danilo (Juventus-ITA)
            Alex Sandro (Juventus-ITA)
            Alex Telles (Nottingham Forest-ING)
            Daniel Alves (Pumas-MEX)
            ZAGUEIROS: 
            Thiago Silva (Chelsea-ING)
            Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
            Eder Militão (Real Madrid-ESP)
            Bremer (Juventus-ITA)

            MEIO-CAMPO
            Casemiro (Manchester United-ING)
            Fred (Manchester United-ING)
            Fabinho (Liverpool-ING)
            Lucas Paquetá (West Ham-ING)
            Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
            Éverton Ribeiro (Flamengo)

            ATACANTES
            Neymar (Paris Saint-Germain-FRA)
            Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP)
            Richarlison (Tottenham Hotspur-ING)
            Antony (Manchester United-ING)
            Gabriel Jesus (Arsenal-ING)
            Rodrygo (Real Madrid-ESP)
            Pedro (Flamengo)
            Martinelli (Arsenal-ING)
            Raphinha (Barcelona-ESP)

            FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/1963558/tite-divulga-lista-e-selecao-brasileira-esta-convocada-para-a-copa-veja

            CONFIRA AS NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE NA SEMANA NO BLOG DO PARCEIRO


            CONFIRA ABAIXO OS DESTAQUES DA SEMANA ANTERIOR: 

            CONFIRA AS NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE NA SEMANA NO BLOG DO PARCEIRO: 25/10/2022 a 30/10/2022 

            CONFIRA O TOP 5 DA SEMANA:

            TOP 5:

            Palmeiras celebra título Brasileiro com goleada sobre o Fortaleza

            Em seu primeiro jogo como titular, garoto Endrick deixa o seu

            POR AGÊNCIA BRASIL - Já com a conquista do título do Brasileiro de 2022 garantida, o Palmeiras entrou em campo na noite desta quarta-feira (2) no Allianz Parque para comemorar junto com sua torcida. E a festa não poderia terminar melhor, com uma goleada de 4 a 0 sobre o Fortaleza.

            TOP 4:

            TÁ NA HORA DO JAIR JÁ IR EMBORA - CLIPE OFICIAL - Maderada

            .

            Conheça Juliano Maderada, dono do jingle pró-Lula que alcançou 1º lugar no Spotify Brasil

            O hit ‘Tá na hora do Jair já ir embora’ alcançou quase 3 milhões de reproduções e deu visibilidade ao compositor que já tem 20 anos de carreira

            POR DIÁRIO DO NORDESTE - As músicas e os jingles de cunho político sempre fizeram parte do repertório do músico Juliano Maderada, mas foi nas eleições de 2022 que ele viu o nome estampar as paradas musicais. Parceria com o cantor e compositor Tiago Doidão, o hit ‘Tá na hora do Jair já ir embora’ alcançou o primeiro lugar nas mais ouvidas do Spotify no Brasil após a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

            TOP 3:

            PRF diz que 563 pontos de rodovias foram liberados

            Bloqueios continuam em 17 estados

            POR AGÊNCIA BRASIL - Um levantamento divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) logo no início da manhã desta quarta-feira (2) aponta que 563 manifestações em estradas federais espalhadas pelo país já haviam sido desfeitas. Até o momento, 17 estados ainda registram bloqueios em rodovias. Com 37 bloqueios, Santa Catarina, seguida por Mato Grosso, com 30, e Pará, com 17, são os estados com mais interdições.

            Os protestos são promovidos por grupos que não aceitam o resultado das eleições e a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas. Na tarde de terça-feira (1º), o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou pela primeira vez sobre o resultado das urnas e comentou os protestos que ocorrem nas estradas em todo o Brasil.

            Continue Lendo...

            TOP 2:

            TSE conclui totalização de votos pouco depois da meia-noite

            Abstenção chegou a 20,59% dos votos

            POR AGÊNCIA BRASIL - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu às 0h18 desta segunda-feira (31) a totalização dos votos para presidente no segundo turno das eleições. O último estado a concluir a apuração foi o Amazonas.

            Dos 156.454.011 eleitores aptos a votar, 124.252.796 compareceram às urnas, 79,41% do total. A abstenção alcançou 32.200.558, representando 20,59%, informou o TSE. Os votos nulos foram 3.930.765 (3,16%). Já os votos em branco somaram 1.769.678 (1,43%). No total, foram apuradas 472.075 seções eleitorais.

            Continue Lendo...

            TOP 1:

            Tuberculose: mortes voltam a subir após quase 20 anos em queda

            OMS fez alerta para aumento de casos e destacou relação com a pandemia

            POR OLHAR DIGITAL - Após quase duas décadas em queda, a tuberculose voltou a se espalhar pelo mundo com uma taxa de mortes significativamente maior. Conforme alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10,6 milhões de pessoas contraíram a doença em 2021, um aumento de 4,5% em relação a 2020, e 1,6 milhão de pessoas morreram em virtude da condição, um aumento equivalente a 14% se comparado a 2019 (antes da pandemia), com 1,4 milhões.

            Os dados são do Relatório Global Tuberculose 2022. O documento indica ainda que a carga de tuberculose resistente a medicamentos também aumentou 3% entre 2020 e 2021, com 450 mil novos casos da doença se mostrando resistente ao medicamento rifampicina no ano passado.

            Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2022/10/28/medicina-e-saude/tuberculose-mortes-voltam-a-subir-apos-quase-20-anos-em-queda/

            ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

            ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
            AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK