PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 4 de março de 2017

Igreja pressiona e tripé Cristo-Oxalá da Mangueira não desfilará

© Ricardo Moraes/Reuters
A imagem traz Jesus Cristo de um lado e, de outro, Oxalá
Após pressão da Igreja Católica, a Mangueira não poderá incluir no desfile das campeãs, que acontece neste sábado (2), uma das alegorias mais marcantes do carnaval: o tripé "Santo e orixá". A imagem traz Jesus Cristo de um lado e, de outro, Oxalá.

A decisão foi tomada depois de a Arquidiocese do Rio de Janeiro entrar em contato com a Liga Independente das Escolas de Samba solicitando a retirada da alegoria. Segundo a entidade, a Verde e Rosa não sofrerá punição porque, de acordo com o regulamento, cada escola tem direito a não levar um elemento.
"Queremos manter o bom convívio com a Igreja. Se eles se sentiram desconfortáveis com isso, é natural que a escola decida não desfilar com ele novamente", disse o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, em entrevista ao Extra.
Segundo a reportagem, a alegoria é um sincretismo religioso, trazendo o Senhor do Bonfim, venerado sob a imagem do Nosso Senhor Jesus Cristo em ascensão, e Oxalá, orixá associado à criação do mundo.
"Lamento essa decisão, porque foi uma das imagens mais bonitas do ano. Mas os presidentes da Mangueira e da Liesa chegaram a um acordo, para evitar polêmicas", afirmou o carnavalesco Leandro Vieira, que criou a alegoria.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK