PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Conheça o Museu do Françui artesão do municipio de Potengi


O nosso artesão Françui hoje agricultor com 65 anos de idade mora na zona rural do município e, é admirado por várias pessoas inclusive as crianças pela sua arte em fabricar pequenos aviões artesanais o que repercutiu a nossa midia regional e até em outros países à fora.

Com o passar dos anos com a sua experiência de trabalho engenharia no oficio de Flandres contia desde pequeno "o sonho de voar" foi ai que começou a idéia de fabricar pequenas miniaturas de vários tipos e modelos de aviões construindo o seu primeiro avião em 15 de janeiro de 1998.

Sem ser alfabetizado divide o seu tempo entre a roça e as suas pequenas oficinas em Potengi e Araripe, o mestre Françui afirma que já se acostumou com o trabalho e se diz não satisfeito este ano com a plantação da roça, haja visto que a perda foi total devido as constantes chuvas que cairam na região o resultado do fabricante é vender os pequenos aviões no valor de 20,00 reais o que merece muito mais porque todos são belíssimos, quem o visita concerteza vai dizer o mesmo.

No local de trabalho do Mestre Françui por exemplo de vez enquando aparece repórter de todos lugares no seu humilde local de trabalho que fica no centro de Potengi.

O mestre Françui é trabalhador da roça desde cedo e até hoje vive como agricultor e faz um complemento a sua aposentadoria com a sua arte, onde produz baldes, funis, candeeiros, tubos para guardar cereais, e conta hoje com uma quantidade de mais de 96 tipos de aviões, além de consertar máquinas, motores, etc.

A cultura e a arte vive nos dias de hoje reconhecidas em Potengi graças a estas pessoas, Mestre Fraçui, Potengi daTerra dos ferreiros, do Reisado do Sassaré, do Artesanato do Cicero Carteiro, da rendeira Dona Zefinha, entre outros. O que não falta é criatividade e produtividade destas pessoas.


FONTE: http://potenginainternet.blogspot.com.br/2012/09/conheca-o-museu-do-francui-artesao-do.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK