PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Remédios Naturais Para Cáries

Há alguns dias a apresentadora Bela Gil causou polêmica na internet depois de postar em seu Facebook que utiliza a cúrcuma para cuidar dos dentes em vez de creme dental. Muitos profissionais da área de Odontologia foram contrários à argumentação usada pela apresentadora.
No entanto, existem outras opiniões sobre o assunto.

Cúrcuma Para os Dentes

Embasando o que disse Bela Gil, um artigo publicado no Indian Journal of Dental Research fala dos usos da cúrcuma em tratamentos dentários. Segundo esse estudo, que trata dos vários benefícios do vegetal, os efeitos antioxidante, adstringente e bactericida do açafrão tumérico, também conhecido como cúrcuma, podem ajudar a evitar a formação de cáries e placas nos dentes.
Cúrcuma para os dentes
Cúrcuma para os dentes
O que muitos dentistas afirmaram, e não deixa de fazer sentido, é que os estudos desse tipo não são conclusivos a respeito da troca da pasta de dentes pelo uso da cúrcuma. Na prática, isso quer dizer que a ciência não tem um veredicto definitivo sobre o assunto, mas nada impede que o uso do ingrediente mais natural seja, de fato, benéfico.
Outros estudos sobre o assunto foram indicados pela própria Bela Gil em seu blog. Vale a pena conferir: www.belagil.com/blog/2015/7/20/a-minha-pasta-de-dente-crcuma.

Chá Verde Contra Cáries

Outro estudo aponta para os benefícios de um produto natural no tratamento dentário: o chá verde. O químico Isao Kubo, pesquisador da Universidade da Califórnia, anunciou no encontro da Sociedade Americana de Química os resultados de sua pesquisa sobre o chá verde.
Em países Orientais, é comum a recomendação de uma xícara de chá verde depois de comer doces para evitar as cáries. O que a equipe de Kubo mostrou é que esse hábito tradicional pode ser amparado pelos estudos científicos.
As substâncias contidas o chá verde apresentam uma combinação eficaz contra cáries: o cariofileno e o indol. Juntos, eles formam um bactericida natural, capaz de matar a bactéria Streptococcus mutans. Isso acontece por que as substâncias inibem a produção de glicose pelo microrganismo, que não resiste. Assim como o estudo anterior, também é necessário que outros cheguem a conclusões semelhantes, mas o indício de eficiência do chá verde está claro.

Dicas Naturais

  • Comer alimentos ricos em cálcio é uma ótima forma de garantir a saúde dos dentes;
  • Alimentos muito doces, farinhas refinadas, queijos e carnes em excesso podem elevar a acidez do interior da boca, favorecendo a procriação de bactérias;
  • O óleo essencial de oréganos pode ser usado algumas vezes na escovação ou em bochechos, por ser antibacteriano;
  • É sempre bom consultar um dentista, já que ele é o profissional que estudou para cuidar dos seus dentes.


FONTE: Receita Natural

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK