PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Teste do pezinho plus, básico e master: diferenças

Publicado por: 


teste do pezinho, um exame que foi trazido pela APAE em 1976 visa detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas, que se não tratadas poderão causar lesões irreversíveis no bebê. 
Teste do pezinho plus, básico e master: diferenças
Teste do pezinho plus, básico e master: diferenças

O teste do pezinho e seus vários tipos, é um procedimento simples, onde são coletadas gotas de sangue do calcanhar do bebê e colocadas em um papel de filtro. A coleta do sangue do pé do bebê só pode ser colhido do terceiro ao sétimo dia após o nascimento, para que se consiga realizar o diagnóstico das doenças descobertas pelo teste do pezinho. 

TIPOS DE TESTE DO PEZINHO


Teste do Pezinho Básico (diagnostica quatro (4) doenças)


O teste do pezinho básico é o que é obrigatório por lei. A mãe e o bebê não podem ter alta do hospital sem ter colhido o sangue para o teste. Pelo teste básico são diagnosticadas 4 doenças e são elas:

  1. fenilcetonúria,
  2. fibrose cística,
  3. hipotireoidismo congênito,
  4. anemia falciforme
resultado do teste do pezinho básico fica pronto depois de 2 dias.

A rede pública brasileira oferece gratuitamente o teste do pezinho em todo Brasil (ou seja, o teste do pezinho é GRÁTIS). Mesmo assim, muitas mães ainda saem da maternidade sem realizar o teste do pezinho em seus filhos.

Dos 27 estados brasileiros apenas 5 estados realizam o teste para as 4 doenças, em 13 estados apenas são realizados diagnósticos para hipotireoidismo, anemia falsiforme e fenilcetonúria e finalmente, nos restante dos estados só são realizados testes para hipotireoidismo e fenilcetonúria, as doenças mais comuns.



Leia também: Hipotireoidismo: sintomas e tratamentos.


Teste do pezinho Master


Além das doenças detectadas pelo exame do teste do pezinho básico são diagnosticadas as seguintes patologias: deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita, galactosemia, toxoplasmose congênita.

Leia também: Descongestionantes podem causar defeitos congênitos em bebês.

Teste do pezinho Plus


No teste do pezinho plus são realizadas além das anteriores exame para as seguintes doenças: sífilis, citomagalovirose, doença de chagas e rubéola congênita.

-Ler mais na categoria Saúde Infantil

Fontes: www.testedopezinho.com.brwww.eistein.br/maternidade.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK