PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 10 de julho de 2016

Descubra as quantidades que as crianças devem realmente comer

Estudo revela que os pais dão mais 79% de comida aos filhos do que deveriam

A obesidade infantil é um dos problemas mais comuns e mais alarmantes atualmente. O número de crianças com excesso de peso não para de crescer, sendo frequente notícias de casos extremos de crianças com diversos problemas recorrentes ao peso a mais.

O excesso de peso das crianças não tem apenas implicações a nível de saúde, sendo um mote para o aumento do bullying. Como explicou a professora Luísa Fortes, a obesidade infantil é uma espiral: “mais comida, mais peso, mais bullying”.
No Reino Unido, conta o Independent, os pais dão aos filhos mais 79% da comida do que aquela que deveria ser realmente ingerida, algo que, por si só, faz disparar os números nas balanças e a probabilidade dos problemas até agora de adultos serem cada vez mais recorrentes entre os jovens, como é a diabetes.
Esta é a conclusão de um recente levantamento do Infant and Toddler Forum, que criou ainda um guia em que revela quais as reais porções de comida que as crianças entre um e quatro anos devem comer. Vejamos alguns dos muitos exemplos dados por categorias alimentares.

Grupo 1: Pão, cereais, batatas e outros alimentos ricos em amido
Neste leque, o organismo britânico recomenda que as crianças comam entre duas a cinco colheres de sopa de massa cozida, meia batata cozida ou uma do tamanho de um ovo, três a seis colheres de sopa de cereais de milho (não açucarados), duas a cinco colheres de sopa de arroz, meia fatia a uma fatia de pão tradicional, um quarto a meio bagel, uma a quatro colheres de purê de batata, duas a quatro meias luas de batata assada, quatro a oito batatas fritas.
Grupo 2: Furtas e verduras
No que tangealimentos como o aipo, o pepino e o rabanete, a dose deve ser de duas a oito pequenas porções, enquanto o consumo de kiwi e ameixa pode ser entre meio a uma unidade. Entre meia a uma colher de sopa de ervilhas e entre meia a duas colheres de sopa de espinafres cozidos são outras medidas a ter em conta, tal como uma a quatro flores de brócolis, meia a duas colheres de sopa de uva passas, um a quatro tomates cereja, até uma bergamota, um quarto a meia maçã média, três a dez frutos de baga (uva, amora, framboesa, mirtilo, morango), um quarto a três quartos de pêra, meia colher a duas colheres de sopa de feijão verde cozido, meia colher a duas colheres de sopa de milho doce, uma a três colheres de sopa de cenoura ou dois a seis palitos, um a quatro damascos, uma fatia média de abacaxi, duas a oito ervilhas e um quarto de banana.
Grupo 3: Lacticínios
Entre 15 a 21 gramas de queijo processado, entre 100 a 120 mililitros de leite e um iogurte médio de 125 gramas.
Grupo 4: Proteínas de origem animal e vegetal
No que toca à carne, o organismo diz que as crianças devem comer entre duas a cinco colheres de sopa de carne picada, meia fatia presunto, um ovo (cozido, mexido ou frito), uma colher e meia de sopa de comida de conserva, entre um quarto a uma salsicha fresca, um filete pequeno de peixe gordo, um tigela entre os 90 e os 125 mililitros de sopa de carne ou peixe.
Grupo 5: Alimentos ricos em açúcar e gorduras
Uma a duas bolachas com recheio de frutas, dois a quatro quadrados de chocolate, um biscoito com recheio, duas a quatro gomas, quatro a seis batatas fritas de pacote, meia bolacha com cobertura de chocolate, entre seis a oito discos pequenos de chocolate, entre meio copo a um copo de pipocas doces, duas a quatro colheres de geleia e até uma bolacha digestiva.
Grupo 6: Outros alimentos
Uma criança não deve comer mais do que 70 gramas de pizza de carne e queijo, o equivalente a uma ou duas fatias pequenas, entre uma duas fatias de pizza vegetariana, até meia fatia de quiche, duas a cinco colheres de sopa de massa com queijo.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK