PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Endoscopia em criança: tire suas dúvidas!

Endoscopia em criança: tire as principais dúvidas sobre a realização de exame

 

Endoscopia em criança: tire suas dúvidas!

Endoscopia significado


Trata-se de um exame em que um endoscópio é inserido artavéz da boca e pode receber o nome "alta" ou "baixa". O exame de endoscopia digestiva alta é capaz de visualizar o esôfago, estômago e duodeno e o de endoscopia digestiva baixa ou a colonoscopia visualiza o intestino grosso.
São indicados quando os exames laboratoriais ou de imagem não esclarecerem o problema da criança. Por outro lado, há situações em que ela é indicada com maior antecedência como nos casos de hemorragia digestiva.

Se você é adulto e o médico já te solicitou um exame de endoscopia, você já deve saber que o procedimento não é nada complicado. Entretanto, quando o assunto é endoscopia em criança, as indicações para a realização e os diagnósticos são distintos, pois a doença de adulto é diferente da que acomete a criança.


Doenças em crianças diagnosticadas na endoscopia em criança

Doenças funcionais

O médico Paulo Bittencourt, endoscopista da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) explica que nos adultos os diagnósticos predominantes são as neoplasias, ou seja, os tumores, e nas crianças são as doenças funcionais, cujos sintomas mais frequentes são a dor abdominal e diarreia.

“Além dos diagnósticos serem diferentes, a realização do exame também apresenta algumas modificações, sendo a sedação a principal delas”. 

Ingestão de objetos

 tratamento de crianças com ingestão de pequenos objetos como moedas, pilhas, bateria de brinquedos, peças pequenas de plástico ou metal, que ficam paradas no esôfago ou estômago da criança.

"É preciso evitar que objetos fiquem ao alcance delas, principalmente nas menores de dois anos, que levam praticamente tudo à boca", alerta Bittencourt.

 

 LEIA MAIS....


Fonte: Saúde com Ciência

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK