Endoscopia em criança: tire as principais dúvidas sobre a realização de exame
Endoscopia em criança: tire suas dúvidas! |
Endoscopia significado
Trata-se de um exame em que um endoscópio é inserido artavéz da boca e pode receber o nome "alta" ou "baixa". O exame de endoscopia digestiva alta é capaz de visualizar o esôfago, estômago e duodeno e o de endoscopia digestiva baixa ou a colonoscopia visualiza o intestino grosso.
São indicados quando os exames laboratoriais ou de imagem não esclarecerem o problema da criança. Por outro lado, há situações em que ela é indicada com maior antecedência como nos casos de hemorragia digestiva.
Se você é adulto e o médico já te solicitou um exame de endoscopia, você já deve saber que o procedimento não é nada complicado. Entretanto, quando o assunto é endoscopia em criança, as indicações para a realização e os diagnósticos são distintos, pois a doença de adulto é diferente da que acomete a criança.
Doenças em crianças diagnosticadas na endoscopia em criança
Doenças funcionais
O médico Paulo Bittencourt, endoscopista da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) explica que nos adultos os diagnósticos predominantes são as neoplasias, ou seja, os tumores, e nas crianças são as doenças funcionais, cujos sintomas mais frequentes são a dor abdominal e diarreia.“Além dos diagnósticos serem diferentes, a realização do exame também apresenta algumas modificações, sendo a sedação a principal delas”.
Ingestão de objetos
tratamento
de crianças com ingestão de pequenos objetos como moedas, pilhas,
bateria de brinquedos, peças pequenas de plástico ou metal, que ficam
paradas no esôfago ou estômago da criança.
"É preciso evitar que objetos fiquem ao alcance delas, principalmente nas menores de dois anos, que levam praticamente tudo à boca", alerta Bittencourt.
LEIA MAIS....
Fonte: Saúde com Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário