PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 23 de maio de 2017

"Nordestino não sabe fazer política, mas sabe roubar", diz vereadora

© Reprodução / Facebook

Comentário foi feito durante pronunciamento de Eleonora Broilo (PMDB) na Câmara de Farroupilha

POR NOTÍCIAS AO MINUTO
A vereadora Eleonora Broilo (PMDB) afirmou, durante pronunciamento em sessão na Câmara dos Vereadores de Farroupilha (RS), nessa segunda-feira (22), que "nordestino não sabe fazer política, mas sabe roubar".

"Primeiro, em relação a nordestino fazer política, eu não sei se concordo muito. Eu acho que nordestino sabe sim se unir para roubar", disse a vereadora. "Sabem se unir pra ganhar propina, sabem se unir para aumentar a corrupção, isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo. Talvez eles não saibam nem falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha", acrescentou.
A fala da vereadora começa no tempo de 1:34:55 do vídeo abaixo. As informações são do site Correio do Povo.
A declaração motivou críticas por parte de colegas da vereadora. "Eu fiquei estarrecido com a declaração. É uma declaração preconceituosa. Nós, no nosso exercício de mandato na região Sul, temos que manter o respeito aos irmãos da Federação", disse o presidente da Casa, vereador Fabiano Piccoli (PT).

A peemedebista pode ser alvo de investigação no Conselho de Ética. "Precisamos de um terço dos vereadores para comissão ser instaurada, com um vereador de cada partido, e vamos seguir nosso código de ética para analisar a situação e tomar medidas. Pode ser desde uma advertência, uma suspensão ou cassação do mandato da vereadora", explicou Piccoli.
Eleonora divulgou nota e disse que sua "fala está descontextualizada do que realmente era objeto de discussão no plenário".
Confira o texto na íntegra:
"Considerando o teor do vídeo divulgado de pequena parte da última sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Farroupilha, venho a público fazer esclarecimentos. A minha fala está descontextualizada do que realmente era objeto de discussão pelo Plenário. Na ocasião, em momento anterior à minha manifestação, um colega da bancada da situação teceu críticas aos políticos gaúchos. 
Nesse sentido, manifestei-me com referência exclusivamente aos políticos nordestinos – e não ao povo nordestino -, ocasião em que efetivamente fiz considerações desabonatórias ao seu modo – dos políticos nordestinos, reitera-se - de fazer política. 
Em nenhum momento minha fala, veiculada num espaço político, se referiu ao povo nordestino, o que é perfeitamente aferível a partir de uma análise global do vídeo da sessão legislativa. A tal sentir, logo após a minha fala, outro Vereador, integrante da bancada da situação, fez comentários tentando distorcer o conteúdo das considerações veiculadas, exatamente no sentido de que se estaria referindo genericamente ao povo nordestino, motivo pelo qual novamente pedi a palavra e esclareci, imediatamente, que em nenhum momento fiz referência ao povo nordestino mas, sim, críticas aos políticos nordestinos. 
A tentativa de distorcer a minha fala somente pode ser imputada ao fato da minha forte oposição ao Executivo Municipal. Sempre me pautei pela retidão de caráter no exercício da minha profissão – sou Médica Pediatra –, sem qualquer espécie de preconceito, ingressando na esfera política a fim de garantir um mínimo de representação feminina na Câmara de Vereadores de Farroupilha, o que deve ser buscado em todas as esferas de Poder da República e é incentivado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Informo que eventualmente medidas judiciais serão tomadas em face daqueles que, deliberadamente e de modo vil, tentam impingir-me uma conduta desabonatória, descontextualizando a minha fala, modo a fazer parecer que eu estava me referindo genericamente ao povo nordestino quando, ao fim e ao cabo, o que estava fazendo era defendendo-o. 
Por fim, peço desculpas a quem, porventura, ao assistir ao vídeo, de pequena parte da sessão, retirado do seu contexto, tenha se sentido atingido por minhas palavras, esperando que com o presente esclarecimento o real sentido da minha fala seja levado em consideração."

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK