PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 24 de julho de 2017

ROMARIA EM MEMÓRIA DO DENI, MARTIRIZADO NA LUTA PELA TERRA!

Silvanar Soares Pereira escreveu em seu perfil no Facebook:
EMOCIONANTE RESENHA DO QUE FOI O DIA DE ONTEM. SERVE ATÉ PARA ENCHER DE "INVEJA" AOS QUE NÃO FORAM. FOI REALMENTE UM LINDO DIA. OBRIGADO PELA PRESENÇA Zé Vicente
A filha,com a netinha (primeira foto), outros familiares,companheiros e companheiras da luta pela conquista da Terra,para morar e cultivar,produzir e compartilhar, vieram para a terceira Romaria no Assentamento Deni,(foto do banner), companheiro morto por pistoleiros contratados,no dia 25 de julho de 2000, no mesmo instante,em que ali próximo,era celebrado,pela Igreja Católica, Arquidiocese de Fortaleza, o Jubileu do ano 2000,ele próprio,usava chapéu para ir na celebração. No episódio violento, mais nove pessoas foram feridas,pelas balas dos assassinos. Algumas estavam presentes.

Na madrugada de ontem,domingo,23 de julho,uma chuva linda, depois da estação, caiu sobre o chão,que amanheceu, em festa,exalando o cheiro da vida que pulsa,nos terreiros e roçados,da terra conquistada,com união,suor e sangue.


O local,onde está a pequena cruz,no meio da plantação de milho já seco, onde brotam flores de gitiranas,melancieiras e feijão de corda,sinalizando a amplitude cósmica do ritual.
Ali,silenciamos,nos curvamos sobre ela,materna terra,para sentir o Espirito que pulsa em suas entranhas, beber seu perfume,comungar no seu profundo mistério.honrar aquele que se entregou a causa de seus irmãos e irmãs,sem a posse do espaço para ter sua casa e seu roçado.
Na caminhada, até a casa, sede da fazenda,hoje, na posse das familias do Assentamento, mais cantos, orações, gritos de alegria e até, de "FORA TEMER", nome do presidente golpista,que encarna toda agressão aos direitos sagrados do povão das periferias ou do campo brasileiro.
Os estandartes de outros e outras, que deram sua vida por todos - Dom Helder, Pedro Casaldáliga, Margarida...estavam na varanda,antes lugar de onde se controlavam os movimentos na redondeza, com homens armados.

A grande partilha de alimentos,para cerca de mil pessoas, abre a Eucaristia. Jesus de Nazaré,no seu Evangelho da Alegria, nos recontou as parábolas do joio semeado no campo de trigo e, do fermento,na massa do bolo da vida.
Crianças trouxeram frutos e sorrisos, ao altar. Maria, a mãe Negra,Aparecida, na sua pequena estátua,ornada de flores, estava no chão,forrado por bandeiras e produtos do campo e do trabalho.

Foi bom sentir,que a paróquia de Ocara, na pessoa de seu pároco,Padre Mauricio, de suas equipes,assumindo o evento,com cuidadoso carinho,dando força e alento, as familias do assentamento Deni, que iniciaram a celebração da memória,ainda pelo querido,seu Joaquim,um rezador e curador das doenças do povo da região, pai do lider tombado. Ele também já vivendo no grande ciclo da vida. Pastorais Sociais da Arquidiocese, Pastorais Sociais,PJMP,algumas religiosas, estavam ali,em missão de amor solidário.

O refrão da bela canção do companheiro,Pedro Munhoz,ensaiado pela jovem Fernanda, ficou tatuado em nossas mentes e corações: TERRA! TERRA! TERRA!

Fotos: Zé Vicente e, Ítalo Morais, Pjmp
Ofereço a todos que estiveram ontem e a vocês,que comungam

VEJA MAIS SOBRE ZÉ VICENTE: 
https://www.vagalume.com.br/ze-vicente/
CONFIRA AS FOTOS ABAIXO:
A filha,com a netinha (primeira foto)



Romaria no Assentamento Deni



Um comentário:

silvanar disse...

Tive a alergia de participar.

Foi realmente um momento forte de evangelização e celebração das lutas e conquistas do povo.

O sangue do companheiro Denir, não foi derramado em vão. Aquela terra. já dá muitos furtos bons.

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK