PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 7 de maio de 2013

'Adiantadona' equivale a Rogério Ceni virar gigante de 2,43m


Ao andar 2,51m, goleiro do São Paulo aumenta sua área de ação em mais de 20% e diminui o gol para Alexandre Pato

Por Alexandre AlliattiRio de Janeiro
Rogério Ceni com 1,88m é uma coisa. Rogério Ceni com 2,43m é outra bem diferente. Ao se adiantar 2,51m na direção de Alexandre Pato no domingo, o goleiro do São Paulo redimensionou o espaço disponível para seu oponente bater o pênalti que valia classificação à final do Campeonato Paulista para o Corinthians. Não por acaso, o árbitro Antonio Rogério Batista de Prado mandou o atacante repetir a cobrança. É justificável: em outra perspectiva, a adiantadona de Ceni equivaleria a ele virar um grandalhão apenas um centímetro menor que a altura do gol - de 2,44m. É como se, em vez de se adiantar, ele tivesse se tornado gigante a ponto de ficar com a cabeça encostada no travessão - um crescimento imaginário de 55cm.
 


O cálculo é de Ronald Ranvaud, professor de fisiologia e biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Ele é um físico italiano que analisa pênaltis desde 1994, o ano em que o compatriota Roberto Baggio mandou pelos ares sua cobrança na final da Copa do Mundo - e deu o título ao Brasil. O estudioso não tem dúvidas: a caminhada de Ceni radicalizou a dificuldade para Pato.
O espaço defendido por Ceni aumentou muito com os 2,51m que ele andou na direção do corintiano. Parado sobre a linha, um goleiro de 1,88m ocupa 31,1% da área do gol. Dois metros e meio mais próximo do atacante, essa área sobe para 52%. O batedor fica em apuros.
- E ainda temos que considerar que o goleiro não fica parado. Ele salta. O goleiro tem como cobrir uma porcentagem muito maior do gol. Isso depende de ele saltar na direção certa. Se ele salta na direção certa, a chance de defender é muito maior - comentou Ranvaud.
Rogerio Ceni adiantado pênalti Pato São Paulo (Foto: Levi Bianco / Ag. Estado)Rogério Ceni se adianta 2,51m na primeira cobrança de Alexandre Pato (Foto: Levi Bianco / Ag. Estado)
Adiantar-se vale a pena para o goleiro. Andar meio metro, distância por vezes liberada pelos árbitros (mesmo que a regra diga o contrário), equivale a um goleiro de 1,88m, caso de Rogério Ceni, passar a ter 1,96m. Um salto mais exagerado, de um metro, o deixaria com 2,06m em perspectiva.
São situações hipotéticas. Mas caso o goleiro surtasse e tivesse a conivência do árbitro para se adiantar exagerados cinco metros, toda a área do gol estaria coberta por ele. Não haveria brechas. Nenhum espaço seria inalcançável para o atleta de luvas. Onde quer que o cobrador chutasse, o goleiro teria totais condições de defender.
Gol, provocações e reação
  •  
brincadeiras internet gozação Rogerio Ceni pênalti (Foto: Reprodução)Brincadeiras circulam pela internet depois do lance
inusitado (Foto: Reprodução)
Na segunda cobrança de Alexandre Pato no domingo, Rogério Ceni voltou a se adiantar, mas menos que na batida anterior. E, desta vez, o atacante corintiano marcou. E provocou.
- Ele achou que ia pegar, mas não pegou, não. Pegou a bola no fundo do gol para mim...


FONTE: http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2013/05/adiantadona-equivale-rogerio-ceni-virar-gigante-de-243m.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK